Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 264 :: 14 de julho de 2012 ::




Por Simôni Costa
A imagem do homem turrão, que não demonstra suas emoções, tampouco se preocupa com a sua saúde e beleza é coisa do passado. Os tempos mudaram e o homem também evoluiu. Aproveitando o gancho do Dia Internacional do Homem, comemorado amanhã dia 15 de julho, publicamos uma matéria direcionada aos homens. Com dicas e sugestões para que eles coloquem a beleza e o armário em dia com as últimas tendências de um mercado de moda que esta em constante evolução. Vale a pena ler e entender um pouquinho melhor as mudanças que o universo masculino esta vivendo.


201 anos de Bagé 
Depois do tão comemorado bicentenário, a Rainha da Fronteira completa mais um ano. Parabéns aos bageenses pela bela história que vem construindo e também pelo futuro próspero que possuem. O aniversário é comemorado dia 17 de julho e uma grande programação está sendo preparada para comemorar a data.


- Arte nas vitrines bageenses
Até o dia 20 de julho as vitrines das lojas de Bagé ganharão um toque de arte especial. O Arte na Vitrine comemora 20 anos de realização com a participação de 20 empresas e 20 artistas da região. A organização do projeto está a cargo da Aciba e Casa de Cultura de Bagé.

- Faltam poucos dias para o 3° FIMP
Entre os dias 22 e 27 de julho Bagé e região terão mais uma oportunidade de ouvir o melhor da música clássica. A terceira edição do Festival Internacional de Música no Pampa (FIMP) contará com várias novidades e músicos consagrados. Jovens músicos do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Estados Unidos e outros países aperfeiçoam seus talentos com professores renomados, além de participar de concertos de música de câmara, orquestra de cordas e Orquestra Sinfônica sob o comando do diretor artístico do FIMP, Maestro Jean Reis, e do diretor pedagógico, Dr. Marcos Machado, que é bageense e professor nos Estados Unidos.
Ao mesmo tempo concertos comunitários acontecem em hospitais, asilos, creches e onde a música puder ser apreciada. E a noite concertos noturnos encantam a população.  A grande novidade desta edição é o convidado especial François Rabbath, que estará pela primeira vez no Brasil.

Tempos encantados
                                                                                                            * SäritaBárros

Houve um tempo em que não só os animais falavam. Objetos também podiam expressar emoções, principalmente os instrumentos musicais. Depois o mundo se transformou e só o bicho humano continuou falando.
Os outros perderam o poder de expressão. Fadas, duendes, ondinas e salamandras, representantes dos elementos emudeceram, ou melhor, não puderam mais entrar em contato com o homem, porque o coração humano endureceu. Os animais agora só conversam entre si.
Os objetos? Reduzidos a utensílios... Exceção aos instrumentos musicais. Esses são agora, os porta-vozes dos demais. Cada um expressa, a seu modo, os sentimentos comuns a todo ser, animado ou não.
Havia um instrumento, desde aquele tempo, que era chacota dos demais. Riam objetos, animais e humanos do seu modo desajeitado, da sua voz grossa e um tanto desafinada. Tentava dizer que era mal interpretado, que não nascera desafinado nem desarmonioso, mas, não lhe davam tempo. Sofria bullying todo o dia. Aos poucos foi se encaramujando e os impropérios quase não mais o afetavam. Porém, em seu íntimo, rezava por um milagre. No lusco-fusco do dia apareceu-lhe uma fada, linda como a estrela polar e confidenciou: breve chegará a era em que nossa comunicação não será mais possível e aparecerá um gênio que sentirá profundo amor por ti. Então serás revelado ao mundo.
A era das trevas chegou. A comunicação entre espécies foi perdida. Nosso amigo orava pelo milagre. Continuava meio agigantado, pesado e lerdo. Sabia-se capaz de uma gama inteira de sons, entretanto o gênio não aparecia. Tinha uma admiração incrível pelo violino. Esse sim encontrara um mago que soube tirar-lhe da alma todos os acordes. Embevecido escutava esse pequenino ser cantar e chorar, rir e soluçar, gargalhar e sussurrar. Em seu íntimo sabia poder fazer o mesmo. Porém em um canto da orquestra só fazia Ô-Ô-OOÔ.
Certa vez, recostado contra uma parede, estava entre madorna quando pressentiu o calor de um olhar amoroso. Um arrepio percorreu-lhe entranhas. Será ele? Ternas mãos acariciaram suas cordas e passearam sobre seu corpo. Ouviu um murmúrio: este instrumento é ótimo. Ninguém entendeu seu coração, possibilidades e riqueza de expressão. Vou dedicar-me a ele de corpo e alma.
O gênio, o mago, o amor o encontrara! Sob suas mãos novo horizonte surgiu. Horas de estudos, exercícios e encantamento. E o Contra-baixo passou a vibrar como nunca. Suas fibras de aço eram continuação das fibras nervosas do homem. Passaram-se anos até que numa noite mágica, todos os holofotes nele. Ele, o centro, sozinho comandando o espetáculo! Seu primeiro solo. Teatro repleto. Ele e o gênio eram um só corpo, um só coração, um só sentimento. E o Baixo (não se magoava mais com o apelido contraditório) emocionou as gentes. Mãos mágicas manipulando cordas e arco faziam-no chorar e rir, soluçar e gargalhar, sussurrar e berrar, grunhir e gemer. Violinos, violas e violões ouviam embasbacados, espantados e estupefatos. Será mesmo o mangolão desajeitado? Comentavam entre os dentes, será? E tiveram de admitir que sim e, silenciosamente, o aplaudiram. Quando sentiu a aprovação das cordas quase desmaiou e atingiu sons cósmicos. A platéia aplaudindo ininterruptamente, aos poucos foi ficando em pé. Ele e François Rabbath agradeceram o carinho e reconhecimento do público. Consagração.
François Rabbath – o mago do contra-baixo, o estudioso e transformador desse instrumento; aclamado no mundo da música erudita, estará em Bagé para o terceiro FIMP**. Regozijemo-nos!
*Membro do Cultura Sul,
Faz parte  da diretoria da Associação de Escritores e Literatos de Bagé,
Profa. de Yoga, com formação em Ayurveda


É preciso retomar os cuidados contra a Gripe A 

Atenção com a higiene e ventilação dos ambientes é fundamental
Com o grande número de casos confirmados de Gripe A este ano, o Ministério da Saúde voltou a recomendar que a população retome os cuidados pra prevenir a doença. Outro alerta é quanto aos sintomas da síndrome gripal: febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça e, que em casos de sintomas parecidos é importanteprocurar atendimento em unidades básicas de saúde o mais rápido possível.
A Secretaria de Estadual de Saúde destaca também que os casos já registrados não configuram uma epidemia, mas que a prevenção é a melhor alternativa. A Secretaria divulgou uma lista de procedimentos que podem ajudar a evitar que a doença atinja mais pessoas. São eles: higienizar as mãos com frequência;utilizar lenço descartável para higiene nasal;cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais e ventilar os ambientes.
E com a campanha de vacinação contra a gripe encerrada a procura pela vacina em postos particulares tem sido bastante grande. Enquanto isso, a rede pública aguarda a chegada de 500mil doses que foram remanejadas de outros estados pelo Ministério da Saúde. As cidades que já registraram casos da doença terão prioridade no recebimento das novas doses e a recomendaçãoé de manter a vacinação dos grupos de risco e de doentes crônicos, com ênfase em gestantes e crianças de seis meses a dois anos, que apresentaram as menores coberturas até o momento.



- Projeto “Conhecendo o Ministério Público” chega a São Gabriel

Cidade é a primeira da região a implantar a ação
A rede municipal de ensino de São Gabriel participará do projeto “Conhecendo o Ministério Público”, desenvolvido a nível estadual pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMPRS). A iniciativa consiste em mostrar aos alunos e professores as atribuições da instituição judiciária, promovendo também atividades pedagógicas. O projeto chegou ao município por intermédio da Promotora da Vara Criminal, Ivana Machado Battaglin, e foi apresentado pela responsável estadual, Promotora de Justiça Guacira Almeida Martins.
“A ideia deste projeto é levar à comunidade as funções e a importância do Ministério Público para a garantia da ordem, respeito aos direitos e cidadania da população, por intermédio de alunos e professores”, frisou Guacira.
O projeto será aplicado para os alunos da 5ª à 8ª série (6° ao 9° ano) e os três anos do Ensino Médio, com premiação aos melhores trabalhos. O kit do projeto, com o vídeo institucional e material de divulgação, foi entregue aos diretores de escolas presentes.

- Chuvas devem aumentar no próximo trimestre em toda a região
O volume de chuvas previsto para os próximos três meses deverá ficar dentro da média no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (COPAAERGS), que é formado por representantes da Emater/RS-Ascar, do Centro Estadual de Meteorologia (CEMETRS), do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e do 8º Distrito de Meteorologia.
Conforme o Boletim de Informações divulgado na ocasião, o fenômeno La Niña está se encaminhando para o final, favorecendo uma maior regularidade das chuvas nos meses de julho, agosto e setembro. “A tendência daqui para frente, após um longo período de estiagem, é que o volume de chuvas se normalize em todas as regiões do Estado”, destaca Flávio Varone, meteorologista da Fepagro.

Em relação às temperaturas mínimas do ar, a previsão para o mês de julho é de valores médios abaixo do padrão climatológico no oeste e noroeste do Estado e dentro do padrão nas demais regiões. Em agosto, ficarão dentro da normalidade em todas as regiões. Já no mês de setembro, as temperaturas devem ficar acima do padrão climatológico no norte do Estado e dentro do padrão nas demais regiões. “Como ocorre normalmente no inverno, teremos períodos com grande alternância de temperaturas”, afirma Varone.

- Cores e Tambores colore praça em Candiota
OLHO: Oficinas de grafite e show de tambores exaltam a arte no município
A praça da Vila Residencial, em Candiota, recebeu ações do projeto Cores e Tambores e, ao final da tarde possuía um colorido diferente. A iniciativa, patrocinada pela Eletrobrás\CGTEE, com apoio da Prefeitura de Candiota, desenvolveu oficinas de grafite e show com o grupo Nação Periférica.
A oficina de grafite foi ministrada por dois instrutores de Porto Alegre, onde o projeto é executado. Conforme explica o instrutor Luis Flávio Trampo, a ação serve para multiplicar essa arte. “Desta forma é possível dividirmos experiências com esses jovens, desenvolvendo a criatividade e o uso consciente do grafite” salientou.
O encerramento ficou por conta do show do grupo Nação Periférica, de Alvorada.  O grupo faz parte de uma ação sociocultural que visa sensibilizar crianças e adolescentes em relação a educação musical. A ação objetiva, através do contato com a arte musical, estimular o desenvolvimento dos sentimentos de afeto e coletividade.


Viagem I

O mês de julho foi o escolhido por muitos para descansar de suas atividades e procurar um pouquinho de calor já que aqui o friozinho resolveu se instalar sem dar trégua. Vera Jardim arrumou as malas e partiu para a Espanha onde está fazendo um roteiro maravilhoso ao lado dos sobrinhos Guilherme e Caroline Maia que lá residem. Barcelona, Valencia, Mallorca e outros tantos lugares paradisíacos já foram visitados e ainda tem mais até o final do mês! 

Vera e Caroline curtindo a excelente culinária espanhola
************************************************
Viagem II

Quem também escolheu o Velho Continente para visitar foi a família Cleary. O roteiro iniciou na Itália, na romântica Veneza. Na foto, a bela Adriana nos canais de Veneza...


Adriana Cleary no passeio de gôndola
******************************************
Posse

Eduardo Sirotsky Melzer assumiu a Presidência Executiva do Grupo RBS no início do mês de julho, em festa no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O evento de posse reuniu mais de 450 convidados que assistiram Nelson Pacheco Sirotsky entregando o comando da poderosa emissora ao sobrinho. Luciano Huck, amigo pessoal de Eduardo, veio do Rio de janeiro para abraçá-lo. Fernanda Montenegro esteve divina no comando do cerimonial e emocionou à todos recitando o poema “Guardar” de Antônio Cícero, que resume a vida dos comunicadores. Confiram os momentos da posse pelos clics de Franco Rodrigues.

Emoção na passagem de comando. Nelson e Eduardo Sirotsky

Luciano Huck prestigiando o amigo Eduardo

Fernanda Montenegro simplesmente divina.
****************************************
Formatura

Será em agosto a colação de grau em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre de Mariana Saibro Krause. A morena bageense, carinhosamente chamada de “pretinha” pelos amigos e familiares concluiu o curso com nota máxima no TTC. Estarei lá para abraçar a mais nova fisioterapeuta!

Mariana posa para foto do convite de formatura
***************************************
CURTAS
 A Casa da Amizade de Bagé já tem nova presidente. Rose Rosa, que fez um excelente trabalho à frente da casa, passou a missão de comandar a entidade solidária para Magda Maraschin, que é igualmente ativa e com certeza fará uma bela gestão. A posse foi no dia 12, na sede da entidade.

Mais um espaço para descontrair e confraternizar foi inaugurado nesta semana. A “Seu Jorge”, choperia. A inauguração contou com a imprensa e amigos da empresária Marion Padilha e da gerente Jaqueline Muza que garantem um ambiente aquecido e com diversas qualidades de bebidas, além de quitutes maravilhosos para acompanhar. A casa também oferece ao público atrações musicais que atendem aos mais distintos gostos, desde pagode, musica romântica, tradicionalista e etc. A casa abre cedo, às 19 horas e fica no coração da cidade, na Av. 7 de Setembro.


Mudanças nas aposentadorias (II)

            A Câmara dos Deputados deverá, a partir do segundo semestre, debater a nova Reforma da Previdência para os trabalhadores do setor privado. Já tramita no Congresso um projeto de lei que pretende acabar com o fator previdenciário. O governo federal, no entanto, quer apresentar outra proposição, pela qual admite extinguir o fator, mas desde que seja extinguida a aposentadoria aos 35 (trinta e cinco) anos de serviço (com qualquer idade), permanecendo apenas a possibilidade de concessão dos benefícios para quem atingir o limite de idade de 65 (sessenta e cinco) anos para os homens e de 60 (sessenta) anos para as mulheres.
            A ideia do governo é a de complementar a reforma neoliberal anterior, feita na gestão de FHC, estabelecendo uma idade mínima para a aposentadoria, o que significa continuar prejudicando os direitos de quem ingressou mais cedo no mercado de trabalho, caso da grande maioria dos trabalhadores brasileiros. Hoje, podem se aposentar mais cedo, mas perdem cerca de 30% (trinta por cento) de seus proventos. Se passar a proposta do governo, somente poderão se aposentar com 65 (sessenta e cinco) anos, depois de contribuir por cerca de 47 (quarenta e sete) anos.
            Para o economista Eduardo Fagnani, da USP, o “fator previdenciário é uma das injustiças introduzidas pela Emenda Constitucional n° 20, de 1998”, em prejuízo aos mais pobres, que dependem da Previdência Social na velhice. Isso sem contar que os proventos estão limitados a R$ 3.916,20 (três mil e novecentos e dezesseis reais e vinte centavos), o equivalente a 10 (dez) salários de contribuição ao INSS.
            Segundo Fagnani, a alternativa ao fator previdenciário "não está em fazer mais reformas para cortar os direitos conquistados" e, sim, em investir num “modelo macroeconômico que não leve à estagnação da economia, ao desemprego, à precarização do trabalho”.
            De acordo com o economista, “o problema da Previdência Social, ao contrário do que dizem os conservadores, não está relacionado apenas com o crescimento da despesa, mas com a redução das receitas”, por conta da estagnação da economia brasileira nos anos 1990. E por que houve redução das receitas? “Porque o Brasil cresceu, em média, menos que 2% ao ano”, responde o economista. “Quando o país tem um baixo crescimento econômico, tem desemprego, redução de salário etc. e, portanto, cai a massa salarial – e as fontes de financiamento da Previdência são baseadas na massa salarial. Resumindo: quando a economia está estagnada, a receita cai”.
            Fagnani ressalta que, de 2007 para cá, “a Previdência urbana passou a ser superavitária. No ano passado, ela foi superavitária em R$ 40 bilhões. E passou a ser superavitária porque a economia voltou a crescer 4% ao ano”.
            Segundo ele, “de 2007 para cá houve um crescimento econômico e a geração de mais de 20 milhões de empregos. Além disso, o desemprego caiu de 13% para 5%. Qual o efeito disso? Mais pessoas passaram a ser incluídas, mais pessoas passaram a contribuir com a Previdência, e aumentou a arrecadação”.
            Desse modo,  conclui que, se houver “uma política econômica que garanta o emprego, o rendimento etc., haverá também a oportunidade de que esta população tenha escolaridade, renda, educação, ou seja, passe por uma fase de enriquecimento relativo, antes de se aposentar, passando a depender menos da Previdência Pública”.

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



Um novo e mais moderno universo masculino

No Dia Internacional do Homem surge um novo e mais moderno estilo masculino
Eles gostam de futebol, de carros, de churrasco e agora também sabem cuidar do cabelo, das unhas e escolhem as roupas que usam de acordo com as tendências de moda. Os homens mudaram e evoluíram. A imagem do “machão”, alheio a qualquer tipo de vaidade ou sentimento já era e agora o que se vê é uma nova e moderna geração que, além de ser mais estilosa também cuida da saúde e se preocupa com o seu bem estar. E depois do tão propagado Dia Internacional da Mulher, festejado dia 8 de março, é hora de lembrar do Dia Internacional do Homem, marcado para 15 de julho, aproveitando o gancho para entender as mudanças do universo masculino e o que de novo o mercado estético e da moda tem a oferecer.


A Psicóloga Silvia Vargas destaca que muitos homens ainda são reticentes em demonstrar vaidade com o cuidado do corpo e da beleza pelo contesto cultural em que vivemos, mas que os conceitos vêm se modificando. Ela lembra que por conta das demoras nas mudanças sociais muitos homens ainda tem receio em mostrar que se preocupam com o seu corpo e com a sua beleza, em função do julgamento e da critica social e cultural.
“A cultura é construída pela sociedade e as mudanças, de um modo geral, são lentas. No passado o papel do homem baseava-se em ser forte, bem sucedido, um bom provedor e mantenedor de sua família. Esse era descrito como "um belo homem". A estética da beleza, cuidados com a pele, com o corpo era reservado ao feminino ou com tido como coisa de mulher’.
Silvia observa ainda que o culto ao corpo, ao aumento da massa muscular, o "tornar-se forte" foi aceito com muito mais naturalidade do que os tratamentos estéticos de face e cabelo, por exemplo.
“Junto com este movimento, o tempo trouxe a ampliação ao acesso de informação por todos os tipos de mídia, a percepção e observação que em outros lugares (do mundo) a estética está cada vez mais sendo associada a saúde, e isso vem permitindo aos homens cada vez mais demonstrar o prazer que está diretamente vinculado ao bem estar de cuidar-se de forma integral e abrangente e de ser elogiado por isso, não apenas por ser forte, mas por ser bonito, cheiroso, elegante, moderno”.
E muitos já são os tratamentos estéticos disponíveis especialmente para os homens, que precisam ser diferentes dos femininos uma vez que os homens apresentam uma pele mais espessa e oleosa, o que favorece o aparecimento de pontos negros, acne, entre outros. E para os homens que estão iniciando os cuidados com a pele o indicado é começar pelos cuidados diários, que além de proporcionar uma pela mais saudável servem também para combater o envelhecimento precoce.
Uma dica para uma barba bem feita seria a utilização de uma lâmina nova para cada dia, e fazer a barba durante o banho ou logo após o banho, pois a pele estará úmida e macia. É importante também utilizar um produto para promover o deslizamento da lâmina, que pode ser em gel, espuma ou em creme; e no pós-barba deve-se proteger e tratar o local com uma loção calmante, hidratante e cicatrizante.
A esfoliação, hidratação e proteção da pele são palavras que devem pertencer a rotina diária masculina. E para os homens que já estão mais habituados com os cuidados, vale a pena visitar uma clinica estética e conhecer as novidades da área.
No quesito moda a empresária Andrea Baz lembra que os homens estão muito mais ousados e dispostos a experimentar as novidades do setor. As peças ficaram mais ajustadas ao corpo e ganharam cores mais vivas e vibrantes.
“Aos poucos os homens estão mostrando-se mais abertos as novidades do mercado e, com isso, as grandes grifes estão investindo em peças mais ousadas e arrojadas”.
Os casacos ficaram mais acertados na cintura, as calças mais justas nas pernas e as camisas ganharam novas e mais modernas modelagens. Para o inverno, os casacos mais pesados ganharam roupagem mais descontraída e os cardigans com estampas xadrez não podem faltar no guarda roupa masculino. Andrea lembra, no entanto, que o mercado ainda oferece opções para aqueles que ainda não se renderam as novidades.



Strogonoff de Carne


(Enviada por Receita da Clau. Esta e outras receitas você encontra no site www.receitadaclau.com).
Rendimento: 5 porções - Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes
600 gramas de alcatra ou filé mignon cortado em tiras ou cubos
1 vidrinho de champignons em conserva (ou 150 gr de champignons frescos)
3 dentes de alho amassados
1 cebola pequena bem picada
2 tomates picados
3 colheres de ketchup
1 ½ colheres de mostarda
1 lata de creme de leite sem soro
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
Azeite

Modo de Preparo
Tempere a carne com o alho amassado, sal e pimenta a gosto. Em uma panela grande, aqueça o azeite e coloque a carne para fritar. Quando estiver já cozida, acrescente a cebola picada e os champignons. Em seguida, adicione o tomate, o ketchup, a mostarda e uma pitada de noz-moscada. Em fogo baixo, deixe a mistura cozinhar por cerca de 10 minutos. Coloque o creme de leite, misture bem e desligue o fogo. Prove e acerte o tempero.

Dicas e opções
Muitas receitas de strogonoff incluem ½ xícara de chá de conhaque. Use o ingrediente se quiser dar novo sabor ao prato.
Troque o champignon por palmito.
Em vez de carne vermelha, use frango ou camarão.
É vegetariano? Substitua a carne por legumes como brócolis, batata, couve-flor, abobrinha ou cenoura.
O strogonoff ficou aguado demais? Acrescente uma colher de chá de farinha de trigo ou maisena e deixe no fogo por mais alguns minutos, mexendo bem (esse processo deve ser feito antes de colocar o creme de leite).
Todo mundo sabe que arroz branco e batata palha são os acompanhamentos clássicos para strogonoff. Eu discordo! Prefiro uma boa batata frita, feita em casa, seja cortada em rodelas ou ralada (como na foto). O esforço de fritar as batatas vai valer a pena pelo sabor!



Sant’Ana do Livramento está prestes a completar 189 anos e já entrando no clima de comemoração o Caderno Pampa publica hoje mais uma conversa com um representante da sociedade santanense sobre suas perspectivas para a cidade e novos rumos. Hoje falamos com o Diretor do Super 300, HilmiHusein Abdullah Neto.

Qual a sua perspectiva sobre Livramento hoje?
Hoje Sant’Ana do Livramento é uma cidade em pleno desenvolvimento, que acordou para o novo século é que vive um momento de grande desenvolvimento da iniciativa privada, que vem investindo forte na cidade e como resposta tem o desenvolvimento forte de todos os setores.

E o que se pode esperar do futuro da cidade?
Em um futuro breve, em 10 ou 15 anos, Livramento tem tudo para se tornar um pólo educacional e universitário o que irá refletir na melhora da mão de obra e atrairá novas e grandes empresas. Além disso, possuímos aqui um custo de vida bastante acessível e muito potencial para atrair cada vez mais pessoas para a fronteira.



- Fundação Bradesco com inscrições abertas para EJA
Jovens e adultos não alfabetizados ou com escolaridade de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental tem uma oportunidade de retomar os estudos junto a Fundação Bradesco em Bagé que está com inscrições abertas para o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos. O curso é gratuito acontece na Escola, que fica na Rua Cantalício Barbosa, 670, no Bairro Menino Deus.O material didático é gratuito e as aulas são realizadas no período noturno, três vezes na semana.
- Expectativa para PGQP 2012
Os próximos dias são de muita expectativa e preparação para as empresas gaúchas que participam do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), que acontece nos dias 16 e 17 de julho, na Fiergs, em Porto Alegre/RS, junto a 13ª edição do Congresso Internacional da Gestão, o 17º Prêmio Qualidade RS e 2º Prêmio Inovação PGQP, reconhecidos, juntos, como o maior evento na área da Qualidade, em nível mundial, pelo número de pessoas reunidas: serão mais de 8 mil participantes.
- Dom Pedrito promove curso na área rural
O Senar em parceria com o Sindicato Rural de Dom Pedrito promove entre os dias 16 e 18 de agosto o curso de Gestão Rural – nível I. O curso tem carga horária de 24h e acontece no Sindicato Rural. Podem participar pessoas com mais de 16 anos e alfabetizadas. O instrutor será o Claudio Marimon e mais informações e as inscrições podem ser feitas pelos telefones (53) 3243-3378 ou 3243-1103 com Katiuça ou na sede do Sindicato Rural na Av. Rio Branco, 896.

Nenhum comentário:

Postar um comentário