Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Caderno Pampa :: Edição nº 268 :: 11 de agosto de 2012




Amanhã, segundo domingo de agosto, é dia de festa. Dia de família reunida e retribuição de todo o carinho e dedicação que os filhos recebem o ano inteiro de seus pais. No Dia dos Pais escolhemos um super pai para representar todos os demais e receber o reconhecimento por toda a dedicação que reservaram aos filhos. Assim, fica aqui nosso carinho a todos os pais que dariam suas vidas aos filhos. Feliz Dia dos Pais!
Nesta época do ano é bom também ficar ligado nas liquidações e preparar o guarda-roupas para o próximo inverno aproveitando os descontos. Roupas, calçados, acessórios, materiais para casa, tudo está bem abaixo do preço e muito convidativo. Mas, atenção! Não vá acabar se endividando para comprar coisas que nem precisa. A dica dos especialistas é sempre se perguntar duas coisas antes de concretizar a compra: Eu preciso? Eu posso pagar? Depois, é só aproveitar os descontos.



Para uma super família, um super pai
A festa de aniversário de 80 anos do super pai Getúlio reuniu grande parte da família


Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para homenagear figuras que são fundamentais para a construção de suas famílias

Construir uma família numerosa, superar as dificuldades da vida, educar os filhos, ser pai pela segunda vez com a chegada dos netos e, melhor ainda, com o nascimento do primeiro bisneto.  O segundo domingo de agosto é uma data bastante especial e que serve para homenagear uma figura fundamental dentro do contexto familiar, responsável por educar, amar, cuidar e que também merece amor e carinho pelos anos de dedicação que ofereceu aos filhos. O Dia dos Pais é uma data bastante especial, dia de reunir a família, de retribuir o carinho e reconhecer todo o esforço que os pais fazem por seus filhos, netos e bisnetos.
Nesta data especial escolhemos uma história igualmente especial para homenagear todos os pais. Getúlio D’Ávila Moraes tem 84 anos é militar e professor aposentado, ficou viúvo há quatro meses, teve seis filhos, 14 netos e um bisneto e ainda se emociona ao lembrar do nascimento de cada filho.
“Todos foram muito emocionantes, mas o primeiro é muito especial. Ainda mais porque éramos muito jovens. Quando o Leonardo Getúlio nasceu eu tinha 22 anos e minha esposa 17”, recorda-se.
Depois, em pequenos intervalos de tempo foram nascendo Alda Clara, Aidê, Fortunato Carlos, Antenor e Aroldo, todos com nomes em homenagem aos avós maternos e paternos, exceto o último, Aroldo, que teve o nome escolhido por outro motivo:
“Quando ele nasceu eu estava trabalhando, então meu filho mais velho me telefonou e perguntou pelo nome, eu então disse a ele que tinha que ser um nome pequeno e que começasse com a letra A para que na escola ele não tivesse problemas com a chamada”, diverte-se Seu Getúlio ao lembrar.
Mas criar seis filhos não é uma tarefa fácil e a receita, segundo o pai Getúlio é equalizar as receitas e as despesas, nunca permitindo que as despesas sejam maiores. Agora, ao olhar para o passado, ele conta que enfrentou muitas dificuldades, mas que sempre manteve a família unida, como em um episódio em que viajaram do Paraná até Bagé de carro todos juntos.
“Foi uma viagem bastante longa. Nosso carro não era novo, mas mesmo assim viajamos todos juntos e ainda trouxemos um sobrinho de Porto Alegre. O segredo sempre foi ficarmos juntos”.
Ao lembrar da esposa, Aida Ferreira Moraes, Seu Getúlio ainda se emociona, afinal o casamento de 49 anos resultou em uma grande e unida família. Ele também precisou conviver com a perda de dois filhos, mas alegra-se ao lembrar que embora outros dois filhos e alguns dos netos não morem em Bagé, costumam-se reunir em datas especiais e, principalmente, para as festas de final de ano. Sobre os netos e o bisneto, Seu Getúlio conta que é como ser pai novamente.
“É ainda melhor. É ser pai pela segunda vez”.




Amêndoas e pinhão contra o câncer
Estudo apontou que os alimentos podem diminuir risco de câncer
Os apreciadores das amêndoas, amendoim, pinhão, damasco seco e até mesmo de suplementos alimentares tem agora mais um bom motivo para a sua ingestão. Isso porque pesquisadores do Instituto de Câncer de Xangai descobriram que alimentos ricos em vitamina E, como os citados, podem diminuir as chances de desenvolver câncer de fígado em pessoasde meia idade ou mais velhos. Estudos anteriores já haviam comprovado que estes alimentos podemafastar danos oculares e doenças cardíacas.
O líder da pesquisa Wei Zhang analisou dados de mais 132 mil pessoas,incluindo 267 pacientes com câncer de fígado. Depois de reunirinformações sobre os hábitos alimentares dos participantes, ospesquisadores compararam o risco de câncer do fígado para osparticipantes que tinham uma ingestão elevada de vitamina E paraaqueles que consomem pequenas quantidades do nutriente.
O câncer de fígado é a terceira causa mais comum de mortalidade porcâncer no mundo e o quinto câncer mais comum em homens e o sétimoentre as mulheres. Aproximadamente 85% dos casos de câncer de fígadoocorrem em países em desenvolvimento.



Hulha Negra realiza mais uma Festa do Colono
O final de semana passado foi bastante movimentado na Hulha Negra. Isso porque o município realizou a sua XVII Festa do Colono juntamente com XV Mostra de Produtos Coloniais e XII Mostra de Artesanato. A programação aconteceu durante todo o final de semana no Complexo Ginásio Municipal e contou com diversas atrações como apresentações artísticas e shows musicais. Além disso, quem compareceu a festa pode conferir a produção do município em doces e peças de lã e também se divertir nas provas campeiras.


São Gabriel realiza simulação para atendimento durante enchentes e catástrofes naturais
Simulado foi baseado em plano de contingência elaborado pela Defesa Civil Municipal
A prevenção é sempre a melhor alternativa, mas quando o assunto são enchentes, vendavais ou qualquer tipo de catástrofe natural é bastante difícil imaginar os reais estragos e também como agir para evitá-los. Nesses casos, o atendimento e suporte às vitimas é o ponto fundamental. Pensando nisso, a Defesa Civil de São Gabriel vem preparando um Simulado de Emergência para Enchentes, que realizado na semana passada, mobilizou diversas forças de segurança da comunidade às margens do Rio Vacacaí. A ação foi planejada pela Defesa Civil Municipal, que tem como coordenador o Luiz Fernando de Lima Porto e contou com o apoio da Defesa Civil do Estado.
A ação consistiu da montagem de estrutura para o apoio de resgate de flagelados das enchentes, no Bairro Mato Grosso.São Gabriel foi escolhida pela 6ª REDEC por ter apresentado um plano de contingência pioneiro na região, usando como referencial o programa Google Earth, elaborado pela Secretária do Conselho Municipal de Defesa Civil, Roseane Doile. A ação teve o primeiro sinal de alerta, e a partir das 10h, houve a orientação a se dirigir ao posto de triagem para encaminhamento ao abrigo. Houve ainda a simulação de resgate de quatro vítimas.
O exercício foi acompanhado por coordenadorias de municípios como Aceguá, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra, Santana de Livramento, Cacequi, Alegrete, Vila Nova do Sul e Jaguari. A estrutura contou ainda com um posto de controle de trânsito, imprensa e de observação avançado, além de logística e triagem.


Candiota inicia programa de esterilizações
Meta é controlar proliferação de animais de rua
Objetivando controlar a proliferação de animais considerados errantes, Candiota iniciou os trabalhos do Programa Municipal de Esterilizações que presta atendimento veterinário a cães e gatos da cidade e desde semana passada, já são executados atendimentos. Para tanto, o projeto conta com o apoio de um veterinário voluntário. A iniciativa teve inicio pela elaboração de um cadastro para controle da população de cães e gatos.
Através do projeto serão viabilizados atendimentos de segunda-feira a sábado, no horário das 18h às 20h, junto ao prédio da veterinária Cão Feliz, Gato Contente, na sede do município. A perspectiva é garantir a realização de uma ou duas cirurgias por dia.
Os interessados em cadastrar seus animais (ou mesmo errantes) para o serviço devem comparecer na secretaria, localizada na rua Manoel Lucas de Oliveira, nº 275. Além deste contato, o projeto conta com o apoio da Associação Candiotense Protetora de Animais São Francisco de Assis (ACPASFA) no encaminhamento de animais de rua para o atendimento. Mais detalhes e informações podem ser obtidos pelo telefone (53) 32458059.




-Dois novos sócios foram empossados em recente reunião do Rotary Bagé Sul. São eles: o Comandante do Segundo Grupo de Policiamento Ambiental da Brigada Militar, Valeriano Alan Jardim de Moraes, e a bancária, da agência da Caixa Econômica Federal, Leonor Ritter Abreu. Os rotarianos foram indicados por José Walter Lopes e Julia Pamplona, respectivamente.

-E por falar em novos integrantes, quem também empossou um novo companheiro foi o Rotary Clube de Bagé Campanha. O recém chegado é o Engenheiro Agrônomo e Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, José Pedro PereiraTrindade, que teve como padrinho o rotariano Michel Perrone Simão. Parabéns a todos os novos integrantes dos Rotarys de Bagé, que possam fazer tanto, ou mais, pelas entidades beneficentes de nossa cidade.

-Amanhã, 12, é Dia dos Pais. Parabéns a todos os papais leitores do Caderno Pampa. Embora saibamos que dia de pai e mãe são todos os dias, aproveitem este domingo para confraternizar junto a seus filhos, afinal, com o pouco tempo que dispomos nos dias de hoje em função do trabalho, nada melhor que um dia especial para esquecer de tudo e curtir os abraços e beijos dos filhos, e os filhos, dos pais.

.............................................................................................

NCCC com novo presidente
Tomou posse como presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, no dia 19 de julho, o Administrador Rural, Rogério Zílio da Rosa. O novo presidente assume a entidade num dos momentos mais importantes da historia da Associação e Sindicato Rural de Bagé, durante a 100ª Expofeira. Sucesso a Rogério e toda a sua diretoria.



Felipe Nery Martins passou a presidência do Núcleo, depois de um belo trabalho, a seu amigo e companheiro de diretoria, Rogério da Rosa


...............................................................................................

Domingo em Santa Fé
Desde que a cidade cenográfica de Santa Fé, que deu vida ao filme O Tempo e O Vento, foi aberta, oficialmente, para visitação, muitos bageenses aproveitam os finais de semana para passear por lá. Aliás, ótima dica para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o local. Aqui, alguns clics de quem já andou por lá.

A advogada, Janaína Alves dos Reis, ao lado da mãe Solange Alves

O renomado fotógrafo, Leko Machado, com suas amadas, a publicitária, Paula Luiz e a cachorrinha Penélope

O casal Cristian Mesquita Nogueira e Tatiane Mayer

.......................................................................................................

Curtiram férias em Maceió Ieda e Wagner Brito Previtali. Na foto o casal passeia pela bela praia do Gunga, em Alagoas


Está completando mais um aninho de vida amanhã, 12, a pequena Tainá Pinto Domingues, filha de Lílian e Márlon Domingues. Parabéns!


As primas Vitória Barbosa e Juliana Cancio comemoraram juntas os 15 anos. A festa aconteceu na sede social do Clube Caixeiral. Parabéns as jovens e também aos pais pela passagem da data. Clic Gleider Ayres




 A linda Mariana Trassante de Medeiros de quatro meses é filha de Claudia e Jacson

Valentina Brasil Costa na festa junina da escolinha Doce de Leite

Izadora Lima de Almeidacompletou quatro aninhos dia 26 de junho, com uma festa toda da Moranguinho. Esta bonequinha é o orgulho dos pais Leila e Émerson e dos manos Lucas e Guilherme. Ela é de Alegrete.


Você pode mandar as suas fotos para publicarmos na coluna Kids e Teens. Basta encaminhar para zh.bage@zerohora.com.br ou cadernopampabg@hotmail.com. Estamos esperando a sua participação!




Ótimas opções em liquidação
Para quem não resiste a uma boa liquidação, as promoções preparadas pela Gathi Calçados são uma ótima opção para renovar o guarda-roupas e ainda economizar. Os descontos variam de acordo com cada peça e atingem os setores masculino, feminino e infantil. A oportunidade é ótima também para quem ainda não comprou seu presente para o Dia dos Pais

Bolsa LineaBella e bota Ramarim



Sapato masculino Pegada e Kit com carteira e cinto Arthur







- Aniversário Caderno Pampa
O mês de agosto é bastante especial para o Caderno Pampa. Completamos nove anos e recebemos inúmeras demonstrações de carinho através das redes sociais. Agradecemos a todos e, não esqueçam de participar de nossa enquete de aniversário. Com a campanha “Você e o Pampa” queremos saber o que os nossos leitores mais gostaram de ver e ler no Caderno. Participe pelos nossos e-mails ou através das redes sociais, estamos esperando!

- Rastros do Pampa é premiado
A Estância Guatambu conquistou Medalha de Prata no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, com o vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2011 que concorreu com 519 amostras, de 17 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai). A premiação foi realizada no Hotel Dall`Onder, em Bento Gonçalves.

- Associação Rural de Bagé e Senar realizam cursos
Novos cursos serão oferecidos no mês de agosto pela Associação Rural de Bagé e Senar. O público alvo são cursos voltados produtores e trabalhadores rurais.Os cursos, que são gratuitos, têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas até um dia antes do início das aulas na sede da Associação/Sindicato Rural (Av. Portugal, número 495, Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Castro Alves), ou pelo telefone (53) 3242 8888.
Confira a programação: Entre os dias 16 e 18 de agosto acontece o curso “Reprodução de Bovinos de Corte” com Walter Ney. Nos dias 20, 21 e 22 o curso de “Fruticultura-Tecnologia da Poda” com Beto Botelho. O curso de “Tecelagem em Lã Crua” acontece entre os dias 20 e 24 de agosto com Helena Vasquez que também ministra o curso de “Confecção em Lã Crua” entre os dias 27 e 31 de agosto.

- Sindicato Rural de Dom Pedrito na Expointer
Os associados ao Sindicato Rural de Dom Pedrito e demais interessados em participar da Expointer 2012, que acontece a partir de 25 de agosto em Esteio, podem procurar o Sindicato para participar da excursão rumo ao evento. A saída é dia 30 de agosto, a meia noite da frente do Sindicato com retorno dia 31, à tardinha. Os associados pagam R$60 e os não associados pagam R$70. Maiores informações na secretaria do Sindicato Rural de Dom Pedrito, Av. Rio Branco, 896 ou pelos telefones (53) 3243-3378/ 3243-1103.




Sopa Cremosa de Legumes
Receita enviada pelo Receitada Clau. Veja essa e outras receitas em www.receitadaclau.com.
Para os dias de frio, nada melhor do que sopa!
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes
3 batatas
2 cenouras
3 mandioquinhas
1 abobrinha
2 chuchus
1 cebola
3 dentes de alho
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de aveia
½ copo de macarrão tipo estrelinha ou letrinha (ou qualquer um de tamanho pequeno)
Sal a gosto
Salsinha a gosto

Modo de Preparo:
Coloque na panela de pressão todos os legumes, picados em tamanho grande. Acrescente a cebola e o alho (inteiros) e cubra com água. Cozinhe por cerca de 5 minutos (comece a contar o tempo depois que a panela começar a chiar) e desligue.
Assim que sair a pressão, abra a panela e bata os legumes no liquidificador, até a mistura ficar homogênea e cremosa. Se necessário, acrescente um pouco de água, mas o ideal é utilizar a água que já está na panela. Volte a mistura para a panela e ligue o fogo (em médio-alto). Acrescente a aveia, o caldo de galinha e o sal.
Depois que estiver fervendo por 10 minutos, coloque o macarrão e espere o tempo indicado na embalagem para que ele cozinhe. Desligue o fogo, acerte o sal e adicione a salsinha.
Dicas e opções
- Quanto mais tempo deixar a sopa no fogo, mais sabor ela vai adquirir. Portanto, deixe para colocar a massa após já ter cozinhado a sopa por um tempo.
- Caso esteja de dieta e queira trocar o macarrão por algo mais saudável, rale uma cenoura e coloque-a apenas no final da receita, já com a panela desligada. Dessa forma a cenoura vai ficar crocante e você não vai nem sentir falta da massa.
- Outra opção crocante é adicionar talos de brócolis uns 3 minutos antes de desligar o fogo.
- A aveia ou quinoa, além do sabor, ajudam a engrossar a sopa.
- Para servir, acompanhamentos não faltam: mussarela ou parmesão ralado, torradas, pão de alho, pão italiano redondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário