Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Caderno Pampa :: 08 de novembro :: Edição 323


PRÓXIMO PAMPA: 29 DE NOVEMBRO


Os homens carregam o estigma de não cuidar da sua saúde, realizar exames de rotina ou estar atentos aos sinais do corpo. Consequentemente, adoecem e demoram mais tempo para descobrir a necessidade de tratamento e diminuem as suas chances de cura. Quando o assunto é o câncer, o problema fica ainda mais grave já que o diagnóstico precoce é a chave para tratamentos menos invasivos e maiores chances de cura. Com isso, movimentos como o Novembro Azul (uma alusão ao Outubro Rosa que busca a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino) representam mais uma tentativa de mostrar aos homens a importância deles também estarem atentos aos sinais do seu corpo para, consequentemente, ganhar mais em saúde e qualidade de vida. É importante buscar ainda a desmistificação sobre o exame que detecta o câncer de próstata e compreender que nada pode superar o valor da vida e de estar consciente de que é necessário e, muito importante, frequentar periodicamente o médico a fim de realizar exames de rotina. O Novembro Azul ainda não possui tanta visibilidade quanto o Outubro Rosa, mas a cada nova iniciativa que é realizada, ele ganha mais força e atinge mais homens, levando informação, conscientização e saúde.

Nesta edição continuamos falando também dos remates e feiras agropecuárias que continuam realizando suas programações em toda a região. Outras, no entanto, já encerram suas atividades em 2014 e agora comemoram bons resultados. O importante é compreender a importância do setor para toda a economia do Rio Grande do Sul e, estando atento à programação, poder participar e prestigiar!

Pianistas de Bagé realizam concerto em Canela
Cinco pianos e 10 pianistas tocando simultaneamente formam um espetáculo único no mundo
Um concerto único promete movimentar o Museu da Moda de Canela (MUM) nos dias 13 e 14 de novembro através do grupo Pianistas de Bagé que, criado na segunda metade do século passado no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), reúne 10 pianistas tocando simultaneamente em cinco pianos e promovendo um espetáculo singular. A iniciativa da professora Gelcy Porto Médici esteve adormecida por alguns anos, mas em 2014 retomou suas atividades com o objetivo de divulgar o trabalho que já foi objeto de gravação comemorativa aos 40 anos da TVE no mês de outubro em Bagé.

Para os concertos em Canela, o grupo Pianista de Bagé reunirá pianistas e concertistas, oriundos do IMBA, mas que hoje exercem atividades em diversos Centros de Artes do Brasil, com a apresentação de arranjos especialmente selecionados. A programação acontece às 21h no Museu da Moda de Canela (MUM) na Avenida Ernani Kroeff Fleck,1810.

Mais conforto para os pequenos hóspedes


A Império Animal, em Bagé, concluiu uma reforma em diversos setores da clínica para melhor receber seus clientes. No setor de hospedagem a reforma garante maior conforto aos cães. As baias foram ampliadas e modernizadas para que os cães de pequeno porte fiquem mais livres enquanto passam tempo na clínica. Cada baia tem uma cama e espaço suficiente para que os bichanos se locomovam, com pratinhos de ração e água individuais. Isso evita que eles se estressem. Os cães de grande porte ficam em canis externos, também amplos, sempre pensando no conforto animal.
Quem quiser conhecer as instalações antes de levar seus animais, pode visitar a clínica durante horário comercial.

Banho de tecnologia
No banho e tosa novas instalações e equipamentos contribuem para agilizar o trabalho. A sala é climatizada, oferecendo conforto térmico aos bichanos e à equipe que cuida do embelezamento deles.
A Império Animal abre diariamente das 9h ao meio dia, e das 14h às 18h. Na sexta-feira, dia de maior movimento na clínica, o trabalho começa às 13h30min. No sábado o atendimento é apenas pela manhã. A empresa conta com serviço de tele-busca.

Estância Madraga realiza seu remate anual com oferta genética qualificada
Programação acontece dia 19 de novembro no Centro de Eventos do Sindicato de Livramento

A Estância Madraga realizará o seu remate anual com oferta de 30 touros de 2 e 3 anos, tops de avaliação, e 150 ventres, todos  Polled Hereford rústicos, que se dará no dia 19 de novembro, às 19h no Centro de Eventos do parque do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, onde levará à pista animais avaliados no desmame e aos 18 meses. Integrante da “Conexão Delta G” obteve excelentes resultados na avaliação dos seus touros, dentre os quais alguns candidatos a teste de progênies.

O rebanho Polled Hereford da Estância Madraga é um dos maiores rebanhos do Brasil dentro do programa de avaliação da “Conexão Delta G”, e persegue um rigoroso programa de avaliação genética. A categoria do seu gado em oferta é a principal atração do remate, já que se tratará de animais de alto índice reprodutivo, com precocidade sexual histórica, o que os torna verdadeira raridade no mercado. São animais diferenciados em sua rusticidade, adaptados aos campos nativos, sem perder o melhor padrão racial Polled Hereford. Seus índices de reprodução, por si, demonstram a qualidade dos animais, frutos de um rebanho que exibe taxas superiores a 90% de prenhez na repetição de cria. Além disso, os touros são DECA 1 e possuem CEIP.

O remate anual de produção da Madraga, conta ainda com a chancela da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), e estará a cargo dos escritórios de remates Knoor e Balcão, com condições de pagamento de até 15 parcelas (2+2+11). Os interessados que desejarem conhecer previamente os animais que estarão em pista, poderão agendar uma visita na Estância da Madraga através do telefone (55) 3242-1426.

Farm Show 2014 comemora resultados de comercialização e participação do público
Feira movimentou Dom Pedrito com diversas atrações, além dos concorridos remates
Uma das feiras agropecuárias mais antigas e tradicional do Brasil, a Farm Show de Dom Pedrito realizou este ano sua 81ª edição e, após a programação que contou com concorridos remates, palestras técnicas e atividades culturais e de lazer, comemora os resultados obtidos tanto em comercialização quanto em participação dos produtores e público de toda a região. A Farm Show é uma promoção do Sindicato Rural de Dom Pedrito e aconteceu entre de 23 a 26 de outubro no parque de exposições Juventino Correia de Moura.

De acordo com dados do Sindicato Rural de Dom Pedrito, mais de 20 mil pessoas estiveram na feira que registrou pista limpa na maioria dos remates realizados superando as expectativas em resultados bastante positivos. O presidente do Sindicato, José Roberto Pires Weber destaca também a excelência nos negócios com a feira em andamento, as palestras com números expressivos de participantes, os shows lotados nos dois palcos e os expositores muito organizados, como suportes para o bom desempenho da Feira.

Agora, o Sindicato Rural de Dom Pedrito trabalha para o lançamento do 2º Informativo do Sindicato Rural de Dom Pedrito que acontecerá no dia 24 de novembro com a realização ainda de uma palestra técnica, que ainda está sendo definida. O informativo faz parte de uma política de aperfeiçoamento e modernização do Sindicato que visa aproximar os produtores e incentivar os jovens produtores a fazer parte da entidade, mostrando novidades e informações. Para o informativo, o Sindicato conta com a participação também da Comissão Jovem presidida por Isadora Pötter, da Rede de Vantagens, que é composta por empresas cadastradas pelo sindicato que oferecem valores diferenciados aos associados, do Comitê de Cursos e Aperfeiçoamentos oferecidos aos produtores através de palestras e cursos gratuitos e do Comitê de Profissionais Veterinários, que compõe uma lista de profissionais que se colocam a disposição através de plantões.

Vai pro Enem? Se liga nas dicas
É hoje a primeira prova do Enem 2014. Neste sábado fique atento a tudo que precisa providenciar para não ter surpresas na hora da prova. Quem se inscreveu já deve ter recebido em casa o cartão de confirmação, com o número da inscrição, data, hora e local das provas. Se o cartão não chegou, dá para entrar na página no Inep, informando senha e CPF, e imprimir o cartão.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília).

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Hoje (8) acontecem as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. São 4h30min para resolver as questões.
Amanhã as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. A prova terá duração de 5h30min. A dica é não deixar a redação para o final.

Não esqueça de levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta preta fabricada em material transparente, o cartão de confirmação e alimentos.

O que te elimina da prova:
- Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

- Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

- Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

- Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação.- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de

Salão Científico
Unipampa prepara o VI SIEPE
O VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa, SIEPE, acontece no campus de Bagé nos dias 24, 25 e 26 de novembro. As três primeiras edições do evento aconteceram em Uruguaia, e este é o terceiro salão que será realizado em Bagé.

O SIEPE reúne cerca de 2,5 mil acadêmicos, docentes e técnicos para três dias de apresentações de trabalhos, pôsteres, palestras, debates e atividades culturais. O período de submissão de trabalhos abrirá foi encerrado no dia 10 de setembro. Na última semana de outubro a comissão organizadora divulgou a lista dos trabalhos aprovados, que pode ser vista no site da universidade – www.unipampa.edu.br

Os trabalhos serão submetidos na forma de resumo para uma das seguintes categorias: Salão de Ensino, Salão de Pesquisa, Salão de Extensão e Salão de Pós-Graduação.

Atividades paralelas
Durante os três dias do salão científico acontece uma programação paralela. Durante o SIEPE deste ano haverá a participação da Companhia de Teatro Saca-Rolhas, de Santa Maria, fazendo intervenções pontuais e divertidas durante o evento.

- Exposição de Arte Postal: o tema do SIEPE deste ano será interpretado nesta criativa e dinâmica forma de fazer arte: será exposto um painel montado com base em postais encaminhados por diversos artistas de todo o mundo sobre o tema.

- Apresentações Curso de Música: durante o evento, ocorrerão apresentações dos grupos de prática instrumental do Curso de Música da UNIPAMPA;

- Painel Cultura na Unipampa: espaço destinado para o pensar e o fazer da cultura na UNIPAMPA. Integração, conhecimento e reflexão das diversas iniciativas e potencialidades culturais da universidade. Esta mesa está prevista para a manhã do dia 26.

Para quem chega de fora
Os alojamentos são uma opção de hospedagem, para os alunos que chegam de outros municípios. Os espaços serão oferecidos nos quartéis do Exército de Bagé, com divisão das vagas por gênero e por campus. É preciso fazer um cadastro para se candidatar a uma vaga. É importante lembrar que o cadastro não garante a vaga imediatamente. A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada posteriormente, e a prioridade na destinação dos alojamentos é para alunos que apresentem trabalhos. As vagas serão divididas entre feminino e masculino e por campus, de acordo com o número de vagas disponíveis.

É responsabilidade do aluno (a) trazer objetos de higiene pessoal, inclusive, roupas de cama para uso individual. O prazo para realização de cadastro será encerrado em 03 de novembro.
Os participantes do VI SIEPE podem verificar opções mais acessíveis de hospedagem durante os dias do evento. Basta conferir a lista com endereços e tarifário de pousadas e pensões em Bagé. Os dados foram compilados pela Comissão de Alojamento.

Por mais cuidado e atenção contra o câncer de próstata
Movimento do Novembro Azul busca a conscientização sobre a importância da realização de exames de rotina pelos homens

Tão importante quanto falar do Outubro Rosa, quando mulheres em todo o mundo são convidadas a realizar exames preventivos e estar atentas ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, que idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) tem como objetivo desmistificar o câncer de próstata que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país. No entanto, o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença e, muitos, em decorrência do diagnóstico tardio da doença.

Na região, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) conta atualmente com 500 pacientes, sendo que 32% sofrem com o câncer de próstata, ou seja, cerca de 160 homens. Segundo registros do Datasus, em 2012, 16 homens foram a óbito pela doença em Bagé.

Diagnóstico precoce
Vencer o preconceito ainda é o primeiro passo contra o câncer de próstata e, a favor da detecção precoce e cura. Dados do Instituo apontam que mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada e, daí a importância da realização do exame regular através do toque retal e do PSA (realizado através da coleta de sangue).  A recomendação é, então, que a partir dos 50 anos, todo o homem deve realizar o exame periódico. Se houver histórico familiar e se a pessoa for negra ou obesa, a recomendação é procurar um urologista a partir dos 45 anos. O exame de toque e o PSA detectam a maior parte dos tumores em fase inicial, e, nesses casos, as chances de cura são de 90%.

Outro problema é que os homens não costumam ir ao médico e que o câncer de próstata é assintomático em sua fase inicial. Porém, o ideal é que os homens estejam atentos para sintomas como dificuldade para urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina. Em alguns casos, também pode haver dificuldade de evacuação. Caso o homem atente para um destes sintomas, que ocorra de forma frequente, a orientação é que procure um urologista o mais rápido possível.

A campanha Novembro Azul, realizada há cinco anos, já registra bons resultados e, de acordo com a SBU já é possível notar um aumento sensível no número de diagnósticos precoces que, além de aumentar as chances de cura, auxiliam para que o tratamento seja menos invasivo e com menores sequelas para o homem.

Não adianta fugir
- Entre 10% e 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

- São fatores de risco: idade, histórico familiar, raça (maior incidência em negros), alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.

- Não é possível evitar a doença. Mas pode-se diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura chegam a cerca de 90%.


O médico psiquiatra, Ivan Sérgio Rodrigues Bulcão, que lançou seu novo livro “Casos Clínicos: Crianças com Problemas de Aprendizagem e Comportamento” na 16ª Feira do Livro de Bagé e continua divulgando seu trabalho em edições do evento em outras cidades. No próximo dia 11, ele estará em Porto Alegre, e no dia 15, em Pelotas. Horários e locais podem ser conferidos nas programações das respectivas Feiras. Parabéns Ivan pelo belíssimo trabalho!

Inaugurou ontem, no Palacete Pedro Osório, a exposição fotográfica “Fora do Eixo”, de Diogo Ferreira. Vale a pena conferir!

Também ontem, em Bagé, aconteceu a segunda etapa do 8º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP/RS e contou com o show de encerramento de “Os Fagundes”. O evento tem como objetivos promover a integração das comunidades cooperativistas do Estado e os princípios e valores do cooperativismo através da música; proporcionar aos artistas cooperativistas do Rio Grande do Sul uma maior integração e troca de experiências; e, ainda, estimular os associados, empregados de cooperativas e os seus familiares à participação em eventos culturais. Dez canções se classificaram para a etapa de Bagé. A final do Festival acontece no dia 28 de novembro, no Centro Esportivo Municipal Leomar Barea, em Ibiraiaras.

Não vão esquecer: hoje tem a 5ª edição da festa “Tudo outra vez”. É no Circulo Militar, a partir das 23h. Imperdível!

A partir de hoje os sábados no Da Maya Porão estarão ainda mais atrativos com o “Sábados de Verão”. Música ao vivo somada às delícias do novo cardápio devem movimentar o local das 21h às 23h. E para começar, o som hoje é por conta do músico Luciano Pavão. Prestigie!

 O jornalista Mario Lopes autografou seu livro “Personalidades de um século de Bagé” durante a abertura da exposição “Pomar tecido à mão”, no Da Maya Espaço Cultural, dia 24

 
Prestigiando o autor e a vernissage, Maria Luiza Pêgas, Jussara Carpes e Diogo Madruga Duarte

O designer e artesão, Renato Imbroisi, durante entrevista para a jornalista Mariana Godoy, do Programa Rota 20

Kaline e Aline Centena Scholant e Kátia de Moraes

Isadora Hermann Pötter é a primeira presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Dom Pedrito. Lançada no dia 22 de outubro, durante a Farm Show, a Agro Jovem Dom Pedrito conta, também, com Fernanda Gonçalves, vice-presidente, e Bruno Schneider, secretário-geral. Na foto, o grupo está acompanhado do presidente do Sindicato, José Roberto Pires Weber. Clic de Silvia Gonzalez

No Restaurante Cumbuca, em Dom Pedrito, conferindo o  4º Jantar de Harmonização com Vinhos da Região da Campanha, Amélia Leite, Fernanda Dall'asta, Leonardo Leão, Isabel Ferreira e Patrícia Araújo

O Chef do Restaurante Mercado Gourmet, Fred dos Anjos, que recentemente lançou um novo cardápio para as noites no Mercado Café. Clic de Willian Barbosa

Aposte no gengibre como aliado da queima calórica

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações.

Chá de gengibre com limão
Leve ao fogo uma panela com a quantidade de água equivalente a uma caneca de chá. Deixe aquecer até criar pequenas bolhas de ar, antes de levantar fervura. Assim que chegar a esse ponto, adicione uma rodela de gengibre, com largura aproximada de um dedo. Deixe na água quente por cerca de 5 minutos. Coe para tirar a raiz e, em seguida, esprema o suco de um limão na água.

Suco de limão com gengibre
Prepare o suco de limão da maneira tradicional – pode ser como de sua preferência, batendo a fruta no liquidificador ou espremendo direto em um copo d’água. Feito isso, adicione uma porção de gengibre ralado - cerca de 1 colher de café. A dica é adicionar folhas de couve à mistura para potencializar o efeito detox da bebida, basta bater junto com o suco no liquidificador.

Salmão grelhado com gengibre

Ingredientes:
2 lombos ou postas de salmão
Sumo de 1 laranja
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
3 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mel

Modo de fazer:
Num recipiente que possa ser fechado coloque o salmão e junte o sumo de laranja, o alho em pó, o gengibre, o molho de soja e o mel. Se utilizar um refratário, envolva bem e depois cubra com filme aderente.
Deixe marinar na geladeira durante pelo menos 30 minutos.
Aqueça uma frigideira tipo grelha e coloque um pouco de azeite.
Coloque o salmão na frigideira e deixe grelhar de ambos os lados.

Sopa de cenoura com gengibre

Ingredientes:
3 cenouras grandes
2 cebolas
1 batata média
1 pedaço de gengibre fresco com 2 cm
1colher de sobremesa de azeite
Caldo de legumes (opcional)
Coentros frescos picados (opcional)

Modo de fazer:
Lavar e cortar os legumes. Colocá-los numa panela e cobrir com água. Deixar ferver e reduzir o fogo até estar tudo cozidinho.
Quem quiser pode acrescentar um cubinho de caldo de legumes. Triturar tudo muito bem e acrescentar o azeite.
Servir com coentros frescos!

Folhados de maça, canela e gengibre

Ingredientes:
4 maçãs médias
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de gengibre em pó
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa de canela em pó
Massa folhada fresca em rolo
1 ovo batido

Modo de fazer:
Descascar e cortar as maçãs em cubos. Colocar numa frigideira com a manteiga, já derretida, e juntar o açúcar. Adicionar a canela e o gengibre e envolver, em fogo brando, até se formar uma mistura pegajosa e a maçã ficar macia.
Desligar o fogo, adicionar a raspa de limão e deixar esfriar. Cortar a massa folhada em 8 retângulos e pincelar as bordas com o ovo batido. Colocar no centro de cada retângulo o doce de maçã já frio e fechar os retângulos.
Levar à geladeira durante 20 minutos. Pincelar os folhados com ovo batido e levar ao forno a 200º, durante 25 minutos.
Servir simples ou polvilhado com açúcar.

Ótimos preços para o seu esporte favorito
Praticar uma atividade física é sempre um bom hábito, melhor ainda quando se pode aliar o esporte preferido a roupas, tênis e acessórios que auxiliam na melhora do seu desempenho e, ainda, são confortáveis, de alta qualidade, seguindo as mais novas tendências de moda e, com ótimos preços e condições de pagamento diferenciadas como na loja Madalena Sports de Bagé. Além da diversidade de marcas e modelos disponíveis em tênis, roupas e acessórios para todos os esportes, a loja trabalha com crediário próprio e não fecha ao meio dia.

Corsários Viva Vida em várias cores em duas vezes de R$21,00.


Mochilas masculinas e femininas, vários modelos a parir de duas vezes de R$25,00

 
 
Shorts femininos, várias marcas e cores, em três vezes de R$23,00


 
Camisetas e regatas masculinas Adidas a partir de R$34,00

Tênis Mizuno várias cores em até nove vezes de R$22,00 no crediário da loja

Tênis de futsal Adidas a partir de cinco vezes de R$22,00

Exposição traz uma nova visão de arte para Bagé
Com um pomar feito de lãs e fibras vegetais, artistas desafiam a comunidade a continuar montando a mostra

Fotos: Nilton Santolin/Especial

Entre o Pavilhão e o Cubo há um mundo para ser descoberto no Da Maya Espaço Cultural. As exposições que chegam no espaço sempre possuem objetivos provocativos – instigam à reflexão, o novo olhar e a construção. Desta vez, não é diferente, mas a grande novidade é que quem quiser pode ajudar a dar continuidade e vida à exposição “Pomar tecido à mão”, que fica no Da Maya Espaço Cultural até fevereiro de 2015.

Esta mostra é composta de árvores feitas a mão por artesãs vindas de Minas Gerais e outros estados brasileiros, que guiadas pelo designer, artesão e curador da exposição, Renato Imbroisi teceram tapetes usando fibras vegetais, palhas e gravetos para fazer crescer cada árvore. Em Bagé, multiplicaram conhecimentos e com artesãs locais continuaram a construção, desta vez com a pura lã de ovelha – matéria prima típica da região.

Assim a vernissage não foi apenas a abertura da exposição. Ao longo das semanas acontecem oficinas de crochê onde estão sendo confeccionadas flores e frutos. Essas peças vão dar vida e colorido à mostra a partir de dezembro. E, é neste ponto que entra a participação efetiva de qualquer pessoa que esteja disposta a fazer uma oficina, aprender ou aperfeiçoar o ofício de trabalhar a lã manualmente, e deixar a sua marca na exposição de arte.

Artesanal e artístico
Foto: Lucas Moura/Especial

A artesã Mônica Ferreira passou alguns dias em Bagé ministrando oficinas de crochê no Da Maya Espaço Cultural. Alegre, a paulista que mora há 12 anos em Paraty, conta que começou a crochetar quando criança, sem nenhuma influência da mãe. Sozinha, procurou cursos onde as senhoras eram a maioria. Mais tarde aprendeu a fazer crochê tunisiano, depois o peruano, e há dois anos conheceu o curador da exposição de Bagé através da organização não governamental onde dá aulas. Desenvolvendo projetos com Imbroisi viu se confirmar o valor artístico do trabalho artesanal. “A relação com a arte muda o olhar sobre o artesanato”, diz Mônica.

Outra artesã, Eva Eli Kuffner, de São Borja, também ajudou a confeccionar a exposição com teares de pregos. Ela compôs peças que formam um grande painel de árvores e flores. Formou multiplicadoras e, agora, as crianças podem ajudar tecendo mais peças e ampliando o painel. Eva também viu o olhar simples ganhar formas mais nobres ao mirar os trabalhos artesanais.

A exposição “Pomar tecido à mão” está aberta para a visitação do público e grupos e escolas podem agendar as suas visitas e participar das Ações Educativas que são a promoção da educação através da arte e compõem o principal objetivo do Da Maya Arte, Cultura e Turismo. Os agendamentos podem ser realizados através dos telefones (53)3311.1874 e (53)3311.1471, em horário comercial, ou pelo e-mail contato@damayaespacocultural.art.br. As visitações acontecem sempre de terça à sexta-feira das 14h às 19h e nos finais de semana das 15h às 19h.

As visitas à exposição são gratuitas e mediadoras estão à disposição no espaço para acompanhar os visitantes e auxiliar no processo de compreensão sobre a exposição. Quem for lá ainda poderá conhecer um tear que veio de Minas Gerais e tem mais de um século de história, além de trabalhar no tear de pregos e contribuir para a construção da exposição.

Kids e Teens

Tainá Pinto Domingues de 7 anos

Cauélen, filha de Franciele Goulart e Nilton Fernandes

Atividade
Dia 15 de novembro é feriado em todo o Brasil em comemoração à Proclamação da República, uma das datas mais importantes do calendário cívico do nosso país. Então, que tal, preparar uma bandeira do Brasil bem bonita para marcar a data? Basta você pintar e deixar o seu trabalho bem bonito.

Prepare-se para viajar em segurança com o seu filho

 As bolsas térmicas estão disponíveis em kits ou como peças unitárias

O assento completo é um pouco mais caro que os outros, mas pode ser usado por todos os grupos de crianças. Mudando a inclinação da cadeirinha e retirando os enchimentos do assento ela serve para bebês e para crianças maiores. O custo benefício acaba compensando o investimento

A banheira que dobra está disponível em três cores

A cadeirinha de alimentação é prática e pode ser carregada para todo o lado

Em alguns setores economizar não é a melhor opção. Quando se trata da segurança e do conforto dos bebês e das crianças o ideal é conhecer todas as alternativas e, então, poder optar por aquela em que se pode confiar.

Na Nova Era selecionamos uma série de itens que podem compor uma lista segura de equipamentos e acessórios para garantir momentos de intensa alegria com os pequenos. Itens que antecedem até mesmo a chegada dos bebês na família.

A linha de bolsas térmicas, disponíveis em pelo menos três tamanhos e modelos diferentes, proporciona praticidade para o dia a dia e para as viagens também.

Entre peças práticas e que facilitam a vida das mamães está uma banheira desmontável que pode ser carregada para todos os lados ocupando um espaço mínimo. Além de encolher e ficar pequena para o transporte, é uma peça bonita e oferece um dispositivo que indica qual a temperatura da água do banho.

A cadeira de alimentação chega com a mesma proposta. Ela pode ser dobrada e levada para a praia, o restaurante ou onde quer que a mamãe vá com o seu filho. Anatômica, ela é confortável e a criança pode ser alimentada com segurança em qualquer lugar.

Os carrinhos e berços, graças a tecnologia aplicada a estas peças, desmontam de forma mais prática e fácil atualmente, e ficam em tamanhos confortáveis para o transporte.
Por falar em transporte o que não pode faltar são os assentos elevatórios para as crianças. Divididos em grupos I, II e III, eles pode ser distintos para cada fase, ou ainda pode ser um mesmo assento que vai sendo adaptado em casa mesmo e atende aos três grupos.

Enfim, as novas tecnologias proporcionam aos papais e mamães equipamentos cada vez mais seguros, práticos, fáceis de levar para qualquer lugar e, com isso, facilitando bem viver da família em quaisquer ocasiões.

Gastronomia de qualidade, ambiente agradável e diversificada programação
O Gardel Parryllada y Pasta atende em Rivera de segunda à sábado a partir das 20h e no sábado ao meio dia


Com uma proposta diferenciada de agregar serviços de qualidade em gastronomia, boa música e ambiente especial, o Gardel Parryllada y Pasta é o local onde aromas e sabores encontram-se perfeitamente harmonizados com a típica parrillada uruguaia, uma ilha de massas preparada na hora do pedido do cliente, ampla carta de vinhos, chopp especial e variados petiscos.

Além disso, o Gardel está sempre reformulando suas atrações com eventos diferenciados voltados para música e apresentações de humor. Dentro da programação fixa do restaurante, os clientes podem conferir a “Segunda em dobro” com Chopp Pilsen servido na hora e quando na compra de um, o cliente e ganha outro; a “Terça solidária”, quando 3% do lucro é doado a uma instituição de caridade de Rivera; a “Quarta Brasil”, quando é apresentada muita música brasileira e suas vertentes; a “Quinta Tradicionalista”, que é um dia para ouvir a música da terra, num canto brasileiro e uruguaio e a “Sexta e Sábado ao vivo” com apresentações de dança de salão com dançarinos locais e muito tango durante toda noite.

Além disso, hóspedes do Grupo Verde Plaza tem 10% de desconto de segunda à quinta-feira (exceto feriados).

Alegre o seu lar!
Os dias mais ensolarados e coloridos da primavera e do verão pedem mudanças na decoração da casa

Com a chegada dos dias mais ensolarados, iluminados e de temperaturas mais amenas e quentes graças à primavera e o verão, é chegada também a hora de repensar na decoração da casa para deixá-la ainda mais agradável. Para tal, usar orquídeas, margaridas, violetas, rosas, gérberas, pode ser uma boa maneira de alegrar qualquer ambiente. Sem contar que não é preciso trocar toda a decoração, com pequenas mudanças é possível dar mais vida aos ambientes e deixá-los mais aconchegantes e coloridos.

Comece trocando os itens pesados do inverno por peças mais leves e floridas. Isso já vai dar um toque mais. A dica vale para todos os cômodos, só tome cuidado para não exagerar nas combinações e sempre dê preferência por tecidos leves, que proporcionem mais ventilação e suavidade para os ambientes.


Sempre que possível, use flores e frutas como inspiração. Elas podem aparecer em tecidos, toalhas, louças ou arranjos tanto para a sala de estar quanto para o lavabo. Na mesa da sala, o ideal é optar por arranjos baixos para não atrapalhar a visão. Mescle os tons das flores, que podem ser naturais ou não, deixando o ambiente equilibrado e harmonioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário