Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Caderno Pampa :: 10 de setembro de 2016


O ano de 2016 está sendo de muitas reviravoltas e mudanças no cenário econômico e político brasileiro. E, é óbvio, que tantas novidades, influenciam diretamente na vida de todos os brasileiros. Porém, estamos nos aproximando do período de final de ano, época em que as pessoas costumam gastar mais e movimentar a economia, trazendo reflexos para o setor, então é chegada a hora de começar a se organizar e planejar para aproveitar da melhor maneira o período.

Nova turma nas Oficinas de Escrita Criativa
Os encontros serão realizados quinzenalmente aos sábados
As oficinas de Escrita Criativa de Ficção e Não-ficção, ministradas pela jornalista Giuliana Bruni, que já acontecem no Madre Terra nas terças-feiras, agora terão uma turma aos sábados. A proposta é que as aulas aconteçam a cada quinze dias das 14h30 às 17h30. Hoje, dia 10 de setembro, uma nova turma inicia as atividades.
O curso conta com seis encontros em que são tratados temas sobre conto, miniconto, poesia e textos de literatura de não-ficção. Além da apresentação de conteúdos, as oficinas são voltadas à prática da escrita. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 13 anos. Não há pré-requisitos em relação à profissão ou escolaridade. O curso é voltado para quem gosta de ler, escrever e inventar histórias, utilizando-se da criatividade como ferramenta para produzir bons textos.
Os encontros são baseados em troca de conhecimento acerca dos diversos gêneros literários e autores e atividades práticas que buscam desbloquear a criatividade. Dúvidas e inscrições podem ser realizados por meio do e-mail giuliana_bruni@hotmail.com ou pelos telefones (53) 99428638 ou (53) 99612307.

Caminho da Luz realiza Pedágio Farroupilha em Bagé
Programação realizada há três anos, o Pedágio Farroupilha, organizado pelo Caminho da Luz, está com data definida. Será dia 15 de setembro, das 8h às 18h, em três semáforos no centro de Bagé. O objetivo da atividade é auxiliar a instituição nas despesas de final de ano, tornando possível um melhor atendimento aos quase 500 assistidos.
As equipes do Caminho da Luz vão estar identificadas com coletes nos semáforos das esquinas entre as avenidas Marechal Floriano com Presidente Vargas (próximo ao Colégio Auxiliadora e ao Senac), no cruzamento entre a Avenida General Osório e a Rua Carlos Mangabeira (próximo ao Colégio Espírito Santo) e na Avenida Sete de Setembro com as ruas General Neto e Juvêncio Lemos (perto da Casa de Cultura Pedro Wayne e da Loja Temppo). Haverá ainda a distribuição de adesivos.
"Contamos com a colaboração da comunidade, já que o pedágio será muito importante para podermos continuar prestando os serviços à população", reitera a presidente da entidade, Iara Freitas.

Unipampa realiza I Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas
Inscrições para comunicações podem ser feitas até 20 de setembro
Com o tema “Boas práticas no ensino de línguas: desafios e ações possíveis” e oferecendo aos profissionais da educação básica e aos estudantes de pós-graduação e graduação, um espaço para reflexão sobre pesquisas na área de ensino de línguas com oportunidades para o compartilhamento de experiências e dos produtos pedagógicos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Unipampa, campus Bagé, a I Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas está com inscrições abertas para os interessados em apresentar trabalhos até o dia 20 de setembro.
Durante o evento, que acontecerá dias 11 e 12 de novembro, haverá conferências com pesquisadores da área, painel com Mestres em Ensino de Línguas formados pelo Programa e apresentações de trabalhos em duas modalidades: rodas de conversas e comunicações orais. Os coordenadores do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Unipampa Bagé, Vera Medeiros e Alessandro Bica, explicam que quem desejar participar somente como ouvinte, poderá se inscrever gratuitamente entre 17 e 31 de outubro.
As inscrições como apresentador de trabalho ou como ouvinte, podem ser realizadas pelo site do evento (https://eventos.unipampa.edu.br/jornadadereflexoes) e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail (jornada@bage.unipampa.edu.br).

Já é hora de começar a se organizar para o final de ano
Período é o melhor em vendas em função das comemorações de Natal e Réveillon

O mês de setembro já iniciou e, logo, estaremos às vésperas das festas de Natal e Réveillon, melhor época em volume de negócios para diversos setores da economia. Porém, antes da aproximação do período, é importante que haja organização e planejamento para um bom aproveitamento das oportunidades que aparecerão.
O professor e economista, Eduardo Mauch Palmeira destaca que o empresariado deverá estar preparado para um final de ano com vendas mais ajustadas a realidade do bolso do consumidor, lembrando que o nível de endividamento da população é alto.
“Acredito que o final de 2016 será um ano em que mudanças ocorrerão, tanto por parte do empresariado, quanto dos consumidores, pois estes enfrentam a tão temida inflação, que diminui o poder de compras”.
O bom desempenho no período é, também fundamental para o fechamento econômico de 2016.
“O ano de 2016 poderá nos mostrar um cenário bem diferente do que estávamos acostumados. Tanto empresários, como consumidores, irão decidir os seus investimentos e gastos com base nas decisões que os políticos do congresso nacional tiveram. Existe uma expectativa muito grande quanto ao futuro da política no país, lembrando ainda que será um período pós-eleições municipais. Mas, tenho um sentimento de que não iremos superar a marca de 5% no aumento de vendas, frente ao mesmo período de 2015. Vamos aguardar e torcer para que 2016 possa deixar na história uma marca de superação e de novas expectativas para todos”, destaca Palmeira.

Expofeiras da região são lançadas na Expointer 2016
Bagé e Sant’Ana do Livramento realizaram atividades
A Expointer, um dos maiores eventos do agronegócio no Brasil, foi o palco para o lançamento de duas expofeiras da região: a de Bagé e Sant’Ana do Livramento. Os eventos aconteceram na Casa da Farsul e na Casa Rural, ambas localizadas no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, para representantes do agronegócio estadual, autoridades políticas do setor, imprensa e a massiva presença de produtores rurais de Sant’Ana do Livramento.
A Expofeira de Sant’Ana do Livramento chega à sua 78ª edição como um dos maiores eventos rurais da Fronteira Oeste e, também, a 3ª maior feira de faturamento em remates do Estado. Para este ano foi organizada uma diversa agenda de palestras, julgamentos, exposição de animais, provas campeiras, shows tradicionalistas e eventos paralelos. Toda a programação foi apresentada no dia 31 de agosto com destaque para o convite feito pelo presidente Luiz Cláudio Andrade, para que todos prestigiem de 14 a 23 de outubro este grande evento que têm como destaques a palestra nacional do Oscar Schmidt (14 de outubro), os seis grandes remates (que no ano passado movimentaram a quantia de 4 milhões e 418 mil reais) e a mateada show com Leonel Gomez e Luiz Marenco, no dia 16 de outubro.
O lançamento da 104ª Expofeira de Bagé também aconteceu no dia 31 de agosto com a presença de produtores rurais de Bagé e região, profissionais da imprensa, patrocinadores e apoiadores, e autoridades políticas, entre elas, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Ernani Polo. Na oportunidade, foram apresentadas as principais atrações do evento, que este ano acontece de 10 a 16 de outubro, e terá na programação remates, gineteadas, shows, bem como palestras técnicas, sendo uma delas com o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Diniz Junqueira, que participará da exposição centenária, durante a realização da tradicional Confraria do Agronegócio, organizada pela comissão jovem do Sindicato.

Para antecipar o presente do Dia das Crianças
Muitas opções e ótimos descontos no Mega Feirão Nova Era


Agora as crianças que visitarem a Nova Era tem um espaço especial para brincar

O Dia das Crianças vem se aproximando e quem não quer perder a oportunidade de presentear as crianças com as melhores opções e, ainda, aproveitar excelentes descontos, pode passar na loja Nova Era de Bagé a aproveitar o Mega Feirão.  Como já é tradição na Nova Era, a loja se antecipa e prepara o seu espaço para oferecer lançamentos e a linha completa dos personagens preferidos das crianças, possibilitando que a família antecipe suas compras, evite a correria dos dias que antecedem o Dia das Crianças e, ainda, garantam bons preços, com descontos imperdíveis em diversos setores da loja, basta procurar as bolachas amarelas e conferir os preços. Além do mais, nos próximos dias, começa a circular em Bagé o encarte promocional da loja, com alguns produtos e preços que estão na promoção do Mega Feirão.  

Para brincar a Revolução Farroupilha

A data máxima para os gaúchos, o 20 de setembro, é também uma oportunidade de brincar e aprender, principalmente quando se pode contar com brinquedos de qualidade diferenciada e que, ainda, possam aliar o aprendizado à brincadeira, como a exclusividade da loja Nova Era, a linha “Brinque RS”. A iniciativa de jovens empresários gaúchos conta com bonequinhos e cavalinhos inspirados nas revoluções gaúchas, seguindo as indicações históricas de cada revolução, suas vestimentas, estilo e animais que foram utilizados em cada batalha. Em cada kit de brinquedo um combatente revolucionário, um soldado do império, seus típicos cavalos crioulos e um pouco da história do Rio Grande do Sul através de referências das datas das revoluções e trechos de cartas de Garibaldi e outros personagens históricos gaúchos.


Agenda cheia da galera do Curso de Comunicação Social da Urcamp, que esteve em São Paulo participando do Intercom 2016. Além do congresso, os 27 alunos tiveram a oportunidade de participar das gravações dos programas Altas Horas, da Rede Globo, The Noite, do SBT, e também visitaram a redação do Jornal Folha de São Paulo. Na próxima edição, prometo fotos! 

Hoje tem almoço harmonizado na Vinícola Batalha Vinhas e Vinhos, em Candiota. Ainda dá tempo de participar! Contato pelo (53) 9958 1993.

A Capacitar Escola Técnica, escola onde atuo como facilitadora das disciplinas de Gestão e Marketing, Organização de Empresas, Desenvolvimento Pessoal e Marketing Pessoal, recebeu no dia 12 de agosto, o Prêmio Distinção Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Bagé – ACIBa. Na foto, o proprietário e diretor, Rodrigo Ferrugem Cardoso, recebendo o destaque. Parabéns a todos da equipe Capacitar e aos alunos por esta importante conquista

 Um brinde a mais nova enóloga, formada na segunda turma do curso de Enologia da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, de Dom Pedrito. Fernanda Severo Dall’’asta colou grau no último dia 02 de setembro, no Dom Pedrito Country Club. Detalhe: as lembrancinhas da formatura foram uma amostra de um vinho assemblage que ela mesma preparou no estágio final, na vinícola Batalha Vinhas e Vinhos, em Candiota. Sensacional! Clic: Caroline Duarte

Caia e Claudio Martins na entrega de prêmios da raça Jersey, na Expointer

 Por falar em Expointer, a Associação e Sindicato Rural de Bagé lançou, no dia 31 de agosto, a 104ª Expofeira, na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Representando a diretoria da entidade, Alvim Faria, Paulo Ricardo de Sousa Dias, Roberto Zago, Favorino Collares, Cleber Carvalho, Gustavo Dutra, Ricardo Zuliani, e o presidente, Rodrigo Borba Moglia

 No dia 20 de agosto tive a honra de representar o Caderno Pampa e, tão logo, o Pampa Vip, na entrega das faixas aos indicados de Bagé ao concurso nacional do Mister América, Miss Plus Size e Miss Rio Grande do Sul das Américas. O evento aconteceu no Spaço Neisa e foi conduzido pela amiga Marcia Duro Mello, que além de ter sido eleita a patronesse da Feira do Livro deste ano, representou, na ocasião, a Confederação das Américas.

 Os representantes locais, Berenice Borges, Eliéser Moura e Tainara Urrutia

Nenhum comentário:

Postar um comentário