Por Simôni Costa
O feriado de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, é também o Dia das Crianças. Uma data bastante especial para os pequenos, que recebem atenções especiais e, os esperados, presentes. Então, para os pais que nessa quarta-feira desejarem presentear seus filhos com um companheiro, ou melhor: cachorrinho, preparamos uma material especial que dá dicas de como escolher a melhor raça, observando a que melhor se adapta as crianças. Sem esquecer que toda criança gosta mesmo é de brincar, mas que os excessos precisam ser evitados e que transformar os pequenos em “mini-adultos” (tema da segunda matéria especial para o Dia das Crianças) é algo que deve ser evitado. Mas, presentes a parte: Crianças, parabéns pelo seu dia! Aproveitem e brinquem como nunca!
Show de manobras no céu de Bagé
Sete aeronaves e sete pilotos virão de São Paulo para se apresentar em Bagé
Estrutura no Parque do Gaúcho proporcionará a visibilidade e segurança do público
Os bageenses que olharem para o céu na quinta-feira, dia 13, vão ter a oportunidade de prestigiar mais uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça na cidade. O evento esta previsto para iniciar às 15h30mim no Parque do Gaúcho. A apresentação, que faz parte das comemorações do bicentenário bageense, contará com a presença de sete aeronaves e sete pilotos. A prefeitura irá disponibilizar a infraestrutura adequada para facilitar a visibilidade do público presente.
Esquadrilha
Criada em
A esquadrilha brasileira é a que mais se apresentou no mundo, totalizando mais 3500 demonstrações. Reconhecida mundialmente, a equipe fumaceira, que realiza em torno de 130 exibições por mês, já marcou presença em diversos países pelo mundo.
*******************************************
Tudo pronto para mais uma Expofeira de Bagé
Os preparativos se intensificaram nos últimos dias para que tudo ficasse pronto à tempo
Para eles, beleza não é brincadeira
Eles são vaidosos e antenados, não perdem uma novidade.
O culto à beleza cresce a cada dia e a preocupação em estar bonito aumenta, principalmente entre crianças e adolescentes. Porém, a vaidade infantil em excesso pode fazer com que a criança pule fases e se transforme em “mini-adultos”; especialistas aconselham equilíbrio e bom senso. As crianças de hoje são completamente diferentes das que as fizeram parte da geração passada, alerta a psicopedagoga Maria Regina Santos.
Para a psicopedagoga a alta valorização da aparência é uma das causas da vaidade precoce. No entanto, a especialista explica que um pouco de vaidade faz bem. Pentear os cabelos, escovar os dentes e banhos diários devem ser estimulados. Outras preocupações podem vir com o tempo, como fazer as unhas, cabelos, maquiagem, uso de salto alto e roupas da moda. Segundo ela, na infância, as crianças têm a tendência de imitar adultos. Mas, para não haver excessos, os pais devem guiá-las, orientando quanto à importância da beleza interior.
Maria enfatiza que a vaidade pode se tornar prejudicial quando transforma crianças em “mini-adultos”.
“A infância abreviada traz consequências nefastas para a criança e a família. A vaidade precoce não traz um amadurecimento. A maioria das pessoas excessivamente vaidosas são imaturas, influenciáveis e vulneráveis”, destaca.
Para equilibrar os cuidados de mocinha ou mocinho com a real idade da criança, o ideal é usar o bom senso. Ela lembra que, no passado, a menina era apresentada à sociedade quando completava 15 anos. Crianças devem ser crianças. A prioridade deve ser para o lúdico, para a fantasia e não para direcioná-la à precocidade sexual ou consumismo.
Os melhores companheiros das crianças
Franciane e o Border Collie, que é uma ótima opção para as crianças
Qual criança não adoraria ganhar um cachorrinho neste Dia das Crianças? Os pequenos simplesmente adoram os animaizinhos de estimação, que além de bons companheiros para as crianças representam uma oportunidade de desenvolvimento de algumas responsabilidades como a de cuidar dos animais. Mas, nem todas as raças são recomendadas para as crianças, alerta a Médica Veterinária Franciane de Souza. Segundo ela, as raças maiores são as que mais se adaptam a presença das crianças.
“Os cachorros maiores são mais alegres, gostam das brincadeiras das crianças e tem mais paciência. Além disso, eles tendem a proteger as crianças, principalmente quando são mais velhos na casa. Já os pequenos correm o risco de se machucar com as brincadeiras das crianças e por isso a adaptação pode não ser muito boa”.
Raças como o Boxer, o Labrador, o Goldem Retriever, o Beagle, o Dálmata, o Collie e o São Bernardo são os que melhor se acostumam com as crianças. Já os Workshire, Lhasa, o Linguicinha, o Poodle, o Pequenez e o Show-Show são indicados para os adultos por serem mais sensíveis e até, em alguns casos, mais agressivos e impacientes com as crianças.
“O cachorro é uma bela companhia para a criança, mas é sempre importante a supervisão de um adulto. Um animalzinho em casa é também uma oportunidade de praticar a responsabilidade”, alerta Franciane.
Bagé tem potencial também para a produção de tomate, pimentão e morango, além de cenoura, beterraba e milho verde
Visando o fomento da atividade de hortigranjeiros em Bagé, a prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar entregaram aos produtores municipais kits de materiais com túneis, estufas e sistemas de irrigação por gotejamento e aspersão. O incentivo ao setor faz parte de uma contrapartida ao projeto do Banco Mundial de pavimentação das ruas de Bagé.
No total, entre compra de materiais, execução e acompanhamento do projeto, está sendo investido um valor de R$ 300 mil. São beneficiados 37 pequenos produtores rurais, sendo 26 trabalhadores na área de hortifrutigranjeiros e 11 dentro de um programa voltado à citricultura. A executora do projeto é a Emater/RS-Ascar.
Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Tailor Garcia – responsável pela confecção do projeto – com o investimento estima-se aumentar a produção, a produtividade e a qualidade da produção local.
“Este projeto se baseia na realidade dos produtores de hortaliças de Bagé e garante a melhoria de infraestrutura para a produção”, destacou.
De acordo com Garcia, o projeto apresenta, ainda, potenciais ainda pouco explorados na cidade, como a produção de tomate, pimentão e morango, além de cenoura, beterraba e milho verde, que segundo ele são alternativas viáveis.
Para o produtor rural e presidente da Associação de Hortifrutigranjeiros de Bagé, Gladimir Machado, os materiais recebidos vão alavancar a produção local, principalmente em relação aos alimentos provindos da agricultura familiar.
“A partir de agora a produção de hortifrutigranjeiros vai ganhar um novo rumo”, comemorou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bagé, Magda Flores, ressaltou que o projeto possibilita a produção em escala, garantindo o abastecimento do mercado. Já o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Eloí Pozzer, que há mais de 20 anos acompanha o trabalho com os produtores de hortifrutigranjeiros, destacou que o projeto é um fomento ao aumento e melhoria na produção.
A produção de hortaliças em Bagé teve início em 1959, com a vinda de uma família do Japão para a cidade. Alguns anos depois, mais seis famílias ajudaram a fortalecer a atividade no município. Atualmente o cenário é diferente, e a maior parte dos alimentos produzidos neste setor é proveniente de produtores locais.
***********************************************
Produtores rurais de Livramento conhecem programa RS Biodiversidade
RS Biodiversidade
O RS Biodiversidade é uma das políticas do governo estadual para conservação ambiental e desenvolvimento regional. Neste contexto, destacam-se o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais. O objetivo é promover a incorporação do tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas. Na Metade Sul do Estado existe a predominância do Bioma Pampa, principal foco de trabalho do RS Biodiversidade nesta região. A Emater/RS-Ascar, juntamente com outras entidades, é uma das coexecutoras do RS Biodiversidade e faz parte da Unidade de Gerenciamento do Projeto. O programa tem como principal executora a secretaria estadual de Meio Ambiente.
12 de outubro,na OAB, em comemoração ao dia da criança. Haverá desfile de moda infanto-juvenil , com participação dos alunos da Escola Visconde Magalhães. Será servido cachorro quente, chá e bolo aos
presentes e haverá sorteio de brindes. Os ingressos estão a venda com os rotarianos. O Baby Fashion é mais uma promoção beneficente do Rotary Bagé Sul.
Em um mega evento realizado em São Paulo, a Alfaphart, empresa italiana líder no mercado de cosméticos, apresentou as tendências de cores e cortes para primavera-verão 2012 diretamente de Milão. E quem esteve presente no evento foi a equipe da Estética Hilda Pinheiro. Agora, de volta a Bagé, o cabeleireiro Eliézer da Luz e toda a equipe, estão recheados de novidades inspiradas nos anos 70.
Evento que acontece neste final de semana ganhou destaque no Estado a partir das visitas das soberanas – CREDITO Lilia Camargo
O ingresso para as apresentações é um brinquedo novo que serão entregues as crianças e Candiota
As Soberanas do 18º Canto Moleque da Canção Nativa participaram de uma extensa agenda,
A Rainha Maiara Braga, a 1ª Princesa Raíssa Vargas, e a 2ª Princesa Prisciele de Moraes estiveram acompanhadas pela primeira-dama do município, Ana Scholl, e pelo secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gil Deison Pereira.
Como relatou a primeira-dama, as atividades consistiram em visitas aos meios de comunicação e de uma divulgação pelas ruas do centro da capital do Estado. Segundo ela, o grupo já inicia, também, a divulgação junto aos municípios da região da Campanha.
O evento
O Canto Moleque da Canção Nativa realizou a sua primeira edição em 1993. Desde então, vem crescendo consideravelmente. Em 2011, mais de cem inscritos foram registrados e 56 – aprovados na triagem artística – subirão ao palco.
O evento é destinado para jovens cantores de música tradicionalista com, no máximo, 24 anos de idade. Esta linha adotada é utilizada por criar oportunidades de renovação, garimpar talentos e consolidar, cada vez mais, a cultura poético musical do Rio Grande do Sul.
Neste ano, o Canto Moleque é patrocinado pela ELETROBRAS/CGTEE, através da Lei de Incentivo a Cultura do Governo Federal – ROUANET, por um projeto aprovado junto ao Ministério da Cultura.
Uma das novidades desta edição é que para prestigiar as apresentações do evento, o ingresso será um brinquedo novo por pessoa ao dia. Os itens arrecadados serão distribuídos para crianças do município no dia 12 de outubro – Dia da Criança – em um grande evento a ser realizado pela Prefeitura de Candiota, na praça de Dario Lassance.
Confira a programação
Sábado, dia 8:
19h – Show de Abertura: Jackson e Alexandre Barreto;
Apresentação dos Concorrentes;
Show de Encerramento: Wilson Paim;
Domingo, dia 9:
15h – Oficina Processo Criativo na Arte Regional com Ângelo Franco;
19h – Show de Abertura: Deise Veiga;
Apresentação dos Finalistas;
Show de Encerramento: Cesar Oliveira e Rogério Melo.
****************************************
Faltam poucos dias para a 18ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel
A venda de ingressos antecipados para as quatro noites iniciou na semana passada. Na primeira noite, dia 13, acontece a fase local da competição de músicas, após, dias 14 e
A Estância da Canção Gaúcha já teve suas músicas classificadas anunciadas no início de setembro. Ao todo, dez composições na fase local e dezesseis na estadual se apresentam nas três primeiras noites, buscando vaga para a final no domingo.
Ao mesmo tempo acontecem os shows de João Quintana e Grupo Parceria, dia 13, Luis Carlos Borges, dia 14, Jairo Lambari Fernandes, dia 15. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3232-1008.
***********************************
Feira de Ciências e Matemática de Sant’Ana do Livramento registra sucesso
Na semana passada a comunidade escolar de Sant’Ana de Livramento reuniu-se no Ginásio Maristão para a edição anual da Feira Municipal de Ciências e Matemática, da rede municipal de ensino.
O evento contou com a participação de alunos das escolas infantis e de ensino fundamental da zona urbana e rural. A diretora da escola da zona rural, Paulo Freire, Eliana de Leon Santana, explica que o projeto da escola foi feito por alunos e professores, os quais, após visita ao parque eólico do Cerro Chato, desenvolveram uma técnica alternativa de ter energia elétrica com custo barato, usando peças de automóveis na sua execução e, assim, produzindo energia.
Outros projetos das escolas infantis trataram de assuntos como a prevenção ao contágio do mosquito da dengue, hortas orgânicas sem agrotóxico, trabalho da água mágica, além de uma maquete do Parque Internacional, entre outros projetos.
A secretária de educação Cristina de León enfatiza que a Feira Municipal de Ciências e Matemática vem somar uma vez mais no trabalho que é realizado, sendo tratada como um espaço de formação e de construção social voltado, sobretudo, para a potencialização dos sujeitos e da sociedade.
“A participação das escolas contribui para que tenhamos uma cidade melhor, e consequentemente um país e planeta com qualidade de vida”, finalizou a secretária.
Os trabalhos selecionados irão participar da Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul do Rio Grande do Sul, no dia 22 de outubro, em Pelotas, sendo essa participação o diferencial nesta edição.
************************************
Vladimir Santos é o patrono da feira do livro de Rosário do Sul
O escritor e jornalista Vladimir Cunha dos Santos foi escolhido para ser o Patrono da 30ª Feira Municipal do Livro de Rosário do Sul que acontece até o dia 9 de outubro no parque de exposições Ananias Vasconcellos. O evento é uma realização da prefeitura, através de sua Secretaria de Educação e Cultura, e acontece pela 30ª vez na cidade.
Uma receita bastante fácil e ideal para que os pequenos ponham a mão na massa. Em comemoração ao Dia das Crianças a pequena Mariana Varella Bitencourt, de sete anos, foi à cozinha e preparou um delicioso manjar e coco.
Ingredientes:
2 garrafas pequenas de leite de coco
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina sem sabor e incolor
Modo de preparo:
Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Reserve. No copo do liquidificador, junte todos os ingredientes, inclusive a gelatina bem dissolvida. Bata tudo. Molhe uma forma com furo no centro, escorra e despeje o conteúdo do liquidificador, passando por uma peneira.
Leve a gelar por pelo menos 6 horas ou até que o manjar fique bem firme. Sirva acompanhado por calda de ameixas pretas seca.
Calda de ameixas
Ingredientes
2/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de água
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que a calda esteja grossa. Sirva gelada.
Venda de férias é opcional
Segundo os Tribunais do Trabalho, a conversão de 1/3 (um terço) das férias em abono pecuniário é uma opção do trabalhador, e não uma ordem indireta imposta pelo empregador.
A venda das férias é um direito disponibilizado ao funcionário, que pode usufruí-lo ou não, cabendo a concordância do empregador em adquiri-las.
Dispõe o artigo 143 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que “... é facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes”. Assim a conversão de um período de 10 dias das férias, em dinheiro, é uma faculdade outorgada ao empregado.
Desse modo, age com excesso aquele que obriga o trabalhador a converter em dinheiro até 10 (dez) dias de suas férias anuais, configurando-se ato ilícito causador de dano e ensejando a correspondente reparação.
Tal prática é ilícita e apta a causar dano moral ao empregado (artigo 186 do Código Civil), levando-se em consideração que as férias constituem um direito social, constitucionalmente assegurado (CF, art. 7º, XVII), e indisponível.
Como é sabido, as férias têm como objetivo renovar as energias do empregado, possibilitar que disponha de tempo maior para convivência familiar e para interagir com aqueles que integram seu círculo social.
Por ser direito indisponível, a venda de férias em prazo superior ao permitido em lei é vedada. Dentro do limite legal (até 10 dias), a venda é possível, contudo a coação do empregador pode ser presumida, devendo este se resguardar das provas necessárias para afastar tal interpretação.
Mario Pinheiro (advogado, jornalista e contador, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)
Comer na mesa de trabalho pode significar risco à saúde
Quem come no trabalho corre riscos de segurança alimentar
É hoje!
Para os fãs que já estavam ansiosos de tanto esperar, enfim chegou o dia da apresentação de Michel Teló
Mônica Machado dos Santos, 14 anos, reside em Bagé
“Eu gosto de viajar e de festas. Eu espero que o Debut seja bem legal, que eu me divirta e curta muito”.
FOTO: Gleider Produtora
Os alunos do pré e maternal II da EMEI João Tiago visitaram a redação do Caderno Pampa.
Eduarda Lima Costa Varela que completou 7 anos dia 29 de setembro
Modernidade e novidades solares
A primavera chegou junto a nova coleção de óculos solares da Óptica Bagé. As novidades agradam a todos os estilos e dão mais charme para a nova estação. Sem esquecer que óculos solares são mais do que beleza no verão: são uma questão de saúde, por isso a importância de optar por lentes de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário