Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 258 :: 02 de Junho de 2012::



Por Simôni Costa
Muito tem se falado em sustentabilidade e, principalmente, em preservação do meio ambiente. No entanto, na prática muito pouco ainda se vê quando o assunto é cuidar da natureza e preservar os recursos naturais do nosso planeta. Ações de educação ambiental são indispensáveis e bastante importantes quando o assunto é ensinar às futuras gerações a importância de preservar o meio ambiente e, assim, viver em harmonia com o pouco de recursos naturais que ainda estão à disposição em nosso planeta. A semana do meio ambiente, marcada para acontecer a partir do dia 05 de junho é uma ótima oportunidade para promover ações de preservação e colocar em prática o discurso da sustentabilidade e da utilização responsável dos recursos do planeta. Aproveite a data e conscientize-se, pequenas ações (como economizar água e não jogar lixo no chão) já podem começar a fazer a diferença!
Ainda nesta edição, um destaque especial para o 2° Canto Guri. Um festival nativista direcionado a jovens que mantém viva as tradições do Rio Grande do Sul através do seu talento para a música. Vale a pena participar, seja como interprete ou como expectador.
Cometemos um erro o título da matéria sobre São Gabriel na editoria Cidades da edição de 26 de maio. O título correto é “São Gabriel sedia eventos internacional de pecuária”.

No Caderno Festas & Eventos o telefone da Estética Fêmina é (53) 3242.7062.



Ações para colocar em prática na semana do meio ambiente 

A Semana do Meio Ambiente, comemorada a partir do dia 05 de junho, é uma ótima oportunidade para começar a colocar em práticas ações e atitudes que podem auxiliar na preservação dos recursos naturais do planeta. A data é ainda uma chance de propagar a conscientização ambiental e a necessidade de respeitar a natureza para que consigamos continuar desfrutando de bens indispensáveis a nossa sobrevivência como a água, por exemplo.
O Biólogo André Jardim Moreira está participando atualmente do grupo de trabalho que busca diminuir os danos ambientais que a construção da Barragem da Arvorezinha, em Bagé, causará ao meio ambiente. Ele conta que ações pontuais e práticas podem fazer a diferença e que a preservação dos recursos naturais pode começar ainda dentro de casa. Reaproveitar a água utilizada na máquina de lavar roupas para lavar calçadas ou para a limpeza de cômodos da casa, por exemplo, é uma sugestão dada pelo Biólogo. Ele cita ainda a separação do lixo como uma atitude que além de preservar o meio ambiente auxilia os catadores que trabalham na cooperativa do aterro sanitário de Bagé.
“Ter uma composteira ou uma mini horta no pátio de casa é uma ótima alternativa, porque mantêm o contato da família com produtos naturais e de quebra embeleza o jardim. É importante ser autossustentável, poder produzir o que se consome e preservar recursos como a água, que é um bem não renovável”.
André lembra que tudo é uma questão de conscientização e que este trabalho já pode começar a ser realizado com as crianças desde muito cedo.
“O bageense, por exemplo, sofre muito com a escassez de água, então temos que alertar desde as crianças a manter atitudes como fechar a torneira ao escovar os dentes, entre várias outras coisas que podemos incentivar e assim educar pessoas mais comprometidos com a preservação do meio ambiente”.


- Despedida da equipe do filme “O Tempo e o Vento” movimenta a região 

Muito trabalho depois, a equipe do longa metragem de Jayme Monjardim despediu-se de Bagé e região na semana passada, já que as gravações foram concluídas e agora serão finalizadas em Pelotas, na Charqueada São João. E, toda a movimentação que as gravações provocaram na cidade resultou em dois grandes eventos para selar o fim do trabalho. O primeiro aconteceu em Bagé, quando um ato celebrativo em homenagem ao elenco e produção do filme foi promovido pelo poder público no CTG Gaspar Silveira Martins. Na ocasião, foram entregues placas abençoadas pelo Bispo Dom Gilio, aos homenageados da noite.
O diretor Jayme Monjardim comentou sobre toda receptividade que vivenciou em Bagé. “Deixo meu enorme agradecimento e satisfação de ter podido conviver aqui.Toda parceria que tivemos só acrescentou nas filmagens, agradeço a colaboração de todos, porque ninguém faz nada sozinho nesta vida”.
Já em Candiota, na Vinícola Miolo, uma coletiva nacional reuniu parte do elenco, o diretor e jornalistas de todo o país. Na oportunidade Monjardim falou sobre sua motivação pessoal em filmar “O Tempo e o Vento” e também dos desafios que vivenciou, como o de encontrar cenários naturais preservados que pudessem auxiliar a contar a história de Érico Verissimo. Ele deu destaque especial a cidade de Santa Fé, erguida no Parque do Gaúcho, em Bagé, e para o seu desejo de que ela seja preservada e que se transforme em um ponto de turismo para a região.
Também presentes, Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo), Igor Rickli (Bolivar), Mayana Moura (Luzia) e Janaína Kramer (Bibiana), além do produtor Beto Rodrigues e a roteirista Letícia Wierzchowski, responderam às questões da imprensa e falaram, principalmente, da intensidade dos personagens e da história, um marco na literatura gaúcha e que agora ganha o mundo na tela do cinema.
A previsão é que as gravações durem ainda 10 dias e depois serão mais seis meses de edição. O lançamento nos cinemas deve acontecer ainda no primeiro trimestre de 2013 e, depois, será transformado em minisérie na TV Globo.



- Fórum Regional de Ensino Superior acontecerá em Candiota
Candiota sedia, no dia 12 de junho, o Fórum Regional de Ensino Superior. O evento, que acontecerá das 8h30 às 12h, no Ginásio Dario Lassance, é uma realização do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e vai reunir representantes do município, e das cidades de Aceguá, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini.
O objetivo do Fórum será apresentar demandas de cursos de Ensino Superior da região, visando uma possível instalação de unidade fora de sede da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em algumas das cidades mencionadas.
Como lembra a secretária de Educação de Candiota, Nazionélia Ferreira, o município já desenvolve, há alguns dias, uma pesquisa junto à população local buscando verificar quais são os cursos preferenciais. “Estes dados serão apresentados no Fórum. As outras cidades também terão este trabalho elaborado. Com isto, esperamos apontar a vocação da região na busca de capacitação e, de forma conjunta, ter a força efetiva para que hajam avanços neste projeto de trazer a UFPel”, comentou.
Além da apresentação dos dados coletados, o evento proporcionará o debate a respeito do tema. “Também, na ocasião, se espera o posicionamento da Universidade quanto a esta possibilidade”, citou a secretária.


- Feira de Ventres de São Gabriel supera expectativas de comercialização
Com 378 animais das raças Hereford e Braford, a 20ª Feira de Ventres Selecionados, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil em São Gabriel, atingiu um total de R$ 478.230,00 em comercialização, atingindo um dos maiores volumes de exposições de outono em todo o Estado.
A média geral de comercialização para todos os animais ficou em R$ 1.265,16 considerada uma excelente colocação dentre as feiras do gênero. O evento foi promovido pelo Núcleo Gabrielense de Criadores de Hereford e Braford, com apoio institucional do Sindicato Rural de São Gabriel.


- Dom Pedrito recebe melhorias na rede elétrica
Equipes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) realizaram manutenções preventivasna rede elétrica de Dom Pedrito com o objetivo de proporcionar melhorias no abastecimento tanto da rede urbana quando da rural.



- 2° Canto Guri com inscrições abertas
Festival acontece entre os dias 15 e 17 de junho em Bagé
Com o objetivo de incentivar e apoiar os jovens no cultivo das tradições gaúchas, Bagé sedia o 2° Canto Guri entre os dias 15 e 17 de junho no Centro Nativista Gaspar Silveira Martins. Uma das organizadoras, Gika Severo, explica que as inscrições para este ano vão até o dia 05 de junho nas secretarias das escolas estaduais da região entre as categorias mirim (até 10 anos), infanto-juvenil (11 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos), quando os concorrentes poderão inscrever músicas inéditas, desde que com autorização do autor. Neste ano serão cinco jurados do meio artístico. O evento é uma realização do Grupo de Cultura e História de Tradições Gaúchas Província de São Pedro com o Apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura Municipal de Bagé, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação.
A entrada será franca, mas será pedido a colaboração dos expectadores com1kg de alimento não perecível. Na programação estão previstos também shows de encerramento com Tiago Correa e Sonido del Alma Gaucha.

- Iniciados os preparativos para 3ª edição do FIMP
Festival reúne grandes nomes da música erudita
Poucos menos de dois meses para a realização da 3ª edição do Festival de Música do Pampa, o FIMP, os preparativos estão acelerados para que tudo fique acertado a tempo. Neste ano o festival acontece entre os dias 22 e 27 de julho em Bagé e conta com a Direção Artística do Maestro Jean Reis e Direção Pedagógica do bageenseDr. Marcos Machado é uma realização da Prefeitura de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura. A organizadora Sonia Alcalde destaca que o programa Adote 1 Estudante já está com inscrições abertas. O programa consiste em hospedar alunos que venham para participar do festival.
O programa foi criado para possibilitara participação de alunos na composição da estruturadas Orquestras Sinfônica e de Cordas do FIMP,otimizando o orçamento do festival e aumentando o número de alunos bolsistas. Cada família que hospedar um aluno terá direito a dois lugares reservados nos concertos noturnos. As inscrições de famílias interessadas podem ser realizadas pelo site (www.fimp.com.br), pelo telefone (53) 8117.8917 ou pelo e-mail alcalde@alternet.com.br com a própria Sonia.
Para esta edição a grande novidade é a participação de François Rabbath, contrabaixista Sírio, que atualmente reside na França e que revolucionou a arte de tocar contrabaixo e vem ao Brasil pela primeira vez atendendo ao convite de Marcos Machado.



Glamour na Capital

Foi um sucesso o tradicional Baile da Glamour de Porto Alegre que aconteceu sábado passado. Trinta e quatro meninas emprestaram seu charme, beleza e elegância em prol dos assistidos da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Os salões do Leopoldina Juvenil estavam repletos de gente bonita e bem vestida que prestigiou o desfile das garotas. Este ano a escolhida foi Maria Eduarda Dorneles Sperotto Coelho, filha de Pery Sperotto Coellho e Carolina Berta Dorneles. Show de elegância!


A nova Glamour Girl de Porto Alegre, Maria Eduarda, e seus pais Pery e Carolina Sperotto Coelho
********************************************

Parabéns

O aniversário de dois aninhos da pequena Maria Lúcia, filha de Luciana e Tiago Martins no espaço Megateen reuniu muitos amigos da família Silveira-Martins. Os papis e os avós Iolanda e Brenorlei Silveira e os tios Breno, Márcia e Flávia sempre muito atenciosos com os amigos são referência na arte de bem receber. O serviço de Cliff foi impecável, bem como a decoração com motivos da turma da Mônica.


A lindinha Maria Lúcia 

 ***************************************************

Despedida I

 A produção, artistas e diretores do filme "O Tempo e o Vento" receberam homenagem da Prefeitura de Bagé semana passada no Centro Nativista Gaspar Silveira Martins. Na ocasião, o Prefeito Dudu Colombo, a Secretária de Desenvolvimento Magda Flores e o Secretário de Cultura Sapiran Brito agradeceram a presença de todos envolvidos no projeto que movimentou a cidade durante dois meses aproximadamente. O Bispo Dom Gílio Felício com sua bênção emocionou todos os convidados. Vão deixar saudades...


O Prefeito Dudu Colombo entregou um "regalo" a Jayme Monjardim Matarazzo.


**********************************************
Despedida II

Desta vez foi em Candiota nas dependências da Vinícola Miolo com uma grande coletiva de imprensa. Estiveram presentes veículos de várias partes do Brasil colhendo informações sobre o filme com o diretor Jayme Monjardim e com os artistas envolvidos. Muito espumante e vinho foi servido durante todo evento. Grande produção!


O ator carioca Igor Rickli, que interpreta Bolívar Terra disse que adorou a cidade e as pessoas de Bagé, para delírio da mulherada. Na foto com Mayana Moura que interpreta seu par Luzia.

Parte do elenco e o diretor Jayme Monjardim na coletiva de imprensa


Darcy Miolo e o produtor Beto Rodrigues 
*******************************************

Curtas

Imperdível a apresentação de Jair Kob, o “Guri de Uruguaiana”, amanhã no Clube Comercial de Bagé. A música "Ai se eu te pego" de Michel Teló é sucesso absoluto na versão do Guri! Com a participação especial de Daniel Torres.

Núria Pons recebe hoje nas dependências de sua loja para coquetel em comemoração aos 15 anos de existência da sua Núria Roupas e Acessórios, um dos points mais frequentados pelas mulheres que gostam de vestir bem. O ingresso será 2 litros de óleo comestível que será revertido para Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bagé.

Convite da Casa de Cultura Pedro Wayne para assistir a exposição “Antropológica” de Nídia Silveira que acontece no segundo piso da casa. Sempre muito movimentada a Casa de Cultura...


Valentina Pereira Copat com seu padrinho Michel Pereira

O bebê de três meses de Luciane éo fofo Rafael Forsin Lemieszek

De terninho, Estevão é o bebê lindo de Nadia e Alex Oliveira 

Profissional liberal e IR

Às vezes, quando analisamos um comprovante de despesas de serviços médicos, por exemplo, verificamos a existência de “empresas” constituídas com o nome do profissional, indicando que se trata de um possível enquadramento jurídico como “empresário individual”. A questão é esta: pode um profissional de profissão regulamentada optar pela tributação de suas receitas não na pessoa física, mas através de uma pessoa jurídica?
            Ora, o profissional autônomo, mesmo quando possui funcionários (uma recepcionista, por exemplo), ou quando, eventualmente,  paga a outros profissionais por serviços realizados, não pode ser considerado uma empresa individual. Se a prestação de serviços colegiada é feita apenas eventualmente, sem caráter de habitualidade, tal fato não caracteriza sociedade, muito menos empreendimento individual. O profissional responsável pelo trabalho deve computar em seu rendimento bruto mensal o valor total dos honorários recebidos, podendo deduzir os pagamentos efetuados aos outros profissionais, no caso de escriturar livro Caixa, desde que necessários à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora.
            Há casos em que vários profissionais, prestando serviços de forma autônoma, utilizam o mesmo imóvel, sem, no entanto, constituírem uma sociedade. Nessas situações, por possuírem despesas comuns, como aluguel, telefone, luz, auxiliares, mas com receitas totalmente independentes, não perdem a condição de pessoas físicas, conforme entendimento expresso no Parecer Normativo CST nº 44/1976.
            Assim, tais profissionais devem computar no rendimento bruto mensal os honorários recebidos em seu nome, podendo dividir as despesas em comum.
            Tais despesas comuns devem ser escrituradas em livro Caixa da seguinte forma:
            a) aquele que tiver o comprovante da despesa em seu nome deve contabilizar o dispêndio pelo valor total pago e fornecer aos demais profissionais um recibo mensal devidamente autenticado, correspondente ao ressarcimento que cabe a cada um, escriturando como receita o valor total dos ressarcimentos recebidos;
            b) os demais devem considerar como despesa mensal o valor do ressarcimento, constante do comprovante recebido, que servirá como documento comprobatório do dispêndio.
            Não constituindo sociedades de prestação de serviços, os profissionais devem tributar seus rendimentos na pessoa física, não podendo constituírem empresas individuais.
            Portanto, a pessoa física que, individualmente, exerça profissões ou explore atividades sem vínculo empregatício, prestando serviços profissionais, mesmo quando possua estabelecimento em que desenvolva suas atividades e empregue auxiliares não pode ser equiparada a uma empresa individual, nem constituir-se  como tal (Decreto nº 3.000/1999 – Regulamento do Imposto sobre a Renda – RIR/1999, art. 150, § 2º, inciso I).
            Nessa situação, encontram-se médicos, contadores, advogados e outros que exercem profissão regulamentada.
           
Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


- O charme dos casacos de lã
Qualquer produção ganha muito em charme e sofisticação quando entram em cena casacos de lã exclusivos como os apresentados pela Nory Boutique. As opções carregam ainda a qualidade e estilo de grandes grifes. Sem esquecer que os casacos de lã são a melhor alternativa para enfrentar os dias mais gelados com muito charme e sofisticação.
Produção: Nory Boutique, Madalena Calçados e EstéticaFêmina
Modelo: Marcele Ceolin



Gosta de pipoca? Então conheça seus benefícios 

Estudo mostrou que pipoca é rica em antioxidantes e fibras
Poucas pessoas dispensam a pipoca. Seja no cinema ou em casa, ela costuma ser um belo complemento para quem deseja um lanche rápido, saboroso e rico em antioxidantes e fibras, conforme apontou um estudo recente da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, que apontou que a pipoca reúne mais certos antioxidantes do que uma porção de frutas e legumes. Ou seja: ela seria uma aliada ardilosa na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer.
A casca da pipoca está cheia de atributos. Afinal, nela também estão doses generosas de fibras, substâncias que contribuem para a formação do bolo fecal.O melhor é que o papel das fibras não fica restrito a dar um empurrão ao funcionamento do intestino. Elas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança.
Já na parte fofa e geralmente branca dessa pequena notável fica guardado outro amigão do organismo: o amido resistente. O nome, convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da flora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta.
Mas atenção, estes benefícios todos não se estende a pipoca de micro-ondas. O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. É recomendado também que se tenha cuidado com o sal.


Este espaço é uma oportunidade para que você tenha boas sugestões para apreciar a arte de ler. Assim, aproveite as dicas e, boa leitura!

- O Trono do Sol 
É o início da trilogia 'O Ciclo Nessântico' e pretende apresentar uma relação de jogos de poder, magias, espiões e batalhas épicas. Neste primeiro livro apresenta uma cidade forte, sedutora, e que mesmo sob o efeito do comércio e da guerra abriga intelectuais, ricos e poderosos de todo o país. Um lugar invejado, e por isso as coisas estão prestes a mudar. 


A Segunda Guerra Mundial 1944 – 1945 
Apresenta a sequência de eventos que ocorreram no último ano da Segunda Guerra Mundial. No Ocidente, o desembarque do Dia D, seguido pelasBatalhas de Ardenas e Bulge. No Oriente, o avanço dos soviéticos. No Extremo Oriente e no Pacífico, o conflito contra os japoneses e a reconquista das Filipinas. A morte de civis com as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki e vários outros acontecimentos.


O fim da escuridão 
'O fim da escuridão' do autor Robson Pinheiro é a continuação da trilogia 'O reino das sombras'. O livro visa levar o leitor ao plano dos dragões, que têm mais uma parte de seu poder derrotado pelos guardiões, representantes da justiça planetária.




Jogos vorazes 
A trilogia composta por Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança. Após a destruição dos Estados Unidos, jovens de 12 a 18 anos são forçados a lutar até a morte para participar dos Jogos Vorazes. E, quando KatnissEverdeen decide participar para livrar sua irmã nasce uma heroína. Depois de vencer os jogos, Katniss terá que enfrentar represálias no livro Em Chamas. Já em A Esperança organiza a resistência para o fim da opressão em seu país.


Um comentário: