Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Caderno Pampa :: Edição nº 217 :: 20 de Agosto de 2011



PROGRAMAS E ALTERNATIVAS PARA O SÁBADO NA REGIÃO

Depois de uma semana inteira de muito trabalho, estudo e correria, o sábado é um anúncio de descanso para grande parte da população, que aproveita o primeiro dia do final de semana para por o sono em dia, arrumar a casa, passear, ir às compras e confraternizar com os amigos. Em uma ronda pelas cidades da região o Caderno Pampa, que a partir desta semana também é adepto dos sábados, já que muda seu dia de circulação, descobriu as preferências dos gaúchos para este dia.

Bagé

A cidade que tem sua economia baseada na agropecuária e no comercio de bens e serviços ganha uma movimentação especial na Avenida Sete de Setembro, a principal da cidade e que reúne grande parte das lojas, desde as primeiras horas da manhã. As pessoas literalmente saem as compras, conforme observa Patrícia Gomes, estudante, que usa o sábado para sair e dar uma olhadinha nas novidades que chegam às lojas.

Ela conta também que programas como ir a Praça “do Silveira”, como é conhecida entre os jovens, para tomar chimarrão e encontrar os amigos também é uma boa pedida. No entanto, a cidade oferece ainda outras opções de lazer e entretenimento. Para quem gosta de conhecer a história do município, existe a possibilidade de visitar o Centro Histórico de Vila Santa Tereza, a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade.

Dom Pedrito

Uma cidade pequena e considera da ainda por muitos como uma cidade com poucos atrativos e

opções de lazer. Esta é a definição feita pela jornalista Silvana Antunes sobre a capital da Paz. Ela lembra ainda que, no sábado, muitos trabalham durante todo o dia e alguns momentos de descontração ocorrem geralmente na parte da noite.

“Nesta época, é possível perceber a presença de pessoas de todas as idades, mas principalmente de jovens no calçadão da praça General Osório, no centro da cidade, com skates, bicicletas e o tradicional chimarrão, divididos em diversos grupos. Já à noite, o município oferece opções em barzinhos, mas o que mais prevalece são grupos de amigos com carros estacionados na avenida central”, destaca Silvana.

Livramento

A cada fim de semana, Sant’Ana do Livramento é tomada por milhares de turistas atraídos pelos free shops de Rivera, no Uruguai. E eles vêm de todos os estados do Brasil, em busca dos mais diversos produtos importados mais baratos e acabam se misturando a população local, que também usa dos sábados para ir às compras. O resultado: ruas movimentadas por todos os lados, gente olhando, comprando e com muitas sacolas. Na Avenida Sarandi, principal centro de compras de Rivera, os free shops são um verdadeiro convite ao consumo para a maioria das pessoas que viaja até a cidade uruguaia.

Do lado brasileiro, o comércio também fica bastante movimentado. Na Praça Internacional o chimarrão reúne famílias e amigos. À noite, as atrações ficam por conta dos inúmeros restaurantes da cidade e pela famosa “parrillada” uruguaia.

Aceguá

Até pouco tempo, Aceguá era uma cidade bastante pacata e calma aos finais de semana. Este cenário começou a ser mudado após a implantação do primeiro Free Shop, do lado uruguaio. Agora, basta chegar o sábado para inúmeros carros desembarcarem na cidade em busca de perfumes, máquinas fotográficas, eletroeletrônicos e bebidas, aparelhos de ar condicionado e roupas de lã.

Candiota

O município, ainda bastante pequeno, aos poucos começa a criar novas opções de lazer e entretenimento. A jornalista Cáren Araujo observa que ainda há poucas opções para os sábado na cidade e que não existe um local onde grande parte da população se reúna.

No entanto ela lembra que o hábito gaúcho do chimarrão nas praças é mantido. Por lá, o ponto de encontro é a Praça de Dario Lassance. Já os jovens preferem a noite. Cáren destaca que antes de ir para Bagé ou Pinheiro Machado, onde costumam frequentar as festas, os candiotenses reúnem-se entre amigos.

Adicional de periculosidade

Recente julgado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deverá causar impacto na folha de salários das empresas, no que se refere ao Adicional de Periculosidade.

Desde 2002, o Tribunal tinha entendimento uniforme, erigido em súmula, de que os empregadores poderiam pagar o adicional de forma proporcional aos funcionários que não estivessem todo o tempo expostos a riscos, mediante previsão no acordo coletivo da categoria.

Entretanto, agora em maio, os ministros reformaram a Súmula nº 364, eliminando a possibilidade do pagamento proporcional. Portanto, todos os funcionários expostos à atividade de risco devem receber um percentual de 30% (trinta por cento) a mais no salário, mesmo que a presença em situação perigosa dure poucos minutos por dia.

Esta modificação no entendimento jurisprudencial vai acarretar um aumento imediato na folha de salários de usinas, empresas de energia, postos de combustíveis, indústrias de produtos inflamáveis, entre outras.

Além de anular convenções coletivas já homolagas sobre a questão por esses segmentos, abre-se a discussão sobre o alcance da alteração. Como as súmulas não têm força de lei, podem retroagir e ser aplicadas imediatamente aos casos em andamento, o que já vem ocorrendo.

O próprio TST, em decisão ocorrida em 2000, através da Seção Especializada em Dissídios Individuais 1 (SDI-1) - que uniformiza a jurisprudência - já havia consagrado a tese de que o princípio da irretroatividade das leis não se aplica aos enunciados. Isso porque "enunciado não é lei e, dessa forma, não se aplica a ele a limitação temporal própria daquela, mesmo porque, constituindo a jurisprudência sedimentada do tribunal, indica que, antes de ser editado, já predominavam os precedentes no sentido do seu conteúdo, o que afasta a alegação de aplicação retroativa".

Contudo, há quem discorde da possível retroatividade, pois, no caso dos acordos coletivos que previam o pagamento proporcional de adicional de periculosidade, por exemplo, deveriam ser considerados válidos os que já foram firmados, antes da alteração, até porque as empresas seguiam súmula do próprio TST para firmar as convenções, o que poderá ocasionar um questionamento no Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como base a alegação da violação ao artigo 5º da Constituição Federal, que trata da coisa julgada e do ato jurídico perfeito.

Desse modo, Segundo ele, porém, a tendência é que o TST já cancele essas cláusulas. A medida, por sua vez, poderá ocasionar um novo questionamento no Supremo, tendo como base a alegação da violação ao artigo 5º da Constituição, que trata da coisa julgada e do ato jurídico perfeito.

Além disso, a mesma Constituição, no inciso XXVI, do artigo 7º, trata da obediência aos acordos coletivos.

Por certo, o TST deverá, após a reforma do seu posicionamento, analisar os seus efeitos.

Mario Pinheiro

(Jornalista, contador e advogado, diretor da W/Pinheiro Contabilidade)


Talentos bageenses e ritmos latinos

Após três anos de muito trabalho e dedicação, os bageenses conheceram o trabalho realizado por um advogado, mais duas estudantes e um time de músicos uruguaios no CD Raízes, lançado em dois shows no Imba na semana passada. O idealizador do projeto, o advogado Fernando Moreira foi quem compôs todas as músicas do álbum. Este é o seu segundo trabalho, que foi todo produzido e gravado em um estúdio em Punta Del Este.

“Depois de muito trabalho e alguns reveses, chegamos a um produto que eu considero ideal. E a interpretação das meninas Jésica Berdet e Niandra Lacerda abrilhantou ainda mais as músicas, até porque hoje elas são cantoras bageenses, mas tenho certeza que logo serão do mundo”, defende Moreira.

O resultado é uma mistura de música popular brasileira (MPB), bossa nova, jazz, blues, com uma influência latina, já que a maioria dos músicos é uruguaia. O nome do CD é o mesmo de uma das músicas, que é uma homenagem a Bagé. O CD Raízes está à venda na Livraria LEB. E novos shows devem ser realizados até o final do ano em Porto Alegre e Punta Del Este.

Posse e comemoração no Cobame

O jantar marcou a posse da nova diretoria do Conselho Bageense da Mulher Empreendedora (Cobame) também foi palco de uma homenagem aos veículos de comunicação e colunistas de Bagé. Agora, quem esta a frente da entidade é a empresária Taís Rocha Stefani.

A noite foi também em comemoração ao momento que o Cobame vive, após lançar o inédito "Bagé sob o Olhar da Moda" e remodelar o projeto da tradicional Multifeira.

“O Cobame desenvolve um trabalho focado na construção do desenvolvimento de Bagé e região, sustentando-se na troca de experiências, na valorização do potencial feminino e em um trabalho sério e dedicado a bons resultados”, resume Taís.


Tterrasul entre as melhores concessionárias do Brasil, de novo!

O reconhecimento pela excelência na qualidade do atendimento prestado pela concessionária de veículos Tterrasul trouxe para a empresa, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Diamante, entregue pelas mãos do Presidente da Volkswagen Sr. Thomas Schmall.

O prêmio é o resultado de um programa que a Tterrasul participa todos os anos, o Alta Performance, que premia as melhores concessionárias do Brasil pelo excelente desempenho de vendas em todos os setores da empresa. Leva-se em consideração as vendas de veículos, peças e serviços prestados e a julgamento dos clientes.

O sócio-diretor da Tterrasul, Eduardo Biacchi, lembra que o reconhecimento é dado as 10 melhores empresas do Brasil na qualidade do atendimento e prestação de serviços. No histórico da concessionária há também outros prêmios como a categoria Prata, em 2008 e a categoria Diamante, em 2009, quando a Tterrasul foi considerada a melhor concessionária Volkswagen do Brasil.

“O recebimento deste prêmio significa o prêmio máximo que uma concessionária da marca Volkswagen pode receber da Fábrica. É uma satisfação recebê-lo e temos que agradecer aos nossos colaboradores pela dedicação junto aos clientes e aos nossos clientes pela qualificação informada por eles à Volkswagen”, argumenta Biacchi.

Além do reconhecimento da Volkswagen a Tterrasul recebeu uma viajem para o México no período de 20 à 28 de agosto de 2010, com tudo pago.


Seminário destaca o potencial da vitivinicultura na Metade Sul

Diversos representantes de entidades, estudantes, professores, autoridades, pesquisadores e produtores rurais estiveram reunidos no Clube Comercial durante o VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul na semana passada. O evento, que como slogan “Um novo horizonte para o Sul do Rio Grande”, foi palco para o anúncio da liberação de três bilhões de reais do Ministério da Educação (MEC) para a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Dom Pedrito, para a implantação de um laboratório de análise da qualidade do vinho. O anúncio foi feito pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.

O encontro serviu ainda para a discussão e procura de melhorias para este setor, assim como mostrar a grande potencialidade desta atividade que vem sendo realizada na região da campanha, que hoje possui cerca de 16 vinícolas que geram renda e emprego para a metade sul do estado.

A força dos pólos da vitivinicultura foi destacada pelo deputado Affonso Hamm, que participou do encontro. Ele lembrou que a Campanha Gaúcha e a Serra do Sudeste produzem atualmente 15% do vinho fino elaborado no Brasil, mesmo sendo uma atividade nova na região.

Outro destaque feito pelas esteticistas é que, cada vez mais, os homens têm procurados os salões para realizar estes procedimentos. Ainda para a saúde do rosto, Michele destaca as massagens faciais, que reduzem o inchaço, estimula a produção de colágeno, que dá firmeza para a pele, e proporcionam a sensação de bem estar.

Michele lembra ainda o tratamento por rádio frequência que, quando utilizado no rosto, estimula a produção de colágeno, diminui os sugos, as linhas de expressão e a flacidez.

O fim da acne

Durante a adolescência, os hormônios provocam efeitos colaterais indesejados. O mais comum é a acne, que pode ser facilmente amenizada com uma sessão de limpeza de pele. A esteticista Pâmela Milano explica que o tratamento não possui nenhuma contra-indicação e pode ser realizado por adolescentes de todas as idades e até mesmo por crianças, quando há indicação médica. Já na primeira sessão o resultado pode ser notado, quando os cravos e espinhas começam a secar.

O procedimento é simples e não causa dor. Primeiro a esteticista lava o rosto do paciente, para depois ser realizada uma esfoliação, quer remove as células mortas para então ser realizada a extração das lesões. E, ao contrário do que muitos pensam, após a sessão o paciente não fica com a pele vermelha ou inchada, podendo retomar as atividades normalmente.

Apesar disso, após a limpeza, destaca Pâmela, é preciso evitar a exposição ao sol. Michele Pinheiro, esteticista, lembra também que atualmente a limpeza de pele é uma questão de saúde.

“Depois de uma certa idade o organismo já não remove sozinho as células mortas, por isso a limpeza dá um resultado imediato de melhora estética e também de saúde da pele”, explica Michele.

Outro destaque feito pelas esteticistas é que, cada vez mais, os homens têm procurados os salões para realizar estes procedimentos. Ainda para a saúde do rosto, Michele destaca as massagens faciais, que reduzem o inchaço, estimula a produção de colágeno, que dá firmeza para a pele, e proporcionam a sensação de bem estar.

Michele lembra ainda o tratamento por rádio frequência que, quando utilizado no rosto, estimula a produção de colágeno, diminui os sugos, as linhas de expressão e a flacidez.


Cuidados diários

Mesmo sem ir ao salão todos os dias, é essencial manter hábitos básicos que podem fazer a diferença no cuidado da pele. Lavar, tonificar e usar o protetor solar são atitudes fundamentais, lembra a esteticista Michele Pinheiro.

“Inverno e verão precisamos sempre usar o protetor solar, que auxilia a prevenir doenças de pele e também a termos um rosto mais bonito e saudável”.


Curtas
******************************************************************************
Depois de passar uma pequena temporada nos Estados Unidos. Quando posso, escapo, junto com minha família, para lugares onde podemos praticar o esporte que mais curtimos: o mergulho. Volto renovada, com muito prazer, a minha rotina de jornal e TV, certa de que minha interina, a jornalista Graciela Freitas, fez um ótimo trabalho na minha ausência.
********************************************************************************
Quem se formou em Agronomia dia 13 de agosto foi João Eduardo Araujo Zago. Depois da Colação de Grau, o mais novo agrônomo da família recebeu os convidados no salão do Círculo Militar. Muita gente foi abraçar o formando e seus pais, Roberto e Janize Zago. Parabéns!

*****************************************************************************

O Rotary Clube de Bagé Pampa marcou presença na organização da 2˚ etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no último dia 13 de agosto. Parabéns `a entidade pelo engajamento nesta importante campanha de saúde!

******************************************************************************

Outra campanha maravilhosa é a que os Supermercados Nicolini estão realizando. Chama-se "Troco do Bem", onde os clientes são convidados a doarem o troco de suas compras no valor que quiserem para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. No final da promoção, além do valor arrecadado, ainda será acrescido cinco mil reais. Parabéns `a famíla Nicolini pela iniciativa!

***************************************************************************************

Bagé Sob o Olhar da Moda

Nossa, como será grandioso o dia 23 de setembro! O Cobame acertou em cheio quando pensou em realizar um evento onde irá contar a história de Bagé através da moda. A designer Kelly Pinheiro, encarregada de juntar os personagens, pesquisar e organizar toda a produção para o dia “D”, convidou vários profissionais que já estão envolvidos no projeto, doando seu tempo e trabalho para que o projeto vire um grande sucesso. Personalidades, modistas, lojas, alfaites, historiadores, fotógrafos,TVs, jornalistas, restaurantes, enfim, muita gente apoiou o projeto que vai contar um pouco sobre a moda nos últimos 200 anos. Toda a renda dos ingressos será revertida para a APAE. Bacana, não?

Kelly Pinheiro entre Veridiana Borba e Raquel Morgado. Parceria das arquitetas para a execução do visual do evento.

Aniversário da Associação Rural de Livramento

O Delegado da Polícia Civil de Santana do Livramento, Othelo Caiaffo com o Governador do Estado, Tarso Genro e Cesar Maciel, no jantar de aniversário da Associação Rural de Livramento. Caiaffo e Tarso Genro relembraram os laços de amizade entre as famílias há mais de 20 anos!

Posse
E por falar no COBAME - Conselho Bageense da Mulher Empreendedora - entidade muito dinâmica, trocou de diretoria na última semana. Tomou posse como presidente, Taís Estefani e despediu-se do cargo a muito competente Sandra Farias de Moraes. A noite foi também de homenagens aos profissionais da imprensa, onde recebí, com muita honra, distinção pelo trabalho que desenvolvo aqui na Social do Caderno Pampa. O jantar foi realizado no Spaço Neisa, que contou com um grande número de convidados e empresárias da cidade. Após o coquetel, jantar e homenagens, o som bacana de Gésner e Cotinha embalou a noite. Ana Lúcia Dalé de Souza encantou os homenageados com suas palavras carinhosas, sobretudo os colunistas sociais. Contem sempre com este espaço. Sucesso!

A nova presidente do COBAME, Tais Estefani com Sandra Farias de Moraes que deixava o cargo.

Debut `a vista

Muitos preparativos para o baile de debutantes do Clube Comercial de Bagé. Algumas meninas que estarão desfilando com seus lindos vestidos no dia 29 de outubro nos salões do tradicional clube já enviaram suas fotos. A festa está sendo produzida com carinho pela diretoria da entidade que quer repetir o grande sucesso do ano passado, onde as garotas aproveitaram cada minuto da grande noite. Na social de hoje, algumas das beldades que já confirmaram presença..


Isabella Kalil, virá de POA para debutar no Comercial. Na foto, com os pais Antônio e Iracema Kalil.

Helena Suñe Blanco, em clic de Pedro Blanco. Seu scort será Pedro Bordignon.

Outra lindinha, Alexia Cabrera Gomes, clicada por Gleider Produções

Vanessa Budó Dias é também presença bonita na grande noite.



Máquina de Vinhos em DOM PEDRITO

Em uma iniciativa que pretende difundir a excelente qualidade dos vinhos produzidos por Dom Pedrito, o Restaurante Cumbuca e as empresas produtoras – Rigo, Guatambu, Peterle e Camponogara – firmaram recentemente uma parceria para a aquisição de duas máquinas italianas de “expor e servir vinhos” (Enomatic), as quais vão permitir que se prove os distintos rótulos de vinhos pedritenses, brancos ou tintos, em volumes variáveis de 30, 75 ou 150 ml, o que vai de encontro ao interesse de muitos apreciadores que preferem não consumir uma garrafa inteira de vinho (750 ml) e de outros tantos que preferirão degustar vários vinhos até escolher a garrafa que irão consumir.

A máquina italiana de vinhos Enomatic existe no Brasil desde 2008 e estas serão, depois de Porto Alegre, as primeiras no interior do Rio Grande do Sul. Seu princípio é semelhante ao de uma máquina de refrigerantes, só que em lugar de um copo plástico a Enomatic servirá uma taça do vinho escolhido, exclusivamente entre os produzidos em Dom Pedrito. Outra

vantagem é que ela conserva o aroma e o sabor da bebida após aberta, pois mantém o líquido fora do contato com o oxigênio – estudos comprovam que a garrafa de vinho conservada no aparelho por até 40 dias não sofre qualquer alteração química.


TCE aprova prestação de contas do executivo de Candiota

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou, na semana passada, a decisão nº 2C-0710/2011, na qual avalia as contas da gestão fiscal do executivo municipal de Candiota, perante o exercício de 2010. O processo passou por análise técnica e, após, foi considerado dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na avaliação, a Segunda Câmara, à unanimidade, por seus jurídicos fundamentos, decidiu pela emissão de Parecer sob nº 10.788, pelo atendimento à Lei Complementar Federal nº 101/2000, no tocante às Contas de Gestão Fiscal do Poder Executivo Municipal de Candiota.

Participaram do julgamento os excelentíssimos conselheiros Victor José Faccioni, Iradir Pietroski e, substituto, Cesar Santolim. Também se fizeram presentes, Fernanda Ismael, adjunta de Procurador do MPC, e Alexandre Mariotti, auditor substituto de Conselheiro.

Soledad Pastorutti fará apresentação na a 18ª Estância da Canção Gaúcha


O lançamento oficial, realizado na semana passada, da 18ª Estância da Canção Gaúcha, que acontecerá de 13 a

16 de outubro apresentou a estrutura de shows, os jurados e as atrações do Festival de São Gabriel e uma grande atração internacional: o show da cantora argentina Soledad Pastorutti, previsto para a noite de encerramento do Festival.

A expectativa dos organizadores é que, a cada noite, 15 mil pessoas circulem pelo festival que contará também com os shows de João Quintana e Grupo Parceria, dia 13, Luis Carlos Borges, dia 14, e Jairo "Lambari" Fernandes, dia 15. Já Soledad Pastorutti, conhecida como "La Sole

" que promete ter um grande público, visto o grande número de fãs da cantora, considerada a sucessora de Mercedes Sosa.

A 18ª Estância da Canção Gaúcha terá uma estrutura considerada inédita, que será montada no Estádio Municipal Dr. Sílvio de Faria Corrêa. O Prefeito Rossano Gonçalves enfatizou os esforços que estão sendo feitos pela administração para que esta seja a maior das Estâncias já realizada.

Temos um evento que é uma marca registrada do nativismo no Rio Grande do Sul, e este ano, investimos para um espaço maior para o público e receber grandes shows”.

O presidente da Estância, Paulo Ricardo Saavedra destacou ainda a ampliação da ajuda de custo e estrutura de shows, que busca mais qualidade para o Festival. Além disso, ele lembrou que a rede hoteleira e o comércio local também ganham com a chegada de visitantes durante a época do Festival – estima-se que em torno de 10 mil pessoas deverão visitar a cidade no período do evento.

Artesãos de Sant’Ana do Livramento vão expor seus trabalhos na 34º Expointer

Entre os dias 27 de agosto e 04 de setembro produtores e expositores de todo o Rio Grande do Sul estarão reunidos no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio, para a 34º Expointer. Entre eles, um grupo de artesãos de Sant’Ana do Livramento participará do evento.

A Associação dos Artesãos de Livramento reuniu-se na semana passada com Secretário Desenvolvimento, Sérgio Aragón, esteve reunido com, tratando dos detalhes para a participação na cidade de Esteio.

O artesão Héber Aquino Alves destaca o apoio que a associação estará presente na maior feira da América Latina.

“O nosso objetivo em estar presente neste evento é mostrar os produtos e o trabalho que é realizado pela associação dos artesãos aqui no município”.

Aragón enfatiza que o governo municipal mais uma vez será parceiro da Associação dos Artesãos, já que atualmente o artesanato santanense já se tornou referência no estado. Prova disso é que entre os 100 projetos da Expointer que foram aprovados para a Casa do Artesão, dezenove são de Livramento.


Os meninos Kauã e Erick com o papai Thiago Fagundes

Miguel Pires da Cunha de 7 meses

Guilherme e Gabriela, filhos de Ângelo e Dilza Bordignon


Chuvas ajudam a encher açudes na região

Não foram apenas as barragens de abastecimento que aumentaram seus níveis de água após as últimas chuvas. Os açudes de propriedades rurais, principalmente aqueles com boa captação, também se beneficiaram com as chuvas ocorridas entre junho e julho, e estão cheios ou próximos de um padrão de normalidade. Com isso, as atividades agropecuárias começam a ser beneficiadas.

É o que atesta o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Erich Groeger, ao afirmar que as chuvas ajudam a horticultura - principalmente na parte de irrigação - e, também, a manutenção de bebedouros para animais da pecuária de corte e de leite.

Bagé apresentou, no mês passado, uma precipitação pluviométrica de 126,5 milímetros (mm). Em junho, o índice ficou em 120,2 mm. Cidades como Aceguá, Candiota e Hulha Negra, que também tinham dificuldades de armazenamento de água nos primeiros meses do ano, acumularam, em junho e julho, cerca de 190 mm, 225 mm e 250 mm, respectivamente.

Uma das dificuldades é que o próximo trimestre (agosto, setembro e outubro) ainda deve apresentar algumas especificidades oriundas do fenômeno climático La Niña, como índices baixos de precipitação pluviométrica. Já características do inverno - baixas temperatura e luminosidade - tendem a diminuir a partir de agosto, o que ajuda no desenvolvimento das pastagens cultivadas.

O La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico que ocorre nas águas equatoriais, centrais e orientais do Oceano Pacífico. Como principal característica, apresenta o resfriamento - em média de 2º a 3º C - das águas, afetando o comportamento climático no continente americano e em outras regiões do planeta. Em agosto, o fenômeno já está praticamente neutro. Mesmo assim, ainda deve interferir nas condições do clima.



A sensação da coleção primavera-verão 2011/2012 é pura emoção
em Augusto Modas.Tendências, cores, texturas e conceitos que vão
repaginar o seu visual. Sobreposições, retrô, anos 80, romantismo,
rock glamuroso, alfaiataria, camisaria, jeans. Tudo vale para
incrementar o seu locom muita atitude. Marcas consagradas nacionais e
internacionais de Augusto Modas definem as emoções desta primavera.


CÁRMELO E CARMEM NO FIMP

A criação artística remete ao mundo mágico, onde o lúdico faz parte. Um dos protagonistas do *FIMP, em Bagé, **Cármelo de los Santos, virtuoso violinista, nos deixou exemplo do fazer descontraído. Aconteceu num dos Concertos Comunitários desse Festival, realizado no Espaço Cultural Da Maya.

Cármelo e Carmem planejaram a apresentação à distância, pela internet, conversando e rindo. Depois, três ensaios. Entraram vibrantes no Da Maya: ele, toureador, trajando sua própria luz; ela, espanhola, usando uma flor vermelha nos cabelos. Carmem introduziu o público no espetáculo. A cultura da Espanha foi pincelada... Carmem apresentou “a muleta”, como é chamado o pano vermelho dos toureiros. Deixou que a tocassem, sentissem a energia da cor e a textura do tecido... Enquanto desenvolviam o projeto, não tiveram a informação que deficientes visuais estariam presentes. Como nada é por acaso...

Primeiro, Cármelo executou Recuerdos de la Alhambra, arranjo de Ruggiero Ricci (1918- ), da obra de Francisco Tárrega (1852-1909), célebre compositor espanhol com deficiência visual. Depois, a história de Ferdinando, o touro, de Munro Leaf...

ggg

Criada em 1936 pelo escritor americano Munro Leaf (1905-1976) e ilustrada por Robert Lawson (1892 –1957), na época, Ferdinando foi abominado na Europa porque traduzia paz, quando o nazismo imperava. Walt Disney a transformou em filme e ganhou Oscar em 1938. O brasileiro Carlos Saldanha, cineasta da Era do Gelo e Rio, anunciou sua próxima produção: Ferdinando.

Apesar de já se passar tanto tempo, será atual este filme que tem significado amplo, que me faz recordar os touros mortos num ritual milenar. Estive em Madri por duas vezes, diante da Plaza Las Ventas. Não me animei a entrar. Uma sobrinha disse-me que, na primeira tourada fechou os olhos, na segunda espiou, na última gritava olé em compasso com o público. Dói pensar no sofrimento físico que impõem ao animal. Alguns são recolhidos agonizantes, arrancam os arpões que diminuem a força para ser toureado, serram os chifres, cortam uma ou as duas orelhas e até o rabo para dá-las ao toureiro, conforme sua performance. Existe o caso de indulto ao touro, quando ele se sai muito bem. Suas orelhas, rabo e a vida são poupados, retorna ao campo para reprodução, mas o toureiro não sai de mãos vazias...

Existe um movimento contra essa prática considerada Patrimônio Cultural pela Unesco. Nas Ilhas Canárias, Espanha, aboliram as touradas. Nas cidades portuguesas de Viana do Castelo, Braga e Sintra não mais as realizam. No Brasil, também faziam touradas, até no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Proibidas por Getúlio Vargas em 1934, bem como as rinhas de galo, se mantém clandestinas ou disfarçadas, como a Farra do Boi em Santa Catarina.

ggg

E Ferdinando, o touro, que fala de paz, apareceu em Bagé, pelo virtuosismo de Cármelo de los Santos, interpretando a música de Alain Ridout (1934-1996), com a voz de Carmem, por Elizabeth Salgado, atriz, diretora de teatro, famosa contadora de histórias da Rainha da Fronteira. Ninguém esperava, nem eu...

Ao término da apresentação, estouro de flashes, entrevistas... Um menino de cerca de dois anos aproximou-se, tateando. Cármelo deixou-o sentir o violino. Os pequeninos dedos deslizaram sobre as cordas e a lisura do tampo... Depois, a mãe o conduziu à Carmem. Tocou seu vestido, acariciou as franjas... O tempo parou. Um momento precioso pela interação, amor e inclusão social. Ficou registrado, para sempre, com os olhos do coração.

Fotos Sonia Alcalde
*www.fimp.com.br

**Cármelo de los Santos está radicado nos Estados Unidos há 15 anos


Torta de Peras

Ingredientes

Recheio:

4 pêras maduras e firmes

3 limões pequenos para suco

2 e meia xícara de açúcar

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

200 ml de leite

4 gemas


Massa:
300 gramas de farinha de trigo

1/2 xícara de açúcar

200 gramas de manteiga sem sal

1 ovo

Creme de leite fresco gelado

Leite


Modo de fazer:

Massa

Coloque todos os ingredientes, menos o leite, em uma tigela. Misture com a ponta dos dedos até formar uma massa lisa. Se necessário, use o leite para dar consistência.

Unte um prato refratário não muito fundo com a manteiga. Abra a massa com rolo de madeira, forre com ela o fundo e as laterais do prato. Com uma faca de ponta fina pressione em alguns pontos a massa.

Leve para assar em forno pré-aquecido. Quando começar a corar as bordas retire do forno e recheie.

Recheio:
Lave bem as pêras com casca. Fatie-as longitudinalmente, mas não muito finas. Coloque em uma panela, cubra com o uma xícara e meia de açúcar e leve ao fogo forte em panela tampada. Sacuda a panela frequentemente para distribuir o açúcar e as fatias de pêra. Cozinhe até formar calda e as pêras ficarem macias. Retire as pêras e reserve.

Junte o restante do açúcar à calda que se formou e o caldo de dois limões. Com o caldo do outro limão, regue as fatias de pêra. Volte a calda ao fogo, mexa e deixe ferver até formar uma calda bem grossa. Reserve.

Faça então o creme. Em uma panela junte o leite condensado, o leite e as gemas. Misture bem e leve ao fogo médio sempre mexendo, até ficar cremoso.

Montagem:
Despeje na base da torta o creme. Cubra uniformemente com as fatias de pêra. Regue a torta com a geléia de brilho que se formou da calda com o suco de limão. Leve a geladeira. Sirva as fatias da torta bem gelada acompanhada de porções de creme de leite fresco bem gelado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário