Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 265 :: 21 de julho de 2012 ::



Por Simôni Costa 
Uma cidade de 201 anos é cheia de histórias e detalhes. No entanto, e apesar de convivermos diariamente com tantas belezas, muitas passam despercebidas na correria do dia-a-dia e, por isso, em comemoração ao primeiro ano após o bicentenário, escolhemos alguns ângulos inusitados e belos da cidade para que você possa exercitar a sua percepção e lançar um olhar mais detalhista sobre Bagé. Vá até a página cinco, observe as fotos e indique por e-mail ou pelo Facebook quais os lugares que escolhemos para testar a sua percepção. Ao mesmo tempo, aproveite para descobrir uma nova e fascinante Bagé, agora com 201 anos. Na próxima semana vamos publicar as participações que conseguiram identificar quais os pontos de Bagé foram retratados.
O aniversário de Bagé já passou, mas um dos melhores presentes à comunidade está prestes a começar. O 3° FIMP inicia amanhã com a promessa de repetir o sucesso dos anos anteriores e, ainda surpreender os bageenses, com a presença de músicos de renome internacional. Vale apena aproveitar a programação e curtir tudo o que o FIMP tem a oferecer!



- Senai representa Bagé no Prêmio da Qualidade 2012

Bagé será representada na categoria Troféu Bronze do Prêmio da Qualidade 2012, oferecido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). A vencedora é a Agência de Educação Profissional Senai Dona Julia Garrastazu Médici. A presidente do Comitê da Qualidade de Bagé, Sandra Farias de Moraes, parabeniza a organização. O Prêmio da Qualidade 2012 vai acontecer em Porto Alegre, durante o 13º Congresso Internacional da Gestão.

- É amanhã! 
O sucesso já está consagrado e a população já estava com saudade. A partir de amanhã, dia 22, a música clássica volta a ecoar pelos pampas bageenses com o 3° Festival Internacional de Música do Pampa (FIMP). Até o dia 27, concertos noturnos gratuitos acontecem no Clube Comercial e prometem atrair grande público, assim como nas edições passadas. A programação inclui ainda concertos especiais e acadêmicos. A Direção Artística do evento é do Maestro Jean Reis e a Direção Pedagógica do Dr. Marcos Machado.

Fotos: Leko Machado
Confira a programação:

Concertos Noturnos
Domingo, dia 22
Clube Comercial – 20h - Concerto de Abertura: Pot-pourri à la Pampa
Segunda, dia 23
Clube Comercial – 20h – Metais do FIMP
Terça, dia 24
Clube Comercial – 20h – Especial Nada Contra o Baixo, encontro com François Rabbath
Quarta, dia 25
Clube Comercial – 20h – Madeiras do FIMP
Quinta, dia 26
Clube Comercial – 20h – Professores do FIMP
Sexta, dia 27
Clube Comercial – 20h – Concerto de Encerramento, François Rabbath&Orquestra de Cordas do FIMP, Orquestra Sinfônica do FIMP

Concertos Especiais
Terça, dia 24
A partir das 15h – APAE, Caminho da Luz, Santa Casa de Caridade e Hospital Universitário.
Quarta, dia 25
Centro MathildeFayad – 10h – No Centro Administrativo da Prefeitura | Praça da Estação
Unipampa, Campus Bagé - 15h
Quinta, dia 26
Vila Vicentina - 15h
Sexta, dia 27
Teatro do Complexo Cultural Dom Diogo de Souza – 15h – Apresentação do Grupo de Inclusão Social com regência deKeliezy Severo e parceria com o Centro do Idoso

Concertos Acadêmicos
Segunda, dia 23
Salão Nobre do IMBA – 17h – Espaço Bolsistas
Terça, dia 24
Salão Nobre do IMBA – 17h –Alunos do FIMP
Quarta, dia 25
Salão Nobre do IMBA – 17h –Alunos do FIMP
Quinta, dia 26
Salão Nobre do IMBA – 17h – Cordas
Sexta, dia 27
Salão Nobre do IMBA – 17h – Metais e Madeiras

*******************************************
Santa Fé aberta à visitações

Devido a realização de algumas obras de reparo e a instalação de cerca elétrica e alambrado, a cidade cenográfica de Santa Fé somente estará aberta para visitação aos finais de semana em horário comercial, quando estão à disposição guias de turismo que farão a exposição do espaço para os visitantes. Paralelamenteas obras de reparo, está sendo realizado um projeto para o Parque da Vila de Santa Fé.As visitações deverão voltar ao normal, a partir de setembro. A medida tem como objetivo principal, manter infraestrutura do local, conservando o patrimônio cultural herdado das gravações do filme, e garantir a segurança dos visitantes.
Na semana passada, técnicos estiveram na cidade cenográfica para iniciar o projeto para torná-la um parque turístico. Outra iniciativa é o projeto de “adoção” das 18 construções, que prevê a participação de empresas engajadas na adoção dos prédios e que os refaçam em alvenaria, já que o material utilizado nas atuais construções tem vida útil de, no máximo, dois anos. A intenção é tornar o local ponto forte de turismo para toda a região.



- UERGS abre inscrições para o programa de bolsas
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) lançou o primeiro edital do Programa de Auxílio à Permanência Discente (Prodiscência), abrindo o processo de seleção de estudantes ao programa. A iniciativa é para oportunizar a permanência de alunos na universidade mediante a concessão de auxílio financeiro. As inscrições ao processo seletivo serão realizadas até 27 de julho de 2012, nas secretarias das unidades da UERGS em todo o Estado. Serão distribuídas 679 bolsas entre as 23 unidades da universidade.

- Guatambu e CarHouse Toyota firmam parceria
Pelo quarto ano consecutivo a CarHouseToyota, concessionária da Toyota no Rio Grande do Sul, elege um vinho da Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito, para presentear seus clientes. A garrafa da vez é o Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011, lançado recentemente na Expovinis em São Paulo. A ação segue até o dia 20 de setembro.

- Associação Rural de Livramento completa 93 anos
O dia 17 de julho foi marcado pelo aniversário de 93 anos da Associação Rural de Livramento. Para marcar a data, um jantar festivo foi realizado na sexta-feira, dia 20, no parque da Associação.



Grupo Verde Plaza realiza 3° Salão de Queijos e Vinhos


Ingressos já estão à venda em todo o grupo Verde Plaza e são limitados
Com uma proposta de mostrar a sociedade Santanense e aos turistas que visitam a região o potencial gastronômico e cultural da região o Grupo Verde Plaza realiza no sábado, dia 28, o 3º Salão de Queijos e Vinhos como uma forma de demonstrar sua preocupação e incentivoàregião e visando fazer um evento de qualidade com inovação constantemente para surpreender os seus clientes e patrocinadores. Neste ano, uma das novidades é a parceria com o Cassino Resort e Hotel de Rivera.
O evento acontece a partir das 20h no Clube Comercial e os ingressos já estão sendo comercializados em todo Grupo Verde Plaza: Verde Plaza Hotel, Emirates Hotel e Suítes, Nuevo Hotel, Green Palace Restaurante e Casa Verde. Lembrando que os ingressos são limitados e estarão disponíveis até durarem os estoques. Ao chegar no evento,haverá uma taça personalizada para cada ingresso.O Evento conta com serviço totalmente gratuito de tele entrega de ingressos, pelo fone (55) 3242.9330.
Entre as atrações da noite estão previstas a presença de um artista tocando os principais hits em voz e violão, além de duas duplas de tango, sem falar das surpresas que o Grupo Verde Plaza está preparando.
No cardápio, a tradicional ilha de queijos, fiambres e pães. Além disso, serão servidas umapaella uruguaia e massas, cada uma preparada por uma dupla de chefes de cozinha ao vivo, demonstrando a qualidade dos produtos e principalmente, personalizando o prato para cada cliente. Para encerrar, fondue especial de chocolate com uma grande variedade de frutas selecionadas a dedo pela equipe Verde Plaza.
Para acompanhar os melhores vinhos da região com a participação de vinícolas brasileiras, como a Associação Vinhos da Campanha (Rio Velho, Almadén, SeivalEstate - Miolo, Campos de Cima, Coop.NovaAliança, Cordilheira de Santana, Guatambu, Rothier&Darricarrieri eDunnamis) e Salton e as estrangeiras Viñasdel 636, Casa VinicolaZonin, Don Pascual, Concha y Toro e Los Cerros San Juan.
A expectativa do Grupo Verde Plaza é que mais uma vez o público saia plenamente satisfeito com o evento, desde a recepção, serviço, atrações musicais e artísticas, gastronomia, vinhos e organização.



Como não congelar os pés no inverno?


Por mais que todas as partes do corpo estejam quentinhas há sempre uma parte que não esquenta de jeito nenhum: os pés. Nos dias mais frios o problema piora e, enquanto os pés estão gelados, o corpo todo sente frio. Os motivos para esse incômodo são muitos e passam desde o fato dos pés manterem contato com o chão. No entanto, a boa noticia é que dicas simples podem ajudar a amenizar o problema e não sofrer tanto no inverno.
Uma delas é usar palmilhas de fleece, um tecido usado na confecção de cobertores e de forros de casacos. Ele é vendido em qualquer loja de tecidos e é bem fino, mas o resultado é surpreendente. Para fazer as palmilhas, coloque os seus pés sobre o tecido e risque-o no formato deles. Em seguida, basta cortar o tecido e colocar nos seus sapatos. Em pouco tempo, os seus pés estarão super aquecidos.
Se o problema também incomodar na hora de dormir, o truque é massagear os pés com óleo de bebê para que o sangue circule e cubra-os até que fiquem quentinhos. Em pouco tempo, eles estarão super aquecidos para uma noite inteira. Outra dica fundamental e que não falha nunca é tomar um banho super quente um pouco antes de dormir. Assim, os seus pés conservarão o calor da água até a hora que você cobri-los com meias e cobertas.
Agora, na hora de sair de casa, é preciso que os seus pés estejam muito bem protegidos contra o frio, pois se os seus pés estiverem gelados, todo o seu corpo vai ficar. Por isso, use uma meia calça por baixo da calça e coloque meias de lã por cima dela. Depois, o perfeito seria usar botas, sapatos ou tênis bem fechados, de preferência, de couro. Mas, atenção, não adianta apostar em meias muito apertadas, já que elas atrapalham a circulação do sangue e não permitem que os seus pés fiquem aquecidos.
Mas, a atenção com os pés no inverno não se resume somente a cuidados para mantê-los aquecidos. É preciso também prestar atenção com cuidados específicos com os pés como manter as unhas bem cortadas e tentar ficar longe de micoses e frieiras que também costumam aparecer nos dias mais gelados.

Fique atento:
- Na hora do banho não esqueça de esfregar os pés (em especial os cantos das unhas) com uma escovinha macia e secá-los bem antes de colocar a meia.
- Dê preferência por meias de algodão. Elas são ideais para permitir que o pé respire. Se não for possível usá-la, higienize bem os pés após descalçá-los.
- Mesmo no inverno, não cutuque as unhas e não corte os cantos delas (prefira o corte quadrado).
- Se usar esmalte, dê um descanso para as unhas de pelo menos dois dias na semana.
- Hidrate os pés com um creme específico para a região. Nas unhas, passe um óleo de cravo a cada três dias para protegê-las.


Detalhes de uma bicentenária
Cada prédio, praça ou monumento ajuda a contar um pedacinho da história de Bagé. A cidade que semana passada, dia 17, completou 201 anos é cheia de detalhes que embelezam a paisagem e retratam os anos passados com muita riqueza e prosperidade. Aproveitando o gancho do aniversário da cidade buscamos pequenos detalhes, que com a correria do dia-a-dia passam despercebidos, mas que fazem parte do cotidiano da cidade. Agora, o desafio está lançado. Observe as fotos, descubra a qual local estes detalhes pertencem e nos encaminhe as respostas pelo zh.bage@zerohora.com.br ou pelo Facebook. As respostas corretas serão publicadas na próxima semana. A ideia é proporcionar um novo e mais aguçado olhar ao belo patrimônio bageense.
Patrimônio Preservado
Alias, é o patrimônio um dos maiores presentes que os bageenses ganham da sua cidade. Recentemente o Instituto Nacional do Patrimônio tombou o centro da cidade pela sua riqueza histórica e beleza arquitetônica.


A festa



Quando Bagé completou 200 anos a ideia era que todo o ano de 2012 fosse marcado por comemorações pelo bicentenário da cidade. Agora, quando a cidade completa 201 anos, uma grande festa foi preparada para marcar a data. O ponto alto, foi o show de encerramento do bicentenário da cidade, com a presença de Isabela Fogaça, Aírton Pimentel, Maria Luíza Benites, que aconteceu no sábado passado, dia 14, no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza. Várias outras atividades também foram realizadas até o dia 17, terça-feira, para marcar o aniversário da cidade.

Posse na Casa da Amizade
Magda Maraschin recebeu o comando da Casa da Amizade de Bagé de Rose Rosa que fez uma bela gestão na entidade filantrópica. Na tarde da quinta-feira, dia 19, a sede da Casa ficou repleta de amigos e colaboradores que aplaudiram o trabalho da diretoria que se despedia e davam boas-vindas a Magda Maraschin. Como ato final de sua gestão, Rose promoveu uma gincana entre as associadas. Quem arrecadasse mais alimentos não perecíveis para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, receberia um simbólico troféu. Acreditem, foram 500kg de alimentos! Bela iniciativa. A nova diretoria conta com nomes como Lea Duarte Grande, Anna Bento, Jupira Garrastazú, Odete Silveira, Dóris Vaz, Rafaela Ribas, Célia Grillo e muitas mais!


Magda Maraschin e Rose Rosa. Champanhota para brindar a posse!

Dóris Vaz, Magda Maraschin e Márcia Ivanoff
*******************************************************************

Aniversário

 Quem trocou de idade na segunda-feira, dia 16, foi Sandra Fleck Saibro Krause, que fez open house para as amigas que lembraram da data. Na tarde fria de segunda-feira, estiveram lá para abraçá-la, Umbelina Tavares Azambuja, Ana Beatriz Tavares, Simone Salles, Greice Brossard e a filha Maria Pilar, Inaiara Paiva e Dulce Azambuja, amigas de longa data. A filhota Mariana veio de Porto Alegre para comemorar a data com a mãe.


Maria Pilar Brum, Sandra Krause, Dulce Azambuja e Umbelina Azambuja
Greice Brossard, Sandra, Simone Salles, Ana Beatriz Tavares e Ianira Paiva


A aniversariante com a filha Mariana
******************************************************
Imagens
  
Leko Machado tem dado show nos ensaios fotográficos. O fotógrafo escolhe cenários maravilhosos para o registro de importantes momentos da vida de seus clientes. O casal Gabriel e Fernanda Coradini terão para sempre imagens da espera de seu primeiro filho. Aqui, o pano de fundo foi a fazenda Recreio, de propriedade de Gabriel. 

Gabriel e Fernanda no clic de Leko Machado
 **********************************************************

Formanda

Daiane Cougo Coradini concluiu o curso de Graduação em Biologia pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) no dia 13. A bela optou por formar-se no gabinete para poder viajar e comemorar a conquista. Parabéns a mais nova Bióloga!
A formanda Daiane Cougo Coradini

Curtas

Isabela Fogaça deu rasante por aqui. Além de visitar a mãe, Iarinha Coronel, ela ainda participou do show de encerramento das festividades dos 200 anos de Bagé. Linda voz, simpatia de sobra!

Um recado para as designers de moda Kelly Pinheiro e Caroline Zanini que lançaram a nova empresa Up-D no dia 19 na MadreMaria: Sucesso, sucesso, sucesso!

Nos próximos dias estarei em férias e quem assume a Coluna Pampa Vip será a jornalista Graciela Freitas. Tenho certeza que mais uma vez ela fará um excelente trabalho na minha ausência. Até breve!



Alunas da Unipampa de Livramento participam de conferência da ONU

Carla e Jéssica durante o evento

Depois de participarem de inúmeras reuniões e discussões as alunas do Curso de Relações Internacionais do Campus de Sant           ‘Ana do Livramento da Universidade Federal do Pampa, Carla Ricci e Jéssica Monteiro, retornaram a cidade no final de semana passado, dia 14 de julho. Elas estiveram em Nova Iorque, nos Estados Unidos, participando do Tratado de Comércio de Armas (ATT).  A conferência foi realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e contou com a participação de mais de 500 organizações da sociedade civil, além das representações dos países que compõem a ONU. Juntos, eles discutiram rumos para um dos assuntos contemporâneos mais delicados: a comercialização de armas no mundo.
Carla e Jéssica, que permaneceram lá entre os dias 29 de junho até o dia 14 de julho, fazendo parte do Grupo de Práticas em Direitos Humanos e Direitos Internacionais, projeto de extensão sob coordenação do professor Cristian Wittmann. Eles fazem parte da delegação de observadores da rede internacional “ControlArms”.Sobre o objetivo do Grupo, o professorWittmann aponta:
“O nosso grupo atua em diferentes contextos para promover políticas públicas de defesa e promoção dos direitos humanos, controle e banimento de armamentos e novos contextos de governança global com a inclusão de novos atores na tomada de decisão. Nesse contexto as estudantes estão lidando com representações diplomáticas em parceria com outros movimentos sociais para aumentar os padrões internacionais no comércio de armas, dando seguimento aos contatos com parlamentares e outros movimentos sociais nacionais e internacionais na busca desse objetivo”.


São Gabriel prepara exposição de Artes Visuais 
A Igreja do Galo será uma das retratadas
Foto: Sandra Lorez

Em homenagem ao mês do Patrimônio e com o propósito de mostrar as riquezas artísticas do município, entidades culturais de São Gabriel estão organizando para o mês de agosto uma exposição de Artes Visuais. As obras a serem expostas serão selecionadas conforme o regulamento definido no edital de lançamento da exposição.
Segundo a Presidente do Instituto Educacional e Cultural Harmonia, Jenny Maria, esta exposição dá seguimento a uma série de eventos do mesmo formato que estão movimentando o Museu Municipal: “Quem pensa que museu é lugar de guardar coisas velhas, está enganado. Nosso museu hoje, se equipara a um centro cultural”.
 A exposição que começa no dia 28 de julho vai abrigar obras como esculturas, pinturas e fotos do patrimônio histórico cultural da cidade.

- Cooperativa de Candiota vai produzir alimentos para a merenda escolar
A partir de visitas técnicas à agroindústrias familiares de Pinheiro Machado e São Lourenço do Sul a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (COPTEC) de Candiota e o Grupo de Mulheres Vitória, que reúne representantes dos assentamentos Santa Fé e São Pedro pretendem organizar uma agroindústria familiar com o propósito de fornecer alimentos panificados (pães, biscoitos e derivados) para integrar a merenda escolar das instituições de ensino do município.
A iniciativa, segundo a técnica da COPTEC, Adriana Coimbra, teve como objetivo mostrar a dinâmica desenvolvida pelos empreendimentos.
“Para nós, essa visita é de suma importância, uma vez que as mulheres do grupo puderam visualizar, na prática, a estrutura necessária, como equipamentos e insumos, alam de dialogar diretamente com pessoas que já atuam nesse processo”, avaliou a técnica.
Ela acrescenta que, “assim, são sanadas as dúvidas em relação à legislação sanitária, à política do Plano Nacional de Alimentação Escolar e, assim, fortalece o desejo da concretização do empreendimento, que deve gerar renda às famílias, melhorando a qualidade de vida e fornecendo alimentos de qualidade às escolas do município”.
Adriana explica que o empreendimento está em fase de estudos. “Ainda teremos que formalizar o grupo participante e, a partir disto, montar o projeto”, informou, ao salientar que a ação integra o trabalho de acompanhamento prestado pela Cooperativa.


Contratação de funcionários

            Quando da contratação de funcionários, a empresa devce adotar os seguintes procedimentos, observada a legislação em vigor:
            a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - O empregador deverá preencher a CTPS do empregado com todas as informações relacionadas à admissão. O prazo de anotação e devolução da CTPS é de 48 (quarenta e oito) horas, contadas de seu recebimento. (Fundamentação: art. 29 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.)
            b) Inscrição no Programa de Integração Social (PIS) - Quando da emissão da primeira via da CTPS, o cadastramento no sistema PIS/PASEP será de competência das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego e, quando couber, das Gerências Regionais do trabalho e Emprego e Unidades Descentralizadas de Emissão de CTPS Informatizada. Caso se verifique, no momento da admissão, que o trabalhador ainda não está cadastrado no PIS, caberá ao empregador solicitar o seu cadastramento perante a Caixa Econômica Federal. (Fundamentação: "caput" e § 2º do art. 1º da Portaria SPES nº 1/1997.)
            c) Ficha ou livro de registro - O empregador é obrigado a efetuar o registro dos seus empregados em livro, fichas próprias ou sistema eletrônico, independentemente da atividade desenvolvida. (Fundamentação: artigo 41 da CLT; Portaria MTE nº 41/2007.)
            d) Exame médico admissional - Por ocasião da admissão de do empregado, inclusive o aprendiz, deverá ser realizado o exame médico admissional, antes que o referido trabalhador assuma suas atividades. (Fundamentação: artigo 168 da CLT; item 7.4.1 da Norma Regulamentadora (NR) nº 7.)
            e) Contrato de aprendizagem - Por ocasião da contratação do empregado aprendiz, deverá ser celebrado entre as partes o devido contrato de aprendizagem, contendo as regras dessa relação de emprego.
            f) CAGED - Toda admissão dever ser informada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) até o dia 07 do mês subsequente ao da movimentação. (Fundamentação: Portaria MTE nº 235/2003.)
            g) Declaração para recebimento de vale-transporte - No ato da admissão deverá o empregado formalizar sua opção pelo recebimento do vale-transporte. (Fundamentação: "caput" e inciso I do art. 1º e art. 7º do Decreto nº 95.247/1987.)
            h) Recibo de vale-transporte - Sendo o empregado, inclusive o aprendiz, optante pelo uso do vale-transporte, sofrerá desconto de até 6% (seis por cento) de seu salário básico ou vencimento e deverá dar quitação dos vales-transporte recebidos. (Fundamentação: art. 9º do Decreto nº 95.247/1987.)
            i) Recibo de pagamento - O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho. (Fundamentação: artigo 464 da CLT.)
            j) Folha de pagamento - O empregador, sem prejuízo do cumprimento de outras obrigações acessórias, está obrigado a elaborar folha de pagamento mensal da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, de forma coletiva por estabelecimento, por obra de construção civil e por tomador de serviços, com a correspondente totalização e resumo geral, nela constando:
            I) discriminados, o nome de cada segurado e respectivo cargo, função ou serviço prestado;
            II) agrupados, por categoria, os segurados empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual;
            III) identificados, os nomes das seguradas em gozo de salário-maternidade;
            IV) destacadas, as parcelas integrantes e as não-integrantes da remuneração e os descontos legais;
            V) indicado, o número de cotas de salário-família atribuídas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso. (Fundamentação: "caput" e inciso III do artigo 47 da Instrução Normativa RFB nº 971/2009.)
            k) GFIP/SEFIP - As contribuições previdenciárias incidentes sobre a remuneração dos empregados e os depósitos mensais de FGTS deverão ser informadas na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) por meio do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) da empresa contratante, seguindo as orientações especificadas no Manual da GFIP/SEFIP. (Fundamentação: "caput" e inciso VIII do artigo 47 da Instrução Normativa RFB nº 971/2009.)

Mario Pinheiro
(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)



- Comitiva divulga 100ª Expofeira de Bagé
Com o objetivo de ressaltar a importância da 100ª Expofeira de Bagé, representantes da Associação e Sindicato Rural de Bagé estão divulgando a realização da feira deste ano a autoridades politicas de todo o país. Um dos primeiros a receber um convite oficial da Expofeira de Bagé foi o governador Tarso Genro, agora a comitiva organiza uma visita a presidente do país, Dilma Rousseff em agosto.
De acordo com o presidente em exercício da entidade e também coordenador do evento, Paulo Ricardo de Sousa Dias, as visitassão uma mostra de que todos estão envolvidos pelo sucesso da Exposição.
“Esta comitiva mostrou, mais uma vez, que a ‘Centésima’ não é da Associação e Sindicato Rural e sim de toda a comunidade de Bagé. Estivemos representados por várias autoridades de diferentes seguimentos, o que ressalta a importância do evento tanto para a cidade quanto para a região e, neste caso, ao completar 100 edições, a Expofeira passa a ser um marco, sobretudo, para o Estado do Rio Grande do Sul, por ser sede da feira mais antiga do país”, disse ele.

- São Gabriel organiza sua 78ª Expofeira
Entre os dias 20 e 28 de outubro São Gabriel realiza sua 78ª Exposição-Feira Agropecuária. O evento, já tradicional no cenário rural brasileiro, já está com a programação definida e pretende inovar com uma programação popular, além dos habituais remates de negócios rurais. Já estão definidos os shows do cantor nativista Mano Lima, do humorista Mulita e também a realização do I Expofolclore, evento com gineteada e apresentações de cultura gaúcha, em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas Tarumã.


- O casal de Beagle da foto são o Scooby e a Lara. A dona é a Lilian Kohlhoff. Eles são de Sant’Ana do Livramento


- A lindinha da foto é Mariana Portela Ferreira, filha de Priscila e Rafael. Ela completa 8 meses hoje.

Os manos Guilherme e Manuela de Bagé.


- A caipirinha Brendha é filha de Alexandra Moreira Martins e Douglas Daniel Roman Chagas.


- Vivendo os preparativos para os seus 15 anos, a bonita Juliana Godinho posou para as lentes do fotógrafo Leko Machado tendo como cenário a Hidráulica e a Vinícola Peruzzo.


Eduardo Cabral filho de Fabiana e Eduardo



Estilo e casualidade no campo e na cidade

Roupas de qualidade superior, confortáveis e ideais para enfrentar os dias mais frios tanto na cidade quanto no campo. A moda da La Campera apresenta opções para todas as idades com peças diferenciadas. São blusões em 100% lã, palas em soft para os homens e em lã para as mulheres, bombachas, camisas, coletes e várias outras opções, vale a pena passar na loja e conferir.

Produção: La Campera – Caetano Gonçalves 1298
Modelos: Gustavo Collares, Martina Rezende de Avila, João Gulherme Scherer, FranscicoCachapuzMoglia, Joaquim CachapuzMoglia, Laurem Rezende e Eduardo Loureiro de Souza. 




Distração para as crianças em férias

Projeto lançado em Aceguá pretende ser uma alternativa de diversão
O programa de Habilidades Linguísticas Básicas: Falar, Escutar, Ler e Escrever, cujo objetivo maior é o incentivo à leitura, lançou este ano o projeto Pintando o Sete nas Férias e irá contemplar escolas da rede municipal de Aceguá.
Cerca de 400 alunos, do pré ao 4º ano do Ensino Fundamental, receberam os kits com materiais que serão utilizados de maneira pedagógica para tornar as férias um período de distração, diversão e aprendizagem através de atividades atrativas e motivadoras.
“Acreditamos que brincando a criança descobre o mundo, aprende e se desenvolve” afirma a coordenadora do projeto, a professora Iara Soares.
Cada kit de férias contém lápis, borracha, giz de cera, cola ,apontador, tesoura e revista com atividades educativas, assim a criança exercita e organiza o pensamento.



Sant’Ana do Livramento está prestes a completar 189 anos e já entrando no clima de comemoração o Caderno Pampa publica hoje mais uma conversa com um representante da sociedade santanense sobre suas perspectivas para a cidade e novos rumos. Hoje falamos com Antônio Alberti Righi, sócio proprietário da rede Righi de supermercados e membro da diretoria da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados).

Qual a sua perspectiva sobre Livramento hoje?
A cidade melhorou bastante com grandes expectativas que se realizaram como o parque de energia eólica, que hoje é uma realidade. Outros pontos como a ampliação da zona dos Free Shops para o lado brasileiro também terá muito a contribuir, além disso, Livramento é uma cidade com uma grande área de extensão rural o que permite que o setor primário de desenvolva bastante impulsionado pelo arroz e pela soja. Toda essa valorização reflete diretamente na cidade, que atualmente vive um bom momento de desenvolvimento.

E o que se pode esperar do futuro da cidade?
Para o futuro é preciso não esquecer do privilégio de Sant’Ana do Livramento de ser uma cidade de fronteira com o Uruguai e que se benéfica do grande fluxo de pessoas que são atraídas pelo turismo de compras. Com isso, ganham os restaurantes, o setor hoteleiro, as lojas e todos que souberem aproveitar deste potencial. Os investidores da cidade também estão atentos e projetando um futuro cheio de novidade e investimentos. Livramento é uma cidade com muito potencial pela frente.


- Memórias de uma guerra suja 
Esta obra busca revelar o destino de mais de uma dezena de desaparecidos políticos, procura explicar como vários líderes de esquerda foram assassinados e traz novos elementos para elucidar fatos ocorridos num momento conturbado da história brasileira - a ditadura militar. O objetivo é revelar os bastidores de uma parte do trabalho de destruição da esquerda brasileira durante os anos 70 e início dos 80.



- Duna 
A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o 'Planeta Deserto'. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. 


- Paris sobre trilhos 
Com narrativas históricas, biografias dramáticas e inúmeras dicas a respeito de tudo, de charmosos bistrôs a grandes hotéis, Ina Caro procura guiar o leitor pela história da França, usando os charmosos trens como opção.


- Fala Defensor 
O programa da rádio Sinttonia FM com o Defensor Público Federal Robson de Souza virou livro com o intuito de levar o conhecimento a sociedade, dos direitos de cidadãos nos mais diversos segmentos e, tendo a certeza de que a informação é a única maneira para que a população tenha cidadania.



Nenhum comentário:

Postar um comentário