Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Caderno Pampa :: 25 de junho de 2016




O inverno chegou com tudo no Rio Grande do Sul. Há semanas que temos enfrentado baixas temperaturas e muita geada na região do Pampa. E, se por um lado, o inverno é difícil de ser enfrentado graças ao frio, por outro, ele proporciona belas imagens e prazeres característicos do período, como desfrutar de uma boa comida na beira da lareira. E, como só nos resta afrentar os períodos de baixas temperaturas, que possamos então aproveitar dos charmes da estação. Ao mesmo tempo, não esqueça, que muitas pessoas enfrentam várias dificuldades para se proteger no inverno e precisam da nossa ajuda. As cidades da região já estão mobilizadas, recolhendo e distribuindo agasalhos que são muito bem vindos por quem precisa. Não deixe de ajudar!

Bagé celebra a sétima edição do FIMP
Festival acontece de 24 a 30 de julho
A sétima edição do Festival Internacional Música no Pampa (FIMP) já foi lançada e a expectativa é de mais uma semana de muita música e intercâmbios culturais. São esperados músicos e estudantes de diferentes nacionalidades e oriundos de outros Estados brasileiros. O Festival, que este ano acontecerá de 24 a 30 de julho, vale lembrar, tem aprovação da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura e, com isso, as empresas que patrocinam projetos como este, além de isenção do imposto de renda (IR), têm sua marca associada à referência social.
O maestro Jean Reis, enfatizou que Bagé não é mais a mesma de quando sem o FIMP. ''O evento, além do mais, não pertence mais à Bagé, mas ao mundo, dado o alto número de estudantes que foram pra fora da cidade graças ao projeto. Não há como calcular, não há preço que se pague pelo caráter, cultura, educação e pelo que se pode fazer pela vida dos outros'', concluiu.
Entre vários programas do FIMP, o de maior destaque é o ''Adote um Estudante''. Ele consiste na assistência à moradia a jovens participantes, por famílias residentes na cidade, durante o período em que o evento ocorre. Nesse ano, a expectativa é que de  45 a 50 famílias participem do programa.

Expectativa pela Semana do Colono de Hulha Negra
Atividades acontecem dias 29, 30 e 31 de julho
A maior comemoração de Hulha Negra, a Semana do Colono, já tem corte escolhida e data definida para acontecer: entre os dias 29 e 31 de julho no Ginásio Municipal. Entre as atrações da festa estão os produtos coloniais e as apresentações artísticas. A rainha da 21ª Semana do Colono, Eliandra Fernandes Ritta, e as suas princesas, Taiane Gomes Pereira e Lucimara Ulrich Barboza foram eleitas no dia 04 de junho e já cumprem agenda de divulgação da programação em toda a região.
A programação da festa também já foi divulgada e contará com uma noite Gospel na sexta-feira, dia 29, com várias atrações. No sábado à tarde haverá apresentações de grupos de dança do CRAS de Hulha Negra, de patinação com Lidy Oleques, do piquete Querência Charrua, do CTG Vento Xucro e Lanceiros dos Porongos e, à noite, apresentação do Grupo Sandir e Os Monarcas. No domingo, a tarde os shows serão de Jaimes Rodrigues, Grupo Eco do Rio Grande, Jorge Rosa, Grupo Kantai e Marcelo Caminha. A noite haverá a apresentação da banda Barbarella.

Caminho da Luz defini data do Jantar Luz
Atividade é uma das principais da entidade
Evento já tradicional na comunidade bageense, o Jantar Luz, realizado pelo Caminho da Luz, já tem data marcada. A programação, que em 2016 chega a décima edição, será realizada dia 29 de novembro, a partir das 21 horas, nas dependências da sede social do Clube Caixeiral. A presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas explica que a divulgação com antecedência da data permite melhor organização e participação da população. O Jantar Luz é realizado todos os anos visando à arrecadação de recursos para auxiliar no pagamento do 13º salários dos funcionários da instituição.
Antes, várias atividades estão sendo realizadas visando complementar a arrecadação da instituição. No início de junho a instituição realizou um brique que arrecadou mais de R$12 mil, valores são utilizados para custeio da instituição. A variedade de produtos de inverno era grande. Itens como jarras elétricas, moletons, blusões, casacos, meias soquetes e roupas de lã tiveram grande procura. Como alguns produtos sobraram, o Caminho da Luz irá realizar uma venda direta aos interessados. "Vamos divulgar por meio de nossas páginas em redes sociais e em nosso blog, além de encaminhar a listagem dos produtos à imprensa. Os recursos que obtemos com o brique são fundamentais para nossas atividades de custeio e manutenção e, ao mesmo tempo, proporcionam que possamos manter a qualidade dos nossos atendimentos", enfatiza Iara.

Começou a estação mais fria do ano
Antes mesmo de o inverno começar, Rio Grande do Sul registrava 23 dias consecutivos de temperaturas negativas

Os meteorologistas tem sido unânimes em afirmar: o inverno de 2016 será muito parecido com o que já foi o outono, ou seja, muito frio e úmido. O responsável por este quadro? O fenômeno La Niña, que esfria as águas do Pacífico Central e Oeste na altura do Equador, provocando aumento de chuvas e queda de temperatura no Sul do Brasil. A expectativa é que o frio seja mais concentrado em julho e com uma chuva um pouco mais volumosa, principalmente no Oeste, Sul e Centro do Estado. E, assim, com muito frio e chuva, deve ser até o final do inverno, no dia 22 de setembro.
Outra característica típica da região do Pampa, o vento Minuano, também deverá estar muito presente na nova estação, o que fará com que as sensações térmicas sejam ainda mais baixas do que as temperaturas. A expectativa é que os amanhecer com campos cobertos de geada também seja frequente no inverno de 2016.

Proteja-se
Muito além das belas imagens, as baixas temperaturas causam vários transtornos para o corpo e, principalmente, se não soubermos nos proteger adequadamente. E, embora, pareça inevitável sentir frio, apesar das várias camadas de roupas, algumas dicas ajudam a nos manter mais quentinhos.
- Use uma camada de roupas que vai embaixo da sua roupa normal. Ela pode tomar várias formas, mas cada uma delas pode ajudar a manter você quente sem deixá-lo muito volumoso ou com muitos passos extras. Camadas inferiores incluem meias, leggings, uma segunda pele e roupas de baixo longas.
- Use uma camada à prova d'água. Se a água penetrar em sua roupa, ela só vai lhe deixar com mais frio. Você pode usar uma capa de chuva sob um casaco quente, mas menos à prova d'água, por exemplo. Quando for comprar casacos, procure materiais que sejam bem à prova d'água e quentes, como neoprene.
- Proteja suas extremidades. Tente manter sua cabeça, suas mãos e seus pés cobertos com um cachecol, um chapéu, luvas e meias e botas peludas. É muito importante que todos esses itens sejam à prova d'água, já que essas são as áreas nas quais você terá mais chance de notar umidade e mais frio. Por exemplo, use luvas de couro forradas se puder.
- Use roupas do tamanho correto. Roupas apertadas não podem lhe deixar quente ou confortável. Em vez disso, se quiser ficar aquecido, use peças mais largas. Isso cria uma camada protetora de ar quente entre sua pele e o ambiente do outro lado do tecido.
- Movimente-se. Deixe seu corpo criar o aquecimento. Movimentar-se vai queimar energia do seu corpo que emanará como calor. Tente se exercitar, ou pelo menos não ficar parado.

Prepare a casa
Um ambiente quentinho é um ótimo refugio para enfrentar o inverno. Alguns hábitos simples ajudam a manter a casa quentinha e mais agradável para os dias frios.
- Isole sua casa com atitudes básicas, como colocar cortinas grossas e cobertores nas janelas. Procure pelos buracos e lacunas que deixam o ar frio entrar na sua casa ou passar por entre cômodos com níveis diferentes de isolamento. Cobertores e carpetes enrolados podem facilmente ser usados para fechar essas lacunas.
- Feche os cômodos não utilizados e concentre-se em aquecer um cômodo central. Costuma ser mais fácil e mais barato focar-se em manter um cômodo aquecido do que uma casa ou um apartamento inteiros. Pense num lugar só onde sua família pode ficar durante as horas em que está acordada e sele-o do resto da casa.

Cor e diversão para o arraial caipira
A loja Nova Era de Bagé está repleta de trajes caipiras


Junho já está terminando, mas muitas festas caipiras ainda devem acontecer durante o mês de julho, o que representa uma ótima oportunidade para investir no traje caipira, caprichar na maquiagem e no cabelo e pular São João. Quem ainda está a procura de vestidos caipiras diferenciados tem na loja Nova Era de Bagé muitas opções, tanto no infantil, quanto no adulto, com peças mais alongadas, que valorizam a cintura. Para os meninos, os chapéus e coletes também estão à disposição. Tudo para montar um look exclusivo e diferente, em que as cores vivas e alegres combinem com o espirito das festas Juninas e Julinas.
Além disso, a loja está com descontos especiais no setor que, neste ano, conta com uma novidade: uma vitrine aberta, produzida em parceira com a loja Toda Festa, toda no clima da festa.

Férias Malucas
Para quem não perde a oportunidade de aproveitar uma boa promoção, ainda na primeira quinzena de julho, a loja Nova Era lança a sua tradicional “Férias Malucas”, com descontos e condições de pagamento especiais.

Prepare o seu arraial
Arroz doce

Ingredientes
4 xícaras (chá) de arroz cozido e sem tempero
3 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de leite de coco
1 e ½ xícara (chá) de leite condensado
2 paus de canela em pó a gosto.
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o arroz, o leite e o leite de coco e deixe apurar no fogo médio por cerca de 15 minutos ou até reduzir parte do líquido. Acrescente o leite condensado, a canela, misture e deixe apurar por mais dez minutos ou até que comece a ficar cremoso. Despeje em uma travessa ou em taças e polvilhe a canela. Sirva gelado.
Dica: Na hora em que o arroz estiver finalizado, acrescente paçocas quebradas na panela e misture. Despeje-o em uma travessa ou em taças e cubra-o com uma camada de paçoca. Sirva gelado

Canjica

Ingredientes
250g de milho para canjica
Água conforme necessário
1 colher (chá) de sal
1 canela em pau
500ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
3 cravos-da-índia
Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
Coloque o milho em um recipiente com água e deixe de molho por 8 horas. Escorra coloque na panela de pressão. Acrescente o sal e água até que cubra. Cozinhe na pressão por 40 minutos, ou ate o milho amolecer. Se ainda estiver duro, acrescente mais água quente e cozinhe de novo, por mais uns 10-15 minutos, e assim por diante.
Quando o milho estiver macio, adicione a canela, o leite de coco, o leite condensado e os cravos. Deixe ferver com a panela destampada até engrossar bem. Polvilhe com a canela em pó. Sirva quente.
Dica: Pode fazer essa receita de véspera, ela fica até melhor. Se engrossar muito de um dia para o outro, acrescente mais leite e adoce de novo a gosto.

Quentão

Ingredientes
1 copo de água (200 ml)
1/2 copo de cachaça
2 litros de vinho tinto suave
2 paus de canela
1 e ½ copo de açúcar
Gengibre a gosto
Cravos a gosto
Modo de preparo
Numa panela junte todos os ingredientes ao fogo. Assim que levantar fervura, deixe por mais 10 minutos. Em seguida sirva. Tome a bebida quente.

Cocada

Ingredientes
4 copos (americano) de açúcar
1 coco grande ralado
1 e ½ copo (americano) de leite
Modo de preparo
Leve ao fogo o açúcar com o leite e deixe ferver, em fogo baixo até engrossar, para saber se atingiu o ponto, retire um pouco de calda e coloque em um copo de água fria, deve se formar uma bala mole, Junte o coco ralado, mexa bem e deixe ferver por 10 minutos.
Desligue o fogo misture por alguns minutos para esfriar um pouco, vai colocando com a colher sobre a pedra ou uma superfície forrada e deixe esfriar.

Quebra-queixo

Ingredientes
500g de açúcar mascavo
 1 xícara de água
 1 coco pequeno ralado
 3 colheres de sopa de suco de limão
 Manteiga para untar

Modo de preparo
Leve ao fogo baixo uma panela com o açúcar. Deixe cozinhar até derreter. Em seguida adicione a água e o suco de limão aos poucos, deixe ferver até formar uma calda. Adicione o coco ralado à calda de açúcar. Mexa bem até conseguir um creme consistente. Faça o teste: pegue um pouco com os dedos, afaste e se observar um fio de calda significa que está pronto (ponto de fio). Unte uma assadeira com manteiga e verta sobre ela o creme de quebra queixo. Deixe esfriar e depois parta em pedaços.



A professora Clarisse Ismério me contou outro dia que o lançamento do livro sobre a história do Sarau Noturno deve acontecer em agosto. A publicação, segundo ela, tem 135 páginas, dividas em três capítulos, que narram a proposta teórica do Sarau, e como nasceu a iniciativa de levá-lo ao cemitério da cidade. Eu, que tive a honra de participar do princípio deste projeto, fico muito feliz em saber que o mesmo teve continuidade e agora será eternizado em um livro. Certamente, estarei no dia do lançamento – que divulgarei aqui – comemorando essa conquista. Desde já, parabéns a professora Clarisse por levar adiante essa história.

O Restaurante e Parrillada La Perdiz inaugurou no dia 15 de junho oferecendo no Siñeriz Shopping mais uma ótima opção gastronômica. O restaurante, que já é sucesso em Montevidéu, agora atende também em Rivera com diversas e deliciosas opções para o almoço e jantar.

Dia 09, sábado, o departamento jovem da Associação Rural realiza a posse de sua nova diretoria. Rodrigo Antunes entregará o cargo de presidente para Renan Petri Gasso. O evento acontece no salão nobre da entidade.

Fechar as Curtas dessa edição e não falar da perda repentina do Sr. Luis Olavo Salles não teria sentido. Para aqueles que não sabem, eu ocupo o cargo de assessora de imprensa da Associação e Sindicato Rural de Bagé há mais de quatro anos, e durante este tempo, convivi com seu Olavo. Um ruralista muito presente e atuante na luta pelas causas da classe, que, infelizmente, nos deixou de forma trágica. Aos que ficaram, inconsoláveis, cabe agora dar continuidade ao trabalho que ele, junto a muitos outros produtores, iniciou e deixou como exemplo. À família e aos amigos mais próximos, desejo que o tempo os conforte, dando forças necessárias para seguir em frente, administrando a saudade eterna.

Ainda sobre o jantar beneficente em prol do projeto “Salvar Vidas”, do grupo de apoio à pediatria (SUS) da Santa Casa de Caridade de Bagé, as esposas dos idealizadores do bloco “Os Fora da Casinha” com as senhoras voluntárias do projeto e o Dr. Adauto Tércius Chaves Simões Pires. Clic Roberta Hecht

 Os amigos do grupo Sonido Del Alma Gaucha Alexandre Brose e Salim Severo Dias em jantar romântico no Dia dos Namorados com suas respectivas, Renata Abott e Bibiana Casanova


Márcia Duro Mello junto ao jornalista internacional e editor de Zero Hora, Rodrigo Lopes, a professora Clarisse Ismério, e o coordenador do curso de Comunicação Social da Urcamp, Glauber Pereira, após a palestra do repórter sobre “Jornalismo Multiplataforma em área de conflito e catástrofes”, que integra a oitava edição do ciclo de palestras de Zero Hora, #ZHnaFaculdade


Aumentando os carimbos no passaporte, minha amiga Kellen Pohlmann, que é natural de Dom Pedrito, mas reside e trabalha em Porto Alegre, esteve este mês visitando o Peru. Na foto, ela em Machu Picchu

O fotógrafo Mickael Freitas (à direita) junto aos pais, Glaucenir e Volsoir Freitas, e a esposa Natielle dos Reis, comemorando o sucesso de sua exposição “Compor com Cor”. Clic Márcia Duro Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário