Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

GERAL:

- Palestras e debates para integrar a comunidade e a universidade

Da iniciativa de promover um intercâmbio entre a comunidade e a universidade surgiu o projeto Ciclo de Colóquios da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O projeto liderado pela professora Valesca Brasil Irala ocupa hoje, um ano após ter sido criado, um espaço que antes estava vazio de promover palestras e debates esporádicos e que contemplam os assuntos em voga na sociedade.

A acadêmica do curso de Letras da Unipampa e integrante do projeto, Alana Espinosa, ressalta ainda que o debate é usado como estratégia para a construção do conhecimento e de uma nova realidade.

“A proposta é ser um espaço de interlocução entre universidade e comunidade, trazendo para seus encontros assuntos pertinentes à ambas, promovendo assim esse elo de troca de ideias e possíveis ações em conjunto”, destaca Alana.

Inicialmente, o projeto foi pensado para pessoas vinculadas a área da educação, mas conforme foi crescendo, ganhou também uma identidade própria que não aquela pensada inicialmente para ele, e sim, um centro de troca de ideias com toda a sociedade (independente da área), dando espaço a diversas temáticas e sempre com um enfoque interdisciplinar.

Assuntos como a função social da universidade, a mídia, cultura, o movimento negro, a política, a linguagem, a poesia, a relação entre a comunidade e a universidade, a tecnologia, a história de Bagé, a economia solidária e o bullying já foram abordados. O próximo encontro (ainda sem data definida) será sobre “Fronteiras” e contará com a participação de professores brasileiros e uruguaios. O tema será “Fronteiras-práticas e saberes”, com o objetivo de promover a reflexão sobre a diferenciação cultural do sujeito fronteiriço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário