Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

RURAL::

- Emater/RS-Ascar de Bagé realiza seminário dentro do programa Território da Cidadania

Cerca de 50 produtores rurais das cidades de Aceguá, Hulha Negra e Candiota participaram, na semana passada do Seminário Regional do Território da Cidadania, programa federal de assistência técnica e extensão rural que é executado pela Emater/RS-Ascar.

O evento aconteceu no auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, e teve como objetivo explicar aos trabalhadores assistidos a metodologia do projeto, além de proporcionar orientações técnicas sobre a produção de leite.

O Seminário representa a segunda etapa do programa, que teve início em abril de 2011, com um diagnóstico feito pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar nos municípios envolvidos. De acordo com o assistente técnico regional da instituição, Claudio Ribeiro, que realizou a explanação sobre o Território da Cidadania durante o evento, o projeto está dividido em três eixos: cadeia produtiva do leite, segurança alimentar e nutricional e organização econômica da produção familiar para comercialização de produtos.

“O trabalho pretende identificar problemas específicos nestas áreas, buscando soluções. Neste contexto, o programa vai unir todos os esforços de diferentes Ministérios para reduzir a pobreza e alavancar o desenvolvimento nestes territórios abrangidos”, disse.

O Seminário contou, ainda, com a palestra da pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Renata Suñé Martins, que abordou o tema “Sistemas Pastoris de Produção de Leite”. Após, houve um debate sobre a instrução normativa 51, proposta que estipula regras sanitárias à produção de leite. Mediaram os trabalhos a veterinária da Cosulati, Clarice Fernandes, e o zootecnista da Brasil Foods, Clênio Scherer.

Participaram do Seminário, também, o prefeito de Aceguá, Gerhald Martens, o chefe-geral da Embrapa, Alexandre Varella, o presidente da Camal, Sieghard Ott, o presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais, Milton Brasil, além de empregados da Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, secretários das prefeituras de Bagé, Candiota, Aceguá e Hulha Negra e representantes de empresas e cooperativas ligadas ao setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário