Páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

CADERNO PAMPA :: 06 DE DEZEMBRO 2014 :: EDIÇÃO 325



Enfim dezembro chegou e, com ele, o clima de natal, as confraternizações de final de ano e uma infinidade de coisas que são típicas desta época e que alteram nossas rotinas e afazeres. Tudo começa pela arrumação da casa, é hora de tirar os enfeites do armário, arrumar a árvore de natal e espalhar luzes coloridas, depois é hora de organizar a noite de natal e, essa tarefa inclui pensar na comida, bebida, decoração e várias outras coisas que, se organizadas com antecedência podem ser facilmente superadas, mas que se deixadas para a última hora, podem se tornar uma grande dor de cabeça. Pensando em ajudar os nossos leitores e já entrando no clima natalino, o Caderno Pampa publica hoje algumas dicas especiais e que podem ser muito preciosas na hora de organizar o natal da sua família. Vale a leitura e a possibilidade de dar assas à imaginação para receber o bom velhinho.
E, como não poderia ser diferente, a época do Natal é também um período de troca de presentes, que são pequenos carinhos que fazemos para as pessoas que gostamos. Então, nessa edição algumas sugestões de presentes para que você já possa ir inspirando-se e também para fugir da correria dos dias que antecedem o Natal e que são sinônimo de comércio cheio.
PRÓXIMO PAMPA: 20 de dezembro

Mais preparativos para 20ª Descida do Camaquã
Atividade acontecerá dias 16, 17, 18 de janeiro
Os organizadores da Descida do Camaquã estão em fase final dos ajustes para a atividade que acontece nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2015, conforme conta Diogo Madruga, um dos organizadores. A 20ª edição da descida será apenas para convidados e, cerca de 130 pessoas, foram indicadas para participar da atividade. Até o dia 10 de dezembro os convidados deverão confirmar sua presença. “É importante ressaltar que houve um aumento da participação de pessoas de fora do Estado. Prestigio este evento desde sua existência e sinto-me honrado em vê-lo crescer”, declarou.

Estão abertas as inscrições para a 31ª Feovelha
Até o dia 19 de janeiro de 2015, ovinocultores de todo o Rio Grande do Sul poderão inscrever seus animais para a 31ª edição da Feovelha – Feira e Festa Estadual da Ovelha. O regulamento completo está disponível no site da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO – www.arcoovinos.com.br – onde também deverão ser feitas as inscrições. Mais informações podem ser obtidas junto a ARCO pelo telefone (53) 3242 8422, de segunda à sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45. A Feovelha é uma realização do Sindicato Rural de Pinheiro Machado em parceria com a ARCO, e acontece no Parque de Exposições Charrua entre os dias 28 de janeiro e 1° de fevereiro.

Por uma semana Bagé virou terra de cinema
O Festival Internacional de Cinema da Fronteira preencheu a semana de 24 a 29 de outubro com produções cinematográficas de vários países. Especializado em produções latinas e lusófonas, o evento teve aproximadamente 500 inscrições nos formatos curta e longa-metragem com destaque para Argentina, Cuba, Colômbia, Costa Rica, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Com exceção de Amapá e Tocantins, todos os estados brasileiros estiveram representados na sexta edição. O festival tem como objetivo criar uma janela de exibição na região limítrofe do Brasil como maneira de incentivar a produção regional e fortalecer o mercado audiovisual no Rio Grande do Sul.
Na mostra competitiva internacional de longas metragens o prêmio de melhor filme foi para Branco Sai Preto Fica, de Adirley Querós. Na mostra competitiva universitária o filme Casa das Pompas foi o mais premiado, com melhor filme, direção e roteiro. O filme Latorre levou quatro estatuetas na mostra regional, menção honrosa de melhor trilha e o prêmio Memória e Patrimônio, na categoria Personagem. O filme foi dirigido por Adriana Gonçalves Ferreira. A relação completa dos vencedores está no site www.festivaldafronteira.com

O ator Paulo José foi um dos homenageados nesta edição. Ele esteve presente na cerimônia de premiação e assistiu a abertura dos envelopes da primeira fila, ao lado da filha, Bel Kutner. No palco ele contou do tempo que viveu em Bagé, dos 2 aos 15 anos. Natural de Lavras do Sul, ele relembrou momentos da infância, se disse emocionado por revisitar lugares importantes, e observou que o festival de Bagé é único e diferente de qualquer outro festival.

Hoje é o dia de São Nicolau

Nicolau é também conhecido por São Nicolau de Mira e de Bari. Venerado, amado e muito querido por todos os cristãos do Ocidente e do Oriente. Sem dúvida alguma, é o santo mais popular da Igreja. Ele é padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Por tudo isso os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo.

Dizem que Nicolau colocava os presentes das crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição veio a sua fama de amigo das crianças. Mais tarde, ele foi incluído nos rituais natalinos no dia 25 de dezembro, ligando Nicolau ao nascimento do Menino Jesus.
A sua figura bondosa e caridosa, símbolo da fraternidade cristã, mantém-se viva e impressa na memória de toda a cristandade. Agora, também na da humanidade toda, porque perpetuada através dos comerciantes nas vestes de Papai Noel nos países latinos, de Nikolaus na Alemanha e de Santa Claus nos países anglo-saxões. Mesmo sob falsas vestes, são Nicolau nos exemplifica e recorda o seu grande amor às crianças e aos pobres e a alegria em poder servi-los em nome de Deus.
Tradicionalmente o dia 6 de dezembro é reservado para montar a árvore de Natal em casa, para que o Papai Noel passe deixando presentinhos.

Organize a festa de Natal com antecedência
A noite de Natal e o almoço do dia 25, ao contrário do réveillon,  costumam ganhar os contornos de festas mais íntimas, para pessoas queridas como familiares e amigos próximos. É é época de reunir a família, trocar presentes, lembrar do nascimento de Jesus. Em muitos lares é tempo de reencontrar aquele primo que a gente só vê uma vez no ano, aqueles parentes que nunca temos a chance de encontrar. Tudo precisa estar perfeito para não atrapalhar o tão esperado encontro de família. Por isso preparamos algumas dicas para você se antecipar e não ter que correr na última hora.

Faça uma iluminação especial
Vela é um elemento decorativo barato, simples e que rende um grande efeito. Para as festividades de fim de ano, invista nas cores verde, vermelho e branco e distribua as unidades em pontos estratégicos, como sobre a mesa de jantar, em mesas de apoio e estantes.
Para criar um clima intimista, regule a iluminação elétrica a meia-luz ou utilize um abajur aceso em um dos cantos do ambiente, ele dá conta do recado.Mas atenção! Cuide da segurança: todas as velas devem estar em suportes próprios, como castiçais ou lamparinas. Os mais indicados são as lamparinas ou lanternas. Com elas, o fogo se extingue quando a vela cai.

Uma mesa bonita
Comece pela escolha da toalha, de uma cor só ou com motivos natalinos, para compor a mesa principal. Para enfeitar, um arranjo central de flores ou frutas e um par de castiçais são suficientes. Com mais elementos, a mesa pode ficar visualmente poluída.
Coloque os copos lado a lado e organize os talheres, apoiando as facas nos dentes dos garfos a fim de montar conjuntos. Com os pratos, monte pilhas e tente manter uma coerência de cores e estilos para as louças.
Copos, pratos e talheres de plástico devem ser evitados, pois tiram a elegância da festa. Se não tiver utensílios suficientes e não quiser alugar, peça a um convidado mais próximo para que traga alguns de casa. O uso de guardanapos de papel é liberado, mas dê preferência aos mais grossos e coloridos em verde, vermelho ou dourado e coloque-os dobrados sobre o aparador ou a mesa, preferencialmente sobre uma bandejinha ou um pratinho bonito.

Na hora de arrumar a mesa
Louça
Pratos brancos e lisos são mais fáceis de combinar. Numa mesa tradicional, pode-se acomodá-los sobre sousplats de prata. Materiais como cerâmica e palha ficam bem para o dia-a-dia.

Enfeites
Há uma infinidade de opções. O pinheirinho neutro substituiu o batido arranjo de flores. O par de castiçais, com a haste comprida, fica acima da altura dos olhos e não atrapalha a conversa entre as pessoas.

Taças
Uma taça transparente é sempre mais adequada para o vinho, pois ela permite que se veja a cor verdadeira da bebida. Já o copo para água pode ser colorido.

Cardápio
Deixou para a última hora? Nem pense em preparar tudo sozinho. É mais fácil comprar pronto o que for possível. Com poucos dias de antecedência, pode-se encomendar a ceia. De preferência, escolha um lugar perto de casa, para facilitar a retirada da comida. A maioria das pessoas ainda é muito influenciada pelo menu europeu. Lembre-se de que é inverno no Hemisfério Norte. Um cardápio leve tem mais a ver com nosso verão. Prefira uma salada de folhas crocantes a maionese, que azeda. Frutas frescas e tortas geladas também são adequadas.

Talheres
A regra é clara: faca à esquerda e garfo à direita. Mas, no caso de mesas informais como esta, é possível posicionar os dois talheres do mesmo lado.

Toalha ou jogo americano?
Num jantar tradicional, deve-se usar sempre a toalha. "Particularmente acho mais bonito", diz Claudia. Numa ocasião informal para poucas pessoas, no entanto, o jogo americano cai bem. Detalhe imprescindível: a mesa precisa ser bonita.
Presentes

Cartões de Natal: eletrônicos ou tradicionais?
Mensagens com votos de boas festas lotam nossas caixas de e-mail nesta época. É preciso responder uma a uma? Depende. Se o cartão for personalizado, sim. Mas, se seu nome for apenas mais um num mailing qualquer, apague e esqueça. Mandar esse tipo de mensagem, aliás, nem pega bem. É só um e-mail a mais para a outra pessoa ter o trabalho de deletar. Cartões de papel, enviados pelo correio, continuam em alta. Hoje, pelo trabalho que dão, eles têm valor redobrado. E é preciso retribuir a gentileza, sempre pelo correio. Se o envelope chegar tarde e não puder ser respondido antes do fim do ano, não há problema. Mande uma correspondência até 15 de janeiro, com votos de felicidades para 2015.

O guarda-roupa ideal
Produções de gala não combinam com festa de família. Na ceia, a praticidade vem em primeiro lugar. É preciso estar vestido de uma maneira confortável, pronto para se agachar e pegar o sobrinho no colo, correr para tirar o peru do forno e ajudar a vovó a abrir o presente. É um dia agitado. Saltos muito altos podem virar um estorvo. Prefira sandálias abertas, de altura média. Escolha uma roupa leve, adequada ao calor. O critério é o mesmo para a noite de réveillon. Independentemente de qual seja o seu programa, na praia ou no interior, você precisa estar preparado para virar a noite sem contratempos de sapatos apertados ou roupas que incomodam. Maquiagens carregadas derretem com o calor e não atravessam as madrugadas intactas.

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora inaugura nova fachada





A comunidade escolar do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé está em festa com a reinauguração da fachada da escola que, após um ano de obras, foi completamente reestruturada e, agora, está mais moderna e imponente. A festa de inauguração aconteceu na noite de sexta-feira, dia 28, e contou com a presença da comunidade, alunos e professores e, serviu também para marcar o encerramento e comemoração pelas atividades de 2015.

Novidades
Para 2015 o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora passará a oferecer também a educação infantil. A equipe pedagógica já está definida e agora trabalha na formatação dos espaços, materiais e propostas pedagógicas que será baseada no sistema de ensino salesiano. Dilce destaca que o lema da escola de “formar bons cristãos e honestos cidadãos” é bastante ampla e que a proposta da educação infantil é proporcionar o contato das crianças com o lema desde mais cedo. As matrículas já estão abertas e visitas podem ser agendadas pelos interessados.

VI Siepe da Unipampa encerra atividades comemorando resultados
Os dias 24, 25 e 25 de novembro foram especiais para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que esteve reunida no campus de Bagé para o VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), quando inúmeros trabalhos foram apresentados e trocas de conhecimento e experiências foram constantes através de painéis, conferências e apresentações de trabalho. O encerramento do evento contou com a palestra “Internet das Coisas e a Educação” com o palestrante, Ricardo Santos, responsável pela estratégia de Educação da Cisco Systems para a América Latina, que falou sobre as transformações culturais geradas pela mobilidade e conectividade das novas tecnologias, e como isso está provocando reflexão e atitudes no campo da Educação.

Após a palestra, chegou o momento da premiação dos trabalhos mais bem avaliados da Mostra Científica, em uma avaliação feita pelo Comitê Científico do Siepe. Os autores dos pôsteres e apresentações selecionados em cada categoria receberam certificados e viagens para apresentação dos trabalhos em eventos científicos nacionais em 2016. Em seguida, o vice-reitor da Unipampa, professor Almir Barros da Silva Santos Neto, encerrou o VI Siepe e anunciou os locais das próximas edições: Campus Alegrete em 2015, Campus Uruguaiana em 2016 e Campus Sant’Ana do Livramento em 2017.

Promoções especiais de férias no Grupo Verde Plaza de Sant’Ana do Livramento
Diária especial inclui hospedagem, café da manhã, translado e jantar

A temporada de férias de final de ano pede uma viagem especial em família ou com amigos e, nada melhor de que vivenciar bons momentos e, ainda, aproveitar descontos especiais em hospedagem de qualidade e com gastronomia diferenciada como nos hotéis do Grupo Verde Plaza de Sant’Ana do Livramento.

O preço especial da diária a R$129,90 por pessoa e incluindo hospedagem, café da manhã, translado e jantar é valido na rede entre 21 de dezembro e 31 de março, mas não inclui o feriado de carnaval. Estão a disposição apartamentos duplos e trilos com o que de melhor o Grupo Verde Plaza de Hotéis tem a oferecer. Além disso, todos os hóspedes ganham 10% de desconto nas lojas Neutral Free Shop de Sant’Ana do Livramento durante a estadia e, ainda, podem desfrutar da gastronomia, parrilladas, free shops, queijarias, cassinos, shows e translado gratuito na cidade.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.verdeplaza.com.br ou com a central de reservas no (55) 3242-9300.

SEBRAE/RS cria projeto que aproxima o campo das ferramentas de crescimento econômico

Uma iniciativa inovadora vai aproximar os produtores rurais da região da Campanha e Fronteira Oeste de ferramentas que possam estimular o crescimento de seus negócios. A ação piloto chamada Unidade Móvel Rural, que consiste em um automóvel que vai percorrer o interior de 20 municípios prospectando atendimentos, será colocado em prática ainda este ano e ao longo de 2015.

Conforme explica o técnico do SEBRAE/RS na Região da Campanha e Fronteira Oeste Angelo Antônio Queirolo Aguinaga a proposta é dispor um técnico capacitado em um automóvel para percorrer os municípios, identificando as necessidades dos produtores que não têm acesso aos serviços ou que não conhecem a entidade.
Em fase final de estruturação, contratação do técnico e adesivagem do veículo, o projeto deverá iniciar as atividades ainda este ano. Atualmente, a regional atende 383 propriedades rurais, e com a nova frente de trabalho, vai atender 600 produtores e ofertar toda a carteira de serviços do SEBRAE.
“Para saber o que cada propriedade precisa vamos realizar diagnósticos individuais dos sistemas de produção, além de formalizar parcerias com as prefeituras e associações de produtores. A ideia também é de participar de eventos expressivos do setor na região, para captar novas demandas”, detalha Aguinaga.

Os municípios atendidos serão: Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Hulha Negra, Aceguá, Candiota, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete, Maçambará, Itaqui, Uruguaiana, Manoel Viana, Itacurubi, Quaraí, Barra do Quaraí, São Borja e Santa Margarida. Mais informações podem ser obtidas através do (55) 3242-418.


Está acontecendo neste final de semana, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, em Bagé, a 6ª edição do Tempranito, promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé. Entre as atividades de hoje, leilão Redomão da Lagoa, logo mais à noite, e amanhã, prova de paleteada, durante todo o dia.

Ontem, dia 05, teve início a programação da terceira edição do Natal Luzes no Pampa, em Bagé. A abertura aconteceu na Praça de Esportes e contou com várias atrações, como shows especiais, espetáculo com fogos de artifícios, além da chegada do Papai Noel. Mais informações sobre a programação completa do Natal Luzes no Pampa podem ser obtidas na Associação Comercial e Industrial de Bagé – ACIBa, promotora do evento, pelo telefone (53) 3242-5022.

Acontece hoje, na sede da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, em Pelotas, a eleição para a nova diretoria da entidade, cuja única chapa inscrita tem à frente da presidência, Claudio Nery Martins, esposo da amiga e ex colunista do Pampa Vip, Caia Martins, e reconhecido criador da raça na região. Se aprovada a votação, Claudio permanecerá por mais dois anos como presidente da ACGJRS.

No dia 1º de dezembro, a loja Solaetela, da empresária Leilah Kalil Castro, lançou, junto da artista plástica, Rejane Karam, cangas e camisetas com estampas exclusivas criadas por Rejane, que na ocasião comemorou os 10 anos de seu Atelier Fazendo Arte. Produtos lindos e exclusivos, de muito bom gosto, e oferecidos numa das lojas mais tradicionais da nossa cidade. Fica a dica para aqueles que ainda não sabem com o que presentear nesse Natal.


Queridas colegas de equipe do Caderno Pampa, brindando mais um ano de muito trabalho e sucesso. Dilce Souza, Sinara Nottar, Fabiana Gonçalves, eu, Carla Linn e Simôni Costa

 Aproveitando a gastronomia do Da Maya Porão, Eveline e André Previtali

Hoje e amanhã eles, Os Carlitos, grupo de teatro, estarão no Teatrinho da Urcamp apresentando a peça “O Noviço”, uma comédia de costumes, baseada na obra prima de Martins Pena, de 1845, adaptada e dirigida por Michel Godinho. Quem desejar prestigiar a peça, o ingresso é apenas R$ 10 e pode ser adquirido antecipadamente na LEB Livraria. Selfie do grupo em ensaio


Ieda e Wagner Previtali em passeio a Pedra Azul, no Espírito Santo

Sonia e Adão Leite também acompanharam Ieda e Wagner na viagem. Na foto eles estão na praia Camburi, no Espírito Santo

Quem também esteve em passeio por lugares magníficos foi Fabiana e Fabio Lucas, que na foto estão no SeaWorld, Orlando, Flórida (EUA), onde acontecem as incríveis apresentações das baleias Orcas

O Chef, Oséias Cavalcante, do Da Maya Porão, tietando Elza Soares, que, segundo ouvi dizer, ficou en-can-ta-da com os serviços do Porão, bem como da Da Maya Pousada

Peru de Natal Recheado com Castanhas

Ingredientes:
500g de castanhas assadas no forno (faça um pequeno corte no comprimento de cada uma para assar)
1 peru de aproximadamente 3 kg
300g de lingüiça calabresa
300g de lombo de porco moído
150g de manteiga ou margarina
1 xícara de vinho branco seco
Noz moscada, pimenta do reino e sal à gosto
Óleo para regar

Tempero:
2 xícaras de vinho branco seco
8 dentes de alho amassados
1/2 xícara de vinagre
1 folha de louro
Sal e pimenta à vontade

Modo de preparar:
- Deixe de véspera o peru limpo no tempero. Ferva a lingüiça, tire a pele e pique em pedacinhos, junte o lombo moído, as castanhas (reserve algumas para decorar), 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta. Misture e recheie o peru. Costure as extremidades para que o recheio não vaze. Disponha sobre uma assadeira untada.

- Espalhe a manteiga sobre o peru, regue com um pouco de óleo e o vinho e salgue a gosto. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 2 horas, virando sempre para que doure por igual todos os lados e regando com o molho que se formar na assadeira.

- Retire com cuidado e coloque sobre uma travessa. Decore à gosto usando também as castanhas reservadas.

Salada de agrião com damascos

Ingredientes:
2 maços médios de agrião limpo
10 damascos picados em tiras
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de vinho branco
2 cenouras raladas em tiras finas
Sal a gosto

Modo de preparar:
- Em uma tigela, colocar os damascos, o vinho e o vinagre e cobrir com filme plástico. Deixar descansar por 30 minutos. Em seguida, colocar em uma peneira e deixar escorrer um pouco.
- Dispor o agrião em uma saladeira e distribuir por cima o damasco com a cenoura. Salpicar sal a gosto e regar com o azeite de oliva.

Farofa de calabresa

Ingredientes:
6 colheres (sopa) de margarina
350 gr de calabresa sem pele cortada em rodelas
1 cebola grande picada
1 dente de alho espremido
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de farinha de mandioca torrada
1 maço pequeno de cheiro verde picado
20 azeitonas picadas
1 pimenta vermelha picada (opcional)

Modo de preparar:
- Em uma panela aqueça e colher de margarina e frite a calabresa. Reserve.
- Ponha na panela o restante da margarina, doure a cebola e o alho com o sal e a pimenta. Junte a farinha, mexa bem e retire do fogo. Misture a linguiça, o cheiro verde e as azeitonas. Sirva a seguir.

Por um Natal fashion para toda a família
As lojas ASM estão repletas de novidades para o Natal
Presentear quem se ama com algo especial é uma das melhores opções para o Natal. Pensando nisso, as lojas ASM estão repletas de novidades com looks especialmente pensados para deixar a família toda ainda mais bonita, confortável e seguindo as mais novas tendências de moda. A loja trabalha com as melhores marcas entre elas, no setor masculino, Dudalina, Base, M.Pollo, Ferracini e outras que apontam para tendências como as cores mais fortes e cítricas, além de modelagens mais ajustadas e modernas. No setor feminino, as grifes Base, Gatabakana, Rosa Tatuada, Macadamia, Dumond e outras trazem estampas florais, cores vibrantes, muita pedraria e tecidos leves com cortes confortáveis e soltos. Para as crianças, as marcas Ou Fashion (para Kids e Teens), Bibi e outras para as meninas, e Dudalina Júnior, Dame Dos e outras para meninos oferecem peças descoladas, coloridas, confortáveis e super fashion.

As lojas ASM atendem de segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 19h e nos sábados das 9h às 12h30 e das 15h ás 18h com a possibilidade de parcelamento das compras em até oito vezes em todos os cartões de crédito, além de contar com promoções especiais como as peças com desconto de até 50% em todos os setores.

Camisetas gola polo, diversas cores, e bermuda M.Pollo e tênis Cavalera

Camisas e jeans Dudalina

Chemises e calça Base Feminina e rasteirinha Dumond

Short laranja Gatabakana, short azul Oufashion, rasteirinha Dumond Gold, bolsa Macadamia e biquíni Rosa Tatuada

Vestidos de festa OuFashion, sandália dourada Bibi e sapatilha prateada Quero Pé

Camisas Dudalina Júnior, calça Dame Dos e Docksaid Democrata

A homeopatia é uma ciência médica muito antiga, capaz de curar e prevenir doenças

Hipócrates, que viveu quase 500 anos a.C., considerado o pai da medicina, descreveu basicamente três maneiras de tratar uma pessoa: A cura pelos contrários - base da alopatia; a cura pelos semelhantes - base da homeopatia; e a força de cura natural - a defesa do organismo. É sobre a cura pelos semelhantes que vamos tratar hoje.

A Homeopatia é um sistema terapêutico que tem como base o princípio da semelhança. Já enunciado por Hipócrates ela foi desenvolvida, mais tarde, pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no séc. XVIII. A médica homeopata Ana Alice Furtado explica que, para esta ciência médica, o paciente é visto de forma holística. “Cada ser humano é único, e único também na sua forma de adoecer”, observa.

Por isso as consultas homeopáticas são bastante peculiares. Quanto mais sincera e aberta a conversa, melhores serão os resultados. O objetivo é encontrar, em cada paciente, o seu medicamento de fundo, aquele que vai ser capaz de reequilibrar a saúde ao menos sinal de desequilíbrio.

Cada medicamento homeopático experimentado em indivíduos humanos (sadios) provoca uma série de sintomas (mentais, gerais e físicos), que devem ser semelhantes aos sintomas do indivíduo doente, para que se consiga trazê-lo de volta ao estado de saúde. Em vista disso, torna-se indispensável o conhecimento dos sinais e sintomas objetivos e subjetivos do paciente, a fim de podermos encontrar o medicamento que mais se lhe assemelhe. É por isso que o médico homeopata se interessa por particularidades individuais, considerado, muitas vezes, estranho por quem não entende o modelo homeopático. Os sintomas físicos relatados pelo enfermo são de extrema importância e, mais ainda, os psicológicos ou emocionais, pois todos, em conjunto, traçam uma maneira individual de sofrimento humano.

A farmacêutica Ana Lúcia Garrastazú conta que existem milhares de remédios homeopáticos, que diluídos e dinamizados em potências adequadas à cada paciente, viram um número maior ainda. As fórmulas homeopáticas podem ser encontradas prontas ou manipuladas em farmácias com laboratórios específicos para isso.

Segundo explica Ana Alice, os medicamentos homeopáticos não tem contra indicação ou efeitos colaterais, mas, se um paciente utilizar um medicamento em uma potência errada, ele pode piorar a doença em vez de curar. Por isso é importante que um profissional habilitado seja consultado antes de se fazer uso de homeopatias para qualquer que seja o problema.

No Brasil
No Brasil a especialidade chegou em 1840, com a vinda de especialistas franceses, e tornou-se rapidamente uma opção de tratamento à medicina oficial vigente. Mas, só em 1980 a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e, no ano seguinte, o Conselho Federal de Medicina (CFM) a incluiu no rol de suas especialidades.

A homeopatia é oferecida como terapêutica médica na rede pública em vários municípios brasileiros, amparados pela portaria do Ministério da Saúde de maio de 2006, que recomenda o atendimento homeopático nas unidades básicas de saúde pública. Para se tornar homeopata, é preciso ser graduado nas áreas de Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia ou Odontologia.

Kids e Teens

Théo de Almeida Godinho de 5 meses. Ele é filho de Fabi e Michel

Bruna Borges Etchechuri de 1 ano e 6 meses. Ela adora passear no sitio e é filha da cineasta Bere Borges e Ronaldo

Atividade
Vem chegando o Natal, hora de arrumar a casa e se preparar para a chegada do Papai Noel. Então, que tal pintar o desenho e deixar o bom velhinho bem bonito e colorido?

Brincadeira de criança
Praia, prancha, sol e diversão

A arma de água, com os personagens da onda ou neutras, acabam reunindo adultos e crianças em uma brincadeira divertida

Vai para a praia? As pranchas tem vários tamanhos e personagens

Os kits de praia, para brincar na areia, estão com descontos

A novidade para o Natal são as bonecas Lalaloopsy

Tudo o que está com etiqueta amarela, é promoção para o Natal

A brincadeira agora é outro. É na rua, com baldinhos de areia, carrinhos de mão, armas que jogam água. Atividades que combinam com verão, com praia ou com a piscina mesmo.
Pensando nisso selecionamos algumas opções de brinquedos que vão agradar as crianças de todas as idades. E tem brincadeira que atrai os pais também. Nada melhor do que participar da alegria das crianças e dividir com elas as emoções dos bons momentos em família e com os amigos.
Além de ser quase verão, o Natal está chegando e as sugestões, de todos os preços e muitas com grandes descontos – que chegam a 70% na Nova Era, combinam com o saco do Papai Noel.

Sugestões de presente para um Natal cheio de estilo e conforto
O Natal pede um presente especial. E, se a ideia for aproveitar a data para reforçar a atividade física preferida com roupas, tênis e acessórios, melhor ainda. A loja Madalena Sports está pronta para as compras de Natal e repleta de novidades, promoções e ótimas condições de pagamento (o cliente pode usar o crediário próprio da loja e parcelar as compras em até 10 vezes ou em até oito vezes em todos os cartões). Outro diferencial da Madalena Sports é que a loja não fecha ao meio dia e, nos próximos dias deve passar a funcionar em horário especial para o Natal.

Tênis Olympikus feminino e masculino, diversas cores, em quatro parcelas de R$25,00

Tênis Reebok feminino e masculino, diversas cores, em oito parcelas de R$22,00

Tênis Fila feminino e masculino em sete parcelas de R$22,00

Tênis Capricho em cinco parcelas de R$22,00


Camisetas Adidas, diversos modelos, a partir de duas parcelas de R$26,00


Bermuda masculina Speedo a partir de duas parcelas de R$28,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário