Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Caderno Pampa :: 13 de agosto de 2016


A figura paterna, tão importante no desenvolvimento do ser humano, tem seu dia máximo de homenagem amanhã. É domingo de Dia dos Pais, dia que as famílias se reúnem para celebrar a vida e todo o cuidado, amor e carinho que os pais dedicam diariamente aos seus filhos. Aproveite a oportunidade, esteja com as pessoas que são especiais para você. E, como não poderia ser diferente, não deixe de levar um pequeno agrado a quem sempre procura agradar você. Nesta edição, temos algumas sugestões de presentes para inspirar os filhos que deixaram a compra para a última hora. Ainda dá tempo!

Crianças ganham espaço diferenciado para espera no Caminho da Luz
As atividades da Escola e Oficinas do Caminho da Luz, após um breve recesso de férias, retomou suas atividades com uma novidade na recepção aos assistidos, especialmente às crianças: o espaço na Sala das Mães onde possam realizar alguma atividade enquanto aguardam atendimento ou os irmãos que são atendidos.
"Sempre observei que as mães faziam o possível para entreter as crianças, muitas vem muito cedo e até de outras cidades, como Hulha Negra", destaca a coordenadora clínica Lígia Gomes. Agora, os pequeninos contam com materiais para desenvolver atividades, como lápis, giz de cera e folgas para colorirem e um espaço em que é possível brincar e interagir.
A meta agora é incrementar o espaço. A presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas, destaca que são ideias simples que são possíveis graças ao trabalho da equipe e a receptividade nas famílias.
“Tudo dentro da missão da instituição em ampliar os atendimentos em Bagé e região, oferecer mais serviços e buscar a aproximação da comunidade. Lutamos com muito esforço dentro das dificuldades financeiras que enfrentamos para proporcionar qualidade no atendimento e queremos chamar a população para que não apenas vejam o que estamos fazendo como saibam que todos os nossos serviços tem parcela importante da comunidade", frisa Iara.

Homenagem para as empresas e profissionais mais lembrados pelos bageenses
Entrega do prêmio Distinção Empresarial aconteceu ontem, dia 12
A noite de sexta-feira foi marcada pela homenagem as empresas e profissionais liberais que mais se destacaram em Bagé no ano de 2016, com a entrega do prêmio Distinção Empresarial, uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). Os homenageados foram apontados através de uma pesquisa realizada pela Consultoria Júnior da Urcamp que, durante dois meses, aplicou quase de três questionários apontando o posicionamento das empresas de todos os segmentos na cidade, através dos próprios bageeneses. Na próxima edição do Caderno Pampa, algumas das empresas que receberam o prêmio contarão suas trajetórias de sucesso e empreendedorismo.

Custo de produção de ovinos é mapeado em Sant’Ana do Livramento
Dados irão apresentar a realidade dos custos enfrentados pelos produtores
Uma reunião com produtores de ovinos de Sant’Ana do Livramento e cidades próximas ocorreu no Parque da Rural de Livramento e, na presença do economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, Rui Silveira, do economista do Sistema Farsul, dos pesquisadores da Embrapa Juan Souza e Espedito Cezario e do assessor técnico da CNA, Rafael Linhares, apresentou o “Painel de Custos de Produção de Ovinos”, um projeto nacional realizado pelas Federações da Agricultura, com o apoio técnico das Assessorias Econômicas das Federações, da CNA e da Embrapa Ovinos e Caprinos.
Os dados mapeados na pesquisa ajudarão a entender o custo de produção das propriedades e, assim, será possível conhecer a realidade específica de cada região do país, além de manter um banco de dados para respaldar as pautas que irão decorrer a partir dessa pesquisa. Todas as informações compiladas serão repassadas para os produtores.

Interact Club de Bagé realiza Brique Solidário
Hoje, dia 13 de agosto, é a última oportunidade para aproveitar a 2ª edição do Brique Solidário, promovido pelo Interact Club de Bagé, na Avenida General Osório nº 660. O clube também está aceitando doações de roupas, acessórios, livros, brinquedos e objetos para venda dos produtos. O valor arrecadado será revertido para os projetos beneficentes do Interact Club de Bagé. O brique funciona das 9h às 19h.

Associação Rural de Bagé organiza excursão para a 39ª Expointer
Os produtores rurais interessados em visitar a 39ª Expointer no dia 31 de agosto, quarta-feira, podem contatar a Associação e Sindicato Rural, impreterivelmente, até o dia 17 de agosto, para reservar lugar no ônibus que será fretado pela entidade. O horário de saída de Bagé será às 2h do dia 31, com retorno previsto para às 21h, após o coquetel de lançamento da 104ª Expofeira de Bagé, que vai acontecer na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Reservas e informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3242 8888, ou na sede da Associação Rural (Av. Portugal, 495, bairro Castro Alves).

Um dia pra lembrar, honrar e homenagear
Dia dos Pais é mais uma oportunidade para reunir a família e celebrar

“Que amanhã seja uma oportunidade para que os pais e filhos aproveitem e curtam! Abracem, beijem, apertem, digam e demonstrem o quanto vocês se amam”

Domingo de Dias dos Pais é tradicional em muitas famílias. É uma oportunidade para que todos se reúnam e celebrem a família e, especialmente, os papais. Mas, com a família contemporânea em constante transformação, a data é também uma oportunidade de ampliar os horizontes e discutir temas novos como, por exemplo, os novos formatos de família.
A Psicoterapeuta Fernanda Schneider da Silva lembra que Independente da configuração familiar, da idade do filho, da intensidade do relacionamento entre essas pessoas, a figura paterna é sempre importante. Porém, mesmo que o papel paterno não seja desempenhado pelo pai biológico, sempre vai ter um avô, um padrasto, um tio, um dindo ou qualquer outra pessoa, cumprindo o papel da figura paterna, por isso o Dia dos Pais tem o mesmo significado para todas as configurações familiares. E, argumenta que momentos como o Dia dos Pais, impulsionado pelas comemorações escolares e em outros setores, podem ser uma boa oportunidade de conversar com as crianças sobre o assunto.
“Acredito sempre no diálogo. Temos que deixar claro pras crianças sobre essas questões que provavelmente vão surgir. Devemos começar com as dúvidas que elas nos trazem, tentar entender como elas entendem todas essas situações”, explica Fernanda.
Porém, o fundamental é, ainda, compreender e aproveitar o papel paterno na família.
“O papel de pai tem se transformado nos últimos anos. Antes, era visto como o provedor, o que somente sustentava economicamente. Atualmente, vemos pais mais ativos, participativos e presentes. Enquanto o amor mãe e filho se dá ainda na vida intra-uterina, o amor entre pai e filho é construído após o nascimento. Sempre falo isso: os pais precisam participar ativamente da vida do filho. Estudos mostram que pais que participam do parto, se envolvem mais precocemente na vida do filho. Tentem fazer coisas juntos, tenham seus momentos, brinquem, alimentem, troquem fraldas, deem banho. Interajam com seus filhos”, finaliza.


Bruna Borges de três anos foi aproveitar as férias no sítio Santo Antônio, em Dom Pedrito

Presentes para os papais
Muitas opções e variedades estão a disposição na loja Nova Era de Bagé
Uma boa maneira de demonstrar todo o amor e carinho que você possui com o seu pai é presentear no Dia dos Pais de maneira especial e única. A loja Nova Era de Bagé oferece belas opções para quem deseja presentear e, ainda, criar a oportunidade de vivenciar bons momentos entre pais e filhos através da brincadeira.
São opções em jogos, que são um estímulo a convivência, brinquedos colecionáveis, como carinhos e bonecos dos Simpsons (que possuem funções especiais), bolos que são uma oportunidade para jogar e se divertir junto, além de completa linha de bolsas (tanto em material sintético como em couro) e agendas 2017 já a disposição. Para quem preferir, as pantufas e chinelos também são uma opção, e os cartões, que acompanhadas de um gostoso abraço são um belo presente.

Amanhã é Dia dos Pais e ainda dá tempo de se organizar e preparar um almoço gostoso e especial para celebrar a data.

Contra Filé recheado com Provolone

Ingredientes
1,5kg de contra filé
3 dentes de alho triturados
1 colher (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Azeite, pimenta do reino e sal a gosto
300g de queijo provolone picado
Modo de preparo:
Pegue a peça de contra filé, faça um corte no meio, sem chegar à outra extremidade. Siga adicionando todo o queijo provolone e apertando suavemente, feche costurando com uma linha ou com palitos. Na travessa que irá assar regue com azeite e disponha a carne, tempere-a bem com vinagre, alho, orégano, sal, e pimenta do reino dos dois lados. Cubra com alumínio e leve ao forno pré-aquecido 180° por 1 hora. Retire o papel alumínio, e retorno ao forno a 200° por aproximadamente mais 15 minutos, ou até que esteja no ponto de sua preferência, a carne deve estar suculenta, você deve controlar para que não passe do ponto. Retire do forno e deixe a carne descansar 5 minutos para começar a cortar em fatias. Disponha as fatias no prato e sirva a seguir.

Salada de Tomates frescos com Broto de alfafa

Ingredientes
300g de tomate (tipo italiano)
2 xícaras (chá) de broto de alfafa
Metade de uma cebola roxa
Folhas de manjericão a gosto
Para temperar: suco de limão, azeite e sal a gosto
Modo de preparo
Corte cada tomatinho ao meio. Corte a cebola em rodelas finas.  Em uma tigela adicione todos os ingredientes. Adicione os temperos e sirva a seguir.

Torta Holandesa

Ingredientes
Massa:
200g de biscoito de leite ou maizena
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 pacote de biscoito coberto com chocolate
Recheio:
250g de chocolate branco
100g de manteiga sem sal
60g de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de água
2 caixinhas de creme de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
Cobertura:
100g de chocolate meio amargo
50g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo
Para a massa: Coloque os biscoitos em um processador ou liquidificador e triture totalmente, formando uma farofa fina. Em uma tigela coloque essa farofa junto com a manteiga e com as pontas dos dedos misture bem até formar uma farofa úmida. Em uma forma de aro removível, unte um pouco com manteiga, coloque em toda a sua borda o biscoito banhado com chocolate, deixando o lado com chocolate para fora. Jogue a farofa no meio da forma e com a ponta dos dedos siga apertando bem, em todos os cantinhos até que fique bem compacto. Novamente aperte levemente os biscoitos com chocolate para que fique em pé. Leve a geladeira enquanto prepara o recheio.
Para o recheio: Em uma batedeira bata a manteiga com o açúcar formando um creme branco, adicione uma caixinha de creme de leite e bata novamente. Derreta o chocolate no micro-ondas (coloque 30 segundos e misture, mais 30 segundos e misture até derreter). Quando estiver totalmente derretido retire do micro e adicione uma caixinha de creme de leite e a baunilha e misture. Acrescente no creme da batedeira. Em um potinho hidrate a gelatina em pó na água (15 segundos no micro) e adicione na mistura da batedeira batendo mais um pouco.
Retire a massa da geladeira e coloque todo o recheio de chocolate branco. Retorne a geladeira até firmar. 
Para a cobertura: Em uma tigela coloque pedaços dos chocolates e derreta no micro-ondas. Acrescente o creme de leite e misture bem. Retire a torta da geladeira, acrescente a cobertura e decora com chocolate branco. A torta finalizada deve ficar na geladeira 6 horas, ou faça na véspera.

Estive presente no almoço harmonizado da Batalha Vinhas e Vinhos, em Candiota, no dia 06, a convite dos amigos Oristela e Giovâni Peres. Um pequeno, mas audacioso projeto, que aos poucos toma forma na Campanha Gaúcha, para orgulho de todos nós e dos consumidores de excelentes rótulos. Parabéns a família, aos sócios, e a equipe da vinícola pelo empreendimento, e, sobretudo, pelos maravilhosos vinhos e espumantes, muitos já premiados nos principais concursos do país, e podem ser adquiridos na própria sede, na BR 293, ou no escritório, em Bagé, na rua Coronel Favorino, 100.

Por falar em vinhos de qualidade, no dia 17, a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, lança, em Porto Alegre, a nova linha de vinhos tintos “Lendas do Pampa”. O evento é voltado para jornalistas e formadores de opinião. Em breve, à disposição dos consumidores.

Nos dias 20 e 21 de agosto, às 18h, no Teatro do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, em Bagé, o grupo de teatro Os Carlitos apresenta a peça “O Noviço”. O ingresso é R$ 15 e pode ser adquirido antecipadamente com os integrantes do grupo. Não perca!

A quarta edição do evento “Uma noite para recordar” com o jovem e talentoso músico Augusto Camargo vai acontecer no dia 08 de setembro, às 20h, na Catedral de São Sebastião, em Bagé. O recital contém um repertório de Música Popular Brasileira (velha guarda, jovem guarda, samba e marcha), música latina (boleros e tangos), e também música italiana. Os ingressos antecipados, no valor de R$ 10, podem ser adquiridos na secretaria da Catedral e na loja Lírio Digital (à tarde), e também pelos telefones 9997 7493, 9937 8785 ou 3242 5876.

As equipes comercial e de jornalismo da RBS TV Bagé entregaram a Óptica Bagé, no dia 02 de agosto, uma placa em homenagem aos 60 anos da empresa, que sempre foi parceira do veículo, e também do Caderno Pampa. Parabéns a todos, empreendedores e equipe, pela passagem da data!

Sucesso absoluto foi o aniversario de 15 anos da linda Rafaella Abreu de Brum, no Dom Pedrito Country Club, em 16 de julho. A magnífica festa teve a assinatura do top cerimonialista, Leonardo Leão. Na foto de Guilherme Brasil e Mayke Ochner, Rafaella com os pais, Dulce e Marcus Brum

 No último dia 03 de agosto, aconteceu o Simpósio de História e Cultura - Bagé 205 anos. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, ocasião em que os novos membros do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda foram empossados oficialmente. A entidade também recebeu uma homenagem do Legislativo pelos mais de 20 anos em prol da divulgação histórica da cidade. Na foto: Fábio Tomm, Hamilton Vaz, Aristeu Filho, Diones Franchi, Cássio Lopes, Emerson Silva, Dorcelina Brito, Cid Marinho e Aline Chaves

Mãe e filha aproveitado tour pela Europa. Luiza Corrêa Oliveira, que faz mestrado em Portugal, e por lá está há mais de um ano, levou a mãe Gilnara para conhecer Portugal, Bélgica, Holanda e Espanha. No clic elas estão nos canais de Amsterdã. Super bacana!

Minha querida amiga e parceira da coluna, Marcia Duro Mello, foi eleita, no dia 03 de agosto, patronesse da Feira do Livro de Bagé deste ano, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro. Na foto, Marcia recebe o carinho de Nara Oliveira, que assim como ela, pertence ao MEB (Movimento de Escritores Bageenses). Parabéns, querida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário