Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Caderno Pampa :: 26 de setembro de 2015 :: Edição 344


PRÓXIMO PAMPA: 10 DE OUTUBRO


A programação rural nos meses de setembro e outubro é bastante intensa através da realização de Expofeiras em toda a região e que são o palco de concorridos remates. Nesta edição do Caderno Pampa, a capa apresenta o remate da Cabanha Capanegra, que integra a programação da 103ª Expofeira de Bagé com uma oferta diversificada e de qualidade genética superior. O sucesso de anos anteriores e o bom momento vivido pela pecuária, prometem mais um ano de pista limpa de bom faturamento tanto para a Cabanha Capanegra, como para as demais que apostam em aprimoramento genético, investimentos e muito trabalho para qualificar os seus planteis e ofertar animais diferenciados em seus eventos. A agenda de remates da região é extensa e movimentada nas próximas semanas, um motivo a mais para prestigiar o trabalho do homem do campo e de um dos setores que melhor movimenta e impulsiona a economia gaúcha.

Também nesta edição do Caderno Pampa lançamos nossos olhares para os automóveis e a importância de valorizarmos modelos que possuam motores capazes de aliar economia de combustível com bom desempenho. Em tempos de crise, com toda a economia de dinheiro é bem vinda, ainda mais quando não é preciso abrir mão da qualidade e performance do carro. Ainda falando em veículos, um alerta: o número de roubos é cada vez maior, o que representa mais um motivo para buscar  um seguro automotivo, que é a garantia de segurança e tranquilidade em uma situação de roubo, furto ou acidente, Vale a pena se informar e estar protegido.

Definida a programação da 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito
Feira acontece entre os dias 5 e 11 de outubro no centro da cidade
Palestras, shows artísticos, apresentação de peças teatrais, lançamentos de livros, além de outras atividades extras que farão parte do cronograma e que junto com as dez livrarias já estão confirmadas no evento, compõem a programação da 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito. A abertura oficial da Feira está programada para ocorrer no dia 5, às 17h, no auditório do evento, que estende-se até o dia 11, na Rua Borges de Medeiros, no centro da cidade.
A proposta da organização é que toda a comunidade seja contemplada com a programação e que todos participem, auxiliando para reafirmar o sucesso da Feira. O patrono da feira deste ano é o tradicionalista Nelso Oliva e o patrocinador oficial Engenho Coradini.

Show “Brasinaria” em Bagé
Sambas e canções das décadas de 40 e 50 embalam os bageenses hoje, dia 26, através da apresentação do show “Brasinaria”. O evento que acontece em parceria entre a prefeitura de Bagé e o projeto da Fundação Ecarta, o Ecarta Musical, faz uma compilação de canções que leva o público a uma visita ao panorama musical do período pelos olhos de grandes músicos. Entre as referências estão nomes como Nelson Cavaquinho, Braguinha, Ataulfo Alves, Assis Valente, Geraldo Pereira, Monsueto, Hervê Cordovil, Jackson do Pandeiro, Dorival Caymmi, Donga e Pixinguinha.
A apresentação acontece a partir das 20h, no Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (Imba). O ingresso é a doação de material escolar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 8169-2974 ou pelo e-mail ecartamusical@gmail.com. O apoio é do Sinpro/RS.

Sindicato Rural de Dom Pedrito lança campanha em busca de novos associados
Objetivo é aproximar o produtor e fortalecer o Sindicato
O Sindicato Rural de Dom Pedrito lançou na semana passada uma campanha inédita que visa conquistar novos associados. Com o selo “Sou Rural – Desenvolvendo o campo e a economia”, a proposta tem como objetivo aproximar os produtores rurais do Sindicato, fortalecendo a categoria e proporcionando um maior número de benefícios para todos. Durante o lançamento, o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, destacou a importância da união do setor e da participação de todos os produtores para a afirmação de um sindicato forte, atuante e com voz firme para lutar pelas reivindicações do setor.

Atualmente o Sindicato Rural de Dom Pedrito conta com cerca de 300 associados. Para conquistar novos sócios, além das vantagens já oferecidas, renovou alguns benefícios como: representatividade da categoria, oferta de informação atualizada através de esclarecimentos e novidades sobre as exigências legais ligadas ao Agronegócio, auxílio na realização anual do Imposto Territorial Rural (ITR) aos associados, serviços de departamento pessoal para Empresa Rural, com disponibilidade de todo processo, desde a admissão e demissão de funcionários, cartão de vantagens com descontos na rede de comércios e serviços locais, participação em eventos e palestras com custo reduzido e os benefícios oferecidos pelo Comitê Agro Jovem.

Os interessados em mais informações podem contatar o Sindicato Rural de Dom Pedrito pelos telefones (53) 3243-1103 ou (53) 3243-3378 e ainda através do site www.sindicatoruraldp.com.br.

Mais economia de combustível e desempenho 
A tecnologia pode ser uma grande aliada das novas gerações de motores que precisam consumir pouco combustível e ainda manter a boa performance


Desfrutar da potência e segurança de um carro, sem precisar gastar uma fortuna com combustível já é uma possibilidade real em modelos que apostam em tecnologias diferenciadas em seus motores, através de modelos menores, mais leves e que, ainda, emitem menos gases poluentes. É o caso dos motores TSI da Volkswagen que equipam os modelos Golf, Jetta, Fusca, Passat, Tiguan e o Up! 1.0, todos à disposição na concessionária Tterrasul para Bagé e região.

O novo motor TSI de 105 cv Total Flex é o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbo compressor e tecnologia flexível produzido no país. O seu desempenho é o melhor da categoria, chegando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, com velocidade máxima de 184 km/h com etanol, o que tornou o modelo Up! TSI o com motor flexível mais econômico do Brasil, segundo o INMETRO. Já no caso do novo Golf GTI, um ícone automotivo, o motor potente com turbo e injeção direta, rende 220 cv de potência. Outro diferencial é o motor MPI de três cilindros presentes na linha Fox 2016, outro referencial em desempenho, economia e segurança.

E, se o gasto com combustível já não é mais problema, basta escolher o modelo de veículo que melhor se enquadre com o estilo e personalidade de cada cliente. Todas as opções estão à disposição nas concessionárias Tterrasul para um teste drive e os consultores de venda capacitados para prestar mais informações.

Nicolini reinaugura mais uma filial
O supermercado da Gomes Carneiro em Bagé foi completamente reformulado e ampliado, oferecendo mais conforto e facilidades aos clientes

Mais conforto, comodidade, segurança, em um ambiente bem planejado, climatizado e que oferece sempre boas ofertas. Este é o novo supermercado Nicolini localizado na rua Gomer Carneiro em Bagé e que acaba de ser completamente reformado e reformulado com o objetivo de continuar oferecendo bons produtos e serviços aos seus clientes. A reinauguração da filial aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 17, reunindo a equipe da loja, a direção do Nicolini, imprensa, fornecedores e autoridades, além de ter contado com uma benção especial do Bispo Dom Gílio Felício.

Além do maior espaço, os clientes Nicolini da Gomes passam a contar com serviços especializados como a oferta de cortes nobres de carnes, de alguns produtos disponibilizados já picados nos setores de hortifrutigranjeiros e açougue. A loja também conta com estacionamento próprio, que cumpre com um dos objetivos da loja em garantir maior conveniência aos clientes.
Durante a reinauguração, o diretor executivo, Patrick Nicolini Manfroi, enfatizou que a empresa aposta em um modelo de negócio alicerçado em sua equipe, fornecedores e clientes e, que com isso, busca pela excelência em seus produtos e serviços.

“Fazemos dos Supermercados Nicolino a extensão da nossa casa. Entregar para a comunidade um espaço completamente reformado e melhorado é uma satisfação para nós que, ao mesmo tempo em que temos a ambição de continuar crescendo e expandindo nossos negócios, temos a consciência de que é necessário investir no conforto e satisfação dos nossos fieis clientes”, destacou.

A chegada da primavera pede alimentos mais leves e coloridos. As frutas e legumes ganham ainda mais espaço nos cardápios, afinal já não se precisa mais de opções fortes que ajudem a enfrentar o frio e muitas pessoas desejam diminuir as calorias ingeridas e eliminar alguns quilos.

Risotinho primavera

Ingredientes:
1 e ½  litro de caldo de legumes (pode ser o de tablete)
½ abobrinha-italiana cortada em mini cubinhos
½ cenoura cortada em mini-cubinhos
1 xícara de vagem cortadinha
½ pimentão vermelho cortado em mini cubinhos
½ pimentão verde cortado em mini cubinhos
½ pimentão amarelo cortado em mini cubinhos
1 xícara de brócolis separado em raminhos
1 tomate sem pele e sem sementes picadinho
1 talo de alho-porró cortadinho
2 maços de aspargos verdes fresco
2 colheres de ervilha congelada
1 cebola média picadinha
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de chá de vinho branco seco
200g de queijo parmesão ralado
500g de arroz arbóreo
Flores comestíveis para decoração e sal a gosto

Modo de preparo:
Ferva 1 litro de água e coloque os aspargos para cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Reserve. Numa panela, aqueça a manteiga e doure a cebola, acrescente o arroz e mexa até selar os grãos. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Acrescente a vagem, a cenoura, mexa bem e vá acrescentando o caldo de legumes. Na metade do cozimento acrescente o restante dos legumes e siga colocando o caldo até que o arroz esteja cozido. Tempere com sal a gosto. Coloque o queijo, mexa bem e desligue o fogo. Abafe o risoto por 2 minutos. Decore com as pontas de aspargo e as flores comestíveis.

Salada de festa

Ingredientes:
1 maço pequeno de alface
1 maço pequeno de rúcula
1 maçã
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 manga
3 figos
Flores de capuchinha
Sal, vinagre de maçã e azeite a gosto

Modo de preparo:
Lave bem as folhas de alface e rúcula e seque-as. Lave a maçã, corte-a em fatias finas e coloque-as no suco de limão. Descasque a manga e corte em cubos pequenos. Lave bem os figos e corte em quatro pedaços no formato de meia-lua. Lave as flores de capuchinha e seque-as. Em uma saladeira, distribua as folhas, as fatias de maçã, os cubos de manga, o figo e as flores de capuchinha. Tempere na hora de servir com o sal, o vinagre e o azeite.
Dica: a capuchinha é uma flor comestível, em tons de amarelo, laranja e vermelho. Rica em vitamina C tem sabor ardido parecido com o da rúcula e é encontrada em supermercados e feiras livres.

Merengue com frutas e mini rosas vermelhas

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
Suco de 3 limões tipo siciliano
6 amoras firmes
6 morangos firmes
6 framboesas firmes
1 colher de sopa bem cheia de geleia de framboesa - meio copo de água
60 g de mini rosas vermelhas ou cor de rosa
Suspiro comprado pronto
1 pote de chantili

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco dos limões até chegar a um ponto de creme espesso. Reserve. Em uma panela junte as frutas, a geleia e a água e deixe por 10 minutos em fogo médio.
Para a montagem, cubra o fundo da cumbuca ou xícara com uma base de creme de limão, em seguida coloque uma camada de suspiro, outra de chantili e finalize com a calda das frutas vermelhas. Enfeite a superfície com as mini rosas.

Proteja o seu automóvel!
Dados indicam aumento no número de roubos e furtos de veículos

A cada duas horas pelo menos três veículos são roubados no Rio Grande do Sul, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SPP). E, embora a capital, Porto Alegre, seja a cidade que mais registe essas ocorrências, a sensação de medo e insegurança é comum a todas as pessoas que possuem um automóvel. Porém, enquanto os índices de violência não diminuem, a solução é buscar alternativas que auxiliem a diminuir os transtornos causados por um roubo ou furto e, também, em casos de acidentes com danos materiais.

O Gerente Comercial da CC Corretora de Seguros, José Ronaldo Medeiros, conta que a segurança e o conforto proporcionados pelo seguro podem ser o diferencial em um momento de crise como o que estamos vivendo, já que o segurado tem a garantia de reaver seu bem em caso de roubo ou furto e, ainda, a possibilidade de reparar os danos materiais ao envolver em algum acidente. Outros benefícios de um seguro automotivo incluem ainda o serviço 24h de guincho, de chaveiro, de borracheiro, de carro reserva e muitos outros, conforme cada apólice.

“Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, é fundamental proteger nossos bens. E os automóveis são bens muito visados, não à toa os altos índices de roubos e furtos. Ao mesmo tempo é importante explicar que os valores das apólices variam conforme cada companhia de seguro e que os reajustes anuais que aconteceram foram, também, influenciados pelos índices de roubos e sinistros registrados”, explica José Ronaldo.

Preste atenção
Tipos de seguros: Na hora de contratar o seguro é fundamental discutir com o corretor de seguros quais as suas necessidades e as possibilidades de seguro e, ao fechar negócio estar consciente dos itens segurados, regras da apólice e outras informações importantes.

O que fazer em caso de sinistro? Em caso de roubo ou furto, o primeiro passo é acionar a seguradora ou o corretor de seguros. Se for comprovado que o cliente não fraudou o roubo, ele recebe o dinheiro referente ao valor pelo qual o carro foi segurado - bem mais cômodo que torcer para que o carro seja encontrado. Para comprovar o roubo ou furto, é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência e os documentos do carro, que precisam ser transferidos para o nome da seguradora. Depois disso, mesmo que o carro seja encontrado, é propriedade da empresa, não mais do cliente.
No caso de acidentes que não envolvam terceiros, acionar a seguradora é tudo que é preciso. Neste caso, o famoso B.O. não é obrigatório, mas ajuda em casos de dúvidas, pois nele é descrito o que aconteceu e constam os nomes e dados dos envolvidos”.

Não minta: Fraudes contra o seguro são o caminho mais rápido para se perder o dinheiro da apólice: se o cliente fala uma inverdade, muda o local do sinistro ou mente sobre algum aspecto, a seguradora pode não cobrir os prejuízos. O seguro foi feito para cobrir acidentes ou imprevistos, não atos planejados ou deliberados.

Serviços agregados: Na hora de fazer uma apólice muitas companhias de seguros oferecem outras vantagens além do seguro, como serviços de guincho, carro reserva, seguro para vidros e outros, variando conforme cada apólice.
No caso da CC Corretora de Seguros outro diferencial também é oferecido: é a assistência 24h através do telefone (53)9972-1143 que atende a todos os tipos de sinistros, desde a troca de um pneu, a falta de chave e outros serviços.
“No momento do problema, a nosso recomendação é que o segurado entre em contato imediatamente com a corretora e informe-se sobre os seus benefícios e direitos, tendo acesso a diversos serviços que podem auxiliar bastante nesses momentos”, destaca José Ronaldo.

Proteção e estilo para os olhos com a linha de óculos solares
Proteger os olhos dos raios UVA e UVB é fundamental e, ainda melhor, quando se pode contar com um óculos solar que alia conforto, estilo, sofisticação e proteção adequada. A linha solar da Ótica Bagé conta com as melhores marcas e mais novas tendências de moda em opções que prometem agradar a todos os estilos, personalidades e idades. A Óptica está recebendo muitas novidades e, logo a nova coleção solar verão já estará disponível, assim como as coleções de joias, relógios e armações de óculos de grau.

Os clássicos Ray-Ban que nunca saem de moda e estão sempre reinventando-se. A novidade são os materiais ultra leves, o colorido das armações e lentes e os formatos arredondados, que são a grande tendência do momento

As lentes quadradas em armações que misturam e contrastam as cores das grifes Tommy Hilfiger e Prada

Opções para mulheres fashion, em cores vibrantes, lentes espelhadas e a tendência animal print das coleções Ray-Ban e Dolce e Gabana

Uma linha chique, sofisticada, com a mistura de matérias e tons sóbrios da Givenchy, Vitor Hugo e Dolce e Gabana

Óculos Tommy Hilfiger com lente arredondada, material emborrachado e o contraste de cores



 Na próxima terça-feira, dia 29, a Associação e Sindicato Rural de Bagé lança, em sua sede, a 103ª edição da Expofeira, num café da manhã para imprensa e convidados, a partir das 8h30.

Por falar em Expofeira, este ano o evento receberá dois shows nacionais. No dia 11 de outubro, véspera de feriado, sobe ao palco da feira de rústicos mais antiga do país, o grupo Revelação, e no dia 17, sábado, será a vez da dupla Thaeme e Thiago, pela primeira vez em Bagé. Os convites já estão à venda. Informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 9966 9766.

No Da Maya Espaço Cultural, em Bagé, está em exposição as belas fotografias, diria, obras, de Julinho Pimentel. A mostra pode ser apreciada até o dia 21 de novembro, de segunda a sábado, das 13h30 às 18h30.

Amanhã, dia 27, Bagé recebe romeiros de várias cidades da região para a 41ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora. A procissão tem início na Catedral de São Sebastião, às 9h, e segue em direção ao Santuário de Nossa Senhora Conquistadora.

Eu prometi e aqui está! Registro feito em aula com as alunas do curso Técnico em Estética, do Capacitar Escola Técnica, onde ministro a disciplina de Gestão e Marketing. Elas que formam a primeira turma do curso técnico, em Bagé
  

A jornalista Andrea Gallo em recente viagem ao Chile. Na foto, ela marca presença na Cordileira do Andes


Em Santa Maria, o grupo Sonido del Alma Gaucha, após a segunda sessão do show Piá (4º trabalho do grupo), acompanhado dos bageenses, que residem na cidade, Rodrigo Gil e Lisiane Martins, e seus respectivos cônjuges e filhas

 No dia 16, em Dom Pedrito, aconteceu o lançamento da nova coleção da Âmbar - joias e réplicas - e comemoração dos dois anos da empresa, especializada em pedrarias. No clic, os responsáveis pelo sucesso do evento, o cerimonialista, Leonardo Leão, a proprietária, Mari Gomes, e o fotógrafo, Guilherme Brasil

Marcia Duro Mello brilhando entre celebridades da sociedade Pelotense. Sempre arrasando!

Kids e Teens

Os irmãos Sofia e Rafael Sabedra da Costa, comemorando 5 anos. Eles são filhos de Aline e Eduardo

Manuella de 1 ano e 8 meses. Ela é neta de Katia Oliveira

Atividade
A primavera está começando. Estação das flores, das cores. Então, para entrar no clima, pinte o desenho bem bonito e colorido.

As crianças e a primavera
Temperaturas amenas e dias ensolarados são um convite para passeios ao ar livre

O inverno passou! Os dias já começam a ficar mais longos e quentes. As folhas e as flores voltam a crescer nas árvores, e os animais saem das suas tocas e a vida se renova. A primavera é uma das estações do ano que mais convida às crianças a brincar ao ar livre por ser uma época muito agradável para passear com uma paisagem mais colorida e festiva. Estamos na primavera, época da germinação, renovação e regeneração das plantas.

No entanto, a primavera tráz também algumas preocupações. A rinite alérgica é uma delas. É muito normal que as crianças que têm mais propensão de padecê-la, se vejam afetadas nesta época do ano. O pólen propagado nessa estação causa coriza, obstrução nasal, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos, principalmente nos alérgicos.

É principalmente na primavera que a higiene da casa deve ser mais cuidada. Opte pelo pano úmido na limpeza, ao invés de vassoura ou espanador. Não é demais dizer que tapetes, carpetes, cortinas e os bichinhos de pelúcia devem ser abolidos da casa onde vive um alérgico. Para aproveitar melhor essa estação, o ambiente deve ser bem ventilado e aproveitar o sol para evitar os fungos.

Na transição do inverno e a primavera, a caxumba, catapora e conjuntivite são mais comuns em crianças. A incidência é maior na faixa etária entre crianças de três a sete anos, uma vez que o contágio acontece na escola. Quando for possível, deve-se evitar ambientes fechados e com muitas pessoas. Neste período é comum também o aparecimento de lesões na pele, tais como ressecamento e rachaduras devido aos ventos. Para evitar esses problemas é essencial uma boa hidratação, além do consumo diário de pelo menos 2 litros de líquidos e da utilização do filtro solar. Isso aliado a uma alimentação balanceada com fibras, frutas, leguminosas, e continuar evitando gorduras, frituras e refrigerantes.

Um dia especial
Proposta “Venha viver o Colégio Auxiliadora” abre o colégio para a comunidade no dia 03 de outubro


Fotos: Samuel Moraes

Atividades especiais, mostra da proposta pedagógica, laboratórios em funcionamento, jogos e uma acolhida especial serão as grandes atrações do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora no dia 03 de outubro, sábado, quando a escola estará de portas abertas das 14h30 às 17h para toda a comunidade que desejar conhecer melhor a estrutura, proposta de trabalho e principais atrativos que a escola oferece aos seus alunos.

A iniciativa, conta a Diretora Executiva, Rose Dóglia, tem como objetivo aproximar a comunidade da escola e proporcionar uma oportunidade para que todos conheçam o colégio Auxiliadora.
“Queremos que as famílias possam vir até o colégio Auxiliadora, conversar sobre a nossa proposta metodológica, ver de perto nosso material digital, que vai muito além do que muitos imaginam e é interativo, conhecer os laboratórios e entender nossa proposta de educação tecnológica, além de vivenciar tudo o que a escola tem a oferecer em termos de estrutura e acolhida”, afirma Rose.

Todas as atividades estarão sendo realizadas em conjunto entre professores e alunos e integram a campanha de matrículas lançada pela escola no final de setembro. A Secretaria que realiza as matrículas também estará presente no evento, realizando negociações e apresentando os investimentos aos interessados.

Contagem regressiva para o Enem
Provas acontecem dias 24 e 25 de outubro
Faltando pouco menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hora de entrar na reta final e potencializar os estudos para garantir uma boa nota e, consequentemente, o ingresso em uma universidade em 2016. Nada melhor do que uma boa estratégia de estudos que, misturada com muita dedicação, poderá ser a chave para um bom rendimento no Enem 2015.

Faça resumos
Ao longo do Ensino Médio você entra em contato com muitos conteúdos importantes que podem ser abordados nos vestibulares e no Enem. Por isso, é uma boa ideia que você faça resumos para que, quando você precisar revisar algum deles, encontre-o mais facilmente.

Resolva provas anteriores
Por mais que o contato com a teoria seja extremamente importante, você só consegue ter mais noção de qual está sendo seu desempenho quando treinar com exercícios. Assim, escolha os principais vestibulares que te interessam e resolva edições anteriores. Você conhecerá melhor o estilo da prova, quais pontos precisa aprofundar e, consequentemente, estará mais confiante.

Atenção com a redação
Fazer um texto dissertativo-argumentativo capaz de receber nota 1.000 no Enem é um desafio, mas ler artigos de opinião e manter-se informados sobre assuntos variados da atualidade pode ser o primeiro passo para garantir um bom desempenho. Além disso, treine a redação, seja seguro e preciso nas palavras, evite repetições e vá realizar a redação entendo bem quais os aspectos serão avaliados, e os considere na hora de redigir o seu texto.

ABHB lança aplicativo
Com o objetivo de melhorar e acelerar a comunicação com os seus associados e demais interessados nas notícias e novidades sobre as raças Hereford e Braford, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) lançou um aplicativo para Smartphone que já está disponível para download através da Play Store do aparelho digitando ABHB.
Ao acessar a ferramenta, o visitante/leitor encontrará as últimas informações do site da ABHB (www.abhb.com.br), além de ícones com acesso direto à página do Facebook, e orientações sobre a Carne Hereford, o Programa Pampa Plus, o PAC e o Brazilian HB.

Últimos dias de inscrições para as raças HB
Os julgamentos de raças são um dos pontos altos da 103ª Expofeira de Bagé ao consagrar a qualidade genética dos animais em exposição. O Núcleo das raças Hereford e Braford (NHB), filiado a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), está com prazo de inscrições aberto até 1º de outubro. Cada expositor tem direito a inscrição de, no máximo, três trios de rústicos por categoria. Os animais que participarem concorrerão também a pontos para o ranking de criadores da ABHB. A taxa de inscrição para os rústicos será de R$ 250 por trio inscrito, com direito a reserva. Já os a Galpão o valor de R$ 100 por animal, tanto para machos como para fêmeas.

Ovinocultores em busca da ampliação da Assistência Técnica no Rio Grande do Sul
ARCO defende a realização de uma chamada pública para contribuir com a estruturação do setor
Com o objetivo de contemplar duas regiões gaúchas com 22 munícipios, ainda desatendidas, e que representam mais de 18 mil produtores de ovinos com rebanho superior 2,5 milhões, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Schwab, o assessor técnico Edgar Franco e o segundo vice-presidente, Arnaldo dos Santos Filho, estiveram reunidos com o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) para tratar da ampliação da Assistência Técnica à Ovinocultura.
Schwab relata que a intenção é promover a organização da cadeia produtiva e que seja contemplada com serviços de assistência técnica e extensão rural, uma vez que a ovinocultura é uma atividade rentável e muito desenvolvida por produtores que precisam desse suporte.

Grandes expectativas e atrações na 103ª Expofeira de Bagé
Atividades acontecem de 09 a 18 de outubro no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães
Foto: Émerson Sabedra/Arquivo/Especial
A feira agropecuária mais antiga do Brasil prepara-se para mais uma edição. A 103ª Expofeira de Bagé acontece entre 09 e 18 de outubro no parque Visconde Ribeiro de Magalhães com a expectativa de bom público e expressivos negócios.

Entre a programação, além dos seis remates, que serão realizados por tradicionais cabanhas da região, a exposição-feira de rústicos contará, também, com palestras técnicas, numa parceria com o Instituto de Educação no Agronegócio (IUMA) e Associação de Jovens Empreendedores de Bagé (AJE), oficinas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa Boas Práticas Agropecuárias, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RS, projeto Expoaula, mateada no feriado do dia 12 de outubro, shows nacionais com o grupo Revelação e a dupla Thaeme e Thiago, nos dias 11 e 17, respectivamente, entre outras atividades que devem movimentar os 10 dias de feira.

Mais informações podem ser obtidas com o Sindicato e Associação Rural de Bagé, entidade promotora da Feira, através do site www.ruralbage.com.br ou do telefone (53) 3242-8888.

Qualidade genética em oferta qualificada no 43º remate Guatambu, Alvorada e Caty
Foto: Eduardo Rocha/Especial

Referência em qualidade genética e ampla oferta, o 43º remate Guatambu, Alvora e Caty é sinônimo de bons negócios tanto para as cabanhas promotoras do remate, quanto para as que buscam animais diferenciados para compor o seu plantel. Neste ano, o leilão acontece dia 1º de outubro, quinta-feira, na sede da Estância Guatambu, em Dom Pedrito a partir das 13h30, antes, no entanto, os animais já estarão disponíveis para visitas nos bretes. Em oferta estarão 200 touros e 370 novilhas Hereford e Braford, com destaque para 20 novilhas com transferência de embriões de vacas e touros top líderes dos Sumários, além de todos os animais com avaliação genética superior por desempenho de produção pela Conexão Delta G.

O 43º remate Guatambu, Alvorada e Caty será comandado por Eduardo Knoor, da Knoor Leilões, e por Lourenço Campo, da Central Leilões. O remate terá transmissão ao vivo pela internet através do C2 Rural e pela televisão no Canal Rural. As condições de pagamento incluem a possibilidade de parcelamento em até 15 vezes e frete free para compras de carga fechada.

Tradição e qualidade genética no remate Capanegra 
Programação acontece dia 10 de outubro durante a 103ª Expofeira de Bagé
Foto: JG Martini

Sucesso em edições anteriores, a cabana Capanegra realiza no dia 10 de outubro mais uma edição do seu tradicional leilão. A programação faz parte da 103ª Expofeira de Bagé no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães e inicia às 14h com uma oferta de 30 touros Angus, 10 touros Brangus, 10 vaquilonas Brangus, 10 vaquilhonas Angus e 30 vacas Angus prenhas. Além da qualidade genética dos animais em pista, outro destaque do remate é o desconto especial de fidelidade.

O produtor rural, Fernando Pons, conta que a expectativa para o remate é bastante positiva.
“A pecuária vive um bom momento, de valorização. Além disso, nossos animais são diferenciados pelo trabalho de seleção genética que realizados e, também porque são comercializados com três anos, depois de terem feito parte do nosso plantel, o que imprime maior confiabilidade, garantia e fertilidade em nossos animais”, destaca Pons.

O remate será conduzido por Trajano Silva e conta com condição especial de pagamento através do Plano Safra em produtos ou em 15 parcelas (2+13).

Sindicato Rural lança da Farm Show 2015
A relevância do agronegócio e o impacto positivo à economia regional são temas que merecem destaque e reconhecimento. A Farm Show, como evento de importância para o mercado de reprodutores, é um dos ícones do setor agropecuário regional. Pensando nisso, o Sindicato Rural de Dom Pedrito lançou dia 22 de setembro, a Farm Show 2015. O evento contou com a presença da imprensa da região, diretoria do Sindicato Rural de Dom Pedrito, representantes dos consagrados remates Conexão Delta G (Guatambu, Alvorada e Caty), Agropecuária Quiri, Santa Thereza Genética Angus, Leilão Entre Amigos, Wolf Agricultura e Pecuária, Pitangueira, Fazenda Barragem e Cabanha Don Angélico. Na oportunidade, cada cabanha participante da feira pode adiantar o que pretende apresentar em pista. Nos mesmos moldes, no dia 6 de outubro, a Farm Show será lançada em Porto Alegre, durante um almoço oferecido à imprensa, no restaurante Barranco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário