Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Caderno Pampa :: 09 de julho de 2016


Para alguns, pode até parecer bobagem, mas se olharmos com atenção, as vitaminas, assim como vários outros nutrientes, são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, já que elas são responsáveis pela manutenção de funções vitais do corpo que, sofre com a sua deficiência. E, embora, em muitos casos os sintomas que indicam a deficiência de alguns vitaminas e nutriente, possam ser bastante sutis, as consequências para quem não buscar auxilio profissional para recuperar o quadro, podem ser grandes. Com isso, vale a pena incluir no seu check up médico o exame que detecta os níveis de vitaminas no organismo e apostar em uma dieta equilibrada, que contemple tudo o que o seu corpo precisa para viver com saúde e qualidade.

Nova Diretoria no Sindicato Rural de Pinheiro Machado
Nova Diretoria tomou posse no final de junho

O Sindicato Rural de Pinheiro Machado empossou sua nova diretoria para o triênio 2016-2019, tendo como novo presidente, Gabriel Garcia Camacho.
Conforme Camacho, ser presidente do Sindicato Rural é motivo de muita alegria e honra. Ele contou que pretende dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela entidade, assim como melhorar ainda mais os serviços prestados pelo Sindicato.
“Nossa meta é angariar recursos para a manutenção do Parque, que é a fonte de renda de toda a entidade. Já estamos trabalhando na Feovelha 2017 e pretendemos integrar a lavoura à maior feira e festa de ovinos do Rio Grande do Sul. A Feovelha vai comemorar 33 anos, e quando foi iniciada, não haviam tantas lavouras na região, principalmente as de soja, e, hoje, é necessário integrar os agricultores junto aos ovinocultores”, disse o presidente.
Para o ex-presidente, Rossano Lazzarotto, estar à frente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado foi uma importante experiência, e um dos pontos fortes foi conhecer o sistema FARSUL.
“A ideia é de continuar a trabalhar com associativismo. Estou muito feliz pela experiência e pelos resultados que conquistamos durante a minha gestão. Agradeço o apoio dos sócios, da diretoria, funcionários, empresas parceiras e patrocinadores, sem os quais nada seria possível”, contou Lazzarotto.
Durante a posse, foi assinado um termo de compromisso junto ao representante da FARSUL, o vice-presidente, Gedeão Pereira, e entregues pelo sindicato três prêmios para a FARSUL e Casa Rural, além de uma placa de agradecimento da nova diretoria para o ex-presidente, Rossano Lazzarotto.

Caminho da Luz beira cinco mil indicações no programa Nota Fiscal Gaúcha
Os gaúchos que aderem ao programa Nota Fiscal Gaúcha precisam indicar uma instituição para ser beneficiada. Entre as instituições da região que podem ser beneficiadas pelo programa, o Caminho da Luz de Bagé já contabiliza quase cinco mil indicações. E a tendência é de um crescimento maior, impulsionado por uma campanha que a instituição realiza.
O NFG tem objetivo de estabelecer o hábito dos consumidores pedirem a nota fiscal no momento da comporá de produtos e serviços, ao mesmo tempo em que podem apontar entidades de sua preferência para receber pontos a cada compra que efetuarem. Os pontos revertem em recursos trimestrais para as instituições indicadas – o Caminho da Luz, por exemplo, está entre as entidades da área de Assistência Social. Da mesma forma, os cidadãos que indicarem o número do CPF na hora da compra concorrem a prêmios em dinheiro mensais. Os ganhadores de Bagé e região são informados pelo Caminho da Luz, que publica a relação em redes sociais e encaminha aos veículos de comunicação.
Apoio
O Caminho da Luz realiza há algum tempo uma campanha para aumentar o número de indicações - o que vai, a cada três meses, melhorar a “fatia” de recursos recebidos pela instituição. “Esses recursos são fundamentais para a manutenção dos serviços prestados na Escola, Clínica e Oficinas. O Estado repassa trimestralmente os recursos, baseados na pontuação obtida com as indicações feitas pela população”, pondera o vice-presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas..
“Nossa arrecadação precisa deste incremento porque temos dificuldades em manter nossos atendimentos. Com o auxílio da população, aumentaremos as indicações e, por consequência, nossa pontuação", pondera a presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas. Vale destacar que os recursos são repassados pelo Estado a cada três meses – a média fica ao redor de R$ 6 mil – o que não cobre muitas despesas para o custeio da entidade.
Jantar Luz
Em breve o Caminho da Luz começará a divulgar mais informações sobre os preparativos para o 10º Jantar Luz. A programação, marcada para 26 de novembro, às 21h, na sede social do Clube Caixeiral, é voltada para arrecadar recursos visando ao complemento do 13º salário dos funcionários da instituição. "Decidimos avisar com antecedência a data porque será mais fácil de as pessoas se programarem até porque o evento é em um sábado e acreditamos que essa organização auxilia as pessoas", ressalta Iara.

Inscrições abertas para a Expo Agas 2016
Feira acontece de 23 a 25 de agosto em Porto Alegre
O centro de eventos da FIERGS em Porto Alegre é, tradicionalmente, o palco para uma das maiores feiras supermercadista do Brasil: a Expo Agas, que em 2016 acontece entre os dias 23 e 25 de agosto e já está com inscrições abertas. Além das tradicionais atrações, para esta edição são esperadas novidades, lançamentos e condições especiais de pagamento para a feira. Em 2015, foram mais de 40 mil visitantes. Supermercadistas e outros representantes de segmentos compradores já podem realizar as suas inscrições até o dia 17 de agosto gratuitamente pelo site www.agas.com.br. Para o ciclo de palestras, nomes como Max Gehringer, Augusto Cury, Cecilia Troiano, Marcio Atalla e o trio de jornalistas do Manhattan Connection, Lucas Mendes, Caio Blinder e Diogo Mainardi, entre outros.

Atenção com as vitaminas e nutrientes do seu organismo
Uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde do corpo

Luíse argumenta pela importância de buscar um nutricionista para melhor orientação

Para ter uma boa saúde precisamos dos nutrientes de forma balanceada, até porque cada um tem uma função diferente no nosso organismo. Os carboidratos, por exemplo, são responsáveis por fornecer energia, já as proteínas ajudam a melhorar e manter nossos tecidos como a pele e músculos. E, as vitaminas, em especial, cumpre função muito especial em nosso organismo, sendo responsáveis pela nossa saúde como um todo.
A nutricionista Luíse Nogueira destaca que as vitaminas e os sais minerais são substâncias imprescindíveis à vida, já que elas participam de milhares de processos metabólicos em nossos organismos, incluindo a produção de energia, de hormônios e de estruturas celulares. A sua deficiência provoca doenças, embora sua ação se deva a pequenas quantidades diárias. O mais importante é a presença desse conjunto, que deve ser introduzido no corpo, naturalmente, através dos alimentos. Um indivíduo pode sofrer de problemas com o cabelo, com a visão, cansaço, infecções e diarréia por causa da deficiência de nutrientes.
“O ideal é a pessoa fazer exames de sangue periódicos para detectar as deficiências do organismo, antes de sair ingerindo quantidades desnecessárias, às vezes prejudiciais”, explica Luíse.
E, apesar da importância de todas as vitaminas, Luíse chama a atenção em especial para a Vitamina D, que é produzida na pele com a ajuda dos raios solares.
“A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, e também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular. A falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer. Esta substância ainda age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a síndrome metabólica que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2. O consumo da vitamina D é essencial para as gestantes e a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a carência do nutriente favorece a pré-eclâmpsia”.
Mas, a boa notícia, é que uma alimentação equilibrada supre todas as necessidades nutricionais e mantém os níveis de vitaminas adequados em nosso organismo.
“Para conseguirmos uma boa ingestão de vitaminas diariamente devemos ter uma alimentação balanceada e diversificada. Fazer a ingestão diária de vegetais, legumes, frutas, carne vermelha, peixes, arroz, quinoa, leguminosas, ovo, leites e derivados entre outros alimentos ricos em vitaminas. A melhor dica é diversificar os alimentos que você ingere ao longo da semana e sempre dar preferência a alimentos naturais, sem conservantes e corantes, evitando sempre os embutidos e outros alimentos industrializados. Também é fundamental procurar um nutricionista para adequar a sua alimentação”, explica Luíse.

Descontos especiais para animar as férias de julho
A loja Nova Era de Bagé está repleta de promoções e condições especiais de pagamento





Julho, mês de curtir um pequeno descanso de férias, mas também de renovar as energias para começar o segundo semestre do ano com muita disposição e vontade de aprender e brincar. Julho é, também, época da tradicional promoção “Férias Malucas” da loja Nova Era de Bagé, quando descontos especiais são oferecidos em todos os setores da loja.
Neste ano, vários itens estão com até 70% de desconto, com destaque especial para a linha de material escolar, sendo uma ótima oportunidade de renovar o material, seja com uma mochila ou estojo novos, ou reabastecer-se das miudezas, como lápis, canetas coloridas, estojos, cadernos e muitos outros. E, para facilitar aos clientes, que terão liberdade e calma para encontrar os itens que precisam, todos os produtos da promoção estão sinalizados com a tradicional “bolacha amarela” da Nova Era. As condições de pagamento também são um ótimo atrativo e as compras a vista poderão ser parcelas em até duas vezes, e as compras no cartão de crédito podem ser parceladas em até 10 vezes pelo preço normal.



Minha querida e competente nutricionista, Renata Meirelles, estará em novo endereço a partir do dia 11, agora, em local próprio! Na rua General Sampaio, 425. Muito feliz pela tua conquista, Renata!

O restaurante Quitanda, em Bagé, está com super eventos neste final de semana. Hoje tem jantar harmonizado com vinhos Dunamis, às 20h30, e, amanhã, tem festa julina, das 15h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 9996 6430.

A magnífica obra que retrata Chico Buarque foi pintada ao vivo pelo artista plástico bageense, Carlo Andrei Rossal, no Restaurante Cumbuca, em Dom Pedrito, no dia 25 de junho. O live paiting aconteceu durante o show do grupo Roda Viva, que só toca Chico Buarque. O artista repetiu a dose no dia 07 deste mês, no Bar Ocidente, em Porto Alegre, a convite do grupo, que foi atração por lá. Parabéns Carlo pela repercussão!

A galera da foto são os jovens talentos bageenses que vão ao Rio de Janeiro gravar, sob coordenação de Edison Lopes, o filme Estilo. Eles foram selecionados em Bagé no mês de junho. Na foto estão: Eliéser Moura, Gabriel Medeiros, Samara Coutinho, Francisco Gasso, Tainara Urrutia, Edison Lopes, Giovana Bica, Berê Borges, Matheus Zortea e Augusto Camargo. Clic Marcia Duro Mello

Nova diretoria do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, de Bagé, que sob a presidência do escritor Cássio Lopes, cumprirá o biênio 2016-2018. Presentes na foto, Edgard Lucas, Cid Marinho, Hamilton Vaz, Cássio, Dorcelina Brito, Diones Franchi e Fábio Tomm

No dia 30 de junho, o escritor bageense Fernando Risch recebeu uma homenagem, durante sessão especial na Câmara de Vereadores de Bagé, por sua atividade como escritor e comunicador na cidade. Muito merecida!

A felicidade do pequeno Arthur junto aos pais Dieizon Carvalho e Tatiane Barreto Lima, durante seu aniversario de dois aninhos, no último sábado, dia 02. Clic Mickael Freitas

No mesmo dia, o fotógrafo Mickael também registrou os dois aninhos de Isabella, filha de Luh Paiva e Paulo Renato Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário