Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

CADERNO PAMPA :: 29 de novembro :: Edição 324



Escolher o local onde um filho passará boa parte do seu tempo, construindo os ensinamentos que necessitará para toda a vida, não pode ser uma tarefa fácil. Requer atenção, cuidado, pesquisa e muito bom senso. É na escola que as crianças desenvolvem boa parte do seu caráter, habilidades, criam expectativas, vivem sonhos e, também desilusões. É na escola onde as crianças começam a conhecer um novo mundo, longe da proteção dos braços da família, mas perto da infinidade de oportunidades que o mundo oferece. Nesta época do ano, em meio a vários acontecimentos que marcam o final de um ano, é também a hora de pensar em 2015 e nos rumos escolares dos filhos. Para quem está entrando na vida escolar, é hora de muita expectativa e apreensão, de descoberta de um novo mundo. E, para quem já está no meio da sua caminhada escolar, é hora de pensar nos desafios, dificuldades e pontos positivos do ano que passou para que se possa definir o ano que está por começar. De uma forma ou de outra, o final do ano letivo representa também a renovação das esperanças por um próximo ano positivo e construtivo, por isso a importância de se estar atento à escolha da escola que acompanhará a criança nessa próxima etapa. Pesquisar, perguntar, buscar informação, conhecer, nunca é demais e pode fazer toda a diferença. Neste clima de final de ano, apresentamos hoje no Caderno Pampa algumas dicas e considerações que toda família deve ponderar na hora de escolher o colégio dos filhos. Esperamos poder ajudar nesta tarefa tão difícil.

PRÓXIMO PAMPA: 06 de dezembro

Natal Luzes do Pampa com atividades culturais
O Natal Luzes do Pampa acontece de 30 de novembro a 30 de dezembro em Bagé
Dezembro está chegando e, com ele, o natal. Em Bagé o evento Natal Luzes do Pampa movimenta a cidade não somente com atrações natalinas e decorações e, neste ano, pelo menos três noites de atrações culturais estão sendo preparadas pela Prefeitura de Bagé e Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). Com isso, no dia 05 de dezembro está prevista a realização de um Festival de Bandas, com participação da Banda do Imba, Banda da Escola Waldemar Amorety Machado, Banda do Ciep e Banda do Colégio Carlos Kluwe, no dia 17 de dezembro serão apresentados os “Destaques da Dança”, mostrando os principais trabalhos de 2014, desenvolvidos por vários grupos, entre eles academia Viva Vida, Imba, The Manifest, academia Biocenter, Personal academia, Chams Moi e Rodarte. E, no dia 20 de dezembro, acontecem as apresentações da Orquestra de Acordeon do IMBA, do projeto Fábrica de Gaiteiros e também do projeto Culturarte – Ponto de Cultura, com as oficinas de teatro e dança.

XV Convenção de Contabilidade acontece em Bagé
No início do mês de novembro o Museu Dom Diogo De Souza foi o palco para a XV Convenção de Contabilidade. O Seminário de Assuntos contábeis foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Bagé e teve como objetivo reunir profissionais de contabilidade e estudantes da área contábil , além de auxiliares de escritório para discutir e ampliar o conhecimento, esclarecer dúvidas e orientar os profissionais e estudantes da contabilidade, principalmente no que diz respeito a contabilidade aplicadas às pequenas e médias empresas e assuntos que fazem parte do dia a dia

Para um Natal e Réveillon mais saboroso com os Combos Festas 2014 no Da Maya Porão
Porções servem até quatro pessoas e serão entregues até o dia 31 de dezembro
As noites de Natal e Réveillon pedem ceias especiais, repletas de sabor, sofisticação e, melhor ainda, quando elas podem ser sinônimos de qualidade e praticidade. O Da Maya Porão repete neste ano o sucesso dos Combos Festas, quando oferece um cardápio especial de encomendas de pratos típicos das festas de final de ano. Os pedidos já podem ser realizados e, cada porção, serve até quatro pessoas. Entre as opções estão saladas, pratos principais, que incluem sugestões de peru, pernil, chester e outros, acompanhamentos e sobremesas, todos preparados com o cuidado, dedicação e sabores típicos do Da Maya Porão. As encomendas serão entregues até o dia 31 de dezembro e devem ser realizadas através dos telefones (53) 3312-1203 ou (53) 3312-1204. O cardápio está disponível no site www.damayapousadas.com.br/porao.

Biblioteca Pública Municipal de Bagé Dr. Otávio Santos comemora 81 anos
Associação dos Amigos da Biblioteca está preparando para o dia 2 de dezembro uma festa que marcará os 81 anos da Biblioteca Pública Municipal de Bagé Dr. Otávio Santos. A festa acontece às 20h, na Biblioteca, no Centro Cultural Tarcísio Taborda.
Na oportunidade, serão homenageados os leitores mais assíduos, empresas que apoiam, além de um momento musical coordenado pelo Prof. Marcelo Barbosa, do IMBA, além das sessões de autógrafos de Sarita Barros, que vai autografar seu novo livro de poesias: "Raízes ao Vento”, e Mário Lopes, que autografará "Personalidades de um século em Bagé- Vol. II". Atualmente a diretora da Biblioteca é a Sra. Cleuza Silveira e a Associação dos Amigos da Biblioteca por Maria José Álvares Collares.

Cross Up!
Um Up! com acabamentos off road


Depois do lançamento do Up!, o carro mundial da Volkswagen desenhado por um brasileiro e fabricado no país, chega a versão Cross do hatch urbano. Com acabamentos off-road o Cross Up! roda bem na cidade e é capaz de encarar as estradas de terra batida. Mas essas não são características priorizadas apenas por quem anda no campo. Muitos consumidores curtem o visual dos off-road.

O novo lançamento da Volks conserva o que o Up! já conquistou até agora. O carro foi eleito o melhor hatch compacto e o melhor motor de 2014 até 2.0, além de ter a melhor avaliação em custo de reparo e nota A de consumo de energia pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

O Cross Up! continua econômico, seguro, está  mais alto do chão e mantém a beleza dos acabamentos internos. Com um visual aventureiro, ele vem com volante, manopla e freio de mão em cor. A ambientação do carro acompanha a cor externa, ou seja, painel em cores como prata egito, prata lunar, vermelho e branco cristal. A versão off-road está disponível na concessionária Tterrasul, em Bagé.

Supermercados Nicolini comemoram 35 anos de existência
O mês de novembro é especial para a rede de supermercados Nicolini já que, fundada em 1979, completou 35 anos de história, comemorando números expressivos como ser uma das 15 maiores do segmento no Rio Grande do Sul e estar entre as 150 maiores do Brasil, comercializando mais de 10 mil itens, empregando quase 800 funcionários em nove lojas, um centro de distribuição e uma propriedade de produção de hortifrutigranjeiros.

Tudo começou com a chegada de Osmar Nicolini, a esposa e os filhos, em Bagé e  o inicio das vendas de frangos e vinhos e sob o nome fantasia de Frangos e Vinhos Nicolini. A história da empresa ganha novos rumos quando Ivo Manfroi, genro de Osmar, funda outra empresa do mesmo ramo e a família passa a trabalhar junta e fazer a distribuição dos produtos em Bagé e região. Com o passar dos anos, aos poucos, outros produtos começaram a ser agregados e outras quatro lojas foram abertas. Em 2008, uma reestruturação na gestão, alicerçada na equipe, no relacionamento com fornecedores e no atendimento ao cliente, com uma visão muito clara do “nosso negócio” permitiu acelerar seu crescimento com abertura inclusive de mais uma filial em Bagé, em 2010, e filiais também nas cidades de Dom Pedrito, em 2011, e Pelotas em 2012.

Desde então, baseados na missão de crescer, buscando o aperfeiçoamento profissional, comercializando os melhores produtos e serviços e mantendo a personalidade do nosso atendimento, os Supermercados Nicolini tem crescido e se desenvolvido, investindo em atividades e ações comerciais como promoções e ofertas "Gostosonas", uma das principais característica da rede e que ajudaram a marcar as comemorações do aniversário. Hoje, ainda, acontece o ápice das comemorações a partir das 17h na frente da filial Tupy Silveira com a "Rústica Solidária Nicolini", um evento em benefício de entidades assistenciais da comunidade. A inscrição é 1kg de alimento não perecível e a premiação será em cestas básicas, as quais serão destinadas para as entidades que os vencedores indicarão.

Hora dos reparos na casa da praia
Comece agora e deixe tudo pronto para quando as férias começarem

Quem tem casa na praia pode começar a colocar tudo em ordem, limpar e deixar tudo pronto para o grande dia de início das férias. E se na casa da cidade o problema é a umidade, na praia o que incomoda é a maresia – uma mistura de umidade com gordura. Por isso é importante, além de organizar e deixar a casa bonita, cuidar da limpeza.

A dica para isso é usar sabão em pó diluído em água – incluindo os ambientes e os móveis. Também é interessante ligar uma estufa de vento quente com as portas dos armários abertas, para secar a umidade que sempre existe. Essa pequena atitude remove completamente o cheiro de casa fechada.
E mais uma dica. Você se atrapalha com o leva e traz de roupas? Providencie cestos, que podem ficar prontos dentro do armário para a ida e para a volta.

Vai passar Natal na praia?
Para não deixar tudo para a última hora é bom pensar algumas coisas antecipadamente. Afinal, serão confraternizações, amigos-secretos, ceia, roupas, presentes, casa na cidade e na praia e muito mais para organizar. Para não comprometer o orçamento e o tempo, dá para começar uma lista de pessoas que devem ganhar presentes e providenciar, com calma, todas as compras. Adquira itens curingas, como livros e CDs, para emergências. Esse planejamento é importante e evita o esquecimento de pessoas queridas e o gasto por impulso.
Lembre-se, ainda, que é super elegante e chique recordar de pessoas que estavam do seu lado durante o ano, como porteiros, funcionários, colegas que ajudaram, entre outros. Vale presenteá-los com uma caixa de bombom ou um vinho, por exemplo. Só não deixe de ser generoso e agradecido. Além de ser um gesto de carinho, isso também é organização.

Dicas para aproveitar a temporada
Assim que chegar
- Coloque a casa para ventilar! Abra as portas e janelas e deixe o vento correr pelos cômodos.
- Estenda colchões, travesseiros, toalhas e roupas de cama embaixo do sol para eliminar ácaros e mofo.
- Verifique a situação da parte elétrica da casa: troque lâmpadas queimadas e chame um eletricista para resolver problemas de mau contato.
- Faça uma limpeza na caixa d’água para eliminar impurezas.
- Lave bem os pratos, copos e talheres antes de utilizá-los pela primeira vez na temporada.
- Faça uma averiguação para encontrar bolores na parede e mofo nos armários.

Quando for embora
- Desligue o disjuntor.
- Descongele a geladeira, seque com panos limpos e deixe a porta aberta.
- Feche janelas e portas dos armários.
- Guarde cobertores, roupas de cama, toalhas e travesseiros em embalagens a vácuo.
- Tampe os ralos.
- Não deixe lençóis na cama, louça suja na pia e roupas no varal.
- Lave cadeiras, guarda-sol, brinquedos e pranchas, deixar secar e guardar.
- Sempre que possível, separe um tempo para fazer uma limpeza geral na casa. Aproveite para deixá-la ventilar.

Como escolher o melhor colégio?
Momento da decisão envolve muitas dúvidas e requer atenção especial

Matilde e Dilce argumenta pela importância de se conhecer o espaço e as propostas metodológicas da escola a fundo antes de qualquer decisão

O primeiro dia de aula de uma criança, com certeza, é uma recordação guardada por muitas famílias, porém os meses de preparação até a chegada do grande dia podem ter sido de muitas dúvidas, angústias frente à questão: em qual escola matricular meu filho? O problema fica ainda maior quando se chega a constatação de que não há uma resposta definitiva ou eficiente para todos os casos, ou seja, a decisão varia conforme as características e necessidades de cada criança e a família precisa estar atenta a todas estas peculiaridades para tomar a melhor decisão.

Neste momento o primeiro passo é pesquisar, afirma a psicóloga escolar Dilce Helena dos Santos. Segundo ela, as famílias precisam, primeiramente, definir o que buscam e desejam para os seus filhos e, a partir dessa definição, buscar uma escola que melhor se enquadre no perfil familiar e que poderá corresponder as expectativas e necessidades da família e, principalmente, da criança.
“Não existem tantos tipos de escolas quanto os tipos de famílias que temos, mas é sempre importante que a família busque uma escola que se aproxime da sua cultura, ideologia, filosofia e de questões que são defendidas e importantes no contexto familiar. Antes de buscar uma escola, os pais precisam perguntar-se sobre questões importantes como, por exemplo: O que eles buscam para os filhos? Que tipo de educação desejam que eles tenham? Para, definidas as suas prioridades, conhecer a proposta da escola e, assim, buscar o espaço que mais se enquadre ao que se busca”, argumenta Dilce.

Definida as prioridades, o segundo passo é conhecer as possibilidades. Dilce recomenda que a família agenda visitas, conheça o espaço físico, a equipe pedagógica, questione sobre a metodologia utilizada, sobre a disciplina, sobre a aquisição do saber e busque compreender como a escola funciona e quais reflexos esse funcionamento trarão para a vida da criança.
“A criança precisa ser feliz na escola. E, embora a empatia da criança com a escola seja fundamental, a decisão precisa ser dos pais e deve ir além da melhor estrutura física que, embora seja bastante importante, não pode superar questões metodológicas e de acolhimento da criança”.

É neste ponto que entra o trabalho realizado pela escola. A coordenadora pedagógica do turno da tarde do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé, Matilde Cubo Ferreira, lembra que a escola precisa ser sempre um espaço de encantamento e de descobertas. Um local onde a criança sinta-se acolhida e amada para que tenha liberdade para crescer e se desenvolver.
“No Colégio Auxiliadora e através do sistema de aprendizagem salesiano temos o lema de que os nossos alunos precisam ter alegria em aprender e, para isso, oferecemos uma acolhida especial e mantemos o desafio aos nossos professores de que ofereçam sempre aulas atrativas, interessantes, onde o desejo pela pesquisa e descoberta possa ser despertado desde cedo e auxilie na formação de pessoas mais criticas e prontas para enfrentar os desafios do mundo moderno”, destaca Matilde.

Outro aspecto muito importante na escolha de uma escola é que apenas a indicação de um amigo ou conhecido sobre uma instituição não é o suficiente para a definição, já que trata-se de crianças diferentes, com necessidades e desejos distintos.
“É muito comum se buscar uma indicação e, ela pode ser válida, mas apenas como uma indicação. É extremamente importante que as famílias conheçam a fundo a escola que estão matriculando os seus filhos e estejam atendas as necessidades dele”, argumenta Dilce.


Super bacana a ideia do Da Maya Porão para os almoços de domingo, dia em que, geralmente, acordamos mais tarde. E foi pensando nisso que o restaurante criou o brunch de domingo, servindo deliciosos banquetes das 12h até às 15h. Isso mesmo! Até às três da tarde! Agora você pode descansar tranquilamente, sem se preocupar com o almoço. É só ir ao Da Maya Porão!

Por falar em Da Maya, quem visitar a exposição “Um pomar tecido a mão”, no Da Maya Espaço Cultural, poderá desfrutar das delícias do Da Maya Café, que retomou suas atividades no último dia 19. Para quem não sabe, o local fica anexo ao Espaço Cultural, onde os visitantes podem aliar arte e cultura a um cardápio leve, contudo, variado. Vale a pena conferir!

Para comemorar os 20 anos da Descida do Camaquã, os organizadores investiram numa revista muito bacana, que está sendo distribuída entre os remadores e entidades parceiras. O lançamento aconteceu no dia 16, no CTG 93. Junto da apresentação do material, foram abertas as inscrições para a descida que vai comemorar esses 20 anos de atividades. A 20ª Descida do Camaquã acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro. Parabéns aos senhores Diogo Duarte, João Dóglia, e ao saudoso Nicanor Azambuja, o tio Nica, que idealizaram essa aventura de turismo e preservação pelo nosso Rio Camaquã.

Dia 14 de dezembro, as queridas Anacarla Flores e Silvinha Ruchiga, encerram as atividades do ano da Bio Center com um super espetáculo, cujo tema deste ano é a oficina de brinquedos de Natal. O show acontece no Complexo Cultural e Artístico do Museu Dom Diogo de Souza, às 19h. Prestigie!

Hoje é o último dia do VI Festival Internacional de Cinema da Fronteira. As atividades acontecem no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, a partir das 15h, e à noite, às 20h, no Complexo do Museu Dom Diogo de Souza. Quem perdeu a programação durante a semana, ainda dá tempo de conferir as últimas exibições e homenagens.

Atenção sócios da Associação de Jovens Empreendedores de Bagé – AJE: no próximo dia 1º, segunda-feira, tem eleição para a escolha da nova diretoria da entidade. Podem participar todos os sócios em dia. O pleito ocorre na sede da Franco In Company, na rua 20 de Setembro, ao lado da Secretária Municipal de Saúde, das 19h às 21h.

E para encerrar as curtas desta edição com chave de ouro (literalmente), informo que o espumante Guatambu Brut Rosé 2013 e o vinho Rastros do Pampa Merlot 2012 foram premiados na 18ª edição do Concurso Internacional de Vinhos e Licores La Mujer Elige, em Mendoza, na Argentina. O evento, que tem no júri apenas mulheres, avaliou 505 amostras, premiando rótulos de 18 países. O espumante recebeu medalha de Ouro Duplo e o tinto, medalha de Ouro. Parabéns a família Hermann Pötter por mais essa conquista!

Na Casa de Cultura Pedro Wayne, no último dia 14, o fotógrafo Mickael Freitas apresentou um pouco de seu trabalho na exposição “Retratadas”. Na ocasião, estiveram prestigiando o evento Márcia Duro Mello e Anacarla Flores...

Vone Garcia, Márcia, e uma das “Retradas” de Mickael, Gabriela Roque

 Em Porto Alegre, Fernanda Azambuja participou da solenidade que a intitulou, oficialmente, advogada. Na foto, ela com os pais Júlio César Azambuja e Claudia

Equipe da RBS TV Bagé e Casa ZH Bagé festejando antecipadamente o Natal

Cecília, Marco Antônio e Eduardo Rota, Josiane Borges e a pequena Ana Júlia apreciando as delícias do Da Maya Porão

As equipes das lojas Óptica Bagé, de Bagé e Dom Pedrito, estiveram, nos dias 15 e 16 deste mês, em Gramado, prestigiando o Natal Luz, bem como confraternizando o trabalho de todo um ano de muito sucesso


Saladas
O calorzinho está chegando. Na mesa não pode faltar uma boa salada, que além de complementar a refeição com aquele toque refrescante, é altamente nutritiva. É verdade que nem todo mundo gosta de comer saladas, por isso a dica é fazer preparações bonitas. Ninguém resiste a um prato bem colorido e arrumado. Confira algumas dicas!

Nas próximas duas edições do Caderno Pampa vamos apresentar receitas para o Natal e o Ano Novo. Se você tem uma receita de família, mande um e-mail para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com com uma foto, os ingredientes e o modo de preparar que publicamos aqui!

Salada light de trigo com maçã e alho

Ingredientes
1 xícara (chá) de trigo integral em grãos
2 folhas de louro
2 maçãs verdes descascadas e picadas
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 dentes de alho descascados e em lâminas finas
6 colheres (sopa) de suco de maçã (sem açúcar)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
Para acompanhar: mini agrião

Modo de fazer
Lave o trigo, coloque em uma panela de pressão com 3 xícaras (chá) de água e o louro. Tampe e cozinhe por 20 minutos ou até o trigo ficar macio. Retire do fogo. Tire a pressão da panela e abra. Despeje sobre uma peneira e deixe escorrer.
Em uma tigela com ½ litro de água, coloque os pedaços de maçã e o suco de limão. Reserve.
Disponha em uma frigideira o alho e o suco de maçã. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Retire do fogo. Junte o azeite de oliva e o sal.
Arrume em uma saladeira o trigo, a maçã (já escorrida) e regue com o molho. Sirva com mini agrião.

Salada Waldorf

Ingredientes
10 nozes médias
3 talos de salsão picados
2 colheres (chá) de sal
1 maçã verde
1 colher (sopa) de suco de limão
1/2 xícara (chá) de maionese tradicional
1 pitada de pimenta-do-reino branca moída
Para decorar: salsinha crespa

Modo de fazer
Disponha as nozes em uma frigideira e leve ao fogo, sem parar de mexer, por 5 minutos ou até ficarem crocantes. Retire do fogo e reserve.
Arrume os talos de salsão em uma panela com 1/2 litro de água fervente e 1 colher (chá) de sal. Cozinhe por 30 segundos e retire do fogo. Escorra a água, passe o salsão por água fria e reserve.
Pique a maçã em cubos pequenos (descarte o miolo e as sementes), coloque em uma tigela com água e junte o suco de limão. Reserve.
Junte o salsão, o sal restante, a maionese e a pimenta-do-reino. Misture. Incorpore as nozes e a maçã só no momento de servir. Decore com salsinha crespa.

Salada de figo e peras com rúcula e molho de queijo

Ingredientes molho de queijo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de queijo prato ralado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Ingredientes salada
4 figos maduros, lavados com casca e cortados em 4 gomos
2 peras maduras, cortadas em gomos, com casca e banhadas no suco de limão
Folhas de endívia e mini agrião (ou outras folhas de sua preferência)

Modo de fazer
Para o molho: em uma panela pequena, derreta a manteiga com a farinha e leve ao fogo até começar a dourar. Junte o leite, sem parar de mexer e acrescente o queijo. Cozinhe em fogo baixo, até que o queijo derreta. Tempere com sal e pimenta, retire do fogo e deixe amornar.
Para a salada: em uma saladeira ou pratos individuais, arrume as folhas e distribua as frutas. Sirva com colheradas do molho.


Solares da Óptica Bagé
Óptica já recebeu a nova coleção e, todos os dias, chegam mais novidade
As coleções primavera/verão 2014-2015 das principais marcas, Prada, Givenchy, Empório Armani, Vogue, Ray Ban, Via Lorran, Dolce e Gabana, Coca-Cola e muitas outras, já chegaram na Óptica Bagé, desfilando muito charme, elegância e sofisticação. Para a estação as tendências apontam para óculos grandes, redondos e com armações em acetato. Os solares são, além de essenciais para a saúde dos olhos, peças chaves para compor o visual. A Óptica Bagé trabalha com parcelamento em até 8vezes em todos os cartões de crédito e, em comemoração aos 58 anos da óptica, está repleta de promoções em solares, brincos, alianças e relógios.


Solares Givenchy

Solar Prada

Completa linha Ray Ban

Solar Via Lorran

Solar Vogue

A Óptica Bagé comemora 58 anos e está repleta de promoções e grande variedade em óculos solar e de grau, joias e relógios


Combater a celulite inclui uma lista de opções
Está chegando o verão e todo mundo quer o corpo em dia para os dias de sol
Nem as modelos de corpo mais sequinho conseguem escapar dela, a celulite. Horas sentadas, escorregões na dieta e alguma influência genética fazem deste o problema de beleza mais temido das mulheres. Estatísticas mostram que cerca de 85% das mulheres com mais de 35 anos convivem com a celulite.
Esse tipo de inflamação está dividida em três graus, dependendo da profundidade dos buraquinhos e até da consistência da pele (mais firme ou mais flácida). No nível 1, a celulite aparece quando a pele é pressionada, enquanto no 2 nenhum estímulo é necessário para notar o problema. Já o grau 3, além de apresentar furinhos profundos, largos e em grande quantidade, pode provocar sensação de dor.
Se você está disposto a encarar um pacote completo de combate ao problema, veja as dicas da equipe da Clínica Previtali e escolha a melhor solução para você.

Drenagem linfática
Indicada para todos os graus de celulite, a drenagem linfática é uma massagem voltada à eliminação de líquidos acumulados nos tecidos. A partir desses movimentos, toxinas e outros resíduos metabólicos também são expelidos, o que estimula a circulação sanguínea e, consequentemente, melhora o aspecto da pele como um todo.

Creme anticelulite
Ainda não há uma solução definitiva contra a celulite. Os tratamentos também dependem de uma alimentação equilibrada, da prática regular de exercícios, da predisposição genética, entre outros fatores. O uso de cremes anticelulite deve estar associado a outros tratamentos e hábitos saudáveis para surtir efeito. O mercado oferece opções com retinoides, castanha da Índia, extrato de chá verde e diversas outras composições. Em geral, eles promovem a quebra da gordura local, a melhora da microcirculação e o estímulo à produção de colágeno, o que melhora a celulite.

Manthus
A endermologia é um tratamento não invasivo que usa um aparelho motorizado composto por um sistema de sucção e dois rolos. Os movimentos do aparelho estimulam a circulação e promovem a drenagem linfática, o que diminui a celulite. Recomendado nos graus moderados e graves, o método ainda realiza uma leve esfoliação que elimina as células mortas no local em que é aplicado. Visualmente, a pele fica com menos irregularidades e com aparência renovada.

Radiofrequência
De acordo com a fisioterapeuta Eveline Previtali, este é um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite. Ele estimula a produção de colágeno, o que diminui as traves fibrosas que retraem o tecido e deixam a pele cheia de furinhos. O aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. O procedimento não é invasivo e não traz qualquer prejuízo à pele. Além disso, é um dos mais duradouros, por reestruturar o tecido de maneira mais intensa. É indicado para todos os graus de celulite, principalmente nos casos em que há flacidez associada.

Kids e Teens

O bebê Bernardo. Filho de Camila Gomes e Giliardi Hahn

Isabella Martin Ribeiro. Filha de Franciele e Leonardo

Atividade
Depois de muito estudo e esforço, as merecidas férias estão começando. Então, que tal pintar esse desenho para já entrar no clima do descanso e do verão?

Habilidades emocionais para uma criança desenvolver
Autoconfiança
Ressaltar as qualidades de um filho e mostrar que acredita na capacidade dele é a chave para que ele faça o mesmo. Na hora de repreendê-lo, por exemplo, foque no comportamento ruim em vez de rotulá-lo. É preciso censurar o fato e não quem o praticou. Quando se diz a uma criança que ela é teimosa, ela vai acreditar nisso e se tornar mais teimosa. Reforce o que for positivo, mas não elogie sempre, só por elogiar, para não criar uma postura arrogante nem uma pessoa que não saberá lidar com críticas.

Coragem
Ter medo de algo que não conhecemos ou não conseguimos entender é natural, e até esperado. Toda criança já teve medo do escuro ou do bicho papão. Para ajudar um filho a encarar esses e muitos outros receios que vão surgir, dê espaço para que ele expresse e entenda o que está sentindo. Uma boa dica é usar livros e filmes que falem sobre esses medos. O primeiro dia na escola pode parecer assustador, mas depois que ele enfrentar as primeiras horas e se acostumar com a classe vai perceber que está tudo bem, e que ele nem precisava ter ficado com tanto medo.

Paciência
“Tá chegando?” Quantas vezes você já ouviu isso durante uma viagem longa? Aprender que não podemos controlar tudo e que é preciso saber esperar não é fácil nem para os adultos, imagine então para uma criança que está ansiosa, entediada ou ainda não entende totalmente a passagem do tempo. Mostre para ele que cada coisa tem o seu tempo.

Persistência
Quando estiver aprendendo a andar, a criança vai se desequilibrar e cair, e por isso mesmo precisa do apoio e incentivo dos pais para perceber que um pouco de treino e muita persistência vão garantir seus primeiros passos. E esse é apenas um dos muitos desafios que ele vai enfrentar, então não caia na tentação de fazer tudo por ele.

Tolerância
Quando vai para a escola, a criança entra em contato com dezenas de outras crianças com realidades e comportamentos diversos e muitas vezes totalmente diferentes de tudo que ele conhece. Aprender a aceitar essas diferenças é o começo do caminho para uma convivência tranquila e harmoniosa com o outro.

Autoconhecimento
Quem sou eu? Eu gosto disso ou prefiro aquilo? Essas indagações só vão passar pela cabeça de uma criança por volta dos 3 anos. É quando ele vai começar a se questionar, a se perceber e, claro, a expressar suas vontades, agora com motivos e razões mais consistentes. Aos poucos, ele vai se conhecer melhor e isso será fundamental para que ele pense e aja com mais segurança, respeitando o que sente. Também é o primeiro passo para se relacionar com as pessoas à sua volta.

Controle dos impulsos
Uma sala vazia, uma criança de quatro anos e um marshmallow. A proposta é simples: ela pode comer o doce ou esperar e ganhar mais um, ficando com dois. Esse teste foi criado por um pesquisador da Universidade de Stanford (EUA) há mais de 50 anos para analisar quais crianças eram capazes de controlar suas emoções para conseguir conter seus impulsos.
O estudo voltou a analisar as mesmas crianças anos depois, no ensino médio, e aquelas que resistiram à tentação de comer o primeiro marshmallow por cerca de 20 minutos tinham um desempenho escolar maior do que as que comeram. Isso porque elas sabiam adiar a satisfação para ter uma recompensa. Em casa, terá dias que a criança vai querer comer correndo para ganhar logo a sobremesa. Mas ensine que ele deve, primeiro, esperar todos acabarem o jantar.

Resistência às frustrações
Dizer não é uma prova de amor, dizem os especialistas. É assim, com pequenas doses de frustração, que os pequenos vão aprender a lidar com as adversidades e a superar os problemas sem se deixar abater. Isso é o que os especialistas chamam de resiliência, ou seja, a capacidade de sobreviver às dificuldades e usá-las como fonte de crescimento e aprendizado. Se ele não souber lidar com pequenos “nãos”, como “aí não pode”, “é hora de ir embora”, “esse brinquedo é caro demais”, terá mais dificuldade de aceitar e superar o não do chefe ou da namorada, por exemplo.

Comunicação
Conversar sobre o que seu filho fez durante o dia é um estímulo para que ele aprenda a organizar as ideias e transformá-las em frases de uma forma que os outros possam compreender. Provavelmente a primeira resposta será “legal”, mas não desista! Fazer outras perguntas ou até falar sobre o seu dia também pode ajudar.

Candiota realiza Canto Moleque da Canção Nativa
Programação acontece em Dario Lassance nos dias 12, 13 e 14 de dezembro

Jovens talentos da música nativista do Rio Grande do Sul tem um encontro marcado no 21º Canto Moleque da Canção Nativa que acontece em Candiota, no bairro Dario Lassance entre os dias 12 e 14 de dezembro. Já tradicional no circuito de festivais nativistas, o Canto Moleque destaca-se pela qualidade das apresentações e pela revelação de novos talentos entre crianças e jovens que sobem em um palco pela primeira vez e dão verdadeiros shows de interpretações. Além disso, o festival conta com espetáculos de grandes nomes da música gaúcha, completando a programação.
O Secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, Gil Deison Pereira, destaca que a expectativa para mais uma edição do festival é bastante positiva tendo em vista o nível de organização, a qualidade de som, luz e palco, os shows de grande popularidade e com grande afinco ao contexto cultural do Canto Moleque, e toda a infraestrutura preparada para atender bem ao publico.

“Além da qualidade das músicas, interpretações e shows, temos o peculiar jeito de bem receber que o povo de Candiota expressa durante os três dias do festival com os visitantes. Com certeza será um belo festival, até porque o Canto Moleque é um festival já consolidado no cenário, estando entre os maiores eventos de música nativista do Estado. Acreditamos que por si só e, por toda sua história e importância sócio cultural, deva atrair um grande público de todo o Estado”, destaca Gil Deison.
Mais informações, inscrições, regulamento e novidades sobre o festival podem ser acompanhadas pelo site www.cantomoleque.com.br. O 21º Canto Moleque da Canção Nativa tem entrada franca e, neste ano, está associado à programação de natal desenvolvida pela prefeitura de Candiota.

Regulamento para inscrições
Poderão participar intérpretes de qualquer parte do Brasil e países do Mercosul, no entanto, é obrigatório que as músicas sejam cantadas em português e da linha campeira e nativista. As categorias e modalidades são: mirim masculino e feminino (até 13 anos), juvenil masculino e feminino (de 14 a 17 anos), especial masculino e feminino de (21 a 24 anos). As inscrições deverão ser efetuadas através do site www.cantomoleque.com.br no período de 20 a 30 de novembro, já a triagem deve acontecer dia 3 de dezembro.

Shows

As três noites do festival também contarão com grandes shows. Na sexta-feira quem anima o evento é o grupo Tchê Guri, no sábado Gaúcho da Fronteira e domingo Família Guedes.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Caderno Pampa :: 08 de novembro :: Edição 323


PRÓXIMO PAMPA: 29 DE NOVEMBRO


Os homens carregam o estigma de não cuidar da sua saúde, realizar exames de rotina ou estar atentos aos sinais do corpo. Consequentemente, adoecem e demoram mais tempo para descobrir a necessidade de tratamento e diminuem as suas chances de cura. Quando o assunto é o câncer, o problema fica ainda mais grave já que o diagnóstico precoce é a chave para tratamentos menos invasivos e maiores chances de cura. Com isso, movimentos como o Novembro Azul (uma alusão ao Outubro Rosa que busca a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino) representam mais uma tentativa de mostrar aos homens a importância deles também estarem atentos aos sinais do seu corpo para, consequentemente, ganhar mais em saúde e qualidade de vida. É importante buscar ainda a desmistificação sobre o exame que detecta o câncer de próstata e compreender que nada pode superar o valor da vida e de estar consciente de que é necessário e, muito importante, frequentar periodicamente o médico a fim de realizar exames de rotina. O Novembro Azul ainda não possui tanta visibilidade quanto o Outubro Rosa, mas a cada nova iniciativa que é realizada, ele ganha mais força e atinge mais homens, levando informação, conscientização e saúde.

Nesta edição continuamos falando também dos remates e feiras agropecuárias que continuam realizando suas programações em toda a região. Outras, no entanto, já encerram suas atividades em 2014 e agora comemoram bons resultados. O importante é compreender a importância do setor para toda a economia do Rio Grande do Sul e, estando atento à programação, poder participar e prestigiar!

Pianistas de Bagé realizam concerto em Canela
Cinco pianos e 10 pianistas tocando simultaneamente formam um espetáculo único no mundo
Um concerto único promete movimentar o Museu da Moda de Canela (MUM) nos dias 13 e 14 de novembro através do grupo Pianistas de Bagé que, criado na segunda metade do século passado no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), reúne 10 pianistas tocando simultaneamente em cinco pianos e promovendo um espetáculo singular. A iniciativa da professora Gelcy Porto Médici esteve adormecida por alguns anos, mas em 2014 retomou suas atividades com o objetivo de divulgar o trabalho que já foi objeto de gravação comemorativa aos 40 anos da TVE no mês de outubro em Bagé.

Para os concertos em Canela, o grupo Pianista de Bagé reunirá pianistas e concertistas, oriundos do IMBA, mas que hoje exercem atividades em diversos Centros de Artes do Brasil, com a apresentação de arranjos especialmente selecionados. A programação acontece às 21h no Museu da Moda de Canela (MUM) na Avenida Ernani Kroeff Fleck,1810.

Mais conforto para os pequenos hóspedes


A Império Animal, em Bagé, concluiu uma reforma em diversos setores da clínica para melhor receber seus clientes. No setor de hospedagem a reforma garante maior conforto aos cães. As baias foram ampliadas e modernizadas para que os cães de pequeno porte fiquem mais livres enquanto passam tempo na clínica. Cada baia tem uma cama e espaço suficiente para que os bichanos se locomovam, com pratinhos de ração e água individuais. Isso evita que eles se estressem. Os cães de grande porte ficam em canis externos, também amplos, sempre pensando no conforto animal.
Quem quiser conhecer as instalações antes de levar seus animais, pode visitar a clínica durante horário comercial.

Banho de tecnologia
No banho e tosa novas instalações e equipamentos contribuem para agilizar o trabalho. A sala é climatizada, oferecendo conforto térmico aos bichanos e à equipe que cuida do embelezamento deles.
A Império Animal abre diariamente das 9h ao meio dia, e das 14h às 18h. Na sexta-feira, dia de maior movimento na clínica, o trabalho começa às 13h30min. No sábado o atendimento é apenas pela manhã. A empresa conta com serviço de tele-busca.

Estância Madraga realiza seu remate anual com oferta genética qualificada
Programação acontece dia 19 de novembro no Centro de Eventos do Sindicato de Livramento

A Estância Madraga realizará o seu remate anual com oferta de 30 touros de 2 e 3 anos, tops de avaliação, e 150 ventres, todos  Polled Hereford rústicos, que se dará no dia 19 de novembro, às 19h no Centro de Eventos do parque do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, onde levará à pista animais avaliados no desmame e aos 18 meses. Integrante da “Conexão Delta G” obteve excelentes resultados na avaliação dos seus touros, dentre os quais alguns candidatos a teste de progênies.

O rebanho Polled Hereford da Estância Madraga é um dos maiores rebanhos do Brasil dentro do programa de avaliação da “Conexão Delta G”, e persegue um rigoroso programa de avaliação genética. A categoria do seu gado em oferta é a principal atração do remate, já que se tratará de animais de alto índice reprodutivo, com precocidade sexual histórica, o que os torna verdadeira raridade no mercado. São animais diferenciados em sua rusticidade, adaptados aos campos nativos, sem perder o melhor padrão racial Polled Hereford. Seus índices de reprodução, por si, demonstram a qualidade dos animais, frutos de um rebanho que exibe taxas superiores a 90% de prenhez na repetição de cria. Além disso, os touros são DECA 1 e possuem CEIP.

O remate anual de produção da Madraga, conta ainda com a chancela da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), e estará a cargo dos escritórios de remates Knoor e Balcão, com condições de pagamento de até 15 parcelas (2+2+11). Os interessados que desejarem conhecer previamente os animais que estarão em pista, poderão agendar uma visita na Estância da Madraga através do telefone (55) 3242-1426.

Farm Show 2014 comemora resultados de comercialização e participação do público
Feira movimentou Dom Pedrito com diversas atrações, além dos concorridos remates
Uma das feiras agropecuárias mais antigas e tradicional do Brasil, a Farm Show de Dom Pedrito realizou este ano sua 81ª edição e, após a programação que contou com concorridos remates, palestras técnicas e atividades culturais e de lazer, comemora os resultados obtidos tanto em comercialização quanto em participação dos produtores e público de toda a região. A Farm Show é uma promoção do Sindicato Rural de Dom Pedrito e aconteceu entre de 23 a 26 de outubro no parque de exposições Juventino Correia de Moura.

De acordo com dados do Sindicato Rural de Dom Pedrito, mais de 20 mil pessoas estiveram na feira que registrou pista limpa na maioria dos remates realizados superando as expectativas em resultados bastante positivos. O presidente do Sindicato, José Roberto Pires Weber destaca também a excelência nos negócios com a feira em andamento, as palestras com números expressivos de participantes, os shows lotados nos dois palcos e os expositores muito organizados, como suportes para o bom desempenho da Feira.

Agora, o Sindicato Rural de Dom Pedrito trabalha para o lançamento do 2º Informativo do Sindicato Rural de Dom Pedrito que acontecerá no dia 24 de novembro com a realização ainda de uma palestra técnica, que ainda está sendo definida. O informativo faz parte de uma política de aperfeiçoamento e modernização do Sindicato que visa aproximar os produtores e incentivar os jovens produtores a fazer parte da entidade, mostrando novidades e informações. Para o informativo, o Sindicato conta com a participação também da Comissão Jovem presidida por Isadora Pötter, da Rede de Vantagens, que é composta por empresas cadastradas pelo sindicato que oferecem valores diferenciados aos associados, do Comitê de Cursos e Aperfeiçoamentos oferecidos aos produtores através de palestras e cursos gratuitos e do Comitê de Profissionais Veterinários, que compõe uma lista de profissionais que se colocam a disposição através de plantões.

Vai pro Enem? Se liga nas dicas
É hoje a primeira prova do Enem 2014. Neste sábado fique atento a tudo que precisa providenciar para não ter surpresas na hora da prova. Quem se inscreveu já deve ter recebido em casa o cartão de confirmação, com o número da inscrição, data, hora e local das provas. Se o cartão não chegou, dá para entrar na página no Inep, informando senha e CPF, e imprimir o cartão.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília).

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Hoje (8) acontecem as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. São 4h30min para resolver as questões.
Amanhã as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. A prova terá duração de 5h30min. A dica é não deixar a redação para o final.

Não esqueça de levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta preta fabricada em material transparente, o cartão de confirmação e alimentos.

O que te elimina da prova:
- Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

- Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

- Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

- Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação.- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de

Salão Científico
Unipampa prepara o VI SIEPE
O VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pampa, SIEPE, acontece no campus de Bagé nos dias 24, 25 e 26 de novembro. As três primeiras edições do evento aconteceram em Uruguaia, e este é o terceiro salão que será realizado em Bagé.

O SIEPE reúne cerca de 2,5 mil acadêmicos, docentes e técnicos para três dias de apresentações de trabalhos, pôsteres, palestras, debates e atividades culturais. O período de submissão de trabalhos abrirá foi encerrado no dia 10 de setembro. Na última semana de outubro a comissão organizadora divulgou a lista dos trabalhos aprovados, que pode ser vista no site da universidade – www.unipampa.edu.br

Os trabalhos serão submetidos na forma de resumo para uma das seguintes categorias: Salão de Ensino, Salão de Pesquisa, Salão de Extensão e Salão de Pós-Graduação.

Atividades paralelas
Durante os três dias do salão científico acontece uma programação paralela. Durante o SIEPE deste ano haverá a participação da Companhia de Teatro Saca-Rolhas, de Santa Maria, fazendo intervenções pontuais e divertidas durante o evento.

- Exposição de Arte Postal: o tema do SIEPE deste ano será interpretado nesta criativa e dinâmica forma de fazer arte: será exposto um painel montado com base em postais encaminhados por diversos artistas de todo o mundo sobre o tema.

- Apresentações Curso de Música: durante o evento, ocorrerão apresentações dos grupos de prática instrumental do Curso de Música da UNIPAMPA;

- Painel Cultura na Unipampa: espaço destinado para o pensar e o fazer da cultura na UNIPAMPA. Integração, conhecimento e reflexão das diversas iniciativas e potencialidades culturais da universidade. Esta mesa está prevista para a manhã do dia 26.

Para quem chega de fora
Os alojamentos são uma opção de hospedagem, para os alunos que chegam de outros municípios. Os espaços serão oferecidos nos quartéis do Exército de Bagé, com divisão das vagas por gênero e por campus. É preciso fazer um cadastro para se candidatar a uma vaga. É importante lembrar que o cadastro não garante a vaga imediatamente. A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada posteriormente, e a prioridade na destinação dos alojamentos é para alunos que apresentem trabalhos. As vagas serão divididas entre feminino e masculino e por campus, de acordo com o número de vagas disponíveis.

É responsabilidade do aluno (a) trazer objetos de higiene pessoal, inclusive, roupas de cama para uso individual. O prazo para realização de cadastro será encerrado em 03 de novembro.
Os participantes do VI SIEPE podem verificar opções mais acessíveis de hospedagem durante os dias do evento. Basta conferir a lista com endereços e tarifário de pousadas e pensões em Bagé. Os dados foram compilados pela Comissão de Alojamento.

Por mais cuidado e atenção contra o câncer de próstata
Movimento do Novembro Azul busca a conscientização sobre a importância da realização de exames de rotina pelos homens

Tão importante quanto falar do Outubro Rosa, quando mulheres em todo o mundo são convidadas a realizar exames preventivos e estar atentas ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, que idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) tem como objetivo desmistificar o câncer de próstata que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país. No entanto, o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença e, muitos, em decorrência do diagnóstico tardio da doença.

Na região, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) conta atualmente com 500 pacientes, sendo que 32% sofrem com o câncer de próstata, ou seja, cerca de 160 homens. Segundo registros do Datasus, em 2012, 16 homens foram a óbito pela doença em Bagé.

Diagnóstico precoce
Vencer o preconceito ainda é o primeiro passo contra o câncer de próstata e, a favor da detecção precoce e cura. Dados do Instituo apontam que mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada e, daí a importância da realização do exame regular através do toque retal e do PSA (realizado através da coleta de sangue).  A recomendação é, então, que a partir dos 50 anos, todo o homem deve realizar o exame periódico. Se houver histórico familiar e se a pessoa for negra ou obesa, a recomendação é procurar um urologista a partir dos 45 anos. O exame de toque e o PSA detectam a maior parte dos tumores em fase inicial, e, nesses casos, as chances de cura são de 90%.

Outro problema é que os homens não costumam ir ao médico e que o câncer de próstata é assintomático em sua fase inicial. Porém, o ideal é que os homens estejam atentos para sintomas como dificuldade para urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina. Em alguns casos, também pode haver dificuldade de evacuação. Caso o homem atente para um destes sintomas, que ocorra de forma frequente, a orientação é que procure um urologista o mais rápido possível.

A campanha Novembro Azul, realizada há cinco anos, já registra bons resultados e, de acordo com a SBU já é possível notar um aumento sensível no número de diagnósticos precoces que, além de aumentar as chances de cura, auxiliam para que o tratamento seja menos invasivo e com menores sequelas para o homem.

Não adianta fugir
- Entre 10% e 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

- São fatores de risco: idade, histórico familiar, raça (maior incidência em negros), alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.

- Não é possível evitar a doença. Mas pode-se diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura chegam a cerca de 90%.


O médico psiquiatra, Ivan Sérgio Rodrigues Bulcão, que lançou seu novo livro “Casos Clínicos: Crianças com Problemas de Aprendizagem e Comportamento” na 16ª Feira do Livro de Bagé e continua divulgando seu trabalho em edições do evento em outras cidades. No próximo dia 11, ele estará em Porto Alegre, e no dia 15, em Pelotas. Horários e locais podem ser conferidos nas programações das respectivas Feiras. Parabéns Ivan pelo belíssimo trabalho!

Inaugurou ontem, no Palacete Pedro Osório, a exposição fotográfica “Fora do Eixo”, de Diogo Ferreira. Vale a pena conferir!

Também ontem, em Bagé, aconteceu a segunda etapa do 8º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP/RS e contou com o show de encerramento de “Os Fagundes”. O evento tem como objetivos promover a integração das comunidades cooperativistas do Estado e os princípios e valores do cooperativismo através da música; proporcionar aos artistas cooperativistas do Rio Grande do Sul uma maior integração e troca de experiências; e, ainda, estimular os associados, empregados de cooperativas e os seus familiares à participação em eventos culturais. Dez canções se classificaram para a etapa de Bagé. A final do Festival acontece no dia 28 de novembro, no Centro Esportivo Municipal Leomar Barea, em Ibiraiaras.

Não vão esquecer: hoje tem a 5ª edição da festa “Tudo outra vez”. É no Circulo Militar, a partir das 23h. Imperdível!

A partir de hoje os sábados no Da Maya Porão estarão ainda mais atrativos com o “Sábados de Verão”. Música ao vivo somada às delícias do novo cardápio devem movimentar o local das 21h às 23h. E para começar, o som hoje é por conta do músico Luciano Pavão. Prestigie!

 O jornalista Mario Lopes autografou seu livro “Personalidades de um século de Bagé” durante a abertura da exposição “Pomar tecido à mão”, no Da Maya Espaço Cultural, dia 24

 
Prestigiando o autor e a vernissage, Maria Luiza Pêgas, Jussara Carpes e Diogo Madruga Duarte

O designer e artesão, Renato Imbroisi, durante entrevista para a jornalista Mariana Godoy, do Programa Rota 20

Kaline e Aline Centena Scholant e Kátia de Moraes

Isadora Hermann Pötter é a primeira presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Dom Pedrito. Lançada no dia 22 de outubro, durante a Farm Show, a Agro Jovem Dom Pedrito conta, também, com Fernanda Gonçalves, vice-presidente, e Bruno Schneider, secretário-geral. Na foto, o grupo está acompanhado do presidente do Sindicato, José Roberto Pires Weber. Clic de Silvia Gonzalez

No Restaurante Cumbuca, em Dom Pedrito, conferindo o  4º Jantar de Harmonização com Vinhos da Região da Campanha, Amélia Leite, Fernanda Dall'asta, Leonardo Leão, Isabel Ferreira e Patrícia Araújo

O Chef do Restaurante Mercado Gourmet, Fred dos Anjos, que recentemente lançou um novo cardápio para as noites no Mercado Café. Clic de Willian Barbosa

Aposte no gengibre como aliado da queima calórica

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações.

Chá de gengibre com limão
Leve ao fogo uma panela com a quantidade de água equivalente a uma caneca de chá. Deixe aquecer até criar pequenas bolhas de ar, antes de levantar fervura. Assim que chegar a esse ponto, adicione uma rodela de gengibre, com largura aproximada de um dedo. Deixe na água quente por cerca de 5 minutos. Coe para tirar a raiz e, em seguida, esprema o suco de um limão na água.

Suco de limão com gengibre
Prepare o suco de limão da maneira tradicional – pode ser como de sua preferência, batendo a fruta no liquidificador ou espremendo direto em um copo d’água. Feito isso, adicione uma porção de gengibre ralado - cerca de 1 colher de café. A dica é adicionar folhas de couve à mistura para potencializar o efeito detox da bebida, basta bater junto com o suco no liquidificador.

Salmão grelhado com gengibre

Ingredientes:
2 lombos ou postas de salmão
Sumo de 1 laranja
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
3 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mel

Modo de fazer:
Num recipiente que possa ser fechado coloque o salmão e junte o sumo de laranja, o alho em pó, o gengibre, o molho de soja e o mel. Se utilizar um refratário, envolva bem e depois cubra com filme aderente.
Deixe marinar na geladeira durante pelo menos 30 minutos.
Aqueça uma frigideira tipo grelha e coloque um pouco de azeite.
Coloque o salmão na frigideira e deixe grelhar de ambos os lados.

Sopa de cenoura com gengibre

Ingredientes:
3 cenouras grandes
2 cebolas
1 batata média
1 pedaço de gengibre fresco com 2 cm
1colher de sobremesa de azeite
Caldo de legumes (opcional)
Coentros frescos picados (opcional)

Modo de fazer:
Lavar e cortar os legumes. Colocá-los numa panela e cobrir com água. Deixar ferver e reduzir o fogo até estar tudo cozidinho.
Quem quiser pode acrescentar um cubinho de caldo de legumes. Triturar tudo muito bem e acrescentar o azeite.
Servir com coentros frescos!

Folhados de maça, canela e gengibre

Ingredientes:
4 maçãs médias
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de gengibre em pó
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa de canela em pó
Massa folhada fresca em rolo
1 ovo batido

Modo de fazer:
Descascar e cortar as maçãs em cubos. Colocar numa frigideira com a manteiga, já derretida, e juntar o açúcar. Adicionar a canela e o gengibre e envolver, em fogo brando, até se formar uma mistura pegajosa e a maçã ficar macia.
Desligar o fogo, adicionar a raspa de limão e deixar esfriar. Cortar a massa folhada em 8 retângulos e pincelar as bordas com o ovo batido. Colocar no centro de cada retângulo o doce de maçã já frio e fechar os retângulos.
Levar à geladeira durante 20 minutos. Pincelar os folhados com ovo batido e levar ao forno a 200º, durante 25 minutos.
Servir simples ou polvilhado com açúcar.

Ótimos preços para o seu esporte favorito
Praticar uma atividade física é sempre um bom hábito, melhor ainda quando se pode aliar o esporte preferido a roupas, tênis e acessórios que auxiliam na melhora do seu desempenho e, ainda, são confortáveis, de alta qualidade, seguindo as mais novas tendências de moda e, com ótimos preços e condições de pagamento diferenciadas como na loja Madalena Sports de Bagé. Além da diversidade de marcas e modelos disponíveis em tênis, roupas e acessórios para todos os esportes, a loja trabalha com crediário próprio e não fecha ao meio dia.

Corsários Viva Vida em várias cores em duas vezes de R$21,00.


Mochilas masculinas e femininas, vários modelos a parir de duas vezes de R$25,00

 
 
Shorts femininos, várias marcas e cores, em três vezes de R$23,00


 
Camisetas e regatas masculinas Adidas a partir de R$34,00

Tênis Mizuno várias cores em até nove vezes de R$22,00 no crediário da loja

Tênis de futsal Adidas a partir de cinco vezes de R$22,00

Exposição traz uma nova visão de arte para Bagé
Com um pomar feito de lãs e fibras vegetais, artistas desafiam a comunidade a continuar montando a mostra

Fotos: Nilton Santolin/Especial

Entre o Pavilhão e o Cubo há um mundo para ser descoberto no Da Maya Espaço Cultural. As exposições que chegam no espaço sempre possuem objetivos provocativos – instigam à reflexão, o novo olhar e a construção. Desta vez, não é diferente, mas a grande novidade é que quem quiser pode ajudar a dar continuidade e vida à exposição “Pomar tecido à mão”, que fica no Da Maya Espaço Cultural até fevereiro de 2015.

Esta mostra é composta de árvores feitas a mão por artesãs vindas de Minas Gerais e outros estados brasileiros, que guiadas pelo designer, artesão e curador da exposição, Renato Imbroisi teceram tapetes usando fibras vegetais, palhas e gravetos para fazer crescer cada árvore. Em Bagé, multiplicaram conhecimentos e com artesãs locais continuaram a construção, desta vez com a pura lã de ovelha – matéria prima típica da região.

Assim a vernissage não foi apenas a abertura da exposição. Ao longo das semanas acontecem oficinas de crochê onde estão sendo confeccionadas flores e frutos. Essas peças vão dar vida e colorido à mostra a partir de dezembro. E, é neste ponto que entra a participação efetiva de qualquer pessoa que esteja disposta a fazer uma oficina, aprender ou aperfeiçoar o ofício de trabalhar a lã manualmente, e deixar a sua marca na exposição de arte.

Artesanal e artístico
Foto: Lucas Moura/Especial

A artesã Mônica Ferreira passou alguns dias em Bagé ministrando oficinas de crochê no Da Maya Espaço Cultural. Alegre, a paulista que mora há 12 anos em Paraty, conta que começou a crochetar quando criança, sem nenhuma influência da mãe. Sozinha, procurou cursos onde as senhoras eram a maioria. Mais tarde aprendeu a fazer crochê tunisiano, depois o peruano, e há dois anos conheceu o curador da exposição de Bagé através da organização não governamental onde dá aulas. Desenvolvendo projetos com Imbroisi viu se confirmar o valor artístico do trabalho artesanal. “A relação com a arte muda o olhar sobre o artesanato”, diz Mônica.

Outra artesã, Eva Eli Kuffner, de São Borja, também ajudou a confeccionar a exposição com teares de pregos. Ela compôs peças que formam um grande painel de árvores e flores. Formou multiplicadoras e, agora, as crianças podem ajudar tecendo mais peças e ampliando o painel. Eva também viu o olhar simples ganhar formas mais nobres ao mirar os trabalhos artesanais.

A exposição “Pomar tecido à mão” está aberta para a visitação do público e grupos e escolas podem agendar as suas visitas e participar das Ações Educativas que são a promoção da educação através da arte e compõem o principal objetivo do Da Maya Arte, Cultura e Turismo. Os agendamentos podem ser realizados através dos telefones (53)3311.1874 e (53)3311.1471, em horário comercial, ou pelo e-mail contato@damayaespacocultural.art.br. As visitações acontecem sempre de terça à sexta-feira das 14h às 19h e nos finais de semana das 15h às 19h.

As visitas à exposição são gratuitas e mediadoras estão à disposição no espaço para acompanhar os visitantes e auxiliar no processo de compreensão sobre a exposição. Quem for lá ainda poderá conhecer um tear que veio de Minas Gerais e tem mais de um século de história, além de trabalhar no tear de pregos e contribuir para a construção da exposição.

Kids e Teens

Tainá Pinto Domingues de 7 anos

Cauélen, filha de Franciele Goulart e Nilton Fernandes

Atividade
Dia 15 de novembro é feriado em todo o Brasil em comemoração à Proclamação da República, uma das datas mais importantes do calendário cívico do nosso país. Então, que tal, preparar uma bandeira do Brasil bem bonita para marcar a data? Basta você pintar e deixar o seu trabalho bem bonito.

Prepare-se para viajar em segurança com o seu filho

 As bolsas térmicas estão disponíveis em kits ou como peças unitárias

O assento completo é um pouco mais caro que os outros, mas pode ser usado por todos os grupos de crianças. Mudando a inclinação da cadeirinha e retirando os enchimentos do assento ela serve para bebês e para crianças maiores. O custo benefício acaba compensando o investimento

A banheira que dobra está disponível em três cores

A cadeirinha de alimentação é prática e pode ser carregada para todo o lado

Em alguns setores economizar não é a melhor opção. Quando se trata da segurança e do conforto dos bebês e das crianças o ideal é conhecer todas as alternativas e, então, poder optar por aquela em que se pode confiar.

Na Nova Era selecionamos uma série de itens que podem compor uma lista segura de equipamentos e acessórios para garantir momentos de intensa alegria com os pequenos. Itens que antecedem até mesmo a chegada dos bebês na família.

A linha de bolsas térmicas, disponíveis em pelo menos três tamanhos e modelos diferentes, proporciona praticidade para o dia a dia e para as viagens também.

Entre peças práticas e que facilitam a vida das mamães está uma banheira desmontável que pode ser carregada para todos os lados ocupando um espaço mínimo. Além de encolher e ficar pequena para o transporte, é uma peça bonita e oferece um dispositivo que indica qual a temperatura da água do banho.

A cadeira de alimentação chega com a mesma proposta. Ela pode ser dobrada e levada para a praia, o restaurante ou onde quer que a mamãe vá com o seu filho. Anatômica, ela é confortável e a criança pode ser alimentada com segurança em qualquer lugar.

Os carrinhos e berços, graças a tecnologia aplicada a estas peças, desmontam de forma mais prática e fácil atualmente, e ficam em tamanhos confortáveis para o transporte.
Por falar em transporte o que não pode faltar são os assentos elevatórios para as crianças. Divididos em grupos I, II e III, eles pode ser distintos para cada fase, ou ainda pode ser um mesmo assento que vai sendo adaptado em casa mesmo e atende aos três grupos.

Enfim, as novas tecnologias proporcionam aos papais e mamães equipamentos cada vez mais seguros, práticos, fáceis de levar para qualquer lugar e, com isso, facilitando bem viver da família em quaisquer ocasiões.

Gastronomia de qualidade, ambiente agradável e diversificada programação
O Gardel Parryllada y Pasta atende em Rivera de segunda à sábado a partir das 20h e no sábado ao meio dia


Com uma proposta diferenciada de agregar serviços de qualidade em gastronomia, boa música e ambiente especial, o Gardel Parryllada y Pasta é o local onde aromas e sabores encontram-se perfeitamente harmonizados com a típica parrillada uruguaia, uma ilha de massas preparada na hora do pedido do cliente, ampla carta de vinhos, chopp especial e variados petiscos.

Além disso, o Gardel está sempre reformulando suas atrações com eventos diferenciados voltados para música e apresentações de humor. Dentro da programação fixa do restaurante, os clientes podem conferir a “Segunda em dobro” com Chopp Pilsen servido na hora e quando na compra de um, o cliente e ganha outro; a “Terça solidária”, quando 3% do lucro é doado a uma instituição de caridade de Rivera; a “Quarta Brasil”, quando é apresentada muita música brasileira e suas vertentes; a “Quinta Tradicionalista”, que é um dia para ouvir a música da terra, num canto brasileiro e uruguaio e a “Sexta e Sábado ao vivo” com apresentações de dança de salão com dançarinos locais e muito tango durante toda noite.

Além disso, hóspedes do Grupo Verde Plaza tem 10% de desconto de segunda à quinta-feira (exceto feriados).

Alegre o seu lar!
Os dias mais ensolarados e coloridos da primavera e do verão pedem mudanças na decoração da casa

Com a chegada dos dias mais ensolarados, iluminados e de temperaturas mais amenas e quentes graças à primavera e o verão, é chegada também a hora de repensar na decoração da casa para deixá-la ainda mais agradável. Para tal, usar orquídeas, margaridas, violetas, rosas, gérberas, pode ser uma boa maneira de alegrar qualquer ambiente. Sem contar que não é preciso trocar toda a decoração, com pequenas mudanças é possível dar mais vida aos ambientes e deixá-los mais aconchegantes e coloridos.

Comece trocando os itens pesados do inverno por peças mais leves e floridas. Isso já vai dar um toque mais. A dica vale para todos os cômodos, só tome cuidado para não exagerar nas combinações e sempre dê preferência por tecidos leves, que proporcionem mais ventilação e suavidade para os ambientes.


Sempre que possível, use flores e frutas como inspiração. Elas podem aparecer em tecidos, toalhas, louças ou arranjos tanto para a sala de estar quanto para o lavabo. Na mesa da sala, o ideal é optar por arranjos baixos para não atrapalhar a visão. Mescle os tons das flores, que podem ser naturais ou não, deixando o ambiente equilibrado e harmonioso.