Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

CADERNO PAMPA :: 29 de novembro :: Edição 324



Escolher o local onde um filho passará boa parte do seu tempo, construindo os ensinamentos que necessitará para toda a vida, não pode ser uma tarefa fácil. Requer atenção, cuidado, pesquisa e muito bom senso. É na escola que as crianças desenvolvem boa parte do seu caráter, habilidades, criam expectativas, vivem sonhos e, também desilusões. É na escola onde as crianças começam a conhecer um novo mundo, longe da proteção dos braços da família, mas perto da infinidade de oportunidades que o mundo oferece. Nesta época do ano, em meio a vários acontecimentos que marcam o final de um ano, é também a hora de pensar em 2015 e nos rumos escolares dos filhos. Para quem está entrando na vida escolar, é hora de muita expectativa e apreensão, de descoberta de um novo mundo. E, para quem já está no meio da sua caminhada escolar, é hora de pensar nos desafios, dificuldades e pontos positivos do ano que passou para que se possa definir o ano que está por começar. De uma forma ou de outra, o final do ano letivo representa também a renovação das esperanças por um próximo ano positivo e construtivo, por isso a importância de se estar atento à escolha da escola que acompanhará a criança nessa próxima etapa. Pesquisar, perguntar, buscar informação, conhecer, nunca é demais e pode fazer toda a diferença. Neste clima de final de ano, apresentamos hoje no Caderno Pampa algumas dicas e considerações que toda família deve ponderar na hora de escolher o colégio dos filhos. Esperamos poder ajudar nesta tarefa tão difícil.

PRÓXIMO PAMPA: 06 de dezembro

Natal Luzes do Pampa com atividades culturais
O Natal Luzes do Pampa acontece de 30 de novembro a 30 de dezembro em Bagé
Dezembro está chegando e, com ele, o natal. Em Bagé o evento Natal Luzes do Pampa movimenta a cidade não somente com atrações natalinas e decorações e, neste ano, pelo menos três noites de atrações culturais estão sendo preparadas pela Prefeitura de Bagé e Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). Com isso, no dia 05 de dezembro está prevista a realização de um Festival de Bandas, com participação da Banda do Imba, Banda da Escola Waldemar Amorety Machado, Banda do Ciep e Banda do Colégio Carlos Kluwe, no dia 17 de dezembro serão apresentados os “Destaques da Dança”, mostrando os principais trabalhos de 2014, desenvolvidos por vários grupos, entre eles academia Viva Vida, Imba, The Manifest, academia Biocenter, Personal academia, Chams Moi e Rodarte. E, no dia 20 de dezembro, acontecem as apresentações da Orquestra de Acordeon do IMBA, do projeto Fábrica de Gaiteiros e também do projeto Culturarte – Ponto de Cultura, com as oficinas de teatro e dança.

XV Convenção de Contabilidade acontece em Bagé
No início do mês de novembro o Museu Dom Diogo De Souza foi o palco para a XV Convenção de Contabilidade. O Seminário de Assuntos contábeis foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Bagé e teve como objetivo reunir profissionais de contabilidade e estudantes da área contábil , além de auxiliares de escritório para discutir e ampliar o conhecimento, esclarecer dúvidas e orientar os profissionais e estudantes da contabilidade, principalmente no que diz respeito a contabilidade aplicadas às pequenas e médias empresas e assuntos que fazem parte do dia a dia

Para um Natal e Réveillon mais saboroso com os Combos Festas 2014 no Da Maya Porão
Porções servem até quatro pessoas e serão entregues até o dia 31 de dezembro
As noites de Natal e Réveillon pedem ceias especiais, repletas de sabor, sofisticação e, melhor ainda, quando elas podem ser sinônimos de qualidade e praticidade. O Da Maya Porão repete neste ano o sucesso dos Combos Festas, quando oferece um cardápio especial de encomendas de pratos típicos das festas de final de ano. Os pedidos já podem ser realizados e, cada porção, serve até quatro pessoas. Entre as opções estão saladas, pratos principais, que incluem sugestões de peru, pernil, chester e outros, acompanhamentos e sobremesas, todos preparados com o cuidado, dedicação e sabores típicos do Da Maya Porão. As encomendas serão entregues até o dia 31 de dezembro e devem ser realizadas através dos telefones (53) 3312-1203 ou (53) 3312-1204. O cardápio está disponível no site www.damayapousadas.com.br/porao.

Biblioteca Pública Municipal de Bagé Dr. Otávio Santos comemora 81 anos
Associação dos Amigos da Biblioteca está preparando para o dia 2 de dezembro uma festa que marcará os 81 anos da Biblioteca Pública Municipal de Bagé Dr. Otávio Santos. A festa acontece às 20h, na Biblioteca, no Centro Cultural Tarcísio Taborda.
Na oportunidade, serão homenageados os leitores mais assíduos, empresas que apoiam, além de um momento musical coordenado pelo Prof. Marcelo Barbosa, do IMBA, além das sessões de autógrafos de Sarita Barros, que vai autografar seu novo livro de poesias: "Raízes ao Vento”, e Mário Lopes, que autografará "Personalidades de um século em Bagé- Vol. II". Atualmente a diretora da Biblioteca é a Sra. Cleuza Silveira e a Associação dos Amigos da Biblioteca por Maria José Álvares Collares.

Cross Up!
Um Up! com acabamentos off road


Depois do lançamento do Up!, o carro mundial da Volkswagen desenhado por um brasileiro e fabricado no país, chega a versão Cross do hatch urbano. Com acabamentos off-road o Cross Up! roda bem na cidade e é capaz de encarar as estradas de terra batida. Mas essas não são características priorizadas apenas por quem anda no campo. Muitos consumidores curtem o visual dos off-road.

O novo lançamento da Volks conserva o que o Up! já conquistou até agora. O carro foi eleito o melhor hatch compacto e o melhor motor de 2014 até 2.0, além de ter a melhor avaliação em custo de reparo e nota A de consumo de energia pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

O Cross Up! continua econômico, seguro, está  mais alto do chão e mantém a beleza dos acabamentos internos. Com um visual aventureiro, ele vem com volante, manopla e freio de mão em cor. A ambientação do carro acompanha a cor externa, ou seja, painel em cores como prata egito, prata lunar, vermelho e branco cristal. A versão off-road está disponível na concessionária Tterrasul, em Bagé.

Supermercados Nicolini comemoram 35 anos de existência
O mês de novembro é especial para a rede de supermercados Nicolini já que, fundada em 1979, completou 35 anos de história, comemorando números expressivos como ser uma das 15 maiores do segmento no Rio Grande do Sul e estar entre as 150 maiores do Brasil, comercializando mais de 10 mil itens, empregando quase 800 funcionários em nove lojas, um centro de distribuição e uma propriedade de produção de hortifrutigranjeiros.

Tudo começou com a chegada de Osmar Nicolini, a esposa e os filhos, em Bagé e  o inicio das vendas de frangos e vinhos e sob o nome fantasia de Frangos e Vinhos Nicolini. A história da empresa ganha novos rumos quando Ivo Manfroi, genro de Osmar, funda outra empresa do mesmo ramo e a família passa a trabalhar junta e fazer a distribuição dos produtos em Bagé e região. Com o passar dos anos, aos poucos, outros produtos começaram a ser agregados e outras quatro lojas foram abertas. Em 2008, uma reestruturação na gestão, alicerçada na equipe, no relacionamento com fornecedores e no atendimento ao cliente, com uma visão muito clara do “nosso negócio” permitiu acelerar seu crescimento com abertura inclusive de mais uma filial em Bagé, em 2010, e filiais também nas cidades de Dom Pedrito, em 2011, e Pelotas em 2012.

Desde então, baseados na missão de crescer, buscando o aperfeiçoamento profissional, comercializando os melhores produtos e serviços e mantendo a personalidade do nosso atendimento, os Supermercados Nicolini tem crescido e se desenvolvido, investindo em atividades e ações comerciais como promoções e ofertas "Gostosonas", uma das principais característica da rede e que ajudaram a marcar as comemorações do aniversário. Hoje, ainda, acontece o ápice das comemorações a partir das 17h na frente da filial Tupy Silveira com a "Rústica Solidária Nicolini", um evento em benefício de entidades assistenciais da comunidade. A inscrição é 1kg de alimento não perecível e a premiação será em cestas básicas, as quais serão destinadas para as entidades que os vencedores indicarão.

Hora dos reparos na casa da praia
Comece agora e deixe tudo pronto para quando as férias começarem

Quem tem casa na praia pode começar a colocar tudo em ordem, limpar e deixar tudo pronto para o grande dia de início das férias. E se na casa da cidade o problema é a umidade, na praia o que incomoda é a maresia – uma mistura de umidade com gordura. Por isso é importante, além de organizar e deixar a casa bonita, cuidar da limpeza.

A dica para isso é usar sabão em pó diluído em água – incluindo os ambientes e os móveis. Também é interessante ligar uma estufa de vento quente com as portas dos armários abertas, para secar a umidade que sempre existe. Essa pequena atitude remove completamente o cheiro de casa fechada.
E mais uma dica. Você se atrapalha com o leva e traz de roupas? Providencie cestos, que podem ficar prontos dentro do armário para a ida e para a volta.

Vai passar Natal na praia?
Para não deixar tudo para a última hora é bom pensar algumas coisas antecipadamente. Afinal, serão confraternizações, amigos-secretos, ceia, roupas, presentes, casa na cidade e na praia e muito mais para organizar. Para não comprometer o orçamento e o tempo, dá para começar uma lista de pessoas que devem ganhar presentes e providenciar, com calma, todas as compras. Adquira itens curingas, como livros e CDs, para emergências. Esse planejamento é importante e evita o esquecimento de pessoas queridas e o gasto por impulso.
Lembre-se, ainda, que é super elegante e chique recordar de pessoas que estavam do seu lado durante o ano, como porteiros, funcionários, colegas que ajudaram, entre outros. Vale presenteá-los com uma caixa de bombom ou um vinho, por exemplo. Só não deixe de ser generoso e agradecido. Além de ser um gesto de carinho, isso também é organização.

Dicas para aproveitar a temporada
Assim que chegar
- Coloque a casa para ventilar! Abra as portas e janelas e deixe o vento correr pelos cômodos.
- Estenda colchões, travesseiros, toalhas e roupas de cama embaixo do sol para eliminar ácaros e mofo.
- Verifique a situação da parte elétrica da casa: troque lâmpadas queimadas e chame um eletricista para resolver problemas de mau contato.
- Faça uma limpeza na caixa d’água para eliminar impurezas.
- Lave bem os pratos, copos e talheres antes de utilizá-los pela primeira vez na temporada.
- Faça uma averiguação para encontrar bolores na parede e mofo nos armários.

Quando for embora
- Desligue o disjuntor.
- Descongele a geladeira, seque com panos limpos e deixe a porta aberta.
- Feche janelas e portas dos armários.
- Guarde cobertores, roupas de cama, toalhas e travesseiros em embalagens a vácuo.
- Tampe os ralos.
- Não deixe lençóis na cama, louça suja na pia e roupas no varal.
- Lave cadeiras, guarda-sol, brinquedos e pranchas, deixar secar e guardar.
- Sempre que possível, separe um tempo para fazer uma limpeza geral na casa. Aproveite para deixá-la ventilar.

Como escolher o melhor colégio?
Momento da decisão envolve muitas dúvidas e requer atenção especial

Matilde e Dilce argumenta pela importância de se conhecer o espaço e as propostas metodológicas da escola a fundo antes de qualquer decisão

O primeiro dia de aula de uma criança, com certeza, é uma recordação guardada por muitas famílias, porém os meses de preparação até a chegada do grande dia podem ter sido de muitas dúvidas, angústias frente à questão: em qual escola matricular meu filho? O problema fica ainda maior quando se chega a constatação de que não há uma resposta definitiva ou eficiente para todos os casos, ou seja, a decisão varia conforme as características e necessidades de cada criança e a família precisa estar atenta a todas estas peculiaridades para tomar a melhor decisão.

Neste momento o primeiro passo é pesquisar, afirma a psicóloga escolar Dilce Helena dos Santos. Segundo ela, as famílias precisam, primeiramente, definir o que buscam e desejam para os seus filhos e, a partir dessa definição, buscar uma escola que melhor se enquadre no perfil familiar e que poderá corresponder as expectativas e necessidades da família e, principalmente, da criança.
“Não existem tantos tipos de escolas quanto os tipos de famílias que temos, mas é sempre importante que a família busque uma escola que se aproxime da sua cultura, ideologia, filosofia e de questões que são defendidas e importantes no contexto familiar. Antes de buscar uma escola, os pais precisam perguntar-se sobre questões importantes como, por exemplo: O que eles buscam para os filhos? Que tipo de educação desejam que eles tenham? Para, definidas as suas prioridades, conhecer a proposta da escola e, assim, buscar o espaço que mais se enquadre ao que se busca”, argumenta Dilce.

Definida as prioridades, o segundo passo é conhecer as possibilidades. Dilce recomenda que a família agenda visitas, conheça o espaço físico, a equipe pedagógica, questione sobre a metodologia utilizada, sobre a disciplina, sobre a aquisição do saber e busque compreender como a escola funciona e quais reflexos esse funcionamento trarão para a vida da criança.
“A criança precisa ser feliz na escola. E, embora a empatia da criança com a escola seja fundamental, a decisão precisa ser dos pais e deve ir além da melhor estrutura física que, embora seja bastante importante, não pode superar questões metodológicas e de acolhimento da criança”.

É neste ponto que entra o trabalho realizado pela escola. A coordenadora pedagógica do turno da tarde do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé, Matilde Cubo Ferreira, lembra que a escola precisa ser sempre um espaço de encantamento e de descobertas. Um local onde a criança sinta-se acolhida e amada para que tenha liberdade para crescer e se desenvolver.
“No Colégio Auxiliadora e através do sistema de aprendizagem salesiano temos o lema de que os nossos alunos precisam ter alegria em aprender e, para isso, oferecemos uma acolhida especial e mantemos o desafio aos nossos professores de que ofereçam sempre aulas atrativas, interessantes, onde o desejo pela pesquisa e descoberta possa ser despertado desde cedo e auxilie na formação de pessoas mais criticas e prontas para enfrentar os desafios do mundo moderno”, destaca Matilde.

Outro aspecto muito importante na escolha de uma escola é que apenas a indicação de um amigo ou conhecido sobre uma instituição não é o suficiente para a definição, já que trata-se de crianças diferentes, com necessidades e desejos distintos.
“É muito comum se buscar uma indicação e, ela pode ser válida, mas apenas como uma indicação. É extremamente importante que as famílias conheçam a fundo a escola que estão matriculando os seus filhos e estejam atendas as necessidades dele”, argumenta Dilce.


Super bacana a ideia do Da Maya Porão para os almoços de domingo, dia em que, geralmente, acordamos mais tarde. E foi pensando nisso que o restaurante criou o brunch de domingo, servindo deliciosos banquetes das 12h até às 15h. Isso mesmo! Até às três da tarde! Agora você pode descansar tranquilamente, sem se preocupar com o almoço. É só ir ao Da Maya Porão!

Por falar em Da Maya, quem visitar a exposição “Um pomar tecido a mão”, no Da Maya Espaço Cultural, poderá desfrutar das delícias do Da Maya Café, que retomou suas atividades no último dia 19. Para quem não sabe, o local fica anexo ao Espaço Cultural, onde os visitantes podem aliar arte e cultura a um cardápio leve, contudo, variado. Vale a pena conferir!

Para comemorar os 20 anos da Descida do Camaquã, os organizadores investiram numa revista muito bacana, que está sendo distribuída entre os remadores e entidades parceiras. O lançamento aconteceu no dia 16, no CTG 93. Junto da apresentação do material, foram abertas as inscrições para a descida que vai comemorar esses 20 anos de atividades. A 20ª Descida do Camaquã acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro. Parabéns aos senhores Diogo Duarte, João Dóglia, e ao saudoso Nicanor Azambuja, o tio Nica, que idealizaram essa aventura de turismo e preservação pelo nosso Rio Camaquã.

Dia 14 de dezembro, as queridas Anacarla Flores e Silvinha Ruchiga, encerram as atividades do ano da Bio Center com um super espetáculo, cujo tema deste ano é a oficina de brinquedos de Natal. O show acontece no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza, às 19h. Prestigie!

Hoje é o último dia do VI Festival Internacional de Cinema da Fronteira. As atividades acontecem no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, a partir das 15h, e à noite, às 20h, no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza. Quem perdeu a programação durante a semana, ainda dá tempo de conferir as últimas exibições e homenagens.

Atenção sócios da Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE: no próximo dia 1º, segunda-feira, tem eleição para a escolha da nova diretoria da entidade. Podem participar todos os sócios em dia. O pleito ocorre na sede da Franco In Company, na rua 20 de Setembro, ao lado da Secretária Municipal de Saúde, das 19h às 21h.

E para encerrar as curtas desta edição com chave de ouro (literalmente), informo que o espumante Guatambu Brut Rosé 2013 e o vinho Rastros do Pampa Merlot 2012 foram premiados na 18ª edição do Concurso Internacional de Vinhos e Licores La Mujer Elige, em Mendoza, na Argentina. O evento, que tem no júri apenas mulheres, avaliou 505 amostras, premiando rótulos de 18 países. O espumante recebeu medalha de Ouro Duplo e o tinto, medalha de Ouro. Parabéns a família Hermann Pötter por mais essa conquista!

Na Casa de Cultura Pedro Wayne, no último dia 14, o fotógrafo Mickael Freitas apresentou um pouco de seu trabalho na exposição “Retratadas”. Na ocasião, estiveram prestigiando o evento Márcia Duro Mello e Anacarla Flores...

Vone Garcia, Márcia, e uma das “Retradas” de Mickael, Gabriela Roque

 Em Porto Alegre, Fernanda Azambuja participou da solenidade que a intitulou, oficialmente, advogada. Na foto, ela com os pais Júlio César Azambuja e Claudia

Equipe da RBS TV Bagé e Casa ZH Bagé festejando antecipadamente o Natal

Cecília, Marco Antônio e Eduardo Rota, Josiane Borges e a pequena Ana Júlia apreciando as delícias do Da Maya Porão

As equipes das lojas Óptica Bagé, de Bagé e Dom Pedrito, estiveram, nos dias 15 e 16 deste mês, em Gramado, prestigiando o Natal Luz, bem como confraternizando o trabalho de todo um ano de muito sucesso


Saladas
O calorzinho está chegando. Na mesa não pode faltar uma boa salada, que além de complementar a refeição com aquele toque refrescante, é altamente nutritiva. É verdade que nem todo mundo gosta de comer saladas, por isso a dica é fazer preparações bonitas. Ninguém resiste a um prato bem colorido e arrumado. Confira algumas dicas!

Nas próximas duas edições do Caderno Pampa vamos apresentar receitas para o Natal e o Ano Novo. Se você tem uma receita de família, mande um e-mail para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com com uma foto, os ingredientes e o modo de preparar que publicamos aqui!

Salada light de trigo com maçã e alho

Ingredientes
1 xícara (chá) de trigo integral em grãos
2 folhas de louro
2 maçãs verdes descascadas e picadas
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 dentes de alho descascados e em lâminas finas
6 colheres (sopa) de suco de maçã (sem açúcar)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
Para acompanhar: mini agrião

Modo de fazer
Lave o trigo, coloque em uma panela de pressão com 3 xícaras (chá) de água e o louro. Tampe e cozinhe por 20 minutos ou até o trigo ficar macio. Retire do fogo. Tire a pressão da panela e abra. Despeje sobre uma peneira e deixe escorrer.
Em uma tigela com ½ litro de água, coloque os pedaços de maçã e o suco de limão. Reserve.
Disponha em uma frigideira o alho e o suco de maçã. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Retire do fogo. Junte o azeite de oliva e o sal.
Arrume em uma saladeira o trigo, a maçã (já escorrida) e regue com o molho. Sirva com mini agrião.

Salada Waldorf

Ingredientes
10 nozes médias
3 talos de salsão picados
2 colheres (chá) de sal
1 maçã verde
1 colher (sopa) de suco de limão
1/2 xícara (chá) de maionese tradicional
1 pitada de pimenta-do-reino branca moída
Para decorar: salsinha crespa

Modo de fazer
Disponha as nozes em uma frigideira e leve ao fogo, sem parar de mexer, por 5 minutos ou até ficarem crocantes. Retire do fogo e reserve.
Arrume os talos de salsão em uma panela com 1/2 litro de água fervente e 1 colher (chá) de sal. Cozinhe por 30 segundos e retire do fogo. Escorra a água, passe o salsão por água fria e reserve.
Pique a maçã em cubos pequenos (descarte o miolo e as sementes), coloque em uma tigela com água e junte o suco de limão. Reserve.
Junte o salsão, o sal restante, a maionese e a pimenta-do-reino. Misture. Incorpore as nozes e a maçã só no momento de servir. Decore com salsinha crespa.

Salada de figo e peras com rúcula e molho de queijo

Ingredientes molho de queijo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de queijo prato ralado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Ingredientes salada
4 figos maduros, lavados com casca e cortados em 4 gomos
2 peras maduras, cortadas em gomos, com casca e banhadas no suco de limão
Folhas de endívia e mini agrião (ou outras folhas de sua preferência)

Modo de fazer
Para o molho: em uma panela pequena, derreta a manteiga com a farinha e leve ao fogo até começar a dourar. Junte o leite, sem parar de mexer e acrescente o queijo. Cozinhe em fogo baixo, até que o queijo derreta. Tempere com sal e pimenta, retire do fogo e deixe amornar.
Para a salada: em uma saladeira ou pratos individuais, arrume as folhas e distribua as frutas. Sirva com colheradas do molho.


Solares da Óptica Bagé
Óptica já recebeu a nova coleção e, todos os dias, chegam mais novidade
As coleções primavera/verão 2014-2015 das principais marcas, Prada, Givenchy, Empório Armani, Vogue, Ray Ban, Via Lorran, Dolce e Gabana, Coca-Cola e muitas outras, já chegaram na Óptica Bagé, desfilando muito charme, elegância e sofisticação. Para a estação as tendências apontam para óculos grandes, redondos e com armações em acetato. Os solares são, além de essenciais para a saúde dos olhos, peças chaves para compor o visual. A Óptica Bagé trabalha com parcelamento em até 8vezes em todos os cartões de crédito e, em comemoração aos 58 anos da óptica, está repleta de promoções em solares, brincos, alianças e relógios.


Solares Givenchy

Solar Prada

Completa linha Ray Ban

Solar Via Lorran

Solar Vogue

A Óptica Bagé comemora 58 anos e está repleta de promoções e grande variedade em óculos solar e de grau, joias e relógios


Combater a celulite inclui uma lista de opções
Está chegando o verão e todo mundo quer o corpo em dia para os dias de sol
Nem as modelos de corpo mais sequinho conseguem escapar dela, a celulite. Horas sentadas, escorregões na dieta e alguma influência genética fazem deste o problema de beleza mais temido das mulheres. Estatísticas mostram que cerca de 85% das mulheres com mais de 35 anos convivem com a celulite.
Esse tipo de inflamação está dividida em três graus, dependendo da profundidade dos buraquinhos e até da consistência da pele (mais firme ou mais flácida). No nível 1, a celulite aparece quando a pele é pressionada, enquanto no 2 nenhum estímulo é necessário para notar o problema. Já o grau 3, além de apresentar furinhos profundos, largos e em grande quantidade, pode provocar sensação de dor.
Se você está disposto a encarar um pacote completo de combate ao problema, veja as dicas da equipe da Clínica Previtali e escolha a melhor solução para você.

Drenagem linfática
Indicada para todos os graus de celulite, a drenagem linfática é uma massagem voltada à eliminação de líquidos acumulados nos tecidos. A partir desses movimentos, toxinas e outros resíduos metabólicos também são expelidos, o que estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, melhora o aspecto da pele como um todo.

Creme anticelulite
Ainda não há uma solução definitiva contra a celulite. Os tratamentos também dependem de uma alimentação equilibrada, da prática regular de exercícios, da predisposição genética, entre outros fatores. O uso de cremes anticelulite deve estar associado a outros tratamentos e hábitos saudáveis para surtir efeito. O mercado oferece opções com retinoides, castanha da Índia, extrato de chá verde e diversas outras composições. Em geral, eles promovem a quebra da gordura local, a melhora da microcirculação e o estímulo à produção de colágeno, o que melhora a celulite.

Manthus
A endermologia é um tratamento não invasivo que usa um aparelho motorizado composto por um sistema de sucção e dois rolos. Os movimentos do aparelho estimulam a circulação e promovem a drenagem linfática, o que diminui a celulite. Recomendado nos graus moderados e graves, o método ainda realiza uma leve esfoliação que elimina as células mortas no local em que é aplicado. Visualmente, a pele fica com menos irregularidades e com aparência renovada.

Radiofrequência
De acordo com a fisioterapeuta Eveline Previtali, este é um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite. Ele estimula a produção de colágeno, o que diminui as traves fibrosas que retraem o tecido e deixam a pele cheia de furinhos. O aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. O procedimento não é invasivo e não traz qualquer prejuízo à pele. Além disso, é um dos mais duradouros, por reestruturar o tecido de maneira mais intensa. É indicado para todos os graus de celulite, principalmente nos casos em que há flacidez associada.

Kids e Teens

O bebê Bernardo. Filho de Camila Gomes e Giliardi Hahn

Isabella Martin Ribeiro. Filha de Franciele e Leonardo

Atividade
Depois de muito estudo e esforço, as merecidas férias estão começando. Então, que tal pintar esse desenho para já entrar no clima do descanso e do verão?

Habilidades emocionais para uma criança desenvolver
Autoconfiança
Ressaltar as qualidades de um filho e mostrar que acredita na capacidade dele é a chave para que ele faça o mesmo. Na hora de repreendê-lo, por exemplo, foque no comportamento ruim em vez de rotulá-lo. É preciso censurar o fato e não quem o praticou. Quando se diz a uma criança que ela é teimosa, ela vai acreditar nisso e se tornar mais teimosa. Reforce o que for positivo, mas não elogie sempre, só por elogiar, para não criar uma postura arrogante nem uma pessoa que não saberá lidar com críticas.

Coragem
Ter medo de algo que não conhecemos ou não conseguimos entender é natural, e até esperado. Toda criança já teve medo do escuro ou do bicho papão. Para ajudar um filho a encarar esses e muitos outros receios que vão surgir, dê espaço para que ele expresse e entenda o que está sentindo. Uma boa dica é usar livros e filmes que falem sobre esses medos. O primeiro dia na escola pode parecer assustador, mas depois que ele enfrentar as primeiras horas e se acostumar com a classe vai perceber que está tudo bem, e que ele nem precisava ter ficado com tanto medo.

Paciência
“Tá chegando?” Quantas vezes você já ouviu isso durante uma viagem longa? Aprender que não podemos controlar tudo e que é preciso saber esperar não é fácil nem para os adultos, imagine então para uma criança que está ansiosa, entediada ou ainda não entende totalmente a passagem do tempo. Mostre para ele que cada coisa tem o seu tempo.

Persistência
Quando estiver aprendendo a andar, a criança vai se desequilibrar e cair, e por isso mesmo precisa do apoio e incentivo dos pais para perceber que um pouco de treino e muita persistência vão garantir seus primeiros passos. E esse é apenas um dos muitos desafios que ele vai enfrentar, então não caia na tentação de fazer tudo por ele.

Tolerância
Quando vai para a escola, a criança entra em contato com dezenas de outras crianças com realidades e comportamentos diversos e muitas vezes totalmente diferentes de tudo que ele conhece. Aprender a aceitar essas diferenças é o começo do caminho para uma convivência tranquila e harmoniosa com o outro.

Autoconhecimento
Quem sou eu? Eu gosto disso ou prefiro aquilo? Essas indagações só vão passar pela cabeça de uma criança por volta dos 3 anos. É quando ele vai começar a se questionar, a se perceber e, claro, a expressar suas vontades, agora com motivos e razões mais consistentes. Aos poucos, ele vai se conhecer melhor e isso será fundamental para que ele pense e aja com mais segurança, respeitando o que sente. Também é o primeiro passo para se relacionar com as pessoas à sua volta.

Controle dos impulsos
Uma sala vazia, uma criança de quatro anos e um marshmallow. A proposta é simples: ela pode comer o doce ou esperar e ganhar mais um, ficando com dois. Esse teste foi criado por um pesquisador da Universidade de Stanford (EUA) há mais de 50 anos para analisar quais crianças eram capazes de controlar suas emoções para conseguir conter seus impulsos.
O estudo voltou a analisar as mesmas crianças anos depois, no ensino médio, e aquelas que resistiram à tentação de comer o primeiro marshmallow por cerca de 20 minutos tinham um desempenho escolar maior do que as que comeram. Isso porque elas sabiam adiar a satisfação para ter uma recompensa. Em casa, terá dias que a criança vai querer comer correndo para ganhar logo a sobremesa. Mas ensine que ele deve, primeiro, esperar todos acabarem o jantar.

Resistência às frustrações
Dizer não é uma prova de amor, dizem os especialistas. É assim, com pequenas doses de frustração, que os pequenos vão aprender a lidar com as adversidades e a superar os problemas sem se deixar abater. Isso é o que os especialistas chamam de resiliência, ou seja, a capacidade de sobreviver às dificuldades e usá-las como fonte de crescimento e aprendizado. Se ele não souber lidar com pequenos “nãos”, como “aí não pode”, “é hora de ir embora”, “esse brinquedo é caro demais”, terá mais dificuldade de aceitar e superar o não do chefe ou da namorada, por exemplo.

Comunicação
Conversar sobre o que seu filho fez durante o dia é um estímulo para que ele aprenda a organizar as ideias e transformá-las em frases de uma forma que os outros possam compreender. Provavelmente a primeira resposta será “legal”, mas não desista! Fazer outras perguntas ou até falar sobre o seu dia também pode ajudar.

Candiota realiza Canto Moleque da Canção Nativa
Programação acontece em Dario Lassance nos dias 12, 13 e 14 de dezembro

Jovens talentos da música nativista do Rio Grande do Sul tem um encontro marcado no 21º Canto Moleque da Canção Nativa que acontece em Candiota, no bairro Dario Lassance entre os dias 12 e 14 de dezembro. Já tradicional no circuito de festivais nativistas, o Canto Moleque destaca-se pela qualidade das apresentações e pela revelação de novos talentos entre crianças e jovens que sobem em um palco pela primeira vez e dão verdadeiros shows de interpretações. Além disso, o festival conta com espetáculos de grandes nomes da música gaúcha, completando a programação.
O Secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, Gil Deison Pereira, destaca que a expectativa para mais uma edição do festival é bastante positiva tendo em vista o nível de organização, a qualidade de som, luz e palco, os shows de grande popularidade e com grande afinco ao contexto cultural do Canto Moleque, e toda a infraestrutura preparada para atender bem ao publico.

“Além da qualidade das músicas, interpretações e shows, temos o peculiar jeito de bem receber que o povo de Candiota expressa durante os três dias do festival com os visitantes. Com certeza será um belo festival, até porque o Canto Moleque é um festival já consolidado no cenário, estando entre os maiores eventos de música nativista do Estado. Acreditamos que por si só e, por toda sua história e importância sócio cultural, deva atrair um grande público de todo o Estado”, destaca Gil Deison.
Mais informações, inscrições, regulamento e novidades sobre o festival podem ser acompanhadas pelo site www.cantomoleque.com.br. O 21º Canto Moleque da Canção Nativa tem entrada franca e, neste ano, está associado à programação de natal desenvolvida pela prefeitura de Candiota.

Regulamento para inscrições
Poderão participar intérpretes de qualquer parte do Brasil e países do Mercosul, no entanto, é obrigatório que as músicas sejam cantadas em português e da linha campeira e nativista. As categorias e modalidades são: mirim masculino e feminino (até 13 anos), juvenil masculino e feminino (de 14 a 17 anos), especial masculino e feminino de (21 a 24 anos). As inscrições deverão ser efetuadas através do site www.cantomoleque.com.br no período de 20 a 30 de novembro, já a triagem deve acontecer dia 3 de dezembro.

Shows

As três noites do festival também contarão com grandes shows. Na sexta-feira quem anima o evento é o grupo Tchê Guri, no sábado Gaúcho da Fronteira e domingo Família Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário