Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Caderno Pampa :: 26 de setembro de 2015 :: Edição 344


PRÓXIMO PAMPA: 10 DE OUTUBRO


A programação rural nos meses de setembro e outubro é bastante intensa através da realização de Expofeiras em toda a região e que são o palco de concorridos remates. Nesta edição do Caderno Pampa, a capa apresenta o remate da Cabanha Capanegra, que integra a programação da 103ª Expofeira de Bagé com uma oferta diversificada e de qualidade genética superior. O sucesso de anos anteriores e o bom momento vivido pela pecuária, prometem mais um ano de pista limpa de bom faturamento tanto para a Cabanha Capanegra, como para as demais que apostam em aprimoramento genético, investimentos e muito trabalho para qualificar os seus planteis e ofertar animais diferenciados em seus eventos. A agenda de remates da região é extensa e movimentada nas próximas semanas, um motivo a mais para prestigiar o trabalho do homem do campo e de um dos setores que melhor movimenta e impulsiona a economia gaúcha.

Também nesta edição do Caderno Pampa lançamos nossos olhares para os automóveis e a importância de valorizarmos modelos que possuam motores capazes de aliar economia de combustível com bom desempenho. Em tempos de crise, com toda a economia de dinheiro é bem vinda, ainda mais quando não é preciso abrir mão da qualidade e performance do carro. Ainda falando em veículos, um alerta: o número de roubos é cada vez maior, o que representa mais um motivo para buscar  um seguro automotivo, que é a garantia de segurança e tranquilidade em uma situação de roubo, furto ou acidente, Vale a pena se informar e estar protegido.

Definida a programação da 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito
Feira acontece entre os dias 5 e 11 de outubro no centro da cidade
Palestras, shows artísticos, apresentação de peças teatrais, lançamentos de livros, além de outras atividades extras que farão parte do cronograma e que junto com as dez livrarias já estão confirmadas no evento, compõem a programação da 11ª Feira do Livro de Dom Pedrito. A abertura oficial da Feira está programada para ocorrer no dia 5, às 17h, no auditório do evento, que estende-se até o dia 11, na Rua Borges de Medeiros, no centro da cidade.
A proposta da organização é que toda a comunidade seja contemplada com a programação e que todos participem, auxiliando para reafirmar o sucesso da Feira. O patrono da feira deste ano é o tradicionalista Nelso Oliva e o patrocinador oficial Engenho Coradini.

Show “Brasinaria” em Bagé
Sambas e canções das décadas de 40 e 50 embalam os bageenses hoje, dia 26, através da apresentação do show “Brasinaria”. O evento que acontece em parceria entre a prefeitura de Bagé e o projeto da Fundação Ecarta, o Ecarta Musical, faz uma compilação de canções que leva o público a uma visita ao panorama musical do período pelos olhos de grandes músicos. Entre as referências estão nomes como Nelson Cavaquinho, Braguinha, Ataulfo Alves, Assis Valente, Geraldo Pereira, Monsueto, Hervê Cordovil, Jackson do Pandeiro, Dorival Caymmi, Donga e Pixinguinha.
A apresentação acontece a partir das 20h, no Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (Imba). O ingresso é a doação de material escolar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 8169-2974 ou pelo e-mail ecartamusical@gmail.com. O apoio é do Sinpro/RS.

Sindicato Rural de Dom Pedrito lança campanha em busca de novos associados
Objetivo é aproximar o produtor e fortalecer o Sindicato
O Sindicato Rural de Dom Pedrito lançou na semana passada uma campanha inédita que visa conquistar novos associados. Com o selo “Sou Rural – Desenvolvendo o campo e a economia”, a proposta tem como objetivo aproximar os produtores rurais do Sindicato, fortalecendo a categoria e proporcionando um maior número de benefícios para todos. Durante o lançamento, o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, destacou a importância da união do setor e da participação de todos os produtores para a afirmação de um sindicato forte, atuante e com voz firme para lutar pelas reivindicações do setor.

Atualmente o Sindicato Rural de Dom Pedrito conta com cerca de 300 associados. Para conquistar novos sócios, além das vantagens já oferecidas, renovou alguns benefícios como: representatividade da categoria, oferta de informação atualizada através de esclarecimentos e novidades sobre as exigências legais ligadas ao Agronegócio, auxílio na realização anual do Imposto Territorial Rural (ITR) aos associados, serviços de departamento pessoal para Empresa Rural, com disponibilidade de todo processo, desde a admissão e demissão de funcionários, cartão de vantagens com descontos na rede de comércios e serviços locais, participação em eventos e palestras com custo reduzido e os benefícios oferecidos pelo Comitê Agro Jovem.

Os interessados em mais informações podem contatar o Sindicato Rural de Dom Pedrito pelos telefones (53) 3243-1103 ou (53) 3243-3378 e ainda através do site www.sindicatoruraldp.com.br.

Mais economia de combustível e desempenho 
A tecnologia pode ser uma grande aliada das novas gerações de motores que precisam consumir pouco combustível e ainda manter a boa performance


Desfrutar da potência e segurança de um carro, sem precisar gastar uma fortuna com combustível já é uma possibilidade real em modelos que apostam em tecnologias diferenciadas em seus motores, através de modelos menores, mais leves e que, ainda, emitem menos gases poluentes. É o caso dos motores TSI da Volkswagen que equipam os modelos Golf, Jetta, Fusca, Passat, Tiguan e o Up! 1.0, todos à disposição na concessionária Tterrasul para Bagé e região.

O novo motor TSI de 105 cv Total Flex é o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbo compressor e tecnologia flexível produzido no país. O seu desempenho é o melhor da categoria, chegando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, com velocidade máxima de 184 km/h com etanol, o que tornou o modelo Up! TSI o com motor flexível mais econômico do Brasil, segundo o INMETRO. Já no caso do novo Golf GTI, um ícone automotivo, o motor potente com turbo e injeção direta, rende 220 cv de potência. Outro diferencial é o motor MPI de três cilindros presentes na linha Fox 2016, outro referencial em desempenho, economia e segurança.

E, se o gasto com combustível já não é mais problema, basta escolher o modelo de veículo que melhor se enquadre com o estilo e personalidade de cada cliente. Todas as opções estão à disposição nas concessionárias Tterrasul para um teste drive e os consultores de venda capacitados para prestar mais informações.

Nicolini reinaugura mais uma filial
O supermercado da Gomes Carneiro em Bagé foi completamente reformulado e ampliado, oferecendo mais conforto e facilidades aos clientes

Mais conforto, comodidade, segurança, em um ambiente bem planejado, climatizado e que oferece sempre boas ofertas. Este é o novo supermercado Nicolini localizado na rua Gomer Carneiro em Bagé e que acaba de ser completamente reformado e reformulado com o objetivo de continuar oferecendo bons produtos e serviços aos seus clientes. A reinauguração da filial aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 17, reunindo a equipe da loja, a direção do Nicolini, imprensa, fornecedores e autoridades, além de ter contado com uma benção especial do Bispo Dom Gílio Felício.

Além do maior espaço, os clientes Nicolini da Gomes passam a contar com serviços especializados como a oferta de cortes nobres de carnes, de alguns produtos disponibilizados já picados nos setores de hortifrutigranjeiros e açougue. A loja também conta com estacionamento próprio, que cumpre com um dos objetivos da loja em garantir maior conveniência aos clientes.
Durante a reinauguração, o diretor executivo, Patrick Nicolini Manfroi, enfatizou que a empresa aposta em um modelo de negócio alicerçado em sua equipe, fornecedores e clientes e, que com isso, busca pela excelência em seus produtos e serviços.

“Fazemos dos Supermercados Nicolino a extensão da nossa casa. Entregar para a comunidade um espaço completamente reformado e melhorado é uma satisfação para nós que, ao mesmo tempo em que temos a ambição de continuar crescendo e expandindo nossos negócios, temos a consciência de que é necessário investir no conforto e satisfação dos nossos fieis clientes”, destacou.

A chegada da primavera pede alimentos mais leves e coloridos. As frutas e legumes ganham ainda mais espaço nos cardápios, afinal já não se precisa mais de opções fortes que ajudem a enfrentar o frio e muitas pessoas desejam diminuir as calorias ingeridas e eliminar alguns quilos.

Risotinho primavera

Ingredientes:
1 e ½  litro de caldo de legumes (pode ser o de tablete)
½ abobrinha-italiana cortada em mini cubinhos
½ cenoura cortada em mini-cubinhos
1 xícara de vagem cortadinha
½ pimentão vermelho cortado em mini cubinhos
½ pimentão verde cortado em mini cubinhos
½ pimentão amarelo cortado em mini cubinhos
1 xícara de brócolis separado em raminhos
1 tomate sem pele e sem sementes picadinho
1 talo de alho-porró cortadinho
2 maços de aspargos verdes fresco
2 colheres de ervilha congelada
1 cebola média picadinha
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de chá de vinho branco seco
200g de queijo parmesão ralado
500g de arroz arbóreo
Flores comestíveis para decoração e sal a gosto

Modo de preparo:
Ferva 1 litro de água e coloque os aspargos para cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Reserve. Numa panela, aqueça a manteiga e doure a cebola, acrescente o arroz e mexa até selar os grãos. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Acrescente a vagem, a cenoura, mexa bem e vá acrescentando o caldo de legumes. Na metade do cozimento acrescente o restante dos legumes e siga colocando o caldo até que o arroz esteja cozido. Tempere com sal a gosto. Coloque o queijo, mexa bem e desligue o fogo. Abafe o risoto por 2 minutos. Decore com as pontas de aspargo e as flores comestíveis.

Salada de festa

Ingredientes:
1 maço pequeno de alface
1 maço pequeno de rúcula
1 maçã
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 manga
3 figos
Flores de capuchinha
Sal, vinagre de maçã e azeite a gosto

Modo de preparo:
Lave bem as folhas de alface e rúcula e seque-as. Lave a maçã, corte-a em fatias finas e coloque-as no suco de limão. Descasque a manga e corte em cubos pequenos. Lave bem os figos e corte em quatro pedaços no formato de meia-lua. Lave as flores de capuchinha e seque-as. Em uma saladeira, distribua as folhas, as fatias de maçã, os cubos de manga, o figo e as flores de capuchinha. Tempere na hora de servir com o sal, o vinagre e o azeite.
Dica: a capuchinha é uma flor comestível, em tons de amarelo, laranja e vermelho. Rica em vitamina C tem sabor ardido parecido com o da rúcula e é encontrada em supermercados e feiras livres.

Merengue com frutas e mini rosas vermelhas

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
Suco de 3 limões tipo siciliano
6 amoras firmes
6 morangos firmes
6 framboesas firmes
1 colher de sopa bem cheia de geleia de framboesa - meio copo de água
60 g de mini rosas vermelhas ou cor de rosa
Suspiro comprado pronto
1 pote de chantili

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco dos limões até chegar a um ponto de creme espesso. Reserve. Em uma panela junte as frutas, a geleia e a água e deixe por 10 minutos em fogo médio.
Para a montagem, cubra o fundo da cumbuca ou xícara com uma base de creme de limão, em seguida coloque uma camada de suspiro, outra de chantili e finalize com a calda das frutas vermelhas. Enfeite a superfície com as mini rosas.

Proteja o seu automóvel!
Dados indicam aumento no número de roubos e furtos de veículos

A cada duas horas pelo menos três veículos são roubados no Rio Grande do Sul, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SPP). E, embora a capital, Porto Alegre, seja a cidade que mais registe essas ocorrências, a sensação de medo e insegurança é comum a todas as pessoas que possuem um automóvel. Porém, enquanto os índices de violência não diminuem, a solução é buscar alternativas que auxiliem a diminuir os transtornos causados por um roubo ou furto e, também, em casos de acidentes com danos materiais.

O Gerente Comercial da CC Corretora de Seguros, José Ronaldo Medeiros, conta que a segurança e o conforto proporcionados pelo seguro podem ser o diferencial em um momento de crise como o que estamos vivendo, já que o segurado tem a garantia de reaver seu bem em caso de roubo ou furto e, ainda, a possibilidade de reparar os danos materiais ao envolver em algum acidente. Outros benefícios de um seguro automotivo incluem ainda o serviço 24h de guincho, de chaveiro, de borracheiro, de carro reserva e muitos outros, conforme cada apólice.

“Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, é fundamental proteger nossos bens. E os automóveis são bens muito visados, não à toa os altos índices de roubos e furtos. Ao mesmo tempo é importante explicar que os valores das apólices variam conforme cada companhia de seguro e que os reajustes anuais que aconteceram foram, também, influenciados pelos índices de roubos e sinistros registrados”, explica José Ronaldo.

Preste atenção
Tipos de seguros: Na hora de contratar o seguro é fundamental discutir com o corretor de seguros quais as suas necessidades e as possibilidades de seguro e, ao fechar negócio estar consciente dos itens segurados, regras da apólice e outras informações importantes.

O que fazer em caso de sinistro? Em caso de roubo ou furto, o primeiro passo é acionar a seguradora ou o corretor de seguros. Se for comprovado que o cliente não fraudou o roubo, ele recebe o dinheiro referente ao valor pelo qual o carro foi segurado - bem mais cômodo que torcer para que o carro seja encontrado. Para comprovar o roubo ou furto, é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência e os documentos do carro, que precisam ser transferidos para o nome da seguradora. Depois disso, mesmo que o carro seja encontrado, é propriedade da empresa, não mais do cliente.
No caso de acidentes que não envolvam terceiros, acionar a seguradora é tudo que é preciso. Neste caso, o famoso B.O. não é obrigatório, mas ajuda em casos de dúvidas, pois nele é descrito o que aconteceu e constam os nomes e dados dos envolvidos”.

Não minta: Fraudes contra o seguro são o caminho mais rápido para se perder o dinheiro da apólice: se o cliente fala uma inverdade, muda o local do sinistro ou mente sobre algum aspecto, a seguradora pode não cobrir os prejuízos. O seguro foi feito para cobrir acidentes ou imprevistos, não atos planejados ou deliberados.

Serviços agregados: Na hora de fazer uma apólice muitas companhias de seguros oferecem outras vantagens além do seguro, como serviços de guincho, carro reserva, seguro para vidros e outros, variando conforme cada apólice.
No caso da CC Corretora de Seguros outro diferencial também é oferecido: é a assistência 24h através do telefone (53)9972-1143 que atende a todos os tipos de sinistros, desde a troca de um pneu, a falta de chave e outros serviços.
“No momento do problema, a nosso recomendação é que o segurado entre em contato imediatamente com a corretora e informe-se sobre os seus benefícios e direitos, tendo acesso a diversos serviços que podem auxiliar bastante nesses momentos”, destaca José Ronaldo.

Proteção e estilo para os olhos com a linha de óculos solares
Proteger os olhos dos raios UVA e UVB é fundamental e, ainda melhor, quando se pode contar com um óculos solar que alia conforto, estilo, sofisticação e proteção adequada. A linha solar da Ótica Bagé conta com as melhores marcas e mais novas tendências de moda em opções que prometem agradar a todos os estilos, personalidades e idades. A Óptica está recebendo muitas novidades e, logo a nova coleção solar verão já estará disponível, assim como as coleções de joias, relógios e armações de óculos de grau.

Os clássicos Ray-Ban que nunca saem de moda e estão sempre reinventando-se. A novidade são os materiais ultra leves, o colorido das armações e lentes e os formatos arredondados, que são a grande tendência do momento

As lentes quadradas em armações que misturam e contrastam as cores das grifes Tommy Hilfiger e Prada

Opções para mulheres fashion, em cores vibrantes, lentes espelhadas e a tendência animal print das coleções Ray-Ban e Dolce e Gabana

Uma linha chique, sofisticada, com a mistura de matérias e tons sóbrios da Givenchy, Vitor Hugo e Dolce e Gabana

Óculos Tommy Hilfiger com lente arredondada, material emborrachado e o contraste de cores



 Na próxima terça-feira, dia 29, a Associação e Sindicato Rural de Bagé lança, em sua sede, a 103ª edição da Expofeira, num café da manhã para imprensa e convidados, a partir das 8h30.

Por falar em Expofeira, este ano o evento receberá dois shows nacionais. No dia 11 de outubro, véspera de feriado, sobe ao palco da feira de rústicos mais antiga do país, o grupo Revelação, e no dia 17, sábado, será a vez da dupla Thaeme e Thiago, pela primeira vez em Bagé. Os convites já estão à venda. Informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 9966 9766.

No Da Maya Espaço Cultural, em Bagé, está em exposição as belas fotografias, diria, obras, de Julinho Pimentel. A mostra pode ser apreciada até o dia 21 de novembro, de segunda a sábado, das 13h30 às 18h30.

Amanhã, dia 27, Bagé recebe romeiros de várias cidades da região para a 41ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora. A procissão tem início na Catedral de São Sebastião, às 9h, e segue em direção ao Santuário de Nossa Senhora Conquistadora.

Eu prometi e aqui está! Registro feito em aula com as alunas do curso Técnico em Estética, do Capacitar Escola Técnica, onde ministro a disciplina de Gestão e Marketing. Elas que formam a primeira turma do curso técnico, em Bagé
  

A jornalista Andrea Gallo em recente viagem ao Chile. Na foto, ela marca presença na Cordileira do Andes


Em Santa Maria, o grupo Sonido del Alma Gaucha, após a segunda sessão do show Piá (4º trabalho do grupo), acompanhado dos bageenses, que residem na cidade, Rodrigo Gil e Lisiane Martins, e seus respectivos cônjuges e filhas

 No dia 16, em Dom Pedrito, aconteceu o lançamento da nova coleção da Âmbar - joias e réplicas - e comemoração dos dois anos da empresa, especializada em pedrarias. No clic, os responsáveis pelo sucesso do evento, o cerimonialista, Leonardo Leão, a proprietária, Mari Gomes, e o fotógrafo, Guilherme Brasil

Marcia Duro Mello brilhando entre celebridades da sociedade Pelotense. Sempre arrasando!

Kids e Teens

Os irmãos Sofia e Rafael Sabedra da Costa, comemorando 5 anos. Eles são filhos de Aline e Eduardo

Manuella de 1 ano e 8 meses. Ela é neta de Katia Oliveira

Atividade
A primavera está começando. Estação das flores, das cores. Então, para entrar no clima, pinte o desenho bem bonito e colorido.

As crianças e a primavera
Temperaturas amenas e dias ensolarados são um convite para passeios ao ar livre

O inverno passou! Os dias já começam a ficar mais longos e quentes. As folhas e as flores voltam a crescer nas árvores, e os animais saem das suas tocas e a vida se renova. A primavera é uma das estações do ano que mais convida às crianças a brincar ao ar livre por ser uma época muito agradável para passear com uma paisagem mais colorida e festiva. Estamos na primavera, época da germinação, renovação e regeneração das plantas.

No entanto, a primavera tráz também algumas preocupações. A rinite alérgica é uma delas. É muito normal que as crianças que têm mais propensão de padecê-la, se vejam afetadas nesta época do ano. O pólen propagado nessa estação causa coriza, obstrução nasal, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos, principalmente nos alérgicos.

É principalmente na primavera que a higiene da casa deve ser mais cuidada. Opte pelo pano úmido na limpeza, ao invés de vassoura ou espanador. Não é demais dizer que tapetes, carpetes, cortinas e os bichinhos de pelúcia devem ser abolidos da casa onde vive um alérgico. Para aproveitar melhor essa estação, o ambiente deve ser bem ventilado e aproveitar o sol para evitar os fungos.

Na transição do inverno e a primavera, a caxumba, catapora e conjuntivite são mais comuns em crianças. A incidência é maior na faixa etária entre crianças de três a sete anos, uma vez que o contágio acontece na escola. Quando for possível, deve-se evitar ambientes fechados e com muitas pessoas. Neste período é comum também o aparecimento de lesões na pele, tais como ressecamento e rachaduras devido aos ventos. Para evitar esses problemas é essencial uma boa hidratação, além do consumo diário de pelo menos 2 litros de líquidos e da utilização do filtro solar. Isso aliado a uma alimentação balanceada com fibras, frutas, leguminosas, e continuar evitando gorduras, frituras e refrigerantes.

Um dia especial
Proposta “Venha viver o Colégio Auxiliadora” abre o colégio para a comunidade no dia 03 de outubro


Fotos: Samuel Moraes

Atividades especiais, mostra da proposta pedagógica, laboratórios em funcionamento, jogos e uma acolhida especial serão as grandes atrações do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora no dia 03 de outubro, sábado, quando a escola estará de portas abertas das 14h30 às 17h para toda a comunidade que desejar conhecer melhor a estrutura, proposta de trabalho e principais atrativos que a escola oferece aos seus alunos.

A iniciativa, conta a Diretora Executiva, Rose Dóglia, tem como objetivo aproximar a comunidade da escola e proporcionar uma oportunidade para que todos conheçam o colégio Auxiliadora.
“Queremos que as famílias possam vir até o colégio Auxiliadora, conversar sobre a nossa proposta metodológica, ver de perto nosso material digital, que vai muito além do que muitos imaginam e é interativo, conhecer os laboratórios e entender nossa proposta de educação tecnológica, além de vivenciar tudo o que a escola tem a oferecer em termos de estrutura e acolhida”, afirma Rose.

Todas as atividades estarão sendo realizadas em conjunto entre professores e alunos e integram a campanha de matrículas lançada pela escola no final de setembro. A Secretaria que realiza as matrículas também estará presente no evento, realizando negociações e apresentando os investimentos aos interessados.

Contagem regressiva para o Enem
Provas acontecem dias 24 e 25 de outubro
Faltando pouco menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hora de entrar na reta final e potencializar os estudos para garantir uma boa nota e, consequentemente, o ingresso em uma universidade em 2016. Nada melhor do que uma boa estratégia de estudos que, misturada com muita dedicação, poderá ser a chave para um bom rendimento no Enem 2015.

Faça resumos
Ao longo do Ensino Médio você entra em contato com muitos conteúdos importantes que podem ser abordados nos vestibulares e no Enem. Por isso, é uma boa ideia que você faça resumos para que, quando você precisar revisar algum deles, encontre-o mais facilmente.

Resolva provas anteriores
Por mais que o contato com a teoria seja extremamente importante, você só consegue ter mais noção de qual está sendo seu desempenho quando treinar com exercícios. Assim, escolha os principais vestibulares que te interessam e resolva edições anteriores. Você conhecerá melhor o estilo da prova, quais pontos precisa aprofundar e, consequentemente, estará mais confiante.

Atenção com a redação
Fazer um texto dissertativo-argumentativo capaz de receber nota 1.000 no Enem é um desafio, mas ler artigos de opinião e manter-se informados sobre assuntos variados da atualidade pode ser o primeiro passo para garantir um bom desempenho. Além disso, treine a redação, seja seguro e preciso nas palavras, evite repetições e vá realizar a redação entendo bem quais os aspectos serão avaliados, e os considere na hora de redigir o seu texto.

ABHB lança aplicativo
Com o objetivo de melhorar e acelerar a comunicação com os seus associados e demais interessados nas notícias e novidades sobre as raças Hereford e Braford, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) lançou um aplicativo para Smartphone que já está disponível para download através da Play Store do aparelho digitando ABHB.
Ao acessar a ferramenta, o visitante/leitor encontrará as últimas informações do site da ABHB (www.abhb.com.br), além de ícones com acesso direto à página do Facebook, e orientações sobre a Carne Hereford, o Programa Pampa Plus, o PAC e o Brazilian HB.

Últimos dias de inscrições para as raças HB
Os julgamentos de raças são um dos pontos altos da 103ª Expofeira de Bagé ao consagrar a qualidade genética dos animais em exposição. O Núcleo das raças Hereford e Braford (NHB), filiado a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), está com prazo de inscrições aberto até 1º de outubro. Cada expositor tem direito a inscrição de, no máximo, três trios de rústicos por categoria. Os animais que participarem concorrerão também a pontos para o ranking de criadores da ABHB. A taxa de inscrição para os rústicos será de R$ 250 por trio inscrito, com direito a reserva. Já os a Galpão o valor de R$ 100 por animal, tanto para machos como para fêmeas.

Ovinocultores em busca da ampliação da Assistência Técnica no Rio Grande do Sul
ARCO defende a realização de uma chamada pública para contribuir com a estruturação do setor
Com o objetivo de contemplar duas regiões gaúchas com 22 munícipios, ainda desatendidas, e que representam mais de 18 mil produtores de ovinos com rebanho superior 2,5 milhões, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Schwab, o assessor técnico Edgar Franco e o segundo vice-presidente, Arnaldo dos Santos Filho, estiveram reunidos com o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) para tratar da ampliação da Assistência Técnica à Ovinocultura.
Schwab relata que a intenção é promover a organização da cadeia produtiva e que seja contemplada com serviços de assistência técnica e extensão rural, uma vez que a ovinocultura é uma atividade rentável e muito desenvolvida por produtores que precisam desse suporte.

Grandes expectativas e atrações na 103ª Expofeira de Bagé
Atividades acontecem de 09 a 18 de outubro no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães
Foto: Émerson Sabedra/Arquivo/Especial
A feira agropecuária mais antiga do Brasil prepara-se para mais uma edição. A 103ª Expofeira de Bagé acontece entre 09 e 18 de outubro no parque Visconde Ribeiro de Magalhães com a expectativa de bom público e expressivos negócios.

Entre a programação, além dos seis remates, que serão realizados por tradicionais cabanhas da região, a exposição-feira de rústicos contará, também, com palestras técnicas, numa parceria com o Instituto de Educação no Agronegócio (IUMA) e Associação de Jovens Empreendedores de Bagé (AJE), oficinas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa Boas Práticas Agropecuárias, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/RS, projeto Expoaula, mateada no feriado do dia 12 de outubro, shows nacionais com o grupo Revelação e a dupla Thaeme e Thiago, nos dias 11 e 17, respectivamente, entre outras atividades que devem movimentar os 10 dias de feira.

Mais informações podem ser obtidas com o Sindicato e Associação Rural de Bagé, entidade promotora da Feira, através do site www.ruralbage.com.br ou do telefone (53) 3242-8888.

Qualidade genética em oferta qualificada no 43º remate Guatambu, Alvorada e Caty
Foto: Eduardo Rocha/Especial

Referência em qualidade genética e ampla oferta, o 43º remate Guatambu, Alvora e Caty é sinônimo de bons negócios tanto para as cabanhas promotoras do remate, quanto para as que buscam animais diferenciados para compor o seu plantel. Neste ano, o leilão acontece dia 1º de outubro, quinta-feira, na sede da Estância Guatambu, em Dom Pedrito a partir das 13h30, antes, no entanto, os animais já estarão disponíveis para visitas nos bretes. Em oferta estarão 200 touros e 370 novilhas Hereford e Braford, com destaque para 20 novilhas com transferência de embriões de vacas e touros top líderes dos Sumários, além de todos os animais com avaliação genética superior por desempenho de produção pela Conexão Delta G.

O 43º remate Guatambu, Alvorada e Caty será comandado por Eduardo Knoor, da Knoor Leilões, e por Lourenço Campo, da Central Leilões. O remate terá transmissão ao vivo pela internet através do C2 Rural e pela televisão no Canal Rural. As condições de pagamento incluem a possibilidade de parcelamento em até 15 vezes e frete free para compras de carga fechada.

Tradição e qualidade genética no remate Capanegra 
Programação acontece dia 10 de outubro durante a 103ª Expofeira de Bagé
Foto: JG Martini

Sucesso em edições anteriores, a cabana Capanegra realiza no dia 10 de outubro mais uma edição do seu tradicional leilão. A programação faz parte da 103ª Expofeira de Bagé no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães e inicia às 14h com uma oferta de 30 touros Angus, 10 touros Brangus, 10 vaquilonas Brangus, 10 vaquilhonas Angus e 30 vacas Angus prenhas. Além da qualidade genética dos animais em pista, outro destaque do remate é o desconto especial de fidelidade.

O produtor rural, Fernando Pons, conta que a expectativa para o remate é bastante positiva.
“A pecuária vive um bom momento, de valorização. Além disso, nossos animais são diferenciados pelo trabalho de seleção genética que realizados e, também porque são comercializados com três anos, depois de terem feito parte do nosso plantel, o que imprime maior confiabilidade, garantia e fertilidade em nossos animais”, destaca Pons.

O remate será conduzido por Trajano Silva e conta com condição especial de pagamento através do Plano Safra em produtos ou em 15 parcelas (2+13).

Sindicato Rural lança da Farm Show 2015
A relevância do agronegócio e o impacto positivo à economia regional são temas que merecem destaque e reconhecimento. A Farm Show, como evento de importância para o mercado de reprodutores, é um dos ícones do setor agropecuário regional. Pensando nisso, o Sindicato Rural de Dom Pedrito lançou dia 22 de setembro, a Farm Show 2015. O evento contou com a presença da imprensa da região, diretoria do Sindicato Rural de Dom Pedrito, representantes dos consagrados remates Conexão Delta G (Guatambu, Alvorada e Caty), Agropecuária Quiri, Santa Thereza Genética Angus, Leilão Entre Amigos, Wolf Agricultura e Pecuária, Pitangueira, Fazenda Barragem e Cabanha Don Angélico. Na oportunidade, cada cabanha participante da feira pode adiantar o que pretende apresentar em pista. Nos mesmos moldes, no dia 6 de outubro, a Farm Show será lançada em Porto Alegre, durante um almoço oferecido à imprensa, no restaurante Barranco.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Caderno Pampa :: 12 de setembro de 2015 :: Edição 343


PRÓXIMO PAMPA: 26 DE SETEMBRO DE 2015


O período de realização de Expofeiras da região é, também, uma época do ano em que muito se fala em qualidade genética e ótimas oportunidades de negócios para quem participa e incrementa seus planteis através dos remates de consagradas cabanhas da região. E, a contar pelo primeiro grande remate a ser realizado na região, o ano de 2015 promete ser de boas expectativas e excelentes ofertas no setor rural. O 43º remate Guatambu, Alvorada e Caty que, hoje, ilustra a capa do Caderno Pampa, é o resultado de anos de aprimoramento genético, pesquisas e investimento, realizados por tradicionais famílias de Dom Pedrito que colocam a cidade no mapa estadual do sucesso e competitividade. O resultado não poderia ser outro: sucesso e recordes de comercialização ano a ano, atraindo compradores de diversas regiões que buscam, além de qualidade genética superior, a garantia de encontrar o animal que enquadre-se e adapte-se ao seu plantel. Muitos outros grandes remates também movimentarão a região nos próximos meses, em uma demonstração da força e desempenho superior do setor rural.

E, ainda falando em animais, desviamos nosso olhar aos de pequeno porte e que, costumeiramente, são nossos companheiros e amigos em casa. A alimentação de cães e gatos é outro dos temas tratados nesta edição do Caderno Pampa, uma vez que ela precisa de atenção e cuidado para oferecer os nutrientes e vitaminas necessários ao bom desenvolvimento dos nossos bichinhos. Vale a leitura e busca de informações.

Sicredi concluiu rodada de Reuniões de Núcleos na região de Bagé
Durante o mês agosto, o Sicredi Fronteira Sul RS que tem sede em Bagé e atua em onze municípios da região reuniu associados e convidados nas Reuniões de Núcleos de 2015. Nos encontros, foram apresentados os resultados do primeiro semestre da cooperativa de crédito, com relação ao número de associados, recursos administrados, depósitos em poupança, operações de crédito, patrimônio líquido e sobras líquidas. Na ocasião, o Presidente da Cooperativa, Geraldo Ott Filho, destacou a importância da participação do associado na realização dos seus negócios na cooperativa, desenvolvendo o seu município e região.

Ao todo, cerca de 1.500 participantes puderam conhecer mais sobre o desenvolvimento do Sicredi, assim como dar sugestões e tirar dúvidas quanto aos produtos e serviços da cooperativa. Um dos destaques dos encontros foi a apresentação da Promoção Poupança Premiada que vai até o mês de outubro. Já foram sorteadas 12 televisões Led de 42 polegadas, no mês de junho, e os 12 notebooks, do mês de agosto, foram entregues durante as Reuniões de Núcleos em cada cidade. O sorteio final de uma camionete Montana, zero quilômetro, será realizado em 17 de outubro, junto a Expofeira de Bagé. Os associados de todas unidades de atendimento da Sicredi Fronteira Sul RS estarão concorrendo ao prêmio, inclusive os ganhadores dos prêmios anteriores. Para participar basta aplicar R$200,00 na poupança ou programar R$ 240,00, com parcelas mínimas de R$ 20,00 por mês, cada uma destas operações dá direito a um cupom para o sorteio final.

Preparativos para a 18ª Feira do Livro de Bagé
Programação acontece entre 7 e 12 de outubro
Com a expectativa de superar os números de público e comercialização de livros, a 18ª edição da Feira do Livro de Bagé será realizada entre os dias 7 e 12 de outubro de 2015 com número grande de atrações culturais de música, dança e teatro, incluindo, além dos livreiros que participam da Feira, todas as escolas da cidade. Doze livrarias já confirmaram presença no evento e a patrona da Feira este ano é a professora e poetiza Gladis Deble. O evento é uma promoção do Sistema Fecomércio- SESC/RS.

Ovinocultura ganha destaque na Expointer 2015

Luiz Carlos Petrarca, da Cabanha Quinta Santo Antônio, de Lavras do Sul, durante o recebimento do troféu Ovelheiro Gaúcho com seus familiares

Flor Amaral, criador de Santa Vitória do Palmar da Fazenda Água Fria, com seus familiares durante a entrega do troféu Ovelheiro Gaúcho

A Ministra Kátia Abreu em conversa com o presidente da ARCO, Paulo Afonso Schwab, sobre o potencial econômico da ovinocultura

Lideranças regionais também tiveram a oportunidade de apresentar ao Ministro Patrus Ananias as oportunidades geradas através do setor da ovinocultura
Fotos: Lorena Garcia

Num cenário extremamente otimista, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e as Associações Promocionais de Raças, fizeram da participação dos ovinos na 38ª Expointer um grande evento. Além das atividades técnicas envolvendo julgamentos de admissão e classificação, uma extensa agenda social e de negócios movimentou o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Foram quatro dias de julgamentos, onde os jurados apontaram os Grandes Campões das 13 raças participantes da feira, trabalho de extrema importância e que revela o potencial genético dos exemplares, refletido no resultado da comercialização dos animais premiados. Alguns animais foram extremamente valorizados. Os resultados dos julgamentos podem ser conferidos no site da ARCO, através do link  http://177.7.0.250/resultados/resultados_expo.asp

O presidente da ARCO, Paulo Afonso Schwab, avalia como muito positiva a participação nesta edição da exposição.
“Os ovinos aumentaram em quase 15% em quantidade nesta Expointer, refletindo o bom momento para o setor. Temos grandes desafios ainda, como aumentar nossos rebanhos e a nossa produção, por exemplo. O mercado para a carne ovina está crescendo no Brasil e precisamos ter produto para este novo consumidor”, comentou Schwab que esteve, também, com o Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, com o Secretário de Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Pollo, com o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, mostrando o potencial da ovinocultura brasileira e a importância econômica que o setor representa.

A ARCO e seus parceiros (SICREDI, HIPRA - Juntos para competir, FARSUL, SENAR, SEBRAE, Prefeitura de Bagé, e Câmara de Vereadores de Bagé)  promoveram também um grande evento de entrega de prêmios que reuniu na Pista Central mais de 300 pessoas. A Noite dos Destaques da Ovinocultura, premiou todos os Grandes Campões da 38ª Expointer e contou com a entrega do Troféu Ovelheiro Gaúcho que este ano homenageou o senhor Flor Amaral, criador de Santa Vitória do Palmar da Fazenda Água Fria e o senhor Luiz Carlos Petrarca, da Cabanha Quinta Santo Antônio, de Lavras do Sul.
Com todos os nutrientes e vitaminas que os pets precisam
A escolha da ração de cães e gatos precisa levar em consideração a idade, características e necessidades dos animais

Assim como qualquer ser vivo, os animais e, especialmente, os cães e gatos, necessitam de uma alimentação balanceada e equilibrada conforme as suas necessidades, para a manutenção da saúde e bem estar. Considerar a idade, peso e as principais características físicas e biológicas do animal, é fundamental na hora de definir a melhor ração. A busca de ajuda profissional de um Médico Veterinário também é importante, uma vez que muitas rações são especialmente produzidas para animais com problemas de saúde e podem ser uma ferramenta extra para melhorar a qualidade de vida do bichinho.

A Médica Veterinária Carina Madruga da Clínica Veterinária Império Animal, destaca que existem produtos específicos para os filhotes desde o primeiro mês de vida.
“Dependendo da ração, entre as produzidas para os filhotes, elas poderão ser oferecidas ao animal até os 10 ou 16 meses, variando também conforme cada raça e a idade em que ele passa a ser adulto, o que é definido pelo fim do crescimento dos ossos”, explica Carina.
Outro aspecto importante é a quantidade e o número de vezes ao dia em que a ração é servida ao animal. Carina explica que, como cada marca e tipo de ração oferece uma qualidade de nutrientes, o dono deve respeitar a indicação de quantidade de alimento oferecido ao animal conforme indicada pelo fabricante, no verso da embalagem. A porção diária deve ser oferecida em até três vezes ao dia no caso dos adultos e, entre três e quatro vezes ao dia, para os filhotes. O alerta da Veterinária é que se consumida aquém ou além do indicado, a alimentação pode até fazer com que o animal possua problemas em seu desenvolvimento.

Para os animais de pequeno porte, a partir dos cinco anos, já é indicado o consumo de rações especificas. Já para os de grande porte, pode-se começar a oferecer rações para animais sênior, a partir dos sete anos, uma vez que essas rações possuem um número maior de nutrientes, que são fundamentais a nova fase da vida dos animais.
A alimentação pode ser também complementada com petiscos e ossinhos específicos, sempre oferecidos entre as refeições e em quantidades reguladas. Para os filhotes, os petiscos mais indicados são os bifinhos com corantes naturais. A partir dos quatro meses, pode-se começar a oferecer ossinhos específicos que ajudarão na troca dos dentes.
“Para os animais com problemas de obesidade, cardíacos, hepáticos, urinários e outros, existem rações medicinais, mas que precisam da orientação profissional para a busca da melhor dieta para cada animal. No caso dos gatos há, ainda, opções de rações que ajudam a expelir as bolas de pelos que eles ingerem. Além de tudo, oferecer a ração correta ao seu animal é a garantia que ele estará ingerindo uma alimentação balanceada em carboidratos, proteínas e nutrientes”, destaca Carina.
E, se o seu animalzinho estiver apresentando dificuldades para comer, talvez o problema não seja a ração, é possível que ele esteja com algum problema odontológico.

Armazenamento

Após a escolha da ração, é importante pensar também no seu armazenamento, uma vez que exposta à condições inadequadas a ração poderá perder suas propriedades e, até causar problemas aos animais.
Em casos de pacotes pequenos, o ideal é acondicionar o alimento em um pote bem fechado, protegido da luz e umidade. Em casos de pacotes maiores, o recomendando é que a porção semanal seja separada, acondicionada em potes menores, e o restante da ração permaneça bem fechado em seu pacote, abrigado da luz e umidade.


O Siñeriz Free Shop de Rivera inaugurou na quinta-feira, dia 10, o primeiro espaço Kérastase do Uruguai. A marca que é pioneira em tecnologia e inovação, trabalha com produtos e tratamentos profissionais personalizados para todos os tipos de cabelos. No Siñeriz Free Shop, os produtos da
marca estão à disposição dos consumidores.

Setembro tem Semana Farroupilha, e tem show do grupo bageense Sonido del Alma Gaucha. Dia 18 eles estarão em Santa Maria para duas sessões do show infantil, Piá, já no sábado, fazem show em Bagé, no Rancho Patrão Velho.

E hoje (sábado), acontece no Instituto Caminho da Luz, em Bagé, o Encontro Regional do Conselho Regional Espírita da 6ª região, com o tema “Todos somos chamados”.

Lembro, também, que nesta semana, dias 16 e 17 acontece na sede da Associação Rural de Bagé mais uma etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, do Sistema Farsul, com a promoção do evento “De onde virão os terneiros”. Mais informações no site da Associação Rural, www.ruralbage.com.br, ou pelo telefone (53) 3242-8888.

No dia 04 deste mês, o bageense e talentoso flautista, João Pedro Germano Pagliosa, esteve no  Instituto Municipal de Belas Artes – IMBA, em Bagé, apresentando um recital de flauta transversal. Ele que reside em Porto Alegre e cursa Mestrado em Música - Práticas Interpretativas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Os Sindicatos Rurais de Bagé e Pinheiro Machado lançaram no dia 02, durante a Expointer, a 103ª Expofeira de Bagé, e a 32ª FEOVELHA, de Pinheiro Machado. O evento aconteceu na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Confira alguns clics. O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, ao lado do Secretário de Estado da Agricultura, Ernani Polo, e do presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Rossano Lazzarotto

O jovem ruralismo representado nas pessoas de Luiza Mendes, Marcelo Leal de Macedo, Rodrigo Antunes, presidente da Rural Jovem de Bagé, Rafael Leal de Macedo, Paulo Ricardo Dilélio Dias, e Luis Fernando Cavalheiro Pires, presidente da Comissão Jovem e assessor do Sistema Farsul

O presidente Rossano Lazzarotto entre as soberanas da FEOVELHA deste ano, Martina Martins, Letícia Ballinhas e Patrícia Brito

 Quem ainda não conferiu a exposição “Entre dois mundos”, do artista Leonir Garcia, tem a oportunidade de visitar a mostra até o dia 15. A obras estão expostas no salão principal da Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé

 Gedeão Silveira Pereira foi um dos homenageados da 18º edição do troféu Guri, que celebrou 10 gaúchos que ajudam a difundir valores do Estado em diferentes áreas. A premiação aconteceu dia 1º de setembro na Casa RBS no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a 38ª Expointer.

Culinária Gaúcha
Muito além do chimarrão e do churrasco e, já entrando no clima da Revolução Farroupilha, alguns receitas típicas da gastronomia do Rio Grande do Sul.

Arroz carreteiro

Ingredientes
3 xícaras de arroz
6 xícaras de água
Temperos verde, salsa, cebola, alho a gosto
300 gramas de charque
Óleo e sal a gosto

Modo de preparo
Cortar o charque em cubinhos, colocar para tostar em óleo. Acrescentar o tempero verde e deixar tostar um pouquinho, acrescentar a água. Deixar ferver e colocar o arroz. Colocar sal, deixar ferver até secar a água.

Doce de ambrosia

Ingredientes
2 litros de leite integral
1/2 xícara de leite em pó
1 kg de açúcar
15 ovos inteiros
Suco de 1 laranja
Suco e a casca de 1 limão
1 pau de canela

Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso e com capacidade para 4 vezes o volume da receita, coloque o leite, o leite em pó, o açúcar, a canela, o suco de laranja e limão. Misture bem e leve ao fogo para ferver por 15 minutos.
Na batedeira, bata os ovos até adquirirem a forma de uma espuma. Derrame os ovos batidos sobre a mistura de leite fervente e não mexa. Deixe cozinhar por alguns minutos e mexa fazendo movimentos de cruz ou "X". Assim você deixará os grumos característicos do doce. Cozinhe por mais ou menos uma hora, ou até ficar dourado, mexendo com cuidado para não queimar. Deixe esfriar e guarde em vidros esterilizados na geladeira.

Costela assada

Ingredientes
4 dentes de alho picados
1 cebola ralada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 envelope de tempero pronto
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de azeite
1 pedaço de costela de porco (cerca de 2,5kg)
Limão e salsinha para decorar

Modo de preparo
Misture o alho, a cebola, o vinho, a salsa, o tempero pronto, sal, pimenta e azeite. Tempere a carne com a mistura e deixe descansar por 2 horas. Coloque a carne e o molho que se formou em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno, por mais 20 minutos ou até assar. Retire, decore com limão e salsinha e sirva.


Kids e Teens

Elis de cinco anos

Valentina Soares Mesquita de quatro anos. Ela é filha de Jean Paulo e Roberta

Atividade
Estamos prestes a começar as comemorações pelo 20 de setembro, dia de lembrar a Revolução Farroupilha. Então, que tal já entrar no clima deixando o gaúcho bem bonito e colorido?

Criança gosta é de brincar
A proximidade do Dia das Crianças já permite começar a pensar e planejar novas brincadeiras para a criançada


Ainda falta um mês para o Dia das Crianças, mas muitos deles mal podem esperar pela oportunidade de desfrutar de novos brinquedos e brincadeiras, afinal o lúdico, presente no brincar infantil, mais do que mero divertimento, é uma oportunidade de vivenciar novas experiências, expetativas e aprendizagens. Por outro lado, a aquisição de novos brinquedos pode ser um problema para muitos pais, que se veem sem condições de arcar com todos os desejos dos filhos. Pensando nisso, a loja de brinquedos de Bagé, a Nova Era, já lançou seu mega feirão antecipado de Dia das Crianças, uma oportunidade de escolher o presente com calma, tranquilidade e, ainda, aproveitar ótimos descontos e condições de pagamentos especiais em mais de 100 itens, tanto para meninos como para meninas de todas as idades.

As opções incluem jogos, almofadas, bonecas e brinquedos para a primeira infância. Entre os destaques está o triciclo que acomoda crianças desde antes dos primeiros passos, já que possui apoio para os pés, cinto de segurança e pode ser empurrado pelos pais, até os três ou quatro anos de idade, quando a criança já aprendeu a pedalar. Outros brinquedos interessantes são as linhas Riva Chef de cozinha, as mesinhas para atividades, os arco e dardo, e a linha da Peppa Pig com som da Estrela. Além dessas, muitas outras opções estão disponíveis.

Maior e melhor oferta Hereford e Braford do Brasil
43º remate Guatambu, Alvorada e Caty acontece dia 1º de outubro em Dom Pedrito
Foto: Eduardo Rocha

Com uma oferta diferenciada de 200 touros e 370 novilhas, com destaque para 20 novilhas com transferência de embriões de vacas e touros top líderes dos Sumários, além de todos os animais com avaliação genética superior por desempenho de produção pela Conexão Delta G, o 43º remate Guatambu, Alvorada e Caty, o maior leilão Hereford e Braford do Brasil, acontece dia 1º de outubro, quinta-feira, na sede da Estância Guatambu, em Dom Pedrito. A programação inicia pontualmente às 13h30, mas antes disso os animais já estarão à disposição para revisão nos bretes.

A tradição e qualidade do remate é também um dos atrativos para compradores de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos, que poderão desfrutar ainda de um tour com degustação pela Vinícola Guatambu. O diretor-proprietário da Estância Guatambu, Valter José Pötter, lembra, ainda que, entre os animais em venda, estarão touros vencedores do PAC – Prova de Avaliação a Campo da Associação Brasileira de Hereford e Braford.
“Nossa expectativa para o 43ª do remate Guatambu, Alvorada e Caty é excelente devido ao bom momento que a pecuária de corte vem passando. Além disso, teremos um grande volume de animais em oferta, todos de qualidade genética superior e boas condições de pagamento e frete. As edições anteriores de nosso remate foram grandes sucessos e estamos trabalhando para manter os ótimos resultados”, destaca Pötter.
O 43º remate Guatambu, Alvorada e Caty será comandado por Eduardo Knoor, da Knoor Leilões, e por Lourenço Campo, da Central Leilões. O remate terá transmissão ao vivo pela internet através do C2 Rural e pela televisão no Canal Rural. As condições de pagamento incluem a possibilidade de parcelamento em até 15 vezes e frete free para cargas fechadas.

Filmes bageenses na 7ª Muestra de Documentales de Frontera 2015.
Apresentações acontecerão dias 16 e 17 em Aceguá e dia 18 em Bagé
Com o objetivo de ser mais uma oportunidade de exibição para produções realizadas no interior do Estado, a sétima “Muestra de Documentales de Frontera” é uma parceria entre Centro Mec-Uruguay, Intendência de Cerro  Largo, Sorro Cine Clube, Unipampa (PROEXT) e Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, e exibirá 15 documentários, muitos relacionados aos temas memória e tradições. As exibições acontecem dia 16 e 17 em Aceguá/UY e, dia 18, em Bagé às 19h na Sociedade Uruguaia, localizada na rua Salgado Filho, 299. A entrada é gratuita em todos os dias.

Entre os filmes exibidos na mostra estarão cinco filmes produzidos em 2014 pelo projeto “Inventar com a Diferença”, através da parceria com o ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras. São eles: A Carta (produção dos alunos da escola Félix Contreiras Rodrigues), O Tempo (produção dos alunos da escola Téo Obino - Projovem Urbano), Narradores de Bagé (produção dos alunos do IFSUL), A Lenda do Monstro da Panela do Candal (produção dos alunos do IFSUL) e Fronteira (produção dos alunos da escola Barão de Aceguá e Escola Nossa Senhora das Graças).