Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Caderno Pampa + Especial Distinção Empresaial :: 27 de agosto de 2016


A preocupação com o emprego tem ocupado a vida de muitas pessoas que viram-se impactadas diretamente pela crise financeira que abala o Brasil e acabaram desempregadas. Se, o susto com a perda da ocupação foi repentino, a recolocação no mercado de trabalho não tem sido tão rápida para alguns, que chegam a enfrentar meses de procura e esperança de conquista de um novo emprego. Mas, a boa notícia é que estamos nos aproximando de uma das épocas do ano mais promissoras: o natal e o réveillon, épocas que as pessoas costumam consumir mais, obrigando os empresários a investir em contratações e infraestrutura para atender a demanda. E, se os empregos temporários de final de ano já são uma boa alternativa para quem está buscando um trabalho, são melhores ainda para quem souber se destacar e, assim, garantir a efetivação após o período. Vale a pena estar atendo as oportunidades que começarão a aparecer em breve e, assim, retomar a tranquilidade de quem está trabalhando.

Unipampa sediará 22º Encontro de Pesquisadores em História da Educação
Prazo para submissão de trabalhos ao evento está aberto
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) irá debater a “História da Educação e Políticas Educacionais: 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira”, durante o 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, que ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de outubro, no Campus Bagé. O evento contará com mesas-redondas, sessões de comunicação de pesquisas, lançamento de livros, conferência e a assembleia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (Asphe). Entre os destaques da programação, está a palestra da noite de abertura com a presença do Prof. Dr. Dermeval Saviani da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Prof.ª Dra. Maria Beatriz Luce da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mediação do Dr. Alessandro Bica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O Encontro é voltado aos pesquisadores e professores da História da Educação, educadores envolvidos com a formação de professores, pós-graduandos e aos graduandos nas áreas de Educação e de História. Entre os objetivos do evento está a reflexão da produção em História da Educação; a avaliação da produção do conhecimento na área e a promoção da formação inicial e continuada de pesquisadores em História da Educação.
Para participar do evento, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o endereço eletrônico 22asphe@gmail.com. Os valores da inscrição variam conforme categoria e modalidade de participação. Para o 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação serão aceitas inscrições de trabalhos na forma de comunicação oral, os quais devem ser enviados em sua forma completa, para o e-mail 22 asphe@gmail.com, com o título 22º encontro. O prazo para envio de propostas encerra no dia 31 de agosto. O Comitê Científico avaliará os textos recebidos no período de 1º a 23 de setembro. A divulgação das comunicações aprovadas está prevista para 26 de setembro.
O 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação conta com uma programação diversificada, que reunirá renomados pesquisadores da área. O evento inicia às 8h do dia 05 de outubro, com o credenciamento. Para o encerramento, no dia 7 de outubro, às 14h, está programado um passeio turístico pela cidade de Bagé. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail asphe@gmail.com ou do site http://asphers.blogspot.com.br/.

Lançada programação da 78ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento
Evento terá palestra de abertura com ídolo do basquete Oscar Schmidt, remates de bovinos e Crioulos, shows tradicionalistas e uma intensa agenda de palestras
Durante os dias 14 e 23 de outubro, o Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho será palco da 78ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento, um dos maiores evento rurais da Fronteira Oeste e a terceira maior feira de faturamento em remates no Rio Grande do Sul. Para isso, a programação conta com uma intensa agenda de remates que valoriza a comercialização da genética bovina e dos cavalos crioulos; palestras voltadas para o aperfeiçoamento técnico e troca de vivências no campo e atividades campeiras e artísticas que envolvam a participação de todos os públicos.
A atração de abertura da 78ª Expofeira carrega uma medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 1987 e o título de maior nome do basquete masculino do Brasil: Oscar Schmidt. É com o objetivo de investir na Expofeira e de proporcionar um momento especial para o público de toda a região que a Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento trazem a palestra do ‘Mão Santa’ no dia 14 de outubro (sexta-feira), no Centro de Eventos do Parque da Rural. Os ingressos estarão à venda a partir de setembro na Secretaria do Sindicato e poderão ser reservados pelo telefone (55) 3242.1204.
Para 2016, a Expofeira traz em sua programação seis grandes remates de renomadas propriedades santanenses que são destaque nacional e terão em pista plantéis de alta qualidade genética das raças bovinas Hereford, Braford, Angus e Brangus, além dos Cavalos Crioulos. Em sua última edição, a Expofeira atingiu o valor de 4 milhões e 418 mil reais comercializados, fechando com um total de 518 animais vendidos. “Neste ano, apesar da crise econômica que afeta diversos setores da economia nacional, a expectativa é que o faturamento cresça proporcional à inflação de 2015, ou seja, cerca de 10% a 12%”, destaca o vice-presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luis Carlos D’Auria Nunes.

Remates da Farm Show de Dom Pedrito já estão confirmados
O Sindicato Rural de Dom Pedrito já trabalha nos preparativos da 83ª Exposição Agropecuária do município, a Farm Show 2016. O evento irá ocorrer de 26 a 30 de outubro no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura. A Farm Show terá shows, praça de alimentação e comércio, entre outras atrações. A programação de remates da exposição já está confirmada, sendo o primeiro leilão no dia 20 de outubro. Ao todo, serão oito leilões, a programação completa pode ser conferida no site do sindicato.

Porque as crianças precisam de um animalzinho de estimação?
Além de ensinar sobre sentimentos como o amor e a amizade, um animalzinho de estimação auxilia no exercício das responsabilidades
Um animalzinho de estimação é sinônimo de alegria em qualquer lar, mas, além disso, ele pode proporcionar inúmeros benefícios para as crianças, quando a sua presença é utilizada de forma a criar momentos de aprendizagem e interação entre os membros da família. Ou seja, ter um pet em casa pode trazer benefícios no desenvolvimento imunológico, emocional e social das crianças.
Imunidade
Estudos apontaram que o contato com os pets desde os primeiros meses de vida ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico das crianças, criando capacidades de defesa contra agentes variados e tornando-se pessoas com sistema imunológico mais bem desenvolvido. Para isso, é essencial que o animal esteja bem cuidado e limpo.
Sociabilidade
Outro impacto positivo é em relação ao desenvolvimento emocional e social, pois até os cinco anos de idade a criança utiliza-se muito da comunicação não verbal, que é bastante explorada no convívio social e quando a criança é estimulada a demonstrar os seus sentimentos.
Já o desenvolvimento emocional se com o desenvolvimento de uma rede de afeto por parte da criança com o animal. Isso acontece porque a criança percebe uma troca de cuidados com o animal, pois o pet reage a todo tipo de estímulo, demonstrando carinho nos atos positivos e mostrando consequências a atos que possam desagradá-lo.
Muitos pais se questionam sobre o perigo de ter um pet em casa, devido a alguns comportamentos como morder, arranhar ou dar patadas. Os acidentes ocorrem devido à falta de supervisão adulta e nos casos que o animal é muito maior que a criança, podendo ocasionar tombos ao brincar. A melhor forma de prevenir é saber que a criança nunca pode ficar sozinha com o animal, deve sempre haver supervisão adulta, cuidando e impondo limites às ações da criança, mostrando que o pet vai reagir de maneira negativa a agressões.
Responsabilidade
A partir dos sete anos, a criança já pode ajudar em alguns cuidados básicos, como ajudar na hora do banho, nos passeios ou escovação do pelo. Tudo vai coincidir com o desenvolvimento da criança, quando ela consegue a começar a se desenvolver sozinha também.

Capacitação profissional a serviço da manutenção do emprego
Depois das demissões em massa, verificadas em 2015, volta da inflação e diminuição da renda dos trabalhadores, o cenário do mercado de trabalho no Brasil ainda não é dos melhores e a busca por educação e formação são essenciais para quem deseja manter-se ou conquistar um novo emprego

Foto: Leko Machado/Especial

O atual cenário econômico reflete muitos desafios para o trabalhador brasileiro, que precisa adaptar ao novo momento e buscar alternativas para manter-se empregado ou alcançar novas oportunidades. A recessão afeta diretamente o mercado de trabalho levantando questionamentos como: O que os profissionais devem esperar dessa situação? Como se preparar para enfrentá-la?
O Economista e Professor Eduardo Mauch Palmeira opina pela tendência de retomada do crescimento econômico, porém alerta que a grande preocupação é que cada vez mais as ocupações exigirão que os trabalhadores possuam o chamado C.H.A. (competências, habilidades e atitudes), tornando-os mais qualificadas, sobretudo no setor de serviços, com redução gradual das ocupações menos qualificadas.
“A busca por educação e formação de qualidade é essencial para o aumento da produtividade e para um melhor e maior desenvolvimento econômico da região e do país. Apenas por meio de um ensino de qualidade, não apenas no ensino superior, mas principalmente no ensino fundamental, médio e tecnológico, é que formaremos profissionais qualificados, tão almejados pelo mercado de trabalho. Os empresários buscam profissionais qualificados, mas cabe lembrar que, em tempos de crise, a primeira decisão deste é a demissão para a redução de custos, não sendo esta, na maioria dos casos a melhor a ser feita. A taxa de desemprego supera os 11% no Brasil, é elevada, em função da atual conjuntura do país, a uma tendência de melhora, esta se dará em função das decisões politicas que irão acontecer nos próximos dias. Tenho convicções que a retomada do crescimento será lenta”, argumenta.
Ao mesmo tempo, aproximamo-nos do período de festa de fim de ano e, logo, será necessário iniciar a organização das empresas para atender as demandas de um período de mais movimentação e lucros, o que pode representar uma boa oportunidade para quem está em busca de um emprego. Palmeira destaca que em função da expectativa de vendas, com aumento de preços e redução da capacidade de aquisição de bens e serviços, é possível que as oportunidades de vagas sejam menores em 2016. Com a oferta menor, a concorrência tende a ser maior e, mais uma vez, será a capacitação que fará a diferença.
“A maneira de se preparar para aproveitar as oportunidades que irão aparecer é sempre por meio de boa qualificação. Lembrando que estar qualificado também não garante vaga, pois se não tivermos atitudes empreendedoras pessoais, nada acontece. É um momento de repensarmos nosso modo de agir no campo profissional, uma vez que, os trabalhadores poderão ser contratados com salários menores do que recebiam antes de ser dispensados dos seus postos de trabalho”.
A sugestão é, então, estar preparado. “Estar preparados para novos desafios e novas tarefas é, na atual conjuntura, o grande desafio a ser enfrentado pelos trabalhadores que buscam oportunidades de recolocação. Uma dica é buscar conhecer a empresa a qual irá candidatar-se a vaga de trabalho, saber a história da empresa, o que ela realmente produz e comercializa, o que poderá ser um grande diferencial para o candidato. Os profissionais devem capacitar-se sempre, mas o principal, além de ter competências e habilidades, é ter atitudes que promovam a sua capacidade de empregabilidade, pois este é o grande diferencial no mercado de trabalho”, destaca Palmeira.


Na próxima quarta-feira, dia 31, a Associação e Sindicato Rural de Bagé lança a 104ª Expofeira, durante a 39ª Expointer, na sede da Casa Rural. O evento este ano promete novidades, e acontece entre os dias 10 e 16 de outubro. Aguardem!

Encantada! Assim estou com minha afilhada Aléxia, filha dos amigos Viviane e Pedro Siuch. As fotos do newborn, feitas pela Oficina da Imagem, estão maravilhosas, e a pequena muito colaborou para isso

Família linda e unida! Assim são estes querido amigos, que comemoraram muito a formatura do jovem casal Daniele Nora e Maurício Moraes no curso de Técnico em Agropecuária, pelo IFSul Bagé. No clic de Daniel Lencina, Patrícia Nora, Maicon Perez, Daniele e Maurício, Rafael Assumpção, Bernadete Nora, e a pequena Isabela

Minha super amiga Mariane Acordi cantou e encantou Portugal no último mês, ao integrar o grupo Os Platinos, de Uruguaiana, que representou o Brasil no Festival Internacional de Folclore promovido pelo país. Fantástico! Na foto, vista do Castelo de São Jorge, em Lisboa

O artista, leia-se fotógrafo, Cássio Lopes, ao lado de Nádia Bucco e da querida Marcia Duro Mello, durante a abertura de sua exposição "Pampa Selvagem", no último dia 16, na Casa de Cultura Pedro Wayne, em Bagé. Na oportunidade, também expuseram artesãos locais, vencedores do concurso de artesanato, promovido pela Universidade Federal do Pampa

A linda Joana Luz da Rosa, de Dom Pedrito, comemorando sua formatura no curso de pós-graduação em Ortodontia, na Associação Gaúcha de Ortodontia, em Porto Alegre, ao lado do marido Rafael Coradini, da mãe Angela da Luz, e do padrasto Marcelo Teixeira

  “Foi no primeiro dia descobrindo Londres. Pegamos o ônibus pra ir até o museu britânico, mas quando vimos o Big Ben não teve como continuar. Saltamos logo, e começamos conhecendo essa região, que tem ainda a abadia de Westminster e a London Eye”, descrição da colega jornalista Fabiana Gonçalves para a foto e sobre sua experiência, e também da amiga Fabiana Gasparoni, em Londres. Sensacional meninas! Viajar é, sem dúvidas, um dos melhores investimentos que podemos fazer para e por nós mesmos

 No dia 06 de agosto, o Dom Pedrito Country Club, recebeu as candidatas ao concurso Broto RS, etapa de Dom Pedrito. A vencedora foi a representante do Centro Cultural Italiano, Tatiele Foggiato Hubner. Na foto, ela está acompanhada do promotor do evento, Gabriel Castilhos


CADERNO ESPECIAL DISTINÇÃO EMPRESARIAL









quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Caderno Pampa :: 13 de agosto de 2016


A figura paterna, tão importante no desenvolvimento do ser humano, tem seu dia máximo de homenagem amanhã. É domingo de Dia dos Pais, dia que as famílias se reúnem para celebrar a vida e todo o cuidado, amor e carinho que os pais dedicam diariamente aos seus filhos. Aproveite a oportunidade, esteja com as pessoas que são especiais para você. E, como não poderia ser diferente, não deixe de levar um pequeno agrado a quem sempre procura agradar você. Nesta edição, temos algumas sugestões de presentes para inspirar os filhos que deixaram a compra para a última hora. Ainda dá tempo!

Crianças ganham espaço diferenciado para espera no Caminho da Luz
As atividades da Escola e Oficinas do Caminho da Luz, após um breve recesso de férias, retomou suas atividades com uma novidade na recepção aos assistidos, especialmente às crianças: o espaço na Sala das Mães onde possam realizar alguma atividade enquanto aguardam atendimento ou os irmãos que são atendidos.
"Sempre observei que as mães faziam o possível para entreter as crianças, muitas vem muito cedo e até de outras cidades, como Hulha Negra", destaca a coordenadora clínica Lígia Gomes. Agora, os pequeninos contam com materiais para desenvolver atividades, como lápis, giz de cera e folgas para colorirem e um espaço em que é possível brincar e interagir.
A meta agora é incrementar o espaço. A presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas, destaca que são ideias simples que são possíveis graças ao trabalho da equipe e a receptividade nas famílias.
“Tudo dentro da missão da instituição em ampliar os atendimentos em Bagé e região, oferecer mais serviços e buscar a aproximação da comunidade. Lutamos com muito esforço dentro das dificuldades financeiras que enfrentamos para proporcionar qualidade no atendimento e queremos chamar a população para que não apenas vejam o que estamos fazendo como saibam que todos os nossos serviços tem parcela importante da comunidade", frisa Iara.

Homenagem para as empresas e profissionais mais lembrados pelos bageenses
Entrega do prêmio Distinção Empresarial aconteceu ontem, dia 12
A noite de sexta-feira foi marcada pela homenagem as empresas e profissionais liberais que mais se destacaram em Bagé no ano de 2016, com a entrega do prêmio Distinção Empresarial, uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). Os homenageados foram apontados através de uma pesquisa realizada pela Consultoria Júnior da Urcamp que, durante dois meses, aplicou quase de três questionários apontando o posicionamento das empresas de todos os segmentos na cidade, através dos próprios bageeneses. Na próxima edição do Caderno Pampa, algumas das empresas que receberam o prêmio contarão suas trajetórias de sucesso e empreendedorismo.

Custo de produção de ovinos é mapeado em Sant’Ana do Livramento
Dados irão apresentar a realidade dos custos enfrentados pelos produtores
Uma reunião com produtores de ovinos de Sant’Ana do Livramento e cidades próximas ocorreu no Parque da Rural de Livramento e, na presença do economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, Rui Silveira, do economista do Sistema Farsul, dos pesquisadores da Embrapa Juan Souza e Espedito Cezario e do assessor técnico da CNA, Rafael Linhares, apresentou o “Painel de Custos de Produção de Ovinos”, um projeto nacional realizado pelas Federações da Agricultura, com o apoio técnico das Assessorias Econômicas das Federações, da CNA e da Embrapa Ovinos e Caprinos.
Os dados mapeados na pesquisa ajudarão a entender o custo de produção das propriedades e, assim, será possível conhecer a realidade específica de cada região do país, além de manter um banco de dados para respaldar as pautas que irão decorrer a partir dessa pesquisa. Todas as informações compiladas serão repassadas para os produtores.

Interact Club de Bagé realiza Brique Solidário
Hoje, dia 13 de agosto, é a última oportunidade para aproveitar a 2ª edição do Brique Solidário, promovido pelo Interact Club de Bagé, na Avenida General Osório nº 660. O clube também está aceitando doações de roupas, acessórios, livros, brinquedos e objetos para venda dos produtos. O valor arrecadado será revertido para os projetos beneficentes do Interact Club de Bagé. O brique funciona das 9h às 19h.

Associação Rural de Bagé organiza excursão para a 39ª Expointer
Os produtores rurais interessados em visitar a 39ª Expointer no dia 31 de agosto, quarta-feira, podem contatar a Associação e Sindicato Rural, impreterivelmente, até o dia 17 de agosto, para reservar lugar no ônibus que será fretado pela entidade. O horário de saída de Bagé será às 2h do dia 31, com retorno previsto para às 21h, após o coquetel de lançamento da 104ª Expofeira de Bagé, que vai acontecer na sede da Casa Rural, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Reservas e informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3242 8888, ou na sede da Associação Rural (Av. Portugal, 495, bairro Castro Alves).

Um dia pra lembrar, honrar e homenagear
Dia dos Pais é mais uma oportunidade para reunir a família e celebrar

“Que amanhã seja uma oportunidade para que os pais e filhos aproveitem e curtam! Abracem, beijem, apertem, digam e demonstrem o quanto vocês se amam”

Domingo de Dias dos Pais é tradicional em muitas famílias. É uma oportunidade para que todos se reúnam e celebrem a família e, especialmente, os papais. Mas, com a família contemporânea em constante transformação, a data é também uma oportunidade de ampliar os horizontes e discutir temas novos como, por exemplo, os novos formatos de família.
A Psicoterapeuta Fernanda Schneider da Silva lembra que Independente da configuração familiar, da idade do filho, da intensidade do relacionamento entre essas pessoas, a figura paterna é sempre importante. Porém, mesmo que o papel paterno não seja desempenhado pelo pai biológico, sempre vai ter um avô, um padrasto, um tio, um dindo ou qualquer outra pessoa, cumprindo o papel da figura paterna, por isso o Dia dos Pais tem o mesmo significado para todas as configurações familiares. E, argumenta que momentos como o Dia dos Pais, impulsionado pelas comemorações escolares e em outros setores, podem ser uma boa oportunidade de conversar com as crianças sobre o assunto.
“Acredito sempre no diálogo. Temos que deixar claro pras crianças sobre essas questões que provavelmente vão surgir. Devemos começar com as dúvidas que elas nos trazem, tentar entender como elas entendem todas essas situações”, explica Fernanda.
Porém, o fundamental é, ainda, compreender e aproveitar o papel paterno na família.
“O papel de pai tem se transformado nos últimos anos. Antes, era visto como o provedor, o que somente sustentava economicamente. Atualmente, vemos pais mais ativos, participativos e presentes. Enquanto o amor mãe e filho se dá ainda na vida intra-uterina, o amor entre pai e filho é construído após o nascimento. Sempre falo isso: os pais precisam participar ativamente da vida do filho. Estudos mostram que pais que participam do parto, se envolvem mais precocemente na vida do filho. Tentem fazer coisas juntos, tenham seus momentos, brinquem, alimentem, troquem fraldas, deem banho. Interajam com seus filhos”, finaliza.


Bruna Borges de três anos foi aproveitar as férias no sítio Santo Antônio, em Dom Pedrito

Presentes para os papais
Muitas opções e variedades estão a disposição na loja Nova Era de Bagé
Uma boa maneira de demonstrar todo o amor e carinho que você possui com o seu pai é presentear no Dia dos Pais de maneira especial e única. A loja Nova Era de Bagé oferece belas opções para quem deseja presentear e, ainda, criar a oportunidade de vivenciar bons momentos entre pais e filhos através da brincadeira.
São opções em jogos, que são um estímulo a convivência, brinquedos colecionáveis, como carinhos e bonecos dos Simpsons (que possuem funções especiais), bolos que são uma oportunidade para jogar e se divertir junto, além de completa linha de bolsas (tanto em material sintético como em couro) e agendas 2017 já a disposição. Para quem preferir, as pantufas e chinelos também são uma opção, e os cartões, que acompanhadas de um gostoso abraço são um belo presente.

Amanhã é Dia dos Pais e ainda dá tempo de se organizar e preparar um almoço gostoso e especial para celebrar a data.

Contra Filé recheado com Provolone

Ingredientes
1,5kg de contra filé
3 dentes de alho triturados
1 colher (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Azeite, pimenta do reino e sal a gosto
300g de queijo provolone picado
Modo de preparo:
Pegue a peça de contra filé, faça um corte no meio, sem chegar à outra extremidade. Siga adicionando todo o queijo provolone e apertando suavemente, feche costurando com uma linha ou com palitos. Na travessa que irá assar regue com azeite e disponha a carne, tempere-a bem com vinagre, alho, orégano, sal, e pimenta do reino dos dois lados. Cubra com alumínio e leve ao forno pré-aquecido 180° por 1 hora. Retire o papel alumínio, e retorno ao forno a 200° por aproximadamente mais 15 minutos, ou até que esteja no ponto de sua preferência, a carne deve estar suculenta, você deve controlar para que não passe do ponto. Retire do forno e deixe a carne descansar 5 minutos para começar a cortar em fatias. Disponha as fatias no prato e sirva a seguir.

Salada de Tomates frescos com Broto de alfafa

Ingredientes
300g de tomate (tipo italiano)
2 xícaras (chá) de broto de alfafa
Metade de uma cebola roxa
Folhas de manjericão a gosto
Para temperar: suco de limão, azeite e sal a gosto
Modo de preparo
Corte cada tomatinho ao meio. Corte a cebola em rodelas finas.  Em uma tigela adicione todos os ingredientes. Adicione os temperos e sirva a seguir.

Torta Holandesa

Ingredientes
Massa:
200g de biscoito de leite ou maizena
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 pacote de biscoito coberto com chocolate
Recheio:
250g de chocolate branco
100g de manteiga sem sal
60g de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de água
2 caixinhas de creme de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
Cobertura:
100g de chocolate meio amargo
50g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo
Para a massa: Coloque os biscoitos em um processador ou liquidificador e triture totalmente, formando uma farofa fina. Em uma tigela coloque essa farofa junto com a manteiga e com as pontas dos dedos misture bem até formar uma farofa úmida. Em uma forma de aro removível, unte um pouco com manteiga, coloque em toda a sua borda o biscoito banhado com chocolate, deixando o lado com chocolate para fora. Jogue a farofa no meio da forma e com a ponta dos dedos siga apertando bem, em todos os cantinhos até que fique bem compacto. Novamente aperte levemente os biscoitos com chocolate para que fique em pé. Leve a geladeira enquanto prepara o recheio.
Para o recheio: Em uma batedeira bata a manteiga com o açúcar formando um creme branco, adicione uma caixinha de creme de leite e bata novamente. Derreta o chocolate no micro-ondas (coloque 30 segundos e misture, mais 30 segundos e misture até derreter). Quando estiver totalmente derretido retire do micro e adicione uma caixinha de creme de leite e a baunilha e misture. Acrescente no creme da batedeira. Em um potinho hidrate a gelatina em pó na água (15 segundos no micro) e adicione na mistura da batedeira batendo mais um pouco.
Retire a massa da geladeira e coloque todo o recheio de chocolate branco. Retorne a geladeira até firmar. 
Para a cobertura: Em uma tigela coloque pedaços dos chocolates e derreta no micro-ondas. Acrescente o creme de leite e misture bem. Retire a torta da geladeira, acrescente a cobertura e decora com chocolate branco. A torta finalizada deve ficar na geladeira 6 horas, ou faça na véspera.

Estive presente no almoço harmonizado da Batalha Vinhas e Vinhos, em Candiota, no dia 06, a convite dos amigos Oristela e Giovâni Peres. Um pequeno, mas audacioso projeto, que aos poucos toma forma na Campanha Gaúcha, para orgulho de todos nós e dos consumidores de excelentes rótulos. Parabéns a família, aos sócios, e a equipe da vinícola pelo empreendimento, e, sobretudo, pelos maravilhosos vinhos e espumantes, muitos já premiados nos principais concursos do país, e podem ser adquiridos na própria sede, na BR 293, ou no escritório, em Bagé, na rua Coronel Favorino, 100.

Por falar em vinhos de qualidade, no dia 17, a Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, lança, em Porto Alegre, a nova linha de vinhos tintos “Lendas do Pampa”. O evento é voltado para jornalistas e formadores de opinião. Em breve, à disposição dos consumidores.

Nos dias 20 e 21 de agosto, às 18h, no Teatro do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, em Bagé, o grupo de teatro Os Carlitos apresenta a peça “O Noviço”. O ingresso é R$ 15 e pode ser adquirido antecipadamente com os integrantes do grupo. Não perca!

A quarta edição do evento “Uma noite para recordar” com o jovem e talentoso músico Augusto Camargo vai acontecer no dia 08 de setembro, às 20h, na Catedral de São Sebastião, em Bagé. O recital contém um repertório de Música Popular Brasileira (velha guarda, jovem guarda, samba e marcha), música latina (boleros e tangos), e também música italiana. Os ingressos antecipados, no valor de R$ 10, podem ser adquiridos na secretaria da Catedral e na loja Lírio Digital (à tarde), e também pelos telefones 9997 7493, 9937 8785 ou 3242 5876.

As equipes comercial e de jornalismo da RBS TV Bagé entregaram a Óptica Bagé, no dia 02 de agosto, uma placa em homenagem aos 60 anos da empresa, que sempre foi parceira do veículo, e também do Caderno Pampa. Parabéns a todos, empreendedores e equipe, pela passagem da data!

Sucesso absoluto foi o aniversario de 15 anos da linda Rafaella Abreu de Brum, no Dom Pedrito Country Club, em 16 de julho. A magnífica festa teve a assinatura do top cerimonialista, Leonardo Leão. Na foto de Guilherme Brasil e Mayke Ochner, Rafaella com os pais, Dulce e Marcus Brum

 No último dia 03 de agosto, aconteceu o Simpósio de História e Cultura - Bagé 205 anos. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, ocasião em que os novos membros do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda foram empossados oficialmente. A entidade também recebeu uma homenagem do Legislativo pelos mais de 20 anos em prol da divulgação histórica da cidade. Na foto: Fábio Tomm, Hamilton Vaz, Aristeu Filho, Diones Franchi, Cássio Lopes, Emerson Silva, Dorcelina Brito, Cid Marinho e Aline Chaves

Mãe e filha aproveitado tour pela Europa. Luiza Corrêa Oliveira, que faz mestrado em Portugal, e por lá está há mais de um ano, levou a mãe Gilnara para conhecer Portugal, Bélgica, Holanda e Espanha. No clic elas estão nos canais de Amsterdã. Super bacana!

Minha querida amiga e parceira da coluna, Marcia Duro Mello, foi eleita, no dia 03 de agosto, patronesse da Feira do Livro de Bagé deste ano, que acontece entre os dias 23 e 27 de novembro. Na foto, Marcia recebe o carinho de Nara Oliveira, que assim como ela, pertence ao MEB (Movimento de Escritores Bageenses). Parabéns, querida!

Caderno Pampa :: 30 de julho de 2016



Já entrando no clima de Dia dos Pais, nesta edição apresentamos algumas opções lindas de presente para quem deseja agradar ao papai e, sem pressa ou correria, garantir o presente ideal. Afinal, óculos, relógios e um belo conjunto de bomba e cuia, agradam a vários estilos de pais e são presentes que demonstram o carinho especial que a data requer. Também falando em Dia dos Pais, época em que as escolas organizam-se para realizar festas especiais para os pais, a coluna Criança e Cia fala de como tratar do assunto com as crianças. Qual o significado destas comemorações? Porque homenageamos quem amamos? Todos são obrigados a participar? E em famílias em que o pai não está presente, como agir com as crianças? Com o tempo que antecede a data, estas são perguntas interessantes e que podem contribuir com algumas famílias.

Sicredi Fronteira Sul realiza mais um sorteio da promoção Aniversário Premiado
Promoção alusiva aos 35 anos da cooperativa entregou doze smartphones em seu mais recente sorteio

Ao longo de 2016, a promoção Aniversário Premiado Sicredi Fronteira Sul RS premiará associados e poupadores da cooperativa que está comemorando seus 35 anos de fundação. Na primeira semana de julho as doze unidades de atendimento da cooperativa realizaram, simultaneamente, o terceiro sorteio que contemplou os ganhadores com 12 Smartphones Samsung Galaxy S5.
Os sorteados foram: Bagé: Baiar Dorneles Barreto e Paulo Régis Monego Junior. Aceguá: Lucio da Silva Caravaca. Hulha Negra: Claudia Duarte Farias. Herval: Alfeu Fernande Pereira. Pedras Altas: Francieli Turri. Arroio Grande: Tirone Faria Medeiros. Pinheiro Machado: Juvêncio Régis Pereira. Dom Pedrito: Romildo Roque Dallasta. Jaguarão: Jeronimo Mendes Soares. Candiota: Matheus Ferreira Cougo. Pedro Osório: Valdir Barros.
A promoção é aberta a todos interessados e a aquisição de produtos e serviços do Sicredi pode dar direito a participação nos sorteios e nos prêmios instantâneos. No caso da Poupança Sicredi, os cupons e raspadinhas são distribuídos a cada R$ 250,00 aplicados ou com programações de R$ 25,00 por mês, conforme consta no regulamento aprovado pelo Ministério da Fazenda (SEA/MF nº 06/0530/2015 e 05/0533/2015).
Ainda restam mais três sorteios da promoção Aniversário Premiado, quando serão entregues mais 12 TVs, 12 notebooks e 12 motos no sorteio final. Além de concorrer aos sorteios, os participantes também recebem raspadinhas para concorrerem aos prêmios instantâneos, até o momento já foram entregues mais de 600 prêmios nesta modalidade.

Entrega aos hospitais

Além dos sorteios aos clientes, a campanha que marca os 35 anos de fundação da Sicredi Fronteira Sul, a Ação Social – Poupança Sicredi, está beneficiando também onze hospitais presentes na região de atuação da cooperativa através de repasses de recursos. Com a conclusão do primeiro semestre da campanha, estão sendo realizados os repasses para todos os municípios da região. Na manhã, do dia 8 de julho, junto a sede do Sicredi foi realizado o encontro de Bagé.
Na oportunidade, o presidente da cooperativa, Geraldo Ott Filho destacou a solidez e a forma de atuação da Sicredi. “A confiança de nossos associados e poupadores, que tem investido cada vez mais na cooperativa, possibilita que estes valores sejam reaplicados no mesmo local onde são captados, cooperando com o desenvolvimento econômico e social da nossa região” destacou Ott.
Conforme apresentado, durante este ano, 0,20% do incremento da captação em Poupança Sicredi, será revertido para os hospitais. Com o fechamento do primeiro semestre do ano, foram apurados os valores por município e repassado aos hospitais o total de R$ 21.730,00. Em Bagé, o incremento em Poupança Sicredi do primeiro semestre gerou o valor de R$ 6.058,00, que foram divididos entre os dois hospitais da cidade. A atividade continuará até o final do ano, estando previsto para janeiro de 2017, o repasse de novos valores.
Os recursos recebidos pelos hospitais serão destinados para investimentos em infraestrutura, beneficiando as comunidades atendidas. Seguindo esta linha de atuação, na oportunidade também foi entregue ao Grupo de Apoio a Pediatria do SUS da Santa Casa de Caridade de Bagé, o valor adicional de R$ 5.000,00 que serão utilizados na obra de melhoria da ligação da Pediatria e CTI Pediátrica da entidade que atende vários municípios da região.

Aulas de natação e hidroginástica em Bagé
O Caminho da Luz reabriu turmas de hidroginástica (adulto) e natação (infantil) desde a primeira quinzena de julho. As vagas são limitadas e as inscrições estão sendo realizadas na Instituição em horário comercial. As turmas são formadas para os turnos manhã, tarde e noite. Existem opções de aulas uma vez na semana (R$ 70,00), duas vezes na semana (R$ 85,00) e três vezes na semana (R$$ 100,00). "Estávamos com uma demanda de pessoas interessadas na formação de turmas e realizamos a contratação de profissional para ministrar as aulas. Contamos com a piscina térmica e os custos de manutenção são elevados. A nossa prioridade é o atendimento aos assistidos, mas temos horários disponíveis e abrimos para a comunidade, visando aumentar o ingresso de recursos para a instituição, já que as dificuldades são enormes", explica a presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas. Mais informações sobre as turmas de hidroginástica e natação infantil podem ser obtidas pelo telefone (53) 3240-3500.

Novidades no Festival de Cinema e Feira do Livro de Bagé
Atividades devem ser realizadas de 23 a 27 de novembro
O que a 19ª Feira do Livro de Bagé e o 8º Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem em comum? A partir deste ano, a data de realização. A realização simultânea das atividades é uma novidade que, gerente da unidade regional do Sistema Fecomércio/Sesc, Liziane Mieres, tem como objetivo aliar dois eventos de cunho cultural, otimizando recursos e tornando-os mais sustentáveis, com programação, que ainda está sendo definida, comum aos dois eventos. Ainda assim, a expectativa é que a feira permaneça na Praça da Estação, enquanto o Festival será realizado no Centro Histórico Vila de Santa Thereza.

Dia dos pais Óptica Bagé
Garantir um presente especial, cheio de charme, elegância e sofisticação, é simples com as opções da Óptica Bagé, que conta com lojas em Bagé e Dom Pedrito.

Conjunto de cuia e bomba em prata e folheado a ouro em 10 parcelas de R$37,80.

Várias opções de relógios da linha Tecknos. Destaque para modelos grandes, com layout moderno

Para pais mais discretos, a linha Seikos apresenta várias opções, com modelos menores, mas sem perder a elegância
O clássico modelo aviador da Ray-ban, um solar que nunca sai de moda. Com preços e condições especiais de pagamento

Oportunidade de MBA em Gestão do Agronegócio em Dom Pedrito
Curso é uma parceria entre a Marcon Assessoria Agropecuária e ESPM

O agronegócio, atividade econômica responsável pelo crescimento e desenvolvimento do país e, especialmente, da região do pampa gaúcho, exige qualificação, principalmente no que se refere à gestão. Pensando nisso, a Marcon Assessoria Agropecuária, empresa essencialmente voltada a atividade e com atuação e conhecimento do setor na região, foi buscar junto a uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, a ESPM, um curso voltado a profissionais que necessitam desenvolver competências e habilidades no que se refere à Gestão do Agronegócio proporcionando assim, além de um melhor acesso, um treinamento totalmente prático e direcionado à realidade regional.
Com isso, executivos e empresários vinculados ao agronegócio, graduados, que desejam desenvolver competências na gestão de organizações do setor, tem a oportunidade de fazer o curso de MBA em Gestão do Agronegócio que os capacitará para a utilização de práticas contemporâneas de gestão, maximizando os resultados organizacionais no setor do agronegócio. Além disso, segundo Caroline da Silveira Gonçalves do Setor Capacitações da Marcon, o curso objetiva o aperfeiçoamento dos profissionais para atuarem em cargos de liderança como gestores ou empreendedores nas organizações da cadeia de valor do setor, através do aprofundamento dos conhecimentos relacionados às áreas funcionais de administração e da utilização de ferramentas de gestão aplicadas à prática no agronegócio.
As inscrições dos interessados estão abertas até 15 de setembro, com previsão de inicio das aulas nos dias 16 e 17 de setembro. O programa MBA em Gestão do Agronegócio tem carga horária de 420 horas-aula, com duração de 04 semestres letivos. As aulas acontecerão em dois encontros mensais às sextas  (13h às 22h) e sábados (8h às 12h). Dúvidas e outras informações podem ser obtidas diretamente na Marcon Assessoria Agropecuária, através dos telefones (53) 3243-1543 ou (53) 9972-2112 ou do site www.marconnocampo.com.br.

Nova diretoria no Sindicato Rural de Dom Pedrito
O Sindicato Rural de Dom Pedrito conta com nova diretoria, presidida por Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves, que já foi presidente em outras três entidades: Rotary, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Dom Pedrito. A eleição se deu através de votação que, em 1º turno, elegeu a Diretoria 2016/2019, que terá a missão de defender os direitos do empresário rural, com os objetivos de coordenar, proteger e representar a categoria, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade.

Sindicato Rural de Livramento prepara a 78ª Expofeira
Programação deve acontecer na 2º semana de outubro
A terceira edição da Charla da Rural, reunião mensal pensada para congregar ideias e aproximar pessoas e entidades que movimentam a economia rural, ocorreu no Núcleo de Hereford e Braford da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento e, com a presença de representantes da Diretoria, assessoria de comunicação, Comissão Jovem do Sindicato Rural, além de Núcleos como do Gado Leiteiro, Cavalo Crioulo, Hereford e Braford, Ovinos e lideranças do setor orizícola, tratou dos preparativos da 78ª Expofeira, além de abranger outros assuntos.
Foi definida a programação e ressaltada a preocupação em ter o maior engajamento e representatividade possível dos diferentes setores rurais do município durante os dias 14 e 23 de outubro. O evento envolverá grandes remates, palestras voltadas ao aperfeiçoamento da produção local, concursos, shows e mateadas no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho.
Também foram tratados na reunião temas como o IV Seminário de Ovinos da Campanha, ocorrido nos dia 19 e 20 deste mês; o aniversário de 97 anos da Associação Rural comemorado no dia 15 e o lançamento em agosto, durante a Expointer, da primeira edição da revista ‘Informativo da Rural’.
A Charla da Rural já é parte integrante do calendário de atividades internas do Sindicato e é realizada mensalmente, através de aviso prévio de data e horário aos associados e grupos de interesse.

Dia dos Pais para todos
Algumas dúvidas podem surgir com a data e é preciso uma boa conversa para que as crianças entendam o significado da data
Comemorações como o Dia dos Pais raramente passam em branco nas escolas e, costumam mobilizar toda a comunidade escolar que planeja festas para homenagear os pais ou pede que a turma produza presentes. Mas, também neste período surgem algumas questões: todos são obrigados a participar? Como participa a criança que não tem contato com o pai? Como explicar para as crianças o sentido e o objetivo das homenagens que elas estão preparando?
Tudo começa pela escola e, dai a importância de um olhar atento do professor, levando em conta que a família considerada tradicional, formada por pai, mãe e filhos, dificilmente é a realidade na casa de todos os alunos. São muitas as possibilidades de estrutura familiar: monoparental feminina (mãe solteira, separada ou viúva), crianças que moram em abrigos, com avós, são filhas de casais homossexuais etc. Uma boa alternativa é o professor realizar um levantamento sobre como é a vida de cada aluno, e assim perceberá que pode excluir ou constranger alguém ao propor uma grande homenagem - o que talvez seja motivo para repensá-la. Outra questão que os professores devem estar atentos é ao tempo de aula destinado a confecção de presentes ou ensaio de coreografias, uma boa alternativa é buscar soluções que criem também situações de aprendizagem e aproveitar para trabalhar com as crianças as questões sobre a homenagem que será feita. Ao mesmo tempo, nem todas as crianças podem ser obrigadas a participar das comemorações e é fundamental pensar no horário de realização da festa, uma vez que, mesmo que o evento seja planejado como forma de socializar a produção dos alunos, deve-se considerar que muitos pais não têm como se ausentar do trabalho. Ao planejar as atividades, é necessário refletir sobre os momentos em que a maioria da comunidade pode participar e criar alternativas.
Para a família, a questão fundamental é o diálogo. Ouvir a criança, buscar compreender suas aflições e dúvidas é uma oportunidade de desfazer mal entendidos e promover a confiança.


Para aqueles que se interessam pelo assunto florais, nos dias 12 e 13 acontece o curso “Conhecendo o Sistema Florais do Sul”, ministrado pela produtora do sistema Florais do Sul, Marga Régis Farias. As vagas são limitadas e a capacitação vai acontecer na Farmácia Mistura da Terra na sexta à noite e sábado durante o dia. Inscrições e informações pelo telefone 53.9961.3663, ou pelo e-mail deized.ferreira@hotmail.com.

Também no dia 13, o Grupo de Apoio à Pediatria (SUS) da Santa Casa de Caridade de Bagé estará realizando a 14ª Festa Queijos e Vinhos, na sede social do Clube Caixeiral de Bagé, a partir das 20h30. Toda a renda será revertida para o projeto “Salvar Vidas”, coordenado pelo grupo. Para aquisição de convites e informações, 53.9952.8525 ou 9963.6716. Participe e ajude este importante projeto a se concretizar.

A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul - Bióloga, M.Sc, Dra. em Ciências - Ana Cristina Mazzocato, aproveitou as férias para se aprimorar. Recentemente, ela participou do 10th International Rangeland Congress, em Saskatoon – Saskatchwan, Canadá, e também esteve visitando o New York Botanical Garden  (NYBG). De lá, ela nos enviou essa foto bacana

Ele ama o que faz. Suas festas são sucesso garantido, pois o que não falta é interesse e dedicação ao seu trabalho. Eu falo do pedritense, Leonardo Leão, que esteve, ainda este mês, em Porto Alegre, na Mostra Festas 2016, que aconteceu na Casa NTX. Segundo ele, foi um evento super bacana, de onde ele trouxe muitas novidades e inspirações. Na foto o acompanha a amiga, Camila Calil

Nosso amigo e grande artista plástico Carlo Andrei Rossal sempre em destaque com suas obras. Dessa vez ele assinou a capa de uma importante cantautora uruguaia, Patrícia Robaina, que, inclusive, já ganhou o prêmio de “Mejor Cantautora del Uruguay”. Contou ele que o disco já foi impresso e está circulando pelo Uruguai e também Argentina

Trio de celebridades bageeneses: Gilca Nocchi Collares, Marcia Duro Mello e Liselene Bidone, em recente evento na Casa de Cultura Pedro Wayne

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, ao lado do palestrante e diretor-presidente de uma das maiores fabricantes de implementos agrícolas do Brasil, Stara, Gilson Trennepohl, e do coordenador geral do Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, Ricardo Zuliani. O exitoso evento aconteceu no início do mês, na sede da Rural de Bagé. Clic Fernanda Paz