Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SAÚDE

- Bote a asma para correr!

Proibida no passado, a atividade física ganha hoje cada vez mais destaque como uma maneira eficaz de aumentar o controle sobre a asma, que amplia seu número de vítimas mundo afora. O exercício ajuda a desenvolver a capacidade cardiorrespiratória e ameniza os problemas.

A prática de uma atividade física ajuda, e muito, a reduzir sintomas como tosse, chiados e apertos no peito, além de crises marcadas por respiração fora de ritmo. A prova científica desse efeito vem de um novo estudo da Universidade de São Paulo (USP), que constata: asmáticos adeptos de exercícios sentem melhoras consideráveis no condicionamento respiratório e na qualidade de vida. O motivo: suar a camisa também controla a inflamação nos pulmões.

Historicamente, a atividade física nunca foi recomendada aos asmáticos, já que se temia que os espasmos pudessem ocorrer durante o esporte, mas logo se viu que os asmáticos submetidos a treinamentos se sentiam melhor depois. A pesquisa demonstra ainda que os exercícios regulares diminuem os sintomas do problema e ainda reduzem a ansiedade e a depressão que costumam estar associadas a ele.

No entanto, apesar de apresentarem um grande impacto sobre a asma, os esportes devem ser encarados como uma ferramenta auxiliar em seu tratamento. Em outras palavras, eles não substituem os remédios receitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário