Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 226 :: 22 de Outubro de 2011



Por Simôni Costa

Poucos povos são tão orgulhosos de suas coisas quanto os gaúchos. Não a toa valoriza-se tanto as tradições e o modo de vida do campo. Exemplos disso, são os milhares de festivais de música nativista que, a cada ano, revelam novos e talentosos jovens dedicados a levar o ritmo adiante e, assim, a tradição de todo um povo. E, estes festivais, como a Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel, ou o Canto Moleque, de Candiota, são sucesso não somente pela variedade de novos músicos que revelam, mas também porque conseguem atrair o grande público.

Do outro lado, mas ao mesmo tempo, outro grupo de jovens dedica-se a mapear e provar “por a+b” o quanto o pampa gaucho é rico em fauna e flora. Estudantes, que deixaram o conforto de suas casas para desbravar os campos e realizar novas e incríveis descobertas. E, tanto quanto os primeiros, esses jovens merecem a nossa admiração, por mais uma demonstração de respeito e cultivo às tradições e coisas gaúchas.


A sua internet é segura?

Simples dicas podem fazer a diferença e evitar que o computador seja invadido por hackers

Um simples clique pode significar a invasão de um computador

Após greves simultâneas dos correios e dos bancos, muitos consumidores virão na internet uma solução prática e eficiente para realizar os pagamentos de contas que não chegavam pelo correio e tampouco poderiam ser pagas nos caixas eletrônicos dos bancos. No entanto, a internet é uma caixinha de surpresas que esconde muitos riscos para quem não souber se proteger dos ataques dos chamados rackers.

Um simples clique em um local errado pode significar a invasão de um computador, alerta o técnico em informática Ricardo Franco. Ele alerta que é fundamental manter o anti-vírus do computador sempre atualizado, além disso, deve-se evitar e-mails suspeitos e páginas de internet desconhecidas.

“As vezes um simples e-mail esconde uma porção de vírus que deixarão o computador vulnerável a ataques e com isso, quando você digitar sua senha do banco ela cairá direto na mão de pessoas mal intencionadas”.

Outro ponto importante é evitar usar computadores públicos para acessar sua conta do banco e, principalmente, digitar a sua senha. Além disso, preste atenção em links de redes sociais e buscas na web. Também há os ataques que chegam por recados no Orkut e o spam em apps do Facebook que testam sua curiosidade – se um app deixar você muito curioso e exigir a instalação para que você “saiba” de algo, é melhor ficar alerta. E finalmente, existe o envenenamento de pesquisas na internet – ou seja, resultados falsos em páginas de resultados. Tome cuidado e atente para os avisos de páginas infectadas – eles normalmente estão corretos. A dica, no fim das contas, é a mesma: desconfie muito antes de clicar em algo que “caiu” na sua mão.

“Essas são apenas as dicas mais importantes. Muitas vezes é preciso tomar medidas específicas contra alguns ataques novos. Nesse caso, é preciso continuar acompanhando as notícias sobre segurança. Mas, seguindo essas dicas, qualquer ataque terá menos chance de atingir o seu computador”, destaca Franco.


Aprenda a substituir alguns alimentos

Algumas trocas simples podem fazer a diferença na balança

“Se salada fosse boa, tinha rodízio”, já diz o ditado popular. Mas, que as folhas verdes não são a preferência nacional, embora a grande maioria reconheça a sua importância e auxilio na redução de peso, é sabido por todos. E, como nenhuma dieta muito radical dá os resultados esperados, oferecemos algumas trocas simples e que já farão diferença na balança, sem que nada tenha que ser deixado de fora das refeições.

Frituras

A gordura dificulta a digestão e pode provocar a sensação de estômago pesado. Quando se aquece o óleo vegetal à altas temperaturas, ele transforma-se em uma substancia altamente cancerígena, que destroi as fibras elásticas das artérias, irritando a mucosa gastrointestinal e até nasal. A alternativa é preferir o azeite de oliva e óleo de canola. É importante também evitar aquecer até que saia fumaça.

Trigo

Os alimentos refinados, com a farinha de trigo, estão ligados à obesidade e apresentam apenas calorias vazias, já que perdem nutrientes importantes durante a refinação. Vários estudos mostram os malefícios dos cereais refinados, que estão ligados ao aumento do risco de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. A alternativa é reduzir ou eliminar o pão e o macarrão brancos, optando pelas versões integrais. Substitua o pãozinho por uma fruta ou castanhas. Já a farinha de trigo integral é um alimento rico em vitaminas do complexo B e em fibras, e ainda melhora o processo digestivo.

Açúcar

A glicose, ou o açúcar dos alimentos, não faz mal à saúde. O problema está no açúcar refinado, que pelo processo ganha aditivos químicos e acaba perdendo as fibras, os sais minerais, as proteínas e os demais nutrientes. O açúcar prejudica o sistema imunológico, causa cáries, diabetes e obesidade. Como alternativa você pode optar pelo açúcar cristal e pelo açúcar mascavo. Para quem tem excesso de peso, o mel é uma opção saudável. Entre os adoçantes, os feitos à base de stévia são a alternativa mais saudável.

Achocolatado em pó

O grande problema dos achocolatados tomados com leite, nem é o chocolate, mas sim a grande quantidade de aditivos de açúcar. A alternativa nesse caso é o cacau, que é uma fonte de firas e outros nutrientes e vitaminas. Experimente consumir as sementes ou barrinhas de cacau ou misture-o em pó no leite e em outras bebidas. Além disso, prefira os orgânicos.

Sal

Além de estar ligado a casos de câncer de estomago, ele é causador do aumento da pressão arterial, um fator importante nos casos de doenças cardiovasculares. Use como alternativa ervas naturais, como alecrim, orégano, salsa e cebolinha. A melhor coisa a ser feita é habituar o paladar a quantidade menor de sal.


Contabilidade e gestão

Toda gestão dos negócios e planejamento tributário deve se basear em dados confiáveis e regulares. Essas informações são fornecidas pela escrituração contábil, seja através de balancetes periódicos, seja através de planilhas de custos.

Dessa forma, a análise da relação entre as receitas e as despesas, bem como da carga tributária, com seus reflexos na gestão da empresa, pode ser feita mediante os balancetes (espécie de “fotografia” do negócio em dado momento), desde que estes sejam devidamente conciliados e tenham o máximo de atualização possível, ou seja, incluam corretamente todas as atividades e operações realizadas.

Balancetes antigos ou que não espelham a realidade do negócio podem distorcer seriamente a análise da situação fiscal da empresa.

Para tanto, é fundamental que o reconhecimento de todas as receitas e despesas se faça pelo chamado “regime de competência” e não pelo regime de caixa.

Segundo o princípio da competência, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente, quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

O Princípio da Competência determina que as alterações no Ativo (bens e direitos) ou no Passivo (obrigações) resultem em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo, ainda, diretrizes para a classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do princípio da oportunidade.

O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer seu fato gerador.

As receitas consideram-se realizadas:

a) nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados;

b) quando do desaparecimento, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo;

c) pela geração natural de novos ativos, independentemente da intervenção de terceiros.

Assim, por exemplo, a simples emissão de pedido comercial não é considerada receita, pois a transação com o terceiro não foi completada, faltando para tanto a investidura na propriedade de bens. Somente quando houver a tradição (entrega) do bem solicitado, é que se registrará a receita respectiva.

Consideram-se efetivadas as despesas:

a) quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiros;

b) pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

c) pelo surgimento de um passivo (despêndio), sem o correspondente ativo (ingresso de recursos).

Assim, a compra de mercadorias, mesmo que a prazo, deve ser registrada imediatamente, já que se trata de uma obrigação (conta a pagar), com surgimento de um passivo (item “c” acima).

Outro exemplo: a depreciação de bens do ativo imobilizado deve ser registrada periodicamente (em períodos mensais) para registrar a diminuição, no tempo, do valor econômico dos ativos (item “b” acima).

Por outro lado, a deterioração ou o perceimento de um bem ou de mercadorias deve ser registrada, pois se trata de extinção de um ativo – estoques ou imobilizado (item “a”).

O sistema contábil adotado pela empresa precisa estar integrado e coordenado com os demais setores, de forma informatizada, visando facilitar o registro dos fatos e contando com a rapidez necessária para a geração de dados confiáveis e periódicos.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Uma feira renovada

Acontece em Bagé, no período de 03 a 06 de novembro de 2011, nas dependências do Centro Cultural Auxiliadora, mais uma tradicional Multifeira, que já chega a 16ª edição. No entanto, este ano o evento, que é realizado pelo COBAME (Conselho Bageense da Mulher Empreendedora), esta renovado. São várias as propostas de inovação como, por exemplo, uma praça de alimentação nas dependências externas do Centro Cultural Auxiliadora com toda infraestrutura. Haverá também espaço infantil, espaço gourmet entre outras atividades para o seu lazer.

Outra novidade é que quem participar dos jantares durante o evento concorrerá a uma viagem para Porto Seguro, na Bahia, bem como quem comprar R$ 20,00 concorre a uma moto zero km.

*******************************************

Festa anos 60 em beneficio da APAE

Uma festa temática e beneficente para a Associação de Pais e Mestres dos Excepcionais (APAE) será realizada dia primeiro de novembro a partir das 20h na Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro, na Marechal Deodoro, 380. A festa dos anos 60 vai ter brindes para os que tiverem melhor caracterizados, louvores com hinos da harpa que vai ser ministrado pela banda Filhos de Davi, brincadeiras e apresentação especial da APAE.

A Festa esta sendo organizada pelos Jovens Fortes para arrecadar fundos para o congresso da juventude nos dias 26 e 27 de novembro com a presença do pregador Carvalho Junior. Parte da renda também será revertida para a APAE, além do produto de limpeza que será cobrado e será repassado a APAE.

A Auxiliar Administrativa da APAE, Caroline Netto de Carvalho, conta que a ideia da festa surgiu como uma forma de compartilhar amor, solidariedade e o mais importante a inclusão.

“É a primeira vez que esta acontecendo um evento assim e ainda temos o total apoio das lideranças da Igreja e da APAE”.

*****************************************

CURTAS

Revista Gula indica o espumante Guatambu Extra Brut

O espumante feito pelo método champenoise da Guatambu, localizada na Campanha Gaúcha, está em destaque na edição 223 da Gula, a mais tradicional revista de Gastronomia do Brasil, na seção “Editor indica”, como preço justo, “bom de boca e de bolso”. O espumante Guatambu Extra Brut também foi destaque no Guia Adega Vinhos do Brasil 2011-2012, lançado recentemente, da Editora Inner.

**********************************

Nova loja Peruzzo

A rede Peruzzo de Supermercados reinaugura sua loja em Caçapava do Sul na manhã do dia 24, segunda-feira, a partir das 8h30. A loja esta localizada na rua 15 de novembro, 666.


Projeto apontará as riquezas da Flora e Fauna do Pampa

Áreas rurais onde há campos misturados com florestas será o alvo principal da pesquisa

Estudantes apresentaram ao prefeito de Aceguá, Gerald Mathens, o projeto que iniciou pelo município. CRÉDITO: Melissa Porto

O clima, o relevo, o solo e o uso das áreas de campos e como elas influenciam as espécies que ali habitam, e a diversidade existente serão estudados.

Estudantes dos cursos de agronomia e biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estiveram na região na semana passad para demarcarem as áreas que serão analisadas dentro do Projeto SISBIOTA. O projeto de pesquisa tem como objetivo a identificação da riqueza da nossa flora e fauna nas áreas rurais onde há campos misturados com floresta.

Os pesquisadores irão observar o clima, o relevo, o solo e o uso das áreas de campos e como elas influenciam as espécies que ali habitam, e a diversidade existente. Como exemplo, o “Limnomedusa Macroglossa”, uma espécie de rã que, segundo os pesquisadores, só é encontrada aqui estará entre os objetos de pesquisa.

Para realizar este levantamento, serão escolhidas áreas de 4km, nas quais serão efetuados os levantamentos e serão obtidos os dados sobre a ocorrência e a abundância das espécies de plantas e de animais silvestres dos campos e das florestas, e se necessário, serão feitas as coletas de amostras de plantas, animais e solo. O primeiro município a receber a visita dos estudantes foi Aceguá.

Segundo a Engenheira Agrônoma Raquel Cardoso, a região do Pampa foi escolhida para estas análises devido a sua grande extensão rural e a existência de boa quantidade de campos nativos nesta região.

“Nosso objetivo é saber como o meio ambiente está se comportando em meio a tantas transformações”, afirma a estudante.

Cerca de 40 áreas em todo o Estado estão sendo analisadas pelos pesquisadores ligados as Universidades UFRGS, UFSM, UFPEL, PUCRS, UNIPAMPA e UNISINOS, e a EMBRAPA e INPE.


Conforto e modernidade

Para incrementar a frota da Turisa, empresa que se destaca na nossa região pelo trabalho sério e competente no ramo do turismo, o diretor Edson Sanfelice apresentou `a cidade de Santana do Livramento a sua mais nova aquisição, um ônibus com acomodações super modernas e com mecânica de primeira. É o Marcopolo G7 de 36 lugares que trará mais satisfação e conforto aos passageiros. A sede da matriz é em Livramento, mas com filiais em Rosário do Sul, Bagé, São Gabriel, Dom Pedrito e representantes em Quaraí e Tacuarembó, no Uruguai. Um tapete vermelho conduzia os convidados até o ônibus. Um luxo!

A família Sanfelice com a nova aquisição

*********************************************

Tarde de Arte

No último final de semana, o Complexo Cultural Santa Thereza, em Bagé, foi palco de um encontro e palestra com Teresa Poester, artista e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mundo artístico da região esteve presente prestigiando e ouvindo as histórias e experiências vividas por esta bageense radicada na capital desde criança. É de sua autoria o mural em terracota que embeleza o espaço do Complexo Cultural. A foto foi “sacada” do blog da artista plástica, Rejane Osório, que participou do encontro.(www.rejanekaram.blogspot.com)


Reunião de artistas no Complexo Santa Thereza

******************************************

União

Acontece hoje em Bagé o casamento de Luciana Brasil Tavares com o veterinário Diogo Wasculewsky Matos na Igreja N. Sra. Auxiliadora. Os noivos já casaram no civil na residência da família Brasil Tavares. Após a cerimônia religiosa, os convidados irão brindar com Luciana e Diogo no Clube Cantegril.

Luciana e Diogo na noite do casamento civil. Foto de Diones Alves

***********************************************

Borbulhas

Mais uma vez a Guatambú Estância do Vinho marca ponto e apresenta oficialmente na capital os espumantes “Poesia do Pampa” e o delicioso “Guatambú Extra Brut”, no charmoso Vilaró Parrilla Del Sur de Mauro e Roselene Pilz. Estiveram presentes no evento os presidentes da Farsul, Carlos Sperotto, da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Adão Villaverde, da Federarroz, Renato Rocha, da SBAV RS, Jorge Ducatti e os jornalistas Danilo Ucha, Décio Azevedo, Afonso Ritter e outros tantos. Tim-tim!

Carlos Sperotto, Adão Villaverde, Valter José Pötter, Affonso Ritter e Danilo Ucha
***********************************************

Lançamento Chácara dos Anjos

O mais novo empreendimento de Bagé: Chácara dos Anjos, um lugar com jeito de vida nova foi lançado na semana passada. O evento aconteceu na loja Obino da Bento, onde está localizado o plantão de vendas e o apartamento decorado, grande inovação que a You Group apresenta na rainha da fronteira.

O empreendimento conta com apartamentos com 2 dormitórios, sacada com churrasqueira, portaria 24 horas, ampla área verde, salão de festas, além das novidades: chimarródromo e fogo de chão. Tudo isso numa ótima localização, na Av. Padre Abílio Sponchiado, ao lado da artilharia.

Dr. Valter Borba, Moacir Lange e Melissa Porto

*************************************************

Curtas

A Casa da Amizade de Santana do Livramento convida para coquetel em comemoração dos seus 45 anos de existência. Os convites para o disputado evento já estão`a venda ao preço de 30 reais, que beneficiará a APAE. Dia 26 de outubro, no Solar Dom Pedro, com desfile da coleção primavera-verão de Augusto Modas.

****************************************************

No próximo dia 29, a sociedade bageense estará envolvidíssima com um dos eventos mais tradicionais da cidade, o Baile de Debutantes do Clube Comercial. Este ano, a presidente, Fernanda Ceolin e sua diretoria, estão prometendo um show de festa. O One Day Fashion, momento especial para as deb’s e garotas que queiram participar, será no dia 30, com várias atrações ao longo da tarde. Imperdível tudo isto! Estarei lá , mais uma vez, apresentando esse espetáculo.

*********************************************

Isabela Fogaça fará show de lançamento de seu CD que se chama “Sons da Minha Vida”, no dia 24 próximo. Certamente o Teatro Bourbon Country estará repleto de amigos e fãs. Isabela é show!

***********************************************************

Poucos profissionais lidam com um bem tão precioso. Ser médico é mais do que cuidar da vida, mas é também saber administrar a morte. Uma tarefa árdua, que não tem dia e nem hora para ser requisitada, que lida com sentimentos como a dor e a esperança, mas que também vive e revive momentos mágicos como o nascimento. Ser médico é mais do que uma escolha, é uma vocação e um sonho de muitos, que desejam poder ajudar o próximo no alivio de seus sofrimentos.

Àquelas que sempre nos auxiliam em momentos difíceis, que escutam nossas reclamações e angustias, que pacientemente buscam soluções para nossas dores, preparamos um especial em homenagem ao Dia do Médico, comemorado dia 18 de outubro. Este material é mais do que um oportunidade de dizer “Obrigada” a quem nos cuida tão bem, mas também de dar espaço e voz aos profissionais, que incansavelmente trabalham e se aperfeiçoam pelo bem comum.

******************************************

DEPENDÊNCIA QUIMICA: O QUE É ISTO?

É certo que a nossa sociedade está cada vez mais preocupada com o aumento do número de casos de dependentes químicos ao Crack. É certo também que várias consequências nefastas advêm dessa circunstância. Mas o que é Dependência Química? Por que mais pessoas desenvolvem esta situação? Por certo as respostas deveriam servir para efetivamente enfrentarmos esses problemas de ordem da Saúde Pública.

Dependência Química define-se por um estado de doença, caracterizada pelo consumo de substancias psicoativo, onde o individuo não exerce controle sobre o uso, originando no curso da doença tolerância a droga e sintomas de abstinência quando não a consome ou quando tem seu uso diminuído. Todo esse mecanismo está relacionado com a ativação do sistema de recompensa no situado no nosso cérebro, agindo nesse sistema neurotransmissores(substancia que fazem nosso cérebro funcionar) sendo o principal deles a dopamina.

Com o avanço tecnológico e dos meios de diagnose, hoje a ciência entende perfeitamente que a DQ é uma doença física e comportamental, e que a potência das drogas estão diretamente relacionada com o aumento da DQ e dos transtornos causados pela droga. Hoje o crack tem alto potencial de causar dependência, pelo seu efeito intenso e seu metabolismo muito rápido no nosso organismo, sendo esses fatores decisivos na sua potencialidade de causar a doença. A desorganização das famílias, caracterizada pela não definição dos papeis da paternidade, tem contribuído para o acesso as drogas pela nossa juventude.

Quando a doença se instala é necessário tratamento especializado que compreende a desintoxicação, medicamentos antifissura, e tratamento de apoio psicológico para as mudanças de comportamento. Sem o amparo das famílias a busca da abstinência se dá de maneira muito mais difícil. As técnicas mais eficazes para o tratamento são as terapias cognitivas comportamentais e a terapia sistêmica familiar. Estas terapias visam a busca de uma nova performance dos indivíduos e de sua organização familiar, sendo os resultados muito eficazes no tratamento da DQ.

Md. Ronaldo Alves Carvalho CRM 13087

********************************************

Dislexia x dificuldade de aprendizagem

Atualmente há um número crescente de queixas de dislexia chegando ao consultório fonoaudiológico e, crianças rotuladas como disléxicas, sem terem passado por uma equipe clínica para diagnóstico, equipe essa que deve ser formada por neurologista, fonoaudióloga, psicóloga,e psicopedagoga clínica.

A dislexia é, por excelência, um diagnóstico clínico. De acordo com DSM-IV (2002), a dislexia do desenvolvimento é um transtorno específico no aprendizado da leitura, cuja característica principal é o rendimento escolar abaixo do esperado para a idade cronológica, mesmo que a criança apresente potencial intelectual e escolaridade adequados para a idade. Já as denominadas dificuldades de aprendizagem, abrangem causas relacionadas ao sujeito, aos conteúdos pedagógicos, ao professor, ao método de ensino, ao ambiente físico e social da escola.

Conforme os critérios do DSM-IV, a dislexia é entendida como um transtorno de leitura, em que a comunicação escrita está comprometida, podendo estar afetado também o cálculo, a linguagem oral, a atenção, a memória e a integração perceptivo-motora. Os educadores que desconhecem suas características e conceitos, acabem favorecendo não só o fracasso escolar como também o falso diagnóstico do distúrbio.

A dislexia deve ser considerada como uma das causas de dificuldade para a aprendizagem da leitura e da escrita, portanto, não significa que todas as crianças que apresentam alterações nesses aspectos possuem um quadro disléxico. Segundo Wajnsztejn (2009), “para definir um quadro de dislexia, necessariamente, deve-se afastar a incapacidade geral da criança para aprender, a imaturidade na iniciação da aprendizagem, as alterações no estado sensorial e físico, a carência cultural e os métodos de ensino insatisfatórios”.

A seguir, alguns dos sinais sugestivos de transtornos de aprendizagem segundo a literatura (CAPELLINI,2004): Segundo Denckla (1972) e Kahmi (1986) sugerem os sintomas de fala ininteligível, persistência de jargão, redução de léxico, sintaxe desestruturada, dificuldade em aprender o alfabeto, dificuldade para recordar de versos, de canções, de estórias, de rotinas, de brincadeiras com os dedos, de sequência de números, de nomes, de cores, de dias da semana. Já Etchepareborda (2002) destaca o atraso de fala, imaturidade fonológica, dificuldade para realizar rimas aos 4 anos de idade, confusão direita-esquerda; embaixo-em cima; atrás-adiante (palavras e conceitos), falta de domínio manual (lateralidade não definida), dificuldade em realizar provas de consciência fonológica, dificuldade para aprender nomes de letras ou sons do alfabeto, história familiar positiva de dislexia do desenvolvimento ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA-H) em outros membros da família.

Referências:

CAPELLINI, S.A.; SILVA, A.P.C.; PINHEIRO, F.H. Avaliação e diagnóstico fonoaudiológico nos distúrbios de aprendizagem e dislexias. In: ZORZI, J.L.; ______. (Org.) Dislexia e outros distúrbios de leitura-escrita: letras desafiando a aprendizagem. São José dos Campos: Pulso. 2009.

DSM-IV-TR Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Traduzido por Cláudia Dornelles 4 ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GABANINI, A.P.N. Análise de textos orais e escritos produzidos por crianças com dislexia: uma perspectiva de avaliação fonoaudiológica. [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

WAJNSZTEJN, R. Avaliação, diagnóstico neurológico e achados em neuroimagem nos distúrbios de aprendizagem e dislexias. In: ZORZI, J.L.; ______. (Org.) Dislexia e outros distúrbios de leitura-escrita: letras desafiando a aprendizagem. São José dos Campos: Pulso. 2009.

Kátia Scherer Canhada

Fonoaudióloga Clínica

Fonoaudióloga do CRA-Candiota

Mestranda em Linguística Aplicada pela UCPel

************************************************

Úlceras

A úlcera é uma área da mucosa do aparelho digestivo que foi destruída pelos sucos digestivos. A grande maioria das úlceras não são maiores que um grão de ervilha, apesar disso causam grande desconforto e dor. O sintoma mais comum é uma sensação de dor tipo queimação ou vazio na boca do estômago. A dor geralmente ocorre entre as refeições e, algumas vezes, acorda o paciente durante a noite. Pode durar durante minutos ou horas e geralmente alivia quando o paciente se alimenta ou faz uso de anti-ácidos. Outros sintomas menos comuns incluem náusea vômitos, perda do apetite e peso.

No passado acreditava-se erroneamente que a úlcera poderia ser causada pelo stress. Médicos atualmente sabem que há três causas principais. A mais comum é a infecção por uma bactéria chamada Helicobacter Pylori (H.pylori). A segunda causa mais comum é o uso constante ou indiscriminado de medicações para dor. A terceira causa seria um defeito no local onde a úlcera aparece. Estudos demonstram atualmente que com o uso de medicações para bloquear a produção de ácido estômago associado à antibióticos para erradicação do H.pylori pode-se obter uma cura de 80-90%. Vários outros estudos mostram que um número considerável de pessoas têm a bactéria no estômago e não desenvolvem úlcera. A explicação encontrada por alguns cientistas é que além da infecção pela bactéria o paciente tem uma predisposição genética a ter úlcera.

Quais são as complicações das úlceras?

A demora no diagnostico ou tratamento das úlceras pode gerar complicações como hemorragia, com o sangramento tanto no estomago como no duodeno. Quando as úlceras não são tratadas, o suco digestivo e ácido gástrico pode literalmente corroer a parede do estômago ou duodeno levando a uma perfuração, que é outra complicação causada. Já a terceira complicação é a obstrução, levando a diminuição do espaço por onde o alimento passa.

O diagnostico é realizado através de endoscopia digestiva. Já para descobrir a presença da bactéria Helicobacter Pylori existem vários testes disponíveis. A imensa maioria das úlceras são tratadas através de medicamentos. Quando são necessários múltiplos tratamentos sem sucesso ou existem complicações como sangramento constante, perfuração ou obstrução, a cirurgia é cogitada.

*************************************************

Santa Casa de Caridade de Bagé

Um hospital regional como é a Santa Casa de Caridade de Bagé precisa de ações constantes para atender a população cada vez melhor. Assim, uma serie de atividades foram desenvolvidas em 2011, destaca o provedor do hospital Luis Alberto Vargas.

Inicialmente foi realizada a ampliação do atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a criação de 29 novos leitos para o tratamento clinico. O ambulatório de Saúde da Mulher também foi ampliado com a contratação de novos profissionais da área de cirurgia geral, cirurgia torácica, fisioterapia, nutrição, assistente social e psicologia.

Na área cardíaca, a Santa Casa passou a realizar cirurgias de troca de válvulas e ponte de safena, sendo que três já foram realizadas e alcançaram o pleno sucesso. Além disso, encontra-se e fase final de elaboração o projeto de medicina nuclear ou sintilografia, que envolve os serviços de pediatria, endocrinologia, pneumologia, ortopedia, oncologia e cardiologia e é o serviço que ainda falta para que a Santa Casa ofereça o tratamento completo de cardiologia em Bagé.

No setor que envolve o conforto dos pacientes, a Santa Casa realizou reformas na ala de pediatria do hospital, onde foram construídos banheiros em todos os quartos. Assim, a cada dois pacientes há um banheiro a disposição. Os Centros de Tratamento Intensivo (CTI), tanto adulto quanto infantil, também foram reformados e ampliados. Antes havia a disposição 16 e 18 leitos, respectivamente, e agora são 22. Na maternidade, todos os berços foram trocados por berços de acrílico atendendo a uma exigência da Vigilância Sanitária e há ainda um projeto do Rotary Rainha da Fronteira para a colocação de ar-condicionado split em todos os quartos da unidade clinica do SUS na Santa Casa.

Na parte administrativa, uma área, que antes servia como deposito, será reformada e albergará todos os serviços, que atualmente são realizados em partes distintas do hospital. A mudança representará uma melhoria e mais agilidade nos serviços administrativos prestados.

Outro serviço que em breve deve estar a disposição da população é o de ressonância magnética, que esta em fase final de obras. Já a hemodinâmica esta em pleno funcionamento e todos os documentos para a solicitação de credenciamento da hemodinâmica para a cirurgia cardíaca estão completos. Já o sistema de hemoterapia, que anteriormente era realizado em Bagé e passou a ser regional, esta sendo reformulado para voltar ao município. A mudança diminuiria custos, que atualmente são elevados em função do transporte de ida e volta a Pelotas, além de que a acabar com a perda significativa de material que acontece atualmente.

Com a reformulação do projeto toda a atividade será retomada em Bagé, desde a captação até a transfusão.

Com todas essas ações a Santa Casa de Caridade de Bagé passou a ser referencia do Comitê Biológico com atestado biológico.

**************************************************

CTSUL Bagé: 3 anos com você

No mês de setembro, a clínica CTSUL Bagé comemorou três anos de atividades na cidade, sempre tendo como princípio manter o mais alto padrão de qualidade. Com o Certificado do Colégio Brasileiro de Radiologia e o Selo de Qualidade em Mamografia Digital obtido ano passado, a clinica, mais uma vez demonstra a qualidade dos serviços oferecido. Outra novidade adquirida pela clínica foi o equipamento para realizar ecografias 4D, próprio para as gestantes verem o seu bebê com maiores detalhes e em movimento.

Recentemente a clínica CTSUL Bagé investiu com grande força em novos equipamentos para a Ressonância Magnética, os quais permitem que seja realizado um exame em menor tempo, além de possibilitar a prática de novos estudos, tais como Colangioressonância (estudo da vesícula biliar), Angioressonância de Carótidas (estudo dos vasos do pescoço) e Ressonância de Mamas para detecção de nódulos.

A CTSUL Bagé agradece a comunidade pelo apoio e pela confiança nestes anos de desenvolvimento de suas atividades e reafirma o seu compromisso de busca da humanização da medicina, tratando o seu paciente com o maior cuidado e atenção possíveis e investindo em tecnologia de ponta para que o seu paciente obtenha o melhor em diagnóstico por imagem.

Dr. Conrado Tramunt

CRM28861

- Câncer de mama – estatísticas e diagnóstico

O que se sabe:

O câncer de mama pode atingir tanto homens quanto mulheres, mas é mais comum no sexo feminino e representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres.

No decorrer da vida, uma em cada 10 mulheres vai ter câncer de mama. Há um aumento na incidência à medida que se envelhece, principalmente após os 50 anos. Apesar disso, mulheres com menos de 35 anos estão tendo mais câncer mamário atualmente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência do câncer de mama nas décadas de 60 e 70. No Brasil, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), existe uma concentração maior de diagnóstico da doença nas regiões Sul e Sudeste.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores, tanto genéticos quanto ambientais podem influenciar o aparecimento e o desenvolvimento da doença. Cientistas estimam que 5 a 10% dos casos estejam relacionados a mutações gênicas que foram transmitidas através da família.

O que se espera das mulheres:

O diagnóstico, quando feito precocemente, aumenta as chances de cura da doença. É importante que mensalmente a mulher faça o auto-exame, observando se há alguma alteração nas mamas, como aparecimento de nódulos, descamação da pele mamária, liberação de secreção pelos mamilos etc.

Não há desculpas para a paciente do sexo feminino não ir ao ginecologista regularmente ou uma vez ao ano, para que além do preventivo do colo uterino seja dada atenção também às mamas. Espera-se que a partir dos 40 anos a mamografia passe a ser realizada anualmente. Em pacientes mais jovens pode-se fazer uso da ultrassonografia mamária, que avalia melhor as mamas densas.

O prognóstico da neoplasia mamária é relativamente bom se diagnosticado nos estágios iniciais. Não existem medidas práticas específicas de prevenção primária do câncer de mama, aplicáveis à população. Estudos sugerem que a prevenção do tabagismo, do alcoolismo, da obesidade e do sedentarismo e o incentivo ao aleitamento materno reduzem o risco da enfermidade.

Os métodos de imagem para diagnóstico precoce:

A CT Sul – Diagnóstico por Imagem, com sua filial em Bagé/RS, está equipada com os equipamentos necessários para o rastreamento, diagnóstico precoce e conduta no câncer de mama. A mamografia É a primeira técnica de imagem indicada para avaliar a maioria das alterações clínicas mamárias, já que a detecção precoce também aumenta as opções terapêuticas, a probabilidade de sucesso do tratamento e a sobrevida. Os métodos de imagem suplementares para rastrear e avaliar mamas, em especial aquelas com densidade elevada (menor quantidade de gordura), incluem a Ultrassonografia e a Ressonância Magnética.

Drª Ana Alice Furtado

CRM 28375


18ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel: “Embretados” é a grande campeã

Soledad fez o grande show de encerramento do festival

CRÉDITO: Marcelo Ribeiro

A noite de domingo, dia 16, foi de grandes emoções em São Gabriel, quando o encerramento da 18ª Estância da Canção Gaúcha consagrou a canção “Embretados”, que relatou de uma forma crítica e bem-humorada, as dificuldades no campo e na cidade. A composição, de autoria de Davi Teixeira e Igor Silveira, representou São Gabriel e Porto Alegre, foi aclamada pelo público e ratificada pelos jurados como a campeã do festival.

A vencedora concorreu com outras 14 músicas classificadas nos mais variados estilos que representaram o melhor da música gaúcha. O público em todas as noites esteve dentro das expectativas dos organizadores. Encerrando o festival, o show da cantora argentina Soledad Pastorutti levantou o público, com grandes sucessos como “Lejos de Ti”, e muitos deles cantados com sua irmã, Nati. Ela recebeu do Prefeito Rossano uma lembrança de São Gabriel, como recordação da Terra dos Marechais.

O Prefeito Rossano Gonçalves destacou que a Estância refletiu o espírito da comunidade de abraçar o nativismo e a cultura, de forma acessível para a população.

“Oferecendo uma estrutura ideal e ampla para bem receber a comunidade e os visitantes. Nestes dias, São Gabriel foi a capital estadual do nativismo, dando vez e voz para cantores consagrados e talentos da nossa terra. Já pensamos com otimismo na 19ª Estância, no próximo ano”.

A Estância teve a presença ainda de presidentes de outros festivais nativistas, como Carlinhos Fernandes, presidente do Festival “Um Canto para Martin Fierro” de Sant’Ana do Livramento, Ivanoí Brito, presidente do Festival “Sentinela da Canção” de Caçapava do Sul e o Secretário de Turismo de Palmeira das Missões, Antônio Léo Rodrigues, presidente do “Carijo da Canção Gaúcha”, entre outros municípios presentes.

Confira a classificação final da 18ª Estância da Canção Gaúcha:

1º lugar: "Embretados" (chamamé), letra e música de Davi Teixeira e Igor Silveira (São Gabriel e Porto Alegre), interpretada por Pirisca Grecco e Ângelo Franco

2º lugar: "Cordeona-me" (chamamé), letra de Gujo Teixeira e música de Luciano Maia (Lavras do Sul e Porto Alegre), interpretada por Luciano Maia

3º lugar: "Quem Sou Eu" (chacarera), com letra de Everton Michels e Rômulo Chaves (Criciuma / Palmeira das Missões) e música de Piero Ereno (Porto Alegre), interpretada por Shana Muller

Melhor indumentária: Enio Medeiros

Arranjo Vocal: "Meus Olhos de Carreteiro" (chamarra), letra de Ivonir Leher e música de Felipe Cornel

Melhor Intérprete: Shana Muller, por "Pétala Negra" e "Quem Sou Eu"

Música Mais Popular: "Embretados"

Melhor Poesia: "Quem Sou Eu"

Melhor Instrumentista: Luizinho Corrêa

Melhor Tema Campeiro: "De Tropa, Aparte e Lembrança" (milonga), letra de Jorge Peres Machado (Rosário do Sul) e música de Mateus Alves (Porto Alegre)

Melhor Arranjo Instrumental: "Quem Sou Eu"

Estancinha (Fase local) - Resultado final

1º "Flor da Tuna", letra de Edilberto Teixeira (in memorian) e música de Enio Medeiros

2º "Meus Olhos de Carreteiro", letra de Ivonir Leher e música de Felipe Cornel

3º "Bochincheiro e Mal Domado", letra e música de Macedinho


Vendas expressivas e bons resultados na 99ª expofeira de Bagé

Leilão da Santa Maria alcançou a maior expressão na 99ª expofeira de Bagé. Foto: Fabiana Gonçalves

As exposições feiras de primavera são ótimas oportunidades de negócios para os produtores rurais e, especialmente, para os pecuaristas. Na 99ª Expofeira de Bagé, mais uma vez os números de vendas superaram as expectativas e alcançaram valores expressivos. Entre os destaques da feira, está o leilão Genética do Pampa que fez o maior faturamento da Expofeira.

Pista limpa, rápida e padronizada. Assim foi o Leilão das Estâncias Santa Maria e Santa Prenda, que aconteceu na tarde do dia 13 no Pavilhão Silvio da Silva Tavares, e alcançou um faturamento de R$ 610.950,00 com a venda de 79 touros Hereford e Braford e 44 vaquilhonas Braford.

A característica desse remate foi o padrão de preços, sem valores top e nem muito baixos. As boas médias refletem o padrão de qualidade genética apresentado em pista.

A média dos touros Braford dois anos foi superior às dos touros Hereford da mesma idade. Estes fizeram média de R$ 5.859,68 e aqueles de R$ 6.606,00. A média das vaquilhonas Braford foi de R$ 2.229,00, e dos touros Hereford PC três anos de R$ 7.104,55.

Outro leilão que foi destaque na 99ª Expofeira foi da Capanegra Agropecuária de Fernando Pons, na terça-feira, dia 11. Foram comercializados 92 animais, entre machos e fêmeas das raças Angus e Brangus, com um faturamento total de R$353.250,00. Os touros Angus PC ficaram com a média mais alta do leilão, R$6.210,00. As fêmeas Angus alcançaram média de R$2.746,88. Entre os Brangus as médias ficaram em R$ 5.871,43 para os machos e R$2.592,11 para as fêmeas. O escritório responsável pelas vendas foi Trajano Silva.

***********************************

V Encontro de Pecuaristas em Campo Nativo

Entre os dias 27 a 29 de outubro, Lavras do Sul sedia o encontro de pesquisadores e produtores conservacionistas do CONESUL. O Encontro de Pecuaristas em Campo Nativo é um evento internacional que acontece anualmente com edições nos países organizadores que são o Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil. O encontro acontece no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul, e é promovido pela Alianza Del Pastizal, Sindicato Rural de Lavras do Sul e APROPAMPA.

Neste ano, o tema do encontro é a sustentabilidade e com o intuito de mostrar o valor agregado dos serviços ambientais das pastagens naturais integrados à pecuária e à agricultura, o evento contará com pesquisadores de zootecnia, medicina veterinária, zoobotânica, representantes do IBAMA, EMATER, SEBRAE, SENAC, MDA e organizações internacionais como Aves Argentina, Aves Uruguai, BirdLife, SaveBrasil, INAC, dentre outras.

Já está confirmada a participação dos países: Paraguai, Argentina, Uruguai, Equador, Canadá, Estados Unidos, França e Brasil. Entre os assuntos discutidos no encontro estão A política de acompanhamento à pecuária de corte no Rio Grande do Sul; Grupo Marfrig: Política de sustentabilidade e de relação com a Aliança del Pastizal; Certificação de carnes; Experiências regionais da Argentina, Paraguai e Uruguai na produção de carne de gado de corte em campo nativo, dentre outros.

O objetivo da organizadora do evento, a Alianza del Pastizal, é conservar os campos naturais e sua biodiversidade do CONESUL através de ações coordenadas entre os quatro países e entre os setores da sociedade. Mais informações podem ser obtidas no site www.pastizalesdelconesur.org ou pelo telefone do Sindicato Rural de Lavras do Sul.

*********************************

Expofeira de Livramento registra sucesso em vendas

A semana começou com grandes remates e volume de vendas em Sant’Ana do Livramento durante a 73ª Expofeira. A quinta edição do remate Pai Passo Red, na segunda-feira, dia 17, teve a pista de remates lotada e alcançou a liquidez total. Apresentando animais de ponta e bem preparados, apesar das adversidades climáticas, a reconhecida cabanha de Fernando Osório alcançou a média dos Brangus de R$ 6,085 mil, dos Angus três anos, R$ 7,095 mil, e dos Angus dois anos, R$ 6,055 mil. Compradores de várias partes do Estado participaram do pregão.

Já a 47ª edição do remate Bela Vista e Convidados, foi um dos eventos mais esperados dentro da Expofeira. O faturamento total atingiu R$ 757.500,00. Foram comercializados 91 animais entre touros e fêmeas. No Rio Grande do Sul, em 2011, nenhuma outra feira conseguiu atingir as médias obtidas nas raças Hereford e Braford, motivo da euforia e comemoração por parte dos produtores. A proprietária da Estância, Celina Maciel, apresentou um verdadeiro desfile de gala de animais das raças Hereford e Braford e que se tornaram uma verdadeira referência para o restante do Rio Grande do Sul quando o assunto é qualidade.

“Estamos sempre buscando animais superiores e o resultado é reflexo das nossas ações”, afirmou Celina Maciel.

Pelo quinto ano consecutivo, o recorde das médias para as raças Braford e Hereford foi quebrado em Sant’Ana do Livramento, fato comemorado pelos produtores que não pouparam elogios por tudo o que foi apresentado em pista.


Fim de semana de Enem

Entre hoje e amanhã, milhares de estudantes vão disputar vagas na melhores universidades do país. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece simultaneamente em todas as cidades brasileiras na tarde de hoje e amanhã, a partir das 13h. O estudante deverá chegar ao local da prova com uma hora de antecedência munidos da carteira de identidade e caneta. Ao receber a prova, a indicação dada pelo Ministério da Educação (MEC), é que o estudante deve conferir seus dados pessoais e se a prova esta completa. E, para quem se preparou, é só responder as questões com calma e atenção e aguardar pelos gabaritos oficiais, que devem ser divulgados nos próximos dias. Boa Prova!



Aléxia Cabrera Gomes, 14 anos.

“Gosto de estar com a minha família, praticar exercícios físicos, viajar, passar os finais de semana com minhas amigas entre outras coisas. Espero que o debut seja inesquecível, tanto pra mim, mas como para todos que estiverem lá. Que eu possa ter só lembranças ótimas para contar daqui mais uns anos”.

************************************

Debutantes Dom Pedrito

Dom Pedrito realizou no inicio de agosto a festa mais querida da turma teen, o Baile de Debutantes. O salão do Clube Comercial recebeu com muita alegria e elegância as meninas: Lara de Freitas Gonçalves, Olendina Barcellos Silva, Andrina Trojahn, Luíza Fortes, Kathellen Cavali Di Paolo, Gabriela Vasconcelos Pereira, Luzia Leon Leal, Ana Júlia Conceição e Isadora Freitas Carvalho.

*******************************************


Os pequeninos com a professora fazendo farra na festa do dia das crianças na Igreja Bom Retiro

Valentina brasil Costa filha de Gustavo e Silvia

Moda para festas

Com a chegada do final do ano, inicia a temporada de festas e formaturas. E, como toda mulher não gosta de repetir roupas, a Estação da Moda Festa, tem uma ampla variedade de vestidos longos, longuetes e macacões, que agradam a todos os estilos de mulheres. E, por falar em macacões, eles são o rit da primavera-verão, em diversos tecidos, cores e modelos. O macacão é uma peça versátil, capaz de esconder uns quilinhos a mais com os modelos mais largos e também de dar uns centímetros para as mais baixinhas. Outro diferencial da Estação da Moda Festa é o ambiente, todo pensado e programado para fazer da escolha da roupa uma “pré-festa”.

Mousse de Bombom

Ingredientes

Creme

2 latas de leite condensado

A mesma medida de leite integral

1 lata e meia de creme de leite

6 gemas

Gotas de baunilha

6 colheres (sopa) de rum

Creme de chocolate

10 bombons picados

10 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 xícara (chá) de leite

3 colheres (sopa) de rum

Cobertura de claras

6 claras em neve

4 colheres (sopa) de açúcar

Suco de meio limão

Meia lata de creme de leite

Modo de preparo

Creme

Numa panela misture todos os ingredientes, menos o rum. Leve ao fogo moderado e deixe cozinhar, sem parar de mexer, até engrossar, mais ou menos 10 minutos, tire do fogo, deixe amornar, acrescente o rum, misture e despeje num refratário ou taça, reserve.

Creme de chocolate

Misture o chocolate com leite, o rum e os bombons picados.

Cobertura de claras

Bata as claras em neve com o açúcar e o suco de limão. Misture com o creme de leite, coloque as colheradas sobre a mousse. Leve para gelar, sirva com calda de chocolate.


Oficina de Cinema pela Paz

O “Programa Cinema na Fronteira" é composto por várias ações voltadas ao incentivo à produção audiovisual local e à democratização do acesso à cultura em Bagé. Na semana passada, uma oficina de documentário foi produzida em parceria com o projeto "Mulheres da Paz". A proposta da oficina, com o realizador uruguaio Gonzalo Rodrigues, visou identificar e problematizar as questões de direitos humanos envolvendo a mulher.

O Projeto Mulheres da Paz foi criado no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O Projeto tem como objetivo incentivar Mulheres, por meio de transferência direta, a construir e fortalecer redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens expostos à violência.

Já o Programa Cinema da Fronteira – Cinema para Todos, se configura na realização de oficinas ministradas por profissionais devidamente habilitados nas mais variadas áreas da produção audiovisual. A intenção é proporcionar à comunidade bageense o acesso aos saberes das linguagens audiovisuais, contribuindo para a habilidade de expressão através dessas linguagens e a capacidade de fruição crítica, promovendo, inclusive, o estímulo à futura atuação profissional na área.

Os trabalhos resultantes das diversas oficinas serão difundidos no III Festival de Cinema na Fronteira - evento realizado pela Prefeitura de Bagé e Secretaria Municipal da Cultura, de 10 a 17 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário