Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 223 :: 01 de Outubro de 2011



Por: Simôni Costa

Novidades são sempre bem-vindas. E, principalmente, quando elas agradam ao paladar. O sushi bageense além de ser uma alternativa a mais para uma população cansada de comer pizza e cachorro-quente é uma opção de sabor tipicamente japonês. Além disso, o serviço conta com a vantagem de ser uma empresa familiar criada, principalmente, para unir pessoas e resgatar o sabor que trazia saudade.

Outra novidade e que tem agradado bastante é o Kangoo Jumps. Uma espécie de bota com molas, que tem feito muita gente suar a camiseta e perder muitas calorias. Então, aliando uma alimentação a base de peixe cru e muita atividade física, não terá quem deixará de aproveitar o verão por conta das gordurinhas indesejadas. Mas, antes mesmo do verão, a pedida é a Expofeira de Bagé, que inicia na próxima semana e traz a Bagé shows nacionais como Luan Santana e Michel Telo. Opções não faltam, basta escolher e se preparar!




Sabores e hábitos japoneses na fronteira

Preparado na hora do pedido, o sushi tem agradado aos paladares gaúchos, acostumados com o churrasco


O molho shoyo é o segredo do sabor, segundo Regina

De uma chácara de Bagé vem uma novidade com o sabor do Japão. Uma comida basicamente preparada com arroz, algas e muito molho shoyo. O Umai Sushi Delivery inaugurou há pouco mais de dois meses e tem agradado aos bageenses. A idealizadora do projeto e professora de japonês, Regina Akiko Sawada, conta que após morar 19 anos no Japão sentiu falta de comer sushi quando retornou ao Brasil, então, junto com a família, lançou a ideia de um sushi delivery que aposta em matérias primas importadas e assim, consegue manter o sabor original e a tradição.

Junto com cada refeição, o cliente recebe um rachi, um sachê de molho shoyo, que segundo Regina é o segredo do sabor.

“Não trabalhamos na segunda-feira, que é a nossa folga, então na terça já tem cliente que sempre liga. Foi uma surpresa, mas o pessoal esta gostando bastante. E preparamos tudo como se estivéssemos no Japão, inclusive o tamanho do sushi”.

E para quem, além de nunca ter provado o famoso peixe cru, tem receio por não saber manusear o rachi, Regina dá dicas de como segurar os palitinhos:

“Só usamos o dedo indicador e o polegar e manuseamos somente a parte de cima, a ponta de baixo é somente para pegar o sushi. É bastante simples e para quem nunca usou o raschi temos embalagens com instruções de uso”, explica.

E mesmo com o pouco tempo de existência do sushi em Bagé alguns clientes já se tornaram fieis e tem sua preferência: o salmão. Além dele, o camarão cozido e empanado e o caranguejo cozido costumam agradar os paladares ainda não acostumados com o peixe cru.


Quer emagrecer? Que tal o Kangoo Jumps?

Os praticantes Aline, Dario e Paula já não abrem mão da aula e já preparam coreografias

Em média, cada aula queima 800 calorias

A nova febre das academias de ginástica é uma aula animada, descontraída e que promete queimar até 800 calorias por hora. O Kangoo Jumps é uma espécie de botas com molas que auxiliam, entre outras coisas, quem deseja emagrecer, além de melhorar a coordenação motora, equilíbrio e tratamento de algumas lesões das articulações. E para quem pensa que permanecer em pé sobre as molas é um desafio, a professora de Educação Física Daniela Fernandes diz que é improvável cair.

“É bastante fácil de pular, não tem como cair. E, antes de começarmos, damos dicas de segurança para que o aluno sinta-se seguro em realizar os movimentos”.

As molas reduzem em até 80% o impacto das articulações no chão, por isso não há contra indicações para os participantes, é só necessário respeitar o limite entre 50 e 120 quilos para pular. Apesar disso, o professor de Educação Física, Marcelo Penner, explica que desde que a pessoa tenha um bom condicionamento físico, pequenas variações no peso não impediram ninguém de pular.

E para as mulheres que se preocupam em se livrar das temidas celulites, Daniela lembra que o Kangoo Jumps tem função de drenagem e por isso diminui a celulite, além de tonificar os músculos, principalmente, os da coxa.

“A pessoa vem para a aula, emagrece e ainda melhora a auto-estima. Percebemos que a música ajuda as pessoas a entrarem no clima e, por mais se chegue chateado, não tem quem não saia mais animado”.

Também não existe nenhuma necessidade de roupa especial para praticar o Kangoo Jumps, Daniela alerta somente que, no caso das mulheres, um meião e um tope bastante firme ajudam. Já para os homens, explica Marcelo, é bom optar por uma sunga ou cueca box.



Bagé já respira a literatura da 14ª Feira do Livro


Teatros e atrações culturais prometem movimentar esta edição da Feira

Neste ano a patronesse escolhida é a professora Rafaela Ribas

Desde ontem até o dia 09 de outubro a praça Silveira Martins é o palco para a 14ª Feira do Livro de Bagé. A expectativa da comissão organizadora para este ano é de crescimento de público, graças às atrações diversificadas e da ampliação do espaço para livreiros e editoras. O evento, que é promovido pelo Arte Sesc – Cultura Por Toda Parte em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Cultura, visa o incentivo do hábito de leitura, possibilitando o livre acesso ao livro.

A Feira do Livro de Bagé e de grande importância cultural e turística, pois na região é o maior evento neste segmento, contando com a participação de escolas de Dom Pedrito, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Piratini, Pedras Altas e L

avras, além de escritores que farão o lançamento de suas obras durante o evento. A 14ª Feira do Livro de Bagé tem como tema os 200 anos de Bagé e como patronesse Rafaela Gonçalves Ribas.

A intensificação de ações voltadas a estudantes das redes pública e privada está prevista para esta 14ª edição do evento. Estimular o público infantil pelo gosto da leitura, por meio de oficinas, hora do conto e apresentações teatrais, também é uma das propostas deste ano.

Lançamentos literários

Entre os muitos lançamentos literários que acontecem na Feira do Livro, os poetas do Cultura Sul lançam mais uma antologia, desta vez em homenagem aos 200 anos de Bagé. O título da obra é aniVERSÁRIO 200. O lançamento e sessão de autógrafos será amanhã, dia 2, às 18h30min. Na ocasião, será apresentado o espetáculo “Rádio Poema” pelo Grupo de Teatro Bufões da Rainha, sob a direção de Sávio Machado.

Participam da Antologia 12 poetas, são eles: Norma Vasconcellos, Elvira de Macedo Nascimento, Rafaela Gonçalves Ribas, Särita Bárros, Sonia Alcalde, Sheila Corrêa, Davi Ulisses Chaves Simões Pires, Pablo Ramos Silveira, Ézio Sauco Socca, Ânderlo Silva, Ada Maria Machado Guimarães e Ricardo Costa.


Semana Acadêmica da Comunicação Social da Urcamp

Entre os dias 03 e 07 de outubro acontece na Universidade da Região da Campanha (Urcamp) a XVI Semana Acadêmica dos curós de Jornalismo e Publicidade. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na secretaria do curso. Podem participar: alunos, ex-alunos, profissionais formados, alunos de outras instituições, outros cursos e demais interessados.

Entre os convidados para esta edição estão o comentarista esportivo da RBS TV Mauricio Saraiva e o jornalista Jader Rocha, que iram abordar as diferenças entre o jornalismo esportivo e o jornalismo geral. A palestra acontece na terça-feira, dia 4.

Além das palestras, acontecem oficinas práticas.

Programação

- Segunda-feira (03/10)

Palestra com Breno Lobato – Assessoria de Imprensa no setor publico

Bate papo com profissionais formados na URCAMP – (Leonardo Pimentel, Felipe Valduga, Roberta Mércio, Bernardo Barcelos, Cristian Ribeiro e Indiara Deamici)

- Terça-feira (04/10)

Palestra com Mauricio Saraiva e Jader Rocha – As diferenças entre o jornalismo esportivo e o jornalismo geral

- Quarta-feira (05/10)

Zeca Brito – Cineasta Bageense

- Quinta-feira (06/10)

Oficina de fotografia com Fabíula Ferreira

Oficina de edição de vídeo com Fabrício Rossato Fagundes

Oficina de rádio com Glauber Pereira

- Sexta-feira (07/10)

Palestra Marsal Alves Branco e Rosana Vaz Silveira (professores da Feevale) – Pixels em fúria. A linguagem digital.

Primavera: temperaturas mais altas e chuva abaixo do normal no Sul do Brasil

O pesquisador sugere que os plantios aconteçam até o final de outubro para diminuir as perdas

O pesquisador Gustavo Trentin, da Embrapa Pecuária Sul, analisou o boletim do 8º DISME/INMET e CPPMet/UFPEL, com a previsão de precipitação e temperatura para os próximos três meses na região Sul.

Segundo ele, nos meses de novembro e dezembro, as precipitações permanecerão abaixo do normal e as temperaturas mínimas e máximas acima da normal. De maneira geral, os reservatórios de água da região estão com o armazenamento de água superior ao mês de setembro de 2010.

“No momento, os modelos estão indicando que teremos uma primavera e inicio de verão com precipitações maiores do que no ano passado, mas ainda inferiores ao necessário para a evapotranspiração dos cultivos”.

O pesquisador explica ainda que novas informações sobre tendências de permanência meteorológica próxima da normal climática ou avanço para um fenômeno de La Niña serão publicadas a partir de 21 de outubro.

No entanto, Trentin faz uma recomendação:

“Para reduzir as perdas que poderão ocorrer no próximo ciclo de cultivo segundo os prognósticos climáticos, sugiro que as semeaduras e plantios sejam realizados, se possível, até o final do mês de outubro, no momento em que o solo estiver com as condições adequadas de umidade para a semeadura ou plantio dos cultivos”.


Abertas comercializações de estandes da Farm Show 2011

De 26 a 30 de outubro, o Sindicato Rural de Dom Pedrito, estará realizando sua 78ª Exposição Agropecuária, a Farm show 2011 e para o evento a entidade está comercializando a locação de estands no Parque de Exposições.

Conforme Luciane Moura, responsável pelo setor, restam alguns espaços internos e externos, para serem comercializados, principalmente internos com tamanho mínimo de 3 x 3 metros, com custo de locação ao valor de R$ 300,00 cada. – Estes espaços, podem ser ampliados e adaptados de acordo com a necessidade do cliente, disse Luciane.

Os interessados em adquirir os espaços que ainda se encontram disponíveis devem fazer contato com o Sindicato Rural em horário comercial através dos fones: 53 3243 3378 e 1103, ou ainda pelo e-mail contabilidade@sindicatoruraldp.com.brcom Luciane Moura e Liziane Trindade.

A exemplo do ano passado, O Sindicato Rural nesta edição, estará novamente reservando um pavilhão com espaços destinados a exposição de pequenos animais. – Os criadores de pequenos animais, que desejarem fazer a exposição destes animais, devem nos contatar, finalizou Luciane Moura.



Encontro marcado

Na 14˚ Feira do Livro de Bagé duas oficinas de Literatura Infantil (dia 02/10) e de Literatura Sul Rio-Grandense (03/10), segunda-feira (02/10) e terça-feira (03/10) no SESC, coordenado pela Professora Ada Maria Machado Guimarães e apresentado por alunos de Pedagogia e Letras da URCAMP, além dos Professores Tomás Cazartelli e Mari Ângela Moraes estes formados pelos cursos da universidade URCAMP.

Também na Feira, o poeta bageense radicado em São Paulo, Manoel Ianzer fará lançamento de duas obras: Painel do Tempo e Sem Ponto, dia 6 de outubro, às 17h:30.

*******************************************

Vinhos da fronteira

O apresentador esportivo da Rede Globo, Galvão Bueno, esteve em Livramento divulgando a Associação dos Vinhos da Campanha da qual participa em parceria com o Grupo Miolo. Ele que é um apreciador de vinhos, aproveitou para lançar o seu Bueno Paralelo 31, na loja Cave Vinhos da Campanha recentemente inaugurada. Após, Galvão palestrou descontraidamente no jantar promovido pela associação. A Guatambu, que também faz parte da Associação Vinhos da Campanha, apresentou seu vinho Gewürztraminer Luar do Pampa, que foi harmonizado com raviolli ao molho rosé e o espumante Poesia do Pampa Demi-sec, harmonizado com Brownie de chocolate e sorvete em calda quente. Uau! Bom demais!

Afrânio Moraes Filho, gerente executivo da Almadén, Valter José Pötter e Gabriele Hermann Pötter (da Guatambú) e Galvão Bueno. Clic de Jadir Couto Pires

Evento badalado

Como já era previsto, o evento que mais envolveu a sociedade bageense na noite do 23 de setembro foi o “Bagé sob o Olhar da Moda”. Já na entrada do Clube Comercial , os convidados podiam apreciar as mostras de fotografias e trajes de época. Muitas histórias foram contadas e lembranças mil envolviam os grupos que se encontravam. O trabalho impecável de Kelly Pinheiro na produção de todo o evento merece destaque. Assim como o dos profissionais da fotografia aqui da cidade apresentado em exposição nos corredores do clube que foi elogiadíssimo! Os comentários gravados em vídeo de diversas personalidades foi uma verdadeira aula de história. Enfim, entre canapés e espumantes, todos que estiveram por lá aproveitaram uma deliciosa noite de história e recordações.. O Cobame e a Secretaria de Cultura estão de parabéns pelo evento, que ainda trouxe benefício para a APAE, já que o valor da venda dos ingressos foi todo destinado à instituição.

Alda Magda Gaffré Dias, Marta Oliveira e Roseli Hamm


Simone Kluwe com a filhota Juliana e Marcela Nunes Carneiro


Beatriz Lamego e Adriana Lara. Beleza e elegância no Clube Comercial


As lindinhas Stefânia Barbosa Corrêa e Fernanda Nogueira prestigiando o evento de moda

Kelly Pinheiro, Fernanda Oliveira e Marco Antônio Bidone que representava a APAE
*********************************

CURTAS

Exposição de Flávio João Forlin acontecendo no Porão do Palacete Pedro Osório, em Bagé, até o dia 20 de outubro. O artista utiliza elementos da natureza em suas obras. Muito interessante. Vale a pena conferir.

**********************************************

No dia 2 de outubro, a administração do Centro Histórico de Vila Santa Thereza promoverá o primeiro “Torneio Internacional de Truco”. A idéia é que as pessoas da comunidade e de outras cidades conheçam e circulem pelo local. As incrições ainda estão abertas.

***********************************************

No Espaço Da Maya, o encontro foi com o artista homenageado da 8˚ Bienal do Mercosul , Eugênio Dittborn, no dia 27 de setembro. A mostra com sua obra abre para visitação até o dia 15 de outubro. Imperdível!

************************************************

O artista Carlo Andrei abre novamente as portas do seu Atelier Coletivo, na General Osório 499, reunindo músicos, pintores, fotógrafos, poetas e “arteiros em geral” para encontro das artes. Adoro!

***********************************************

Recebo, também, convite para a solenidade de outorga do Título de Cidadã Bageense à Yara Maria Botelho Vieira, que teve como proponente a vereadora Sônia Leite. É uma justa homenagem à professora querida por todos. Dia 30 de setembro na Câmara de Vereadores de Bagé. Parabéns!


Unidade Básica de Saúde começa a ser erguida em Pinheiro Machado

Obras já iniciaram e a expectativa de conclusão é para 2012

A população de Pinheiro Machado deve ser beneficiada com a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, a primeira, já começa a se tornar realidade. O prédio começou a ser erguido ainda em setembro no encontro Ruas Coronel João Pereira Madruga e Nadir Ávila Ferreira, no bairro morada do Poente II. A expectativa é que tudo esteja concluído no começo de 2012.

A nova UBS terá uma arquitetura moderna, neste sentido, serão investidos R$ 200 mil do Fundo Nacional da Saúde e R$ 58 mil de contrapartida do município.

Segundo o secretário de Saúde e Ação Social, José Moacir, ampliando as instalações físicas a nova unidade prestará atendimento de maior qualidade.

“Teremos mais espaço para o trabalho de prevenção e promoção da saúde, que a função da atenção básica”, diz o secretário.

A outra Unidade Básica de Saúde deve começar a ser construída em breve. A UBS ficará localizada na zona Norte na Rua Hipólito Ribeiro Junior (próximo a Estação Rodoviária).


Sant’Ana do Livramento qualifica servidores da saúde

Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento prestado a população a Secretaria de Saúde de Sant’Ana do Livramento, através do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), iniciou uma capacitação para os servidores da pasta em atendimento aos usuários da rede SUS.

Na abertura, a secretária executiva Margarete Pedroso destacou a importância da qualificação dos funcionários que trabalham na área da saúde.

“Quem precisa de atendimento geralmente vem fragilizado e só assim, capacitando ainda mais os servidores para atender a população, teremos um serviço na área de saúde com qualidade para a população” finalizou Margarete.

Outro objetivo desta capacitação é orientar os trabalhadores da área de saúde sobre como proceder com pessoas que procuram atendimento nos postos médicos e em vários setores da secretaria da saúde, humanizando o atendimento aos usuários. O treinamento aconteceu em dois dias, de modo que os serviços à população não foi prejudicado, já que os servidores foram divididos em dois grupos.

A palestrante responsável pela qualificação dos servidores da saúde foi a professora especialista em Gestão em SUS, Cira Lopes, que é da 10° Coordenadoria Estadual da Saúde, com sede na cidade de Alegrete, e que abordou temas como o acolhimento e a humanização no SUS.

Candiota promove 3º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito

Dentro das comemorações alusivas a Semana do Trânsito, Candiota promove, através da Secretaria de Educação uma campanha que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre os direitos e deveres de cada um no que diz respeito ao assunto. Para tal, diversas atividades foram preparadas.

A programação prevê ações até o dia 7 de outubro, quando acontece o encerramento oficial, às 19h30mim, no Ginásio de Dario Lassance. Para a Semana, estão agendadas palestras sobre trânsito, comportamento e segurança, blitz com distribuição de material educativo e apresentações musicais de alunos da rede de ensino.

Um dos principais atrativos é o 3º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito. A iniciativa tem como meta incentivar os alunos da rede municipal de ensino para a produção de trabalhos voltados ao tema e divulgá-los junto à população.

Ainda essa semana, dia 6, entre as 13h e 15h acontece uma blitz educativa em frente ao Centro Administrativo, em Dario Lassance e, das 15h às 16h30, na rodovia Miguel Arlindo Câmara, próximo ao trevo de acesso do município. Já dia 7 acontece o encerramento da Semana no CTG Candeeiro do Pago. Lá será realizada uma palestra para a comunidade em geral, além de apresentação de paródias, premiação do concurso e show de encerramento.



Doce preguiça

Ingredientes

400 g de chocolate em pó

300 g de manteiga sem sal

100 g de açúcar

7 ovos

Calda de baunilha e café

200 ml de creme de leite fresco

1 colher (café) de café instantâneo

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Modo de preparo

Numa batedeira coloque o chocolate em pó, a manteiga sem sal, o açúcar e os ovos (um por vez até engrossar). Bata bem por 10 a 12 minutos.

Numa fôrma de alumínio redonda (26 cm de diâmetro X 4 cm de altura) coloque 2 colheres (sopa bem cheias) da mistura da batedeira e forre o fundo da fôrma. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 3 a 5 minutos. Retire a fôrma do forno e deixe esfriar completamente.

Depois de esfriar complete a fôrma com a mistura que ficou na batedeira e alise bem a superfície. Leve para o freezer por 2 horas no mínimo.

Calda de baunilha e café

Numa panela em fogo médio coloque o leite fresco, o café instantâneo, o mel, a essência de baunilha e deixe reduzir por mais ou menos 5 minutos, mexendo de vez em quando. Pode ser servida quente ou fria.



Trabalho doméstico

Em decisões recentes, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou recursos relacionados ao trabalho efetuado em residências, não reconhecendo o vínculo de emprego de trabalhadoras diaristas.

As reclamantes pretendiam o reconhecimento da relação de emprego com os respectivos empregadores pessoas físicas, mas tiveram seus recursos rejeitados pelo Tribunal.

Numa das ações, a trabalhadora, depois de 28 anos de serviço, alegou o vínculo empregatício, mas seu recurso foi rejeitado pela Quarta Turma, a qual entendeu que o trabalho realizado somente num dia por semana possui característica de ser descontínuo, não estando albergado pela Lei nº 5.859/1972, que dispõe sobre a profissão de empregado doméstico.

Na outra lide, julgada pela Sétima Turma, o fato de a trabalhadora prestar serviço duas vezes por semana durante longo período, passando, após, a fazê-lo quatro vezes por semana não modificou o seu caráter de diarista, pois foi mantida a descontinuidade da prestação.

"Estamos diante de serviços prestados por trabalhadora diarista", afirmou o ministro Pedro Paulo Manus, relator do processo examinado pela Sétima Turma. O ministro citou a Lei nº 5.859/1972 e o artigo 3º da CLT, que define a relação de emprego como o serviço prestado ao empregador por pessoa física de forma não eventual, sob a dependência deste e mediante salário. Ele reforçou seu entendimento de que o reconhecimento do vínculo do trabalhador doméstico está condicionado à continuidade na prestação dos serviços, não se aplicando ao trabalho realizado durante alguns dias da semana.

No caso julgado pela Quarta Turma, a reclamante alegou que cumpria horário imposto pela contratante, o que seria prova do vínculo empregatício, sendo que a não assinatura da certeira de trabalho seria um subterfúgio para evitar outras obrigações trabalhistas (décimo terceiro, férias, etc.) e previdenciárias. Todavia, também não obteve sucesso na contenda.

Portanto, a jurisprudência do TST, para fins de caracterização do trabalho doméstico, tem levado em consideração o aspecto da continuidade dos serviços prestados.

(Fonte: TST.)

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)




As debutantes do Clube Comercial

A noite de 29 de outubro será mais do que especial para nove meninas e suas famílias. Isso porque elas serão as debutantes do Clube Comercial de Bagé, então, a partir desta edição começamos a apresentar as meninas.

Helena Suñé de Blanco, 14 anos, reside em Bagé

“Espero no debut aproveitar cada momento junto com minha família e meus amigos! Gosto de estar com meus amigos e gosto muito de música também”.



Foto Everton Rosa

Isabella Marinho Kalil - filha de Antonio Nocchi Kalil e Iracema Marinho Kalil – 15 anos, reside em Porto Alegre.

“Gosto de estar entre amigos, frequentar festas, navegar na internet e jogar tênis. Espero com o Debut fazer novas amizades, ficar mais perto da minha família e prestigiar o Baile da cidade de seu pai, que é bageense”.


FOTO de Roberta Hecht

Eduarda de Medeiros Lopes, 15 anos, reside em Bagé.

Gosto de sair com meus amigos, adoro festas e viajar com minha família. Espero que o Debut seja uma noite inesquecível e que possamos nos divertir com nossos familiares e amigos”.

**********************************
Isabelle filha de Michele e Eder

Agatha Nilson, filha de Liliani Nilson e Elias Alves.

Sibele Oliveira Alves, filha de Teresa e Max

BAGÉ SOB O OLHAR DA MODA

Uma iniciativa que reuniu empresas bageenses, fotógrafos e modelos para reviver períodos da moda, com muito bom humor, estilo e criatividade. O “Bagé Sob o Olhar da Moda” é uma iniciativa do Conselho Bageense da Mulher Empreendedora (COBAME) em parceria com a produtora Kelly Pinheiro. O lançamento das fotos aconteceu na semana passada e toda a renda foi revertida para a Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE). Apresentamos hoje algumas da belas fotografias produzidas e foram expostas no Clube Comercial.




Grandes atrações movimentam a Expofeira de Bagé


Cavalos de raça em disputas de pólo são algumas das atrações da 99ª Expofeira de Bagé

Tavares destaca a expectativa para um grande evento

CRÉDITO: Fabiana Gonçalves

A comunidade de Bagé e região esta em contagem regressiva para a 99ª Expofeira. O evento é uma grande oportunidade de bons negócios para o mundo ruralista e uma festa com várias atrações para a comunidade em geral. O evento que acontece entre os dias 7 e 16 de outubro no Parque Visconde Ribeiro de Magalhães reúne o que há de mais representativo em matéria de gado de corte, de leite, ovinos e equinos. E toda essa tradição carrega ainda o título de mais antiga feira agropecuária do Brasil.

Entre as atrações deste ano, o presidente da Associação Rural, Aluízio Tavares, destaca os remates e a presença das principais raças. Além disso, a tradicional feira inovou na escolha dos homenageados do Jantar dos Destaques e também nas duas atrações nacionais que farão os shows de abertura e encerramento da Expofeira.

Pólo Indoor

O primeiro final de semana da Expofeira será movimentado pelos pólistas que realizam uma apresentação de Pólo Indoor. Antes disso, os cavalos passam por julgamentos de raças. O Pólo e um jogo de velocidade e muita adrenalina. O cavalo para a prática do pólo, explica o criador Ronaldo Cantão, tem características bem definidas. Ele tem que ser leve de cabeça, ter pescoço bem desenhado, trem anterior não muito carregado e traseira bastante forte. Os criadores encontraram essas características no cruzamento entre o cavalo Crioulo e o Puro Sangue Inglês.

Raças marcam presença

No gado de corte são comercializadas as raças Hereford, Braford, Polled Hereford, Aberdeen Angus e Brangus. No gado de leite, Holandes e Jersey. Em eqüinos, o destaque foca para a raça Crioula, que é o motivo de orgulho para a região, por ser um sinônimo de tradição e funcionalidade, devido a sua origem. Na mesma feira Agropecuária, participam os pôneis que, despertam atenção das crianças e demais visitantes da mostra Agropecuária. Em ovinos, as raças de lã e de carne, com destaque para os Corriedale, Ideal, Romney Marsh, Merino Australiano, Ile de France e ovelhas crioulas. Aves, coelhos e suínos também são expostos e comercializados na feira.

Gineteadas com inscrições abertas

As inscrições para as gineteadas da 99ª Expofeira de Bagé estão abertas na secretaria do Parque. O investimento é de R$ 70,00 para as modalidades de pêlo, gurupa e basto aberto. A inscrição só pode ser feita com documento de identidade em mãos. Os ginetes de outros municípios podem fazer depósito bancário e enviar o comprovante, junto com cópias dos documentos e a indicação da modalidade em que estão se inscrevendo, por email ou fax. As provas de gineteadas acontecem durante toda a semana e tem a sua grande final no domingo, dia 16.

Grandes shows

Mais uma vez inovando, a Associação Rural promove dois grandes shows de nível nacional para a abertura e encerramento da Expofeira. Michel Teló apresenta-se dia 8 e Luan Santana dia 15, ambos no Parque de Exposições Visconde Ribeiro de Magalhães. Os ingressos antecipados, mais baratos e limitados, estão sendo comercializados na Mais Econômica Farmácias (em Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento), na Capacitar Escola Técnica, Ecoservice e Lenir Jóias – em Bagé.

Um comentário: