Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 224 :: 08 de Outubro de 2011



Por Simôni Costa

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, é também o Dia das Crianças. Uma data bastante especial para os pequenos, que recebem atenções especiais e, os esperados, presentes. Então, para os pais que nessa quarta-feira desejarem presentear seus filhos com um companheiro, ou melhor: cachorrinho, preparamos uma material especial que dá dicas de como escolher a melhor raça, observando a que melhor se adapta as crianças. Sem esquecer que toda criança gosta mesmo é de brincar, mas que os excessos precisam ser evitados e que transformar os pequenos em “mini-adultos” (tema da segunda matéria especial para o Dia das Crianças) é algo que deve ser evitado. Mas, presentes a parte: Crianças, parabéns pelo seu dia! Aproveitem e brinquem como nunca!

Atendendo a vários pedidos divulgamos hoje o telefone da Academia de Bagé que disponibiliza o Kangoo Jumps. O contato é (53) 3242.4966 com Daniela ou na própria academia na Barão do Amazonas, 89. Já para quem se interessou pelo Umai Sushi Delivery o telefone é (53) 3247.2489, com Regina.

Show de manobras no céu de Bagé

Sete aeronaves e sete pilotos virão de São Paulo para se apresentar em Bagé

Estrutura no Parque do Gaúcho proporcionará a visibilidade e segurança do público

Os bageenses que olharem para o céu na quinta-feira, dia 13, vão ter a oportunidade de prestigiar mais uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça na cidade. O evento esta previsto para iniciar às 15h30mim no Parque do Gaúcho. A apresentação, que faz parte das comemorações do bicentenário bageense, contará com a presença de sete aeronaves e sete pilotos. A prefeitura irá disponibilizar a infraestrutura adequada para facilitar a visibilidade do público presente.

Esquadrilha

Criada em 1952, a Esquadrilha da Fumaça, localizada na Academia da Fora Aérea (AFA) em Pirassununga-SP, completa 60 anos de atividades em 2012. Diversas acrobacias estão previstas em 45 minutos de apresentação.

A esquadrilha brasileira é a que mais se apresentou no mundo, totalizando mais 3500 demonstrações. Reconhecida mundialmente, a equipe fumaceira, que realiza em torno de 130 exibições por mês, já marcou presença em diversos países pelo mundo.

*******************************************

Tudo pronto para mais uma Expofeira de Bagé

Os preparativos se intensificaram nos últimos dias para que tudo ficasse pronto à tempo

Desde ontem o mundo ruralista de Bagé e região esta vivendo a 99ª Expofeira de Bagé, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. Nos últimos dias os preparativos se intensificaram para os próximos dias de exposição, de atividades artísticas, julgamentos de animais, remates e muitas outras atrações. A Expofeira de Bagé acontece até o dia 16 de outubro.

Neste primeiro final de semana acontecem os julgamentos de raça Hereford e Braford, que culmina com o remate no Núcleo de Hereford e Braford no dia 10 outubro às 16h, no Pavilhão Silvio da Silva Tavares. Também no primeiro final de semana o público vai poder conferir a II Mostra de Pólo Indoor, exposição e julgamento de cavalos de pólo.

Já no meio da semana, na quarta-feira, dia 12, começam a chegar no Parque os equinos crioulos. As atividades de Núcleo de Crioulos de Bagé se estendem até o último domingo da Feira, dia 16.

O gado Jersey, Holandês, Angus e Brangus, as aves e os ovinos enchem o Parque a partir da quinta-feira, dia 13. Os grandes campeões dessas raças serão conhecidos no segundo final de semana da Expofeira, quando também ocorrem os remates dos Núcleos de Angus e do Núcleo de Brangus, em conjunto, no dia 15, às 16h.

O remate de ovinos ocorre no Pavilhão João Farinha, no dia 15, às 17h30, Além dos remates dos Núcleos acontecem remates de produção durante a Expofeira. O primeiro deles é o remate da Cabanha Capanegra, no dia 11 de outubro às 16h. No feriado do dia 12 acontece o 2º Remate de Produção Estância Santa Cecília e Banhado, com gado Angus e Hereford às 16h30. Na quinta-feira, dia 13, remate de produção Estância Santa Maria e Santa Prenda – Leilão Genética do Pampa, às 16h. Na sexta-feira, 14, o remate Tempera Crioula, das cabanhas Campana e Calabassa, e convidadas Santa Leontina e Firmeza. O remate acontece às 20h e será transmitido pelo Canal Rural.

Para o público que gosta de gineteadas elas acontecem nos finais de tarde a partir de amanhã, 9, até o encerramento da feira. Uma das inovações deste ano fica por conta da Inauguração Oficial da Feira, que acontece no dia 16, desta vez na frente do Pavilhão Central. O desfile dos campeões será na pista de provas, e logo a final da gineteada toma conta do espaço. Entre as novidades também está uma confeitaria e cafeteria que ficará aberta durante todo o período da Exposição, no Pavilhão Central. O espaço onde ela será instalada foi totalmente reformada e adaptada para o empreendimento.

O presidente da Rural, Aluízio da Silva Tavares, não fala em números quando prevê os resultados da Exposição. Ele, no entanto, espera que esta seja uma grande festa, com grandes resultados e deposita as melhores expectativas em todos os setores do evento.



Para eles, beleza não é brincadeira

Eles são vaidosos e antenados, não perdem uma novidade.

O culto à beleza cresce a cada dia e a preocupação em estar bonito aumenta, principalmente entre crianças e adolescentes. Porém, a vaidade infantil em excesso pode fazer com que a criança pule fases e se transforme em “mini-adultos”; especialistas aconselham equilíbrio e bom senso. As crianças de hoje são completamente diferentes das que as fizeram parte da geração passada, alerta a psicopedagoga Maria Regina Santos.

Para a psicopedagoga a alta valorização da aparência é uma das causas da vaidade precoce. No entanto, a especialista explica que um pouco de vaidade faz bem. Pentear os cabelos, escovar os dentes e banhos diários devem ser estimulados. Outras preocupações podem vir com o tempo, como fazer as unhas, cabelos, maquiagem, uso de salto alto e roupas da moda. Segundo ela, na infância, as crianças têm a tendência de imitar adultos. Mas, para não haver excessos, os pais devem guiá-las, orientando quanto à importância da beleza interior.

Maria enfatiza que a vaidade pode se tornar prejudicial quando transforma crianças em “mini-adultos”.

“A infância abreviada traz consequências nefastas para a criança e a família. A vaidade precoce não traz um amadurecimento. A maioria das pessoas excessivamente vaidosas são imaturas, influenciáveis e vulneráveis”, destaca.

Para equilibrar os cuidados de mocinha ou mocinho com a real idade da criança, o ideal é usar o bom senso. Ela lembra que, no passado, a menina era apresentada à sociedade quando completava 15 anos. Crianças devem ser crianças. A prioridade deve ser para o lúdico, para a fantasia e não para direcioná-la à precocidade sexual ou consumismo.

Os melhores companheiros das crianças

Franciane e o Border Collie, que é uma ótima opção para as crianças

Qual criança não adoraria ganhar um cachorrinho neste Dia das Crianças? Os pequenos simplesmente adoram os animaizinhos de estimação, que além de bons companheiros para as crianças representam uma oportunidade de desenvolvimento de algumas responsabilidades como a de cuidar dos animais. Mas, nem todas as raças são recomendadas para as crianças, alerta a Médica Veterinária Franciane de Souza. Segundo ela, as raças maiores são as que mais se adaptam a presença das crianças.

“Os cachorros maiores são mais alegres, gostam das brincadeiras das crianças e tem mais paciência. Além disso, eles tendem a proteger as crianças, principalmente quando são mais velhos na casa. Já os pequenos correm o risco de se machucar com as brincadeiras das crianças e por isso a adaptação pode não ser muito boa”.

Raças como o Boxer, o Labrador, o Goldem Retriever, o Beagle, o Dálmata, o Collie e o São Bernardo são os que melhor se acostumam com as crianças. Já os Workshire, Lhasa, o Linguicinha, o Poodle, o Pequenez e o Show-Show são indicados para os adultos por serem mais sensíveis e até, em alguns casos, mais agressivos e impacientes com as crianças.

“O cachorro é uma bela companhia para a criança, mas é sempre importante a supervisão de um adulto. Um animalzinho em casa é também uma oportunidade de praticar a responsabilidade”, alerta Franciane.

Além de escolher a melhor raça que se adapta as suas necessidades é preciso também ter cuidados básicos como levar o cachorro regularmente ao veterinário para o controle de zoonoses que podem ser transmissíveis ao homem, manter a carteira de vacinação em dia, dar banho, cortar as unhas e aparar o pêlo regularmente, levar para passeios e não esquecer que os cachorros adoram brincadeiras e precisam de atenção e carinho de seus donos.




Produtores de hortifrutigranjeiros recebem materiais para qualificação da produção

Materiais entregues ajudarão no fomento da atividade no municipio

Bagé tem potencial também para a produção de tomate, pimentão e morango, além de cenoura, beterraba e milho verde

Visando o fomento da atividade de hortigranjeiros em Bagé, a prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar entregaram aos produtores municipais kits de materiais com túneis, estufas e sistemas de irrigação por gotejamento e aspersão. O incentivo ao setor faz parte de uma contrapartida ao projeto do Banco Mundial de pavimentação das ruas de Bagé.

No total, entre compra de materiais, execução e acompanhamento do projeto, está sendo investido um valor de R$ 300 mil. São beneficiados 37 pequenos produtores rurais, sendo 26 trabalhadores na área de hortifrutigranjeiros e 11 dentro de um programa voltado à citricultura. A executora do projeto é a Emater/RS-Ascar.

Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Tailor Garcia – responsável pela confecção do projeto – com o investimento estima-se aumentar a produção, a produtividade e a qualidade da produção local.

“Este projeto se baseia na realidade dos produtores de hortaliças de Bagé e garante a melhoria de infraestrutura para a produção”, destacou.

De acordo com Garcia, o projeto apresenta, ainda, potenciais ainda pouco explorados na cidade, como a produção de tomate, pimentão e morango, além de cenoura, beterraba e milho verde, que segundo ele são alternativas viáveis.

Para o produtor rural e presidente da Associação de Hortifrutigranjeiros de Bagé, Gladimir Machado, os materiais recebidos vão alavancar a produção local, principalmente em relação aos alimentos provindos da agricultura familiar.

“A partir de agora a produção de hortifrutigranjeiros vai ganhar um novo rumo”, comemorou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bagé, Magda Flores, ressaltou que o projeto possibilita a produção em escala, garantindo o abastecimento do mercado. Já o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Eloí Pozzer, que há mais de 20 anos acompanha o trabalho com os produtores de hortifrutigranjeiros, destacou que o projeto é um fomento ao aumento e melhoria na produção.

A produção de hortaliças em Bagé teve início em 1959, com a vinda de uma família do Japão para a cidade. Alguns anos depois, mais seis famílias ajudaram a fortalecer a atividade no município. Atualmente o cenário é diferente, e a maior parte dos alimentos produzidos neste setor é proveniente de produtores locais.

***********************************************

Produtores rurais de Livramento conhecem programa RS Biodiversidade

Produtores rurais de Sant’Ana do Livramento conheceram melhor o RS Biodiversidade. A apresentação do projeto, feita pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, aconteceu na localidade de Rincão Bonito. Na oportunidade, a comunidade rural ficou a par dos detalhes, objetivos e a forma de execução do programa, que é direcionado a pecuaristas familiares que trabalham com campo nativo.

Além dos cerca de 20 produtores rurais das localidades de Rincão Bonito, Tafona e Cerro da Árvore, participaram das atividades, também, os técnicos da Emater/RS-Ascar, Lisiane da Silva Schlick, Mário Gonzales e Fábio Eduardo Schlick, e o coordenador técnico regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Alcedir Drum dos Santos.

De acordo com Fábio Schlick, os produtores interessaram-se pelo RS Biodiversidade e manifestaram o desejo de que o projeto seja realizado na região.

“Além disso, os produtores já indicaram a propriedade do senhor Jorge Antônio Torres Acosta como propriedade sede da Unidade Demonstrativa”, completou Schlick.

RS Biodiversidade

O RS Biodiversidade é uma das políticas do governo estadual para conservação ambiental e desenvolvimento regional. Neste contexto, destacam-se o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais. O objetivo é promover a incorporação do tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas. Na Metade Sul do Estado existe a predominância do Bioma Pampa, principal foco de trabalho do RS Biodiversidade nesta região. A Emater/RS-Ascar, juntamente com outras entidades, é uma das coexecutoras do RS Biodiversidade e faz parte da Unidade de Gerenciamento do Projeto. O programa tem como principal executora a secretaria estadual de Meio Ambiente.




Vivendo os preparativos para os seus 15 anos, a bela Juliana Pires uniu o útil ao agradável e foi até o Centro Histórico de Santa Thereza posar para os clicks do pai Marcelo Pires. O cenário inspirador e o carinho da família resultaram em fotografias lindas.


*****************************************************************
Glamour

O Clube Comercial de Bagé esteve em festa no último dia 30 de setembro. Foi a realização do Glamour Mais , iniciativa da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé. As candidatas estavam lindas e desfilaram pelo salão com muita elegância e simpatia. O resultado foi um belo retorno financeiro para a instituicão que atende mais de 300 pessoas! A Liga apelou, a comunidade respondeu, como sempre. Estão de parabéns as candidatas e toda a equipe da Liga de Bagé, que organizaram um evento inédito! Odete Marques Silveira foi escolhida a Glamour Mais e Maria Nazareth Pereira a Glamour Simpatia.

A Glamour Mais, Odete Silveira e a Glamour Simpatia, Maria Nazareth

**************************************************************
Inauguração

Em Livramento, Daniele Cardozo recebeu convidados para a inauguração de sua boutique Gata Borralheira. A idéia do empreendimento surgiu do gosto e da paixão que a proprietária possui pela moda feminina. Lá , as mulheres podem encontrar as melhores marcas da moda. Passem lá para conferir a coleção primavera-verão 2011, é show!

Daniele Cardozo com as amigas que foram prestigiar a inauguracão da boutique.

********************************************************
Título

Yara Maria Botelho Viera, uma carioca de nascimento e pioneira do turismo rural em Bagé, recebeu o título de Cidadã Bageense , semana passada. Em seu histórico estão vários trabalhos publicados em jornais e revistas e também é uma das autoras dos livros "Os seis contistas de Bagé" e "As Estâncias Contam a História". A Cámara de Vereadores esteve repleta de amigos que foram abraçá-la e cumprimentar a proponente Sônia Leite. Merecidíssimo! Clic de Fábio Lucas

Yara Maria Vieira e Sônia Leite

****************************************************
Aeropostais

No Da Maya Espaço Cultural, o artista chileno, Eugênio Dittborn, homenageado da 8˚ edição da Bienal do Mercosul, expõe "Pnturas Aeropostais". A obra confeccionada em loneta, é dobrada e enviada em envelope postal ao destino escolhido. A estratégia reside no fato da pintura viajar como carta e se desdobrar como pintura no seu destino final. Em conversa com o artista, ele me relatou que sua obra está sempre de passagem, mas que as dobras são o testemunho da operação artística. A visitação acontece até dia 15 de outubro. Os clics são do coquetel de abertura.

O artista, Eugênio Dittborn e sua obra Aeropostal

Zuleika Torrealba entre a Reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce e seu marido, Fernando Bins Luce

A equipe competente do espaço Da Maya: Emerson Rodrigues, Marta Zambrano Martins, Eulália Anselmo, Pietra Anselmo Leal, Raquel Morgado, Heloísa Beckmann e Igor Simões
*************************************************
Curtas

O Rotary Bagé Sul promove a sétima edição do Baby Fashion no próximo dia


12 de outubro,na OAB, em comemoração ao dia da criança. Haverá desfile de moda infanto-juvenil , com participação dos alunos da Escola Visconde Magalhães. Será servido cachorro quente, chá e bolo aos

presentes e haverá sorteio de brindes. Os ingressos estão a venda com os rotarianos. O Baby Fashion é mais uma promoção beneficente do Rotary Bagé Sul.

******************************************


Em um mega evento realizado em São Paulo, a Alfaphart, empresa italiana líder no mercado de cosméticos, apresentou as tendências de cores e cortes para primavera-verão 2012 diretamente de Milão. E quem esteve presente no evento foi a equipe da Estética Hilda Pinheiro. Agora, de volta a Bagé, o cabeleireiro Eliézer da Luz e toda a equipe, estão recheados de novidades inspiradas nos anos 70.

***************************************************

O fotógrafo Eurico Salis envia convite para o lançamento de seu livro Porto Alegre - Cento Histórico, que vai acontecer no dia 10 de outubro, no chalé da Praça XV, no centro histórico da capital. O livro contém, além das belas imagens captadas por Eurico, os depoimentos de Eva Sopher, José Fogaça, José Fortunati e outros "feras". Estou louca para ver!


Candiota já vive o 18º Canto Moleque da Canção Nativa

Evento que acontece neste final de semana ganhou destaque no Estado a partir das visitas das soberanas – CREDITO Lilia Camargo

O ingresso para as apresentações é um brinquedo novo que serão entregues as crianças e Candiota

As Soberanas do 18º Canto Moleque da Canção Nativa participaram de uma extensa agenda, em Porto Alegre, na semana passada com o objetivo de divulgar o evento que acontece desde ontem, dia 7, até o domingo, 9, no Ginásio de Dario Lassance, em Candiota.

A Rainha Maiara Braga, a 1ª Princesa Raíssa Vargas, e a 2ª Princesa Prisciele de Moraes estiveram acompanhadas pela primeira-dama do município, Ana Scholl, e pelo secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gil Deison Pereira.

Como relatou a primeira-dama, as atividades consistiram em visitas aos meios de comunicação e de uma divulgação pelas ruas do centro da capital do Estado. Segundo ela, o grupo já inicia, também, a divulgação junto aos municípios da região da Campanha.

O evento

O Canto Moleque da Canção Nativa realizou a sua primeira edição em 1993. Desde então, vem crescendo consideravelmente. Em 2011, mais de cem inscritos foram registrados e 56 – aprovados na triagem artística – subirão ao palco.

O evento é destinado para jovens cantores de música tradicionalista com, no máximo, 24 anos de idade. Esta linha adotada é utilizada por criar oportunidades de renovação, garimpar talentos e consolidar, cada vez mais, a cultura poético musical do Rio Grande do Sul.

Neste ano, o Canto Moleque é patrocinado pela ELETROBRAS/CGTEE, através da Lei de Incentivo a Cultura do Governo Federal – ROUANET, por um projeto aprovado junto ao Ministério da Cultura.

Uma das novidades desta edição é que para prestigiar as apresentações do evento, o ingresso será um brinquedo novo por pessoa ao dia. Os itens arrecadados serão distribuídos para crianças do município no dia 12 de outubro – Dia da Criança – em um grande evento a ser realizado pela Prefeitura de Candiota, na praça de Dario Lassance.

Confira a programação

Sábado, dia 8:

19h – Show de Abertura: Jackson e Alexandre Barreto;

Apresentação dos Concorrentes;

Show de Encerramento: Wilson Paim;

Domingo, dia 9:

15h – Oficina Processo Criativo na Arte Regional com Ângelo Franco;

19h – Show de Abertura: Deise Veiga;

Apresentação dos Finalistas;

Show de Encerramento: Cesar Oliveira e Rogério Melo.

****************************************

Faltam poucos dias para a 18ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel

A comunidade de São Gabriel vive a reta final dos preparativos para a 18ª Estância da Canção Gaúcha, evento que acontece no município entre os dias 13 e 16 de outubro no estádio municipal Dr. Sílvio de Faria Corrêa. Entre as diversas atrações do festival está a competição de musicas inéditas, além da apresentação de renomados artistas como a argentina Soledad Pastorutti, que se apresenta dia 16.

A venda de ingressos antecipados para as quatro noites iniciou na semana passada. Na primeira noite, dia 13, acontece a fase local da competição de músicas, após, dias 14 e 15, a fase estadual e, por fim, dia 16, a grande final.

A Estância da Canção Gaúcha já teve suas músicas classificadas anunciadas no início de setembro. Ao todo, dez composições na fase local e dezesseis na estadual se apresentam nas três primeiras noites, buscando vaga para a final no domingo.

Ao mesmo tempo acontecem os shows de João Quintana e Grupo Parceria, dia 13, Luis Carlos Borges, dia 14, Jairo Lambari Fernandes, dia 15. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3232-1008.

***********************************

Feira de Ciências e Matemática de Sant’Ana do Livramento registra sucesso

Na semana passada a comunidade escolar de Sant’Ana de Livramento reuniu-se no Ginásio Maristão para a edição anual da Feira Municipal de Ciências e Matemática, da rede municipal de ensino.

O evento contou com a participação de alunos das escolas infantis e de ensino fundamental da zona urbana e rural. A diretora da escola da zona rural, Paulo Freire, Eliana de Leon Santana, explica que o projeto da escola foi feito por alunos e professores, os quais, após visita ao parque eólico do Cerro Chato, desenvolveram uma técnica alternativa de ter energia elétrica com custo barato, usando peças de automóveis na sua execução e, assim, produzindo energia.

Outros projetos das escolas infantis trataram de assuntos como a prevenção ao contágio do mosquito da dengue, hortas orgânicas sem agrotóxico, trabalho da água mágica, além de uma maquete do Parque Internacional, entre outros projetos.

A secretária de educação Cristina de León enfatiza que a Feira Municipal de Ciências e Matemática vem somar uma vez mais no trabalho que é realizado, sendo tratada como um espaço de formação e de construção social voltado, sobretudo, para a potencialização dos sujeitos e da sociedade.

“A participação das escolas contribui para que tenhamos uma cidade melhor, e consequentemente um país e planeta com qualidade de vida”, finalizou a secretária.

Os trabalhos selecionados irão participar da Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul do Rio Grande do Sul, no dia 22 de outubro, em Pelotas, sendo essa participação o diferencial nesta edição.

************************************

Vladimir Santos é o patrono da feira do livro de Rosário do Sul

O escritor e jornalista Vladimir Cunha dos Santos foi escolhido para ser o Patrono da 30ª Feira Municipal do Livro de Rosário do Sul que acontece até o dia 9 de outubro no parque de exposições Ananias Vasconcellos. O evento é uma realização da prefeitura, através de sua Secretaria de Educação e Cultura, e acontece pela 30ª vez na cidade.

Vladimir Santos foi escolhido pelo prefeito Ney Padilha devido a seu trabalho intenso de 30 anos na literatura rosariense, lançando neste período 12 livros, tendo ainda participado de dezenas de coletâneas a nível estadual, nacional e continental, com poema traduzido para o espanhol e divulgado na Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Uma receita bastante fácil e ideal para que os pequenos ponham a mão na massa. Em comemoração ao Dia das Crianças a pequena Mariana Varella Bitencourt, de sete anos, foi à cozinha e preparou um delicioso manjar e coco.

Manjar de coco

Ingredientes:

2 garrafas pequenas de leite de coco

1 lata de creme de leite sem soro

1 lata de leite condensado

1 envelope de gelatina sem sabor e incolor

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Reserve. No copo do liquidificador, junte todos os ingredientes, inclusive a gelatina bem dissolvida. Bata tudo. Molhe uma forma com furo no centro, escorra e despeje o conteúdo do liquidificador, passando por uma peneira.

Leve a gelar por pelo menos 6 horas ou até que o manjar fique bem firme. Sirva acompanhado por calda de ameixas pretas seca.

Calda de ameixas

Ingredientes

200 gramas de ameixas secas

2/3 de xícara de açúcar

1/2 xícara de água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que a calda esteja grossa. Sirva gelada.

Venda de férias é opcional

A possibilidade de venda de, no máximo, 10 (dez) dias de suas férias é uma decisão do trabalhador. Esse é o entendimento da jurisprudência trabalhista e o que estabelece expressamente a legislação.

Segundo os Tribunais do Trabalho, a conversão de 1/3 (um terço) das férias em abono pecuniário é uma opção do trabalhador, e não uma ordem indireta imposta pelo empregador.

A venda das férias é um direito disponibilizado ao funcionário, que pode usufruí-lo ou não, cabendo a concordância do empregador em adquiri-las.

Dispõe o artigo 143 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que “... é facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes”. Assim a conversão de um período de 10 dias das férias, em dinheiro, é uma faculdade outorgada ao empregado.

Desse modo, age com excesso aquele que obriga o trabalhador a converter em dinheiro até 10 (dez) dias de suas férias anuais, configurando-se ato ilícito causador de dano e ensejando a correspondente reparação.

Tal prática é ilícita e apta a causar dano moral ao empregado (artigo 186 do Código Civil), levando-se em consideração que as férias constituem um direito social, constitucionalmente assegurado (CF, art. 7º, XVII), e indisponível.

Como é sabido, as férias têm como objetivo renovar as energias do empregado, possibilitar que disponha de tempo maior para convivência familiar e para interagir com aqueles que integram seu círculo social.

Por ser direito indisponível, a venda de férias em prazo superior ao permitido em lei é vedada. Dentro do limite legal (até 10 dias), a venda é possível, contudo a coação do empregador pode ser presumida, devendo este se resguardar das provas necessárias para afastar tal interpretação.

Mario Pinheiro (advogado, jornalista e contador, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Comer na mesa de trabalho pode significar risco à saúde

Quem come no trabalho corre riscos de segurança alimentar

A correria diária tem feito com que muitas pessoas abram mão do intervalo da hora do almoço para conseguir adiantar ainda mais o trabalho. E, alguns por economia ou falta de tempo, acabam optando por fazer refeições e lanches no ambiente de trabalho, mais especificamente, na sua mesa. Mas, de acordo com um levantamento da Associação Americana Dietética (American Dietetic Association) essa não é uma atitude recomendável. Além disso, o estudo alerta ainda que essas pessoas são maioria e, ao fazerem isso, além de deixar de ter um intervalo adequado, correm riscos relacionados à segurança alimentar. Isso porque o local de trabalho, nem sempre apresenta as condições adequadas para o manuseio de alimentos.

Para piorar, para muitas pessoas, fazer várias tarefas durante o almoço faz parte da jornada de trabalho e essa redução do horário de comer pode resultar na obtenção de mais trabalho, além de trazer problemas de saúde, já que a mesa pode esconder bactérias.

O mau hábito cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de germes. Segundo o estudo, a mesa de trabalho pode ter até 400 vezes mais bactérias do que o assento do banheiro. Isto porque 64% das pessoas costumam limpar o local de trabalho apenas uma vez ao mês, ou ainda menos. E, mesmo para aqueles que costumam manter se local de trabalho mais limpo e organizado, não se pode esquecer que ele é um local público, onde várias pessoas têm acesso e, por isso, jamais esta livre de contaminações.

E se não houver outro remédio, e a mesa de trabalho continuar fazendo o papel da mesa da cozinha, a pesquisa sugere que se limpe todas as superfícies antes de preparar ou comer alimentos sobre ela. Além de limpar frequentemente o local, outros fatores, são importantes para garantir a segurança alimentar no ambiente de trabalho.


É hoje!

Para os fãs que já estavam ansiosos de tanto esperar, enfim chegou o dia da apresentação de Michel Teló em Bagé. O show marca a abertura de 99ª Expofeira de Bagé e acontece no parque Visconde Ribeiro de Magalhães. A expectativa dos organizadores é de uma noite de muita animação e grande público, já que os ingressos praticamente se esgotaram. E, já no próximo final de semana, Bagé recebe Luan Santana, que promete repetir o sucesso da noite de hoje e realiza o show de encerramento da feira.


Mônica Machado dos Santos, 14 anos, reside em Bagé

“Eu gosto de viajar e de festas. Eu espero que o Debut seja bem legal, que eu me divirta e curta muito”.

FOTO: Gleider Produtora


Os alunos do pré e maternal II da EMEI João Tiago visitaram a redação do Caderno Pampa.


Eduarda Lima Costa Varela que completou 7 anos dia 29 de setembro



Modernidade e novidades solares

A primavera chegou junto a nova coleção de óculos solares da Óptica Bagé. As novidades agradam a todos os estilos e dão mais charme para a nova estação. Sem esquecer que óculos solares são mais do que beleza no verão: são uma questão de saúde, por isso a importância de optar por lentes de qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário