Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Caderno Pampa + Especial Distinção Empresaial :: 27 de agosto de 2016


A preocupação com o emprego tem ocupado a vida de muitas pessoas que viram-se impactadas diretamente pela crise financeira que abala o Brasil e acabaram desempregadas. Se, o susto com a perda da ocupação foi repentino, a recolocação no mercado de trabalho não tem sido tão rápida para alguns, que chegam a enfrentar meses de procura e esperança de conquista de um novo emprego. Mas, a boa notícia é que estamos nos aproximando de uma das épocas do ano mais promissoras: o natal e o réveillon, épocas que as pessoas costumam consumir mais, obrigando os empresários a investir em contratações e infraestrutura para atender a demanda. E, se os empregos temporários de final de ano já são uma boa alternativa para quem está buscando um trabalho, são melhores ainda para quem souber se destacar e, assim, garantir a efetivação após o período. Vale a pena estar atendo as oportunidades que começarão a aparecer em breve e, assim, retomar a tranquilidade de quem está trabalhando.

Unipampa sediará 22º Encontro de Pesquisadores em História da Educação
Prazo para submissão de trabalhos ao evento está aberto
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) irá debater a “História da Educação e Políticas Educacionais: 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira”, durante o 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, que ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de outubro, no Campus Bagé. O evento contará com mesas-redondas, sessões de comunicação de pesquisas, lançamento de livros, conferência e a assembleia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (Asphe). Entre os destaques da programação, está a palestra da noite de abertura com a presença do Prof. Dr. Dermeval Saviani da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Prof.ª Dra. Maria Beatriz Luce da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mediação do Dr. Alessandro Bica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O Encontro é voltado aos pesquisadores e professores da História da Educação, educadores envolvidos com a formação de professores, pós-graduandos e aos graduandos nas áreas de Educação e de História. Entre os objetivos do evento está a reflexão da produção em História da Educação; a avaliação da produção do conhecimento na área e a promoção da formação inicial e continuada de pesquisadores em História da Educação.
Para participar do evento, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o endereço eletrônico 22asphe@gmail.com. Os valores da inscrição variam conforme categoria e modalidade de participação. Para o 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação serão aceitas inscrições de trabalhos na forma de comunicação oral, os quais devem ser enviados em sua forma completa, para o e-mail 22 asphe@gmail.com, com o título 22º encontro. O prazo para envio de propostas encerra no dia 31 de agosto. O Comitê Científico avaliará os textos recebidos no período de 1º a 23 de setembro. A divulgação das comunicações aprovadas está prevista para 26 de setembro.
O 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação conta com uma programação diversificada, que reunirá renomados pesquisadores da área. O evento inicia às 8h do dia 05 de outubro, com o credenciamento. Para o encerramento, no dia 7 de outubro, às 14h, está programado um passeio turístico pela cidade de Bagé. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail asphe@gmail.com ou do site http://asphers.blogspot.com.br/.

Lançada programação da 78ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento
Evento terá palestra de abertura com ídolo do basquete Oscar Schmidt, remates de bovinos e Crioulos, shows tradicionalistas e uma intensa agenda de palestras
Durante os dias 14 e 23 de outubro, o Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho será palco da 78ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento, um dos maiores evento rurais da Fronteira Oeste e a terceira maior feira de faturamento em remates no Rio Grande do Sul. Para isso, a programação conta com uma intensa agenda de remates que valoriza a comercialização da genética bovina e dos cavalos crioulos; palestras voltadas para o aperfeiçoamento técnico e troca de vivências no campo e atividades campeiras e artísticas que envolvam a participação de todos os públicos.
A atração de abertura da 78ª Expofeira carrega uma medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 1987 e o título de maior nome do basquete masculino do Brasil: Oscar Schmidt. É com o objetivo de investir na Expofeira e de proporcionar um momento especial para o público de toda a região que a Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento trazem a palestra do ‘Mão Santa’ no dia 14 de outubro (sexta-feira), no Centro de Eventos do Parque da Rural. Os ingressos estarão à venda a partir de setembro na Secretaria do Sindicato e poderão ser reservados pelo telefone (55) 3242.1204.
Para 2016, a Expofeira traz em sua programação seis grandes remates de renomadas propriedades santanenses que são destaque nacional e terão em pista plantéis de alta qualidade genética das raças bovinas Hereford, Braford, Angus e Brangus, além dos Cavalos Crioulos. Em sua última edição, a Expofeira atingiu o valor de 4 milhões e 418 mil reais comercializados, fechando com um total de 518 animais vendidos. “Neste ano, apesar da crise econômica que afeta diversos setores da economia nacional, a expectativa é que o faturamento cresça proporcional à inflação de 2015, ou seja, cerca de 10% a 12%”, destaca o vice-presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luis Carlos D’Auria Nunes.

Remates da Farm Show de Dom Pedrito já estão confirmados
O Sindicato Rural de Dom Pedrito já trabalha nos preparativos da 83ª Exposição Agropecuária do município, a Farm Show 2016. O evento irá ocorrer de 26 a 30 de outubro no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura. A Farm Show terá shows, praça de alimentação e comércio, entre outras atrações. A programação de remates da exposição já está confirmada, sendo o primeiro leilão no dia 20 de outubro. Ao todo, serão oito leilões, a programação completa pode ser conferida no site do sindicato.

Porque as crianças precisam de um animalzinho de estimação?
Além de ensinar sobre sentimentos como o amor e a amizade, um animalzinho de estimação auxilia no exercício das responsabilidades
Um animalzinho de estimação é sinônimo de alegria em qualquer lar, mas, além disso, ele pode proporcionar inúmeros benefícios para as crianças, quando a sua presença é utilizada de forma a criar momentos de aprendizagem e interação entre os membros da família. Ou seja, ter um pet em casa pode trazer benefícios no desenvolvimento imunológico, emocional e social das crianças.
Imunidade
Estudos apontaram que o contato com os pets desde os primeiros meses de vida ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico das crianças, criando capacidades de defesa contra agentes variados e tornando-se pessoas com sistema imunológico mais bem desenvolvido. Para isso, é essencial que o animal esteja bem cuidado e limpo.
Sociabilidade
Outro impacto positivo é em relação ao desenvolvimento emocional e social, pois até os cinco anos de idade a criança utiliza-se muito da comunicação não verbal, que é bastante explorada no convívio social e quando a criança é estimulada a demonstrar os seus sentimentos.
Já o desenvolvimento emocional se com o desenvolvimento de uma rede de afeto por parte da criança com o animal. Isso acontece porque a criança percebe uma troca de cuidados com o animal, pois o pet reage a todo tipo de estímulo, demonstrando carinho nos atos positivos e mostrando consequências a atos que possam desagradá-lo.
Muitos pais se questionam sobre o perigo de ter um pet em casa, devido a alguns comportamentos como morder, arranhar ou dar patadas. Os acidentes ocorrem devido à falta de supervisão adulta e nos casos que o animal é muito maior que a criança, podendo ocasionar tombos ao brincar. A melhor forma de prevenir é saber que a criança nunca pode ficar sozinha com o animal, deve sempre haver supervisão adulta, cuidando e impondo limites às ações da criança, mostrando que o pet vai reagir de maneira negativa a agressões.
Responsabilidade
A partir dos sete anos, a criança já pode ajudar em alguns cuidados básicos, como ajudar na hora do banho, nos passeios ou escovação do pelo. Tudo vai coincidir com o desenvolvimento da criança, quando ela consegue a começar a se desenvolver sozinha também.

Capacitação profissional a serviço da manutenção do emprego
Depois das demissões em massa, verificadas em 2015, volta da inflação e diminuição da renda dos trabalhadores, o cenário do mercado de trabalho no Brasil ainda não é dos melhores e a busca por educação e formação são essenciais para quem deseja manter-se ou conquistar um novo emprego

Foto: Leko Machado/Especial

O atual cenário econômico reflete muitos desafios para o trabalhador brasileiro, que precisa adaptar ao novo momento e buscar alternativas para manter-se empregado ou alcançar novas oportunidades. A recessão afeta diretamente o mercado de trabalho levantando questionamentos como: O que os profissionais devem esperar dessa situação? Como se preparar para enfrentá-la?
O Economista e Professor Eduardo Mauch Palmeira opina pela tendência de retomada do crescimento econômico, porém alerta que a grande preocupação é que cada vez mais as ocupações exigirão que os trabalhadores possuam o chamado C.H.A. (competências, habilidades e atitudes), tornando-os mais qualificadas, sobretudo no setor de serviços, com redução gradual das ocupações menos qualificadas.
“A busca por educação e formação de qualidade é essencial para o aumento da produtividade e para um melhor e maior desenvolvimento econômico da região e do país. Apenas por meio de um ensino de qualidade, não apenas no ensino superior, mas principalmente no ensino fundamental, médio e tecnológico, é que formaremos profissionais qualificados, tão almejados pelo mercado de trabalho. Os empresários buscam profissionais qualificados, mas cabe lembrar que, em tempos de crise, a primeira decisão deste é a demissão para a redução de custos, não sendo esta, na maioria dos casos a melhor a ser feita. A taxa de desemprego supera os 11% no Brasil, é elevada, em função da atual conjuntura do país, a uma tendência de melhora, esta se dará em função das decisões politicas que irão acontecer nos próximos dias. Tenho convicções que a retomada do crescimento será lenta”, argumenta.
Ao mesmo tempo, aproximamo-nos do período de festa de fim de ano e, logo, será necessário iniciar a organização das empresas para atender as demandas de um período de mais movimentação e lucros, o que pode representar uma boa oportunidade para quem está em busca de um emprego. Palmeira destaca que em função da expectativa de vendas, com aumento de preços e redução da capacidade de aquisição de bens e serviços, é possível que as oportunidades de vagas sejam menores em 2016. Com a oferta menor, a concorrência tende a ser maior e, mais uma vez, será a capacitação que fará a diferença.
“A maneira de se preparar para aproveitar as oportunidades que irão aparecer é sempre por meio de boa qualificação. Lembrando que estar qualificado também não garante vaga, pois se não tivermos atitudes empreendedoras pessoais, nada acontece. É um momento de repensarmos nosso modo de agir no campo profissional, uma vez que, os trabalhadores poderão ser contratados com salários menores do que recebiam antes de ser dispensados dos seus postos de trabalho”.
A sugestão é, então, estar preparado. “Estar preparados para novos desafios e novas tarefas é, na atual conjuntura, o grande desafio a ser enfrentado pelos trabalhadores que buscam oportunidades de recolocação. Uma dica é buscar conhecer a empresa a qual irá candidatar-se a vaga de trabalho, saber a história da empresa, o que ela realmente produz e comercializa, o que poderá ser um grande diferencial para o candidato. Os profissionais devem capacitar-se sempre, mas o principal, além de ter competências e habilidades, é ter atitudes que promovam a sua capacidade de empregabilidade, pois este é o grande diferencial no mercado de trabalho”, destaca Palmeira.


Na próxima quarta-feira, dia 31, a Associação e Sindicato Rural de Bagé lança a 104ª Expofeira, durante a 39ª Expointer, na sede da Casa Rural. O evento este ano promete novidades, e acontece entre os dias 10 e 16 de outubro. Aguardem!

Encantada! Assim estou com minha afilhada Aléxia, filha dos amigos Viviane e Pedro Siuch. As fotos do newborn, feitas pela Oficina da Imagem, estão maravilhosas, e a pequena muito colaborou para isso

Família linda e unida! Assim são estes querido amigos, que comemoraram muito a formatura do jovem casal Daniele Nora e Maurício Moraes no curso de Técnico em Agropecuária, pelo IFSul Bagé. No clic de Daniel Lencina, Patrícia Nora, Maicon Perez, Daniele e Maurício, Rafael Assumpção, Bernadete Nora, e a pequena Isabela

Minha super amiga Mariane Acordi cantou e encantou Portugal no último mês, ao integrar o grupo Os Platinos, de Uruguaiana, que representou o Brasil no Festival Internacional de Folclore promovido pelo país. Fantástico! Na foto, vista do Castelo de São Jorge, em Lisboa

O artista, leia-se fotógrafo, Cássio Lopes, ao lado de Nádia Bucco e da querida Marcia Duro Mello, durante a abertura de sua exposição "Pampa Selvagem", no último dia 16, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé. Na oportunidade, também expuseram artesãos locais, vencedores do concurso de artesanato, promovido pela Universidade Federal do Pampa

A linda Joana Luz da Rosa, de Dom Pedrito, comemorando sua formatura no curso de pós-graduação em Ortodontia, na Associação Gaúcha de Ortodontia, em Porto Alegre, ao lado do marido Rafael Coradini, da mãe Angela da Luz, e do padrasto Marcelo Teixeira

  “Foi no primeiro dia descobrindo Londres. Pegamos o ônibus pra ir até o museu britânico, mas quando vimos o Big Ben não teve como continuar. Saltamos logo, e começamos conhecendo essa região, que tem ainda a abadia de Westminster e a London Eye”, descrição da colega jornalista Fabiana Gonçalves para a foto e sobre sua experiência, e também da amiga Fabiana Gasparoni, em Londres. Sensacional meninas! Viajar é, sem dúvidas, um dos melhores investimentos que podemos fazer para e por nós mesmos

 No dia 06 de agosto, o Dom Pedrito Country Club, recebeu as candidatas ao concurso Broto RS, etapa de Dom Pedrito. A vencedora foi a representante do Centro Cultural Italiano, Tatiele Foggiato Hubner. Na foto, ela está acompanhada do promotor do evento, Gabriel Castilhos


CADERNO ESPECIAL DISTINÇÃO EMPRESARIAL









Nenhum comentário:

Postar um comentário